Hipo ou Hipertireoidismo, eis a questão

Fui ao médico hoje, que me achou bem. Nem perdi meu tempo com intermináveis queixas de “tem dia que…”. Tenho consciência do que eu tenho, quais os sintomas, e que essa é a expectativa do tratamento: dias bons e dias não tão bons, entermeados por dias realmente ruins.  O que me leva ao assunto que discutimos hoje.

A possibilidade de uma nova linha de tratamento, ao invés de drogas Antireoidianas + betabloqueadores, a substituição pelo Iodo Radioativo.

O que é o iodo radioativo e como funciona?

A tireóide é praticamente o único órgão do corpo que retém iodo. Assim, formas radioativas do elemento iodo podem ser utilizadas com segurança para tratar o hipertireoidismo, já que vão liberar radiação apenas para a tireóide. O resultado final é a destruição parcial ou total da glândula, como se a tireóide tivesse sido “queimada”. A resposta ao tratamento pode demorar um pouco (entre 6 a 18 semanas), mas o iodo radioativo leva ao controle adequado do hipertireoidismo na grande maioria das vezes, inclusive com redução de tamanho da tireóide quando esta se encontra aumentada de volume. O tratamento com iodo é feito por via oral, em dose única, e algumas vezes requer o isolamento do paciente em um quarto com paredes à prova de radiação (para evitar danos a outras pessoas), portanto é um tratamento seguro e muito eficaz.
Entretanto, já que o iodo radioativo pode destruir também a parte normal da tireóide, é bastante comum que as pessoas tratadas dessa forma passem a apresentar hipotireoidismo, ou seja, níveis baixos de hormônios da tireóide e todas as suas conseqüências. Isso não impede que o iodo radioativo seja muito utilizado, visto que é preferível que o paciente tenha hipotireoidismo a hipertireoidismo, pois o hipotireoidismo tem um tratamento muito mais simples e fácil, e permite uma vida completamente normal sem grandes riscos.

(fonte: Portal Endocrino)

Apesar de dito seguro, há algo em nosso inconsciente que se borra frente à menção da palavra radioativo. E embora seja do senso comum que hipotireoidismo é de tratamento mais fácil e apresenta menos riscos à saude, a idéia de trocar uma doença pela outra também parece surreal.

Não tem nem 2 meses que tomo os medicamentos. Sinto alguns sinais evidentes de melhora, como a quase completa supressão dos tremores, pressão e batimentos cardíacos relativamente sob controle, e ontem, dormi por volta da meia noite, o que pra mim é uma conquista tão abissal que é difícil explicar. Simplesmente virei pro lado e dormi, acordando 5 horas de sono ininterrupto  depois.

Penso, talvez motivada pelo medo, talvez pela razão, que é muito cedo para pensar em mudar o curso do tratamento. Que há muito o que considerar antes de qualquer decisão de caráter definitivo. Que testemunhos, como o do meu amigo Flávio Watson, que sofreu por um ano de hipertireoidismo e optou pelo Iodo e está satisfeitíssimo com a decisão que tomou, são coisas a somar numa possível escolha de linha de ação, mas não tão definitivos a ponto de garantir essa escolha. Que eu preciso dar tempo para saber como eu vou ficar, se os remédios vão minimizar ou mesmo fazer os sintomas desaparecerem, ou se após essa melhora inicial, serão apenas paliativos fazendo mais do mesmo.
Muito no que se pensar nos próximos 2 meses, quando tenho consulta, exceto se algo urgente (knok knok knok, batendo 3 vezes na madeira) me fizer ir antes.  Meu travesseiro vai afundar bastante nos próximos dias.

PS: Meu hemograma veio normal esse mês, com leucócitos ligeiramente aumentados e a hemossedimentação ainda bem alta, mas quase 50% mais baixo que do exame anterior. O que quer que estivesse inflamado em mim, ainda está, mas menos. Só pra constar mesmo…

Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

34 respostas a Hipo ou Hipertireoidismo, eis a questão

  1. Y diz:

    Deixarei o hipotireoidismo como última opção considerando que não posso me dar ao luxo de facilitar qualquer engorda.

    Talvez seja “coisa de mulher” mas eu acho que a perda de peso é a única coisa boa que posso tirar disso. Graves me ajudou com perda de 36kg (que não sinto a menor falta, claro).

    Recentemente comecei uma dieta pra remover os 10 kg que acabei ganhando desde o início do tratamento (tenho 1 mês a mais que vc e muito mais disposição para o garfo… hehehe).

    Já perdi 8 dos 10kg e vejo que, quanto mais eu faço dieta, mais atiço os sintomas de Graves. O meu médico irá certamente ter o que me explicar amanhã. Até os tremores voltaram… Não sinto a pressão baixa, sinto mesmo alguma coisa descompensada no metabolismo pela falta de comida.

    Será que isso faz algum sentido?

    beYjuz

    • Leide diz:

      Adriana,

      Me identifiquei com os seus relatos, pois me encontro na mesma situação que a sua… a menos de 1 mês descobri que estou com hipertiroidismo, a endocrino me receitou um medicamento, chamado tapazol, estou tomando, me passou uma serie de exames e me disse que eu trocaria uma doença pela outra… acho também uma sandice, facilitar para engordar… Meu peso sempre foi entre 57 a 60 kG, não quero correr o risco de passar disso… sinceramente, não sei se farei essa cirugia ou o tratamento com iodo… tenho medo… Achei os seus relatos, pq estava procurando uma alternativa de conviver com a doença, sem existir a necessidade de troca-la, e seus relatos me deram esperança…
      Obrigada!

      • Oi Leide. Já lhe dei boas vindas no seu outro comentário, mas bem vinda de novo!

        Primeiro, tenha em mente que sua saúde é mais importante que seu peso. se você continuar com hipertireoidismo, ou seja, se os medicamentos não fizerem o efeito desejado, você pode
        a) perder muito mais do que isso, e ficar patologicamente magra, beirando a inanição, independente do quanto você comer
        b) ganhar muito peso, mesmo sem hipotireoidismo. Se você não tiver o sintoma de perda de peso, e tiver o de aumento de apetite, mesmo com hipertireoidismo você pode engordar. E não adianta dizer que não vai comer muito e garantir não engordar: se você tem hiper e não comer o que seu corpo pede, que é mais do que uma pessoa dita normal precisa, você vai ter fraqueza muscular, perda muscular, perda de cabelo, perda de unha… ai tá trocando 6 por meia dúzia: não engorda mas fica horrorosa com os outros sintomas…

        Fui meio dura pra deixar claro uma coisa: seu peso não pode ser A questão. Pode perpassar suas decisões de tratamento, mas não pode ser aquilo que é o mais importante. Porque apesar de tudo, Leide, ele pode alterar contra a sua vontade, e colocando sua saúde em risco. Então é preciso que o seu BEM ESTAR (no qual manter o peso é UMA das questões envolvidas) dite o rumo do tratamento. Entende a diferença?

        De resto, o tratamento com tapazol não é moleza. Há muitos efeitos colaterais. Alguns sérios então é preciso estar sempre de olho no comportamento do seu corpo. É lento. Não elimina todos os sintomas de uma vez ou de forma garantida (vc para de, por exemplo, sentir muito calor, mas num belo dia sente de novo, depois não, depois sim, e assim por diante), pode simular sintomas de hipotireoidismo num dia em que a dose suplanta em muito a produção hormnoal daquele dia da tireoide, enfim, é CHATO. MUITO CHATO. CHATO PRA CARAMBA.

        Mas é possivel de ser feito. É possivel de se conviver com. Haverão daqui pra frente bons dias, dias não tão bons e dias que você vai querer jogar o tapazol privada a baixo. Fique firme, converse sempre com seu médico, e se precisar de um ouvido ou de trocar idéias, estamos por aqui. Eu e algumas outras leitoras que estão passando ou já passaram pelos mesmos contratempos!

  2. Acho que faz. Veja bem, a gente emagrece pq o corpo está consumindo o que comemos, e por isso sentimos mais fome e comemos mais.

    Se vc tira fora o suprimento extra que o corpo tá pedindo, começa a queimar músculo, cabelo, unha, o que o corpo achar pela frente.

    Acho fazer dieta, dieta mesmo nesse estado uma sandice.

    Eu também tenho tendencia a engordar. Alias, depois da Graves, perdi uns 5 a 8 kgs, mas tenho mais ou menos essa quantidade ainda pra perder sem sentir muita falta. Sei q não posso ficar magra pq tenho ossatura larga, e fico + feia magra que gorda, mas ainda estou no controle da coisa.

    Agora, aproveitar-me da graves pra perder os kgs extras uma TEMERIDADE. Já é uma barra comendo, Y, nem imagino com fome.

    O que concordo que é sensato é trocar os kgs de biscoito por frutas aguadas e de pouco açucar e gelatina, as toneladas de batata frita por muito verde cru (que odeio!) e coisas assim. Ai não é propriamente dieta, é re-educação alimentar, e com ou sem Graves não há de fazer mal, desde que a gente de pro nosso corpo a quantidade de alimento que ele precisa, o que no nosso caso, apesar da tendencia a engordar, é aproximadamente 30% a mais que as pessoas normais ou não doentes.

    Querendo ou não, comer é o que mantém todo mundo vivo. E num metabolismo acelerado, ainda mais…

    beijos em um dia bom, que estou em condições de mandar beijos!

    (e vou dormir, que a 5 hs ininterrúptas despertou o monstro do soninho em mim, e vou tirar um cochilão até as crianças voltarem da escola! 😛 )

  3. Leila Sandra Pasold diz:

    Olá
    Minha taxa tsh e de 9.19.
    Tenho hipo ou hipertireoidismo?
    Grata

    • Leila.
      O nível normal de TSH é 4. No seu caso, é definitivamente hipotireoidismo. É preciso saber qual foi o nível do T4 para saber o tipo de hipotireoidismo (se subclinico ou manifesto) mas em ambos os casos o tratamento é super simples: reposição dos hormônios tireoidianos.

      Seu médico vai saber lhe orientar melhor e depois de estabelecido a dose exata pra você, é razoavelmente tranqüilo o tratamento.

      Fique tranquila, porque se é possivel conviver com o Hiper, com o Hipo é segundo quem já teve os 2, mais facil. Os únicos problemas maiores são a tendência a ganho de peso e à depressão, mas se você tomar o medicamento e manter seu médico informado, acredito que até esses sintomas possam ser evitados.

      boa sorte.

  4. Leila P diz:

    Eu sempre ficava muito cansada e desanimada.
    Fui ao medico, fiz o exame de sangue.
    Ele me indicou Puran T4 50mcg.
    Comecei a tomar o remédio hoje!
    Deve demorar um pouquinho até começar a fazer efeito,
    Vamos ver o que acontece, rsrs.
    Obrigada. Abraços.

  5. LEZI MARIA diz:

    Olá,
    desde 1981 luto contra graves, já fiz cirurgia parcial em 83/84. A danada voltou uns 10 anos depois, eu já havia tido minhas 2 filhas.Em 1997 fiz a dose de iodo rdioativo no Hospital das Clínicas porque estava com hiper-megatireoidismo, uma coisa para deixar-me louca,porém lúcida…
    desde então faço os exames anualmente,reponho o hormônio com Eutyrox 200mg… tento viver bem, sofro atualmente com muitas caîmbras matinais, será um sintoma de muita medicaçaõ, falta de potássio?, não como banana em jejum, tenho medo de engordar,dizem que é bom,mas sou insegura qto ganhar peso.
    Será verdade o que dizem sobre depressão, como sintoma da disfunção hormonal tireoidiana? Ando muito triste, nada me faz bem, durmo pouco, não tenho concentração .
    O fato é que ainda não encontrei um profissional que me fale exatamente o que fazer, só sei que na ocasião do iodo radioativo a dose foi para extirpar a glandula e fiquei sem ela, a médica na ocasião me falou:- por todos os eus dias vc deverá tomar a medicação, cá estou vivendo…

  6. LEZI MARIA diz:

    Olá,
    desde 1981 luto contra graves, já fiz cirurgia parcial em 83/84. A danada voltou uns 10 anos depois, eu já havia tido minhas 2 filhas.Em 1997 fiz a dose de iodo rdioativo no Hospital das Clínicas porque estava com hiper-megatireoidismo, uma coisa para deixar-me louca,porém lúcida…
    desde então faço os exames anualmente,reponho o hormônio com Eutyrox 200mg… tento viver bem, sofro atualmente com muitas caîmbras matinais, será um sintoma de muita medicaçaõ, falta de potássio?, não como banana em jejum, tenho medo de engordar,dizem que é bom,mas sou insegura qto ganhar peso.
    Será verdade o que dizem sobre depressão, como sintoma da disfunção hormonal tireoidiana? Ando muito triste, nada me faz bem, durmo pouco, não tenho concentração .
    O fato é que ainda não encontrei um profissional que me fale exatamente o que fazer, só sei que na ocasião do iodo radioativo a dose foi para extirpar a glandula e fiquei sem ela, a médica na ocasião me falou:- por todos os seus dias vc deverá tomar a medicação, cá estou vivendo…

  7. Olá Lezi,

    Em decorrência do tratamento, você precisa fazer a reposição pro resto da vida, porque agora sua tireoide não produz mais hormônios (hipotireoidismo).

    Pelo que andei lendo, caibras são comuns em decorrência do hipotireoidismo. Ai acho que você vai precisar sim comer as bananas de manhã, para ajudar a equilibrar o potássio. Ganhar peso é uma preocupação relevante já que no hipo, o metabolismo é lento e o ganho de peso é provável, mas faça o seguinte: veja quantas calorias tem uma banana e equilibre isso com o resto das suas refeições diárias. Por mais que banana engorde, é pior ficar sentindo cãibras, não acha???

    A depressão também é sintoma do hipodireoidismo. Cansaço também (do tipo desânimo). No hiper é agitação/nervoso e cansaço tipo esgotamento, mas é tão chato quanto…

    Converse com a sua médica e peça para ela lhe passar um novo exame para ver o nível do seu T4 e TSH. Se estiver desregulado apesar da medicação, isso significa que ela (a médica) vai ter que ajustar sua dose de hormônio de reposição, e ai os sintomas vão melhorar e com sorte até sumir!!!!

    E se tranqüilize, porque apesar deu não estar pronta pra dar esse passo (cirurgia ou iodo), tratar a Hipo é mais fácil que tratar a Hiper, além de ter muito menos risco pra sua saúde de um modo geral. Então é ver se há como ajustar sua dose de remédio e ter paciência até as coisas voltarem ao normal mesmo que via hormônio sintético, né?

    Te desejo muita boa sorte! E obrigada pelo seu depoimento.

  8. LEZI MARIA diz:

    Adriana,

    Obrigada viu!!
    Nossa, como vc é dez(10).

    Sabe que vivo bem, tenho uma vida muito normal e graças ao sintético, é claro. Sou pedagoga, vivo correndo atrás de crianças pequenas, até 10 anos, então imagina o quanto de energia gasto, sendo assim as calorias são logo gastas devido a minha vida, e o ganho de peso, volta e meia, dou uma subudinha na balança, mas nada assim desesperador.
    Mas, confesso que ando meio relaxada quanto a ir à médica, irei nas férias de janeiro.
    Obrigada,

    Encoraje-se! o que precisar ser feito para o seu bem estar, terá que se fazer, o remédio é você se entregar nas mãos de Deus que soberanamente sabe do seu viver!

    boa sorte sempre para ti e para os teus!

  9. clau diz:

    olá meu t4 e TSH deu 13.230 estou fazendo uso de puram t4 indicação medica e isso mesmo ? estou com hipo ou hipertireoidismo ? estou muito acima do peso e não comsigo perder sera por causa da tireoide? bijs!!

    • Clau,
      parece que o sistema comeu minha resposta que foi dada meses atrás e não está aqui.
      Não ficou claro. Quem estava em 13? T4 ou TSH?
      T4 alto e TSH baixo é HIPERTIREOIDISMO
      T4 baixo e TSH alto é HIPOTIREOIDISMO
      Outras variações possíveis o médico tem que analisar junto com o histórico, exame físico e manifestações clínicas.

      E se for hipotireoidismo, o ganho de peso é “normal”, isto é, como se tem metabolismo lento, pouco do que se come, mesmo que não se coma muito, é consumido e todo o restante vira acúmulo de energia (leia, peso extra).

      Se for hipo, talvez além de exercícios, uma consulta com o nutricionista ajude a controlar, dentro do possível o ganho de peso, ao menos pra não fugir totalmente do controle, até que o puran t4 estabilize minimamente os níveis hormonais. E mesmo depois disso exercício e boa alimentação nunca é um mal conselho, né? 😛

  10. Pingback: Comprimidos X Iodo Radioativo « Indo devagar

  11. Janaina Soares diz:

    Gente! Oi….
    Estou com 22 anos agora… tenho hiper desde os 18… Tomo o tapazol desde então.
    Amanhã vou tomar o Iodo Radioativo e estou morrendo de medo.
    Meu maior medo? Não poder engravidar, engordar demais, ficar preguiçosa demais… rs… há muitos mitos sobre isso, sabe…
    Se alguém souber de alguma coisa que possa me ajudar, ficaria muito grata mesmo…
    Beijos e obrigada,
    Jana.

    • Janaina, não tenha medo, não precisa ok?

      Talvez seja interessante você ler o outro post onde eu coloco meus “medos” sobre isso, e mais importante: leia o depoimento do flávio nos comentários, ok?
      não é esse horror todo, ok? http://themiddleofnowhere.wordpress.com/2010/05/16/a-hiper-vai-virar-hipo-e-agora/

      Você disse bem: Essas coisas são mitos! O iodo não causa infertilidade (só pedem um período de 6 meses antes de tentar engravidar, para não correr risco de contaminar radioativamente o bebê por conta de células que ainda possam manter algum nível de radiação mesmo que mínimo. É segurança, só!), não engorda (o que pode engordar é que por não estar mais com hiper, você perde a tendência a emagrecer, ai SE VOCÊ SE DESCUIDAR, pode engordar, mas não é o iodo que engorda. Ele no máximo te deixa com hipo que aumenta a tendência a engordar, mas aí, de novo, é só tratar a hipo, e pronto. Não tem isso de sentença pra ficar gordo!), a preguiça a mesma coisa, é um sintoma da hipo, mas aí é só tratar! Pronto… E u estou lhe falando isso de coração aberto e não pretendo tomar o iodo se eu puder escolher e não pretendo trocar a hiper por hipo se eu puder escolher. Estou te dizendo que as coisas não precisam ser como pintam, que muito do resultado depende de você e o resultado pode ser ótimo. Ainda mais pra você que é nova, pode cultivar os melhores hábitos possíveis e ter uma vida saudável.

      Seu caso, se eu entendi corretamente, é de alguém que teve hiper muito cedo e tá tomando o remédio há muito tempo ( tomou o tapazol esses 4 anos sem interrupção? Só pra saber mesmo. Não conhecia um caso de uso tão prolongado). Quanto mais cedo a hiper vem, mais chances dela não ceder fácil com medicamento, mas chances dela retornar caso consiga ser controlada, mais chances de complicações seja da hiper ou seja do medicamento em si, enfim, mais tempo de exposição com fatores de risco.

      Não sei do seu histórico médico. Não sei porque o Iodo agora e não há 2 anos atrás (não digo 4, mas 2…), não sei se essa solução foi imposta ou escolhida por você, mas o que te digo é, que se há uma indicação e você confia nela, do iodo em si você não precisa ter medo nenhum. Vão haver mudanças, pode ser que nem todas sejam as mais desejáveis possíveis, mas seu empenho faz diferença: Você pode escolher como vai viver a sua vida, você pode controlar a sua doença seja ela qual for, e você vai ficar bem, ok??

      Se tiver alguma dúvida específica e eu souber responder, estou a disposição. Se quiser dar seu depoimento, somos todos ouvidos! 🙂 A casa é sua, sempre que quiser retornar e trocar idéias. A idéia desse blog é recolher informações para que a gente possa controlar a tireóide ao invés dela nos controlar!

      Beijos e força ! 🙂

  12. america serrao diz:

    Fiz o tratamento com o iodo foi bom mas não acho um bom endrocno aqui onde moro
    Moro no interior do Rio de janeiro
    aqui nem ponção consgui fazer se alguem conhecer algum lugar que faz ponção e um Endrocno eficiente por favor me mandem o endereço pois estou desesperada

    • America,
      infelizmente não posso ajudar. Moro no interior de Minas e tenho mais ou menos os mesmos problemas que você pra achar endócrino e pra fazer certos exames mais “”””sofisticados”””””… SE você tiver plano de saúde, sugiro pedir ajuda a eles, listando os médicos credenciados na sua região. Se não, talvez algum médico, as vezes no próprio SUS, pode conhecer alguém para lhe indicar (seja pelo SUS ou particular).

      Muita sorte. Espero que você ache um bom endócrino logo. E obrigada pela visita!

  13. Lucia diz:

    Fiz exame e o resultado do TSH deu 8,18, o que devo fazer??? é hipo ou hiper?

    • Oi Lucia,

      É hipotireoidismo. O que você vai fazer é levar o exame pro seu endocrinologista que vai te passar a dose exata de hormônio sintético que você vai precisar tomar pra regular sua tireóide, ok?

      Não é nenhum bicho de 7 cabeças, vc vai tomar um comprimido, possivelmente pelo resto da vida, mas é um comprimido sem efeitos colaterais (talvez tenha alguns até achar a dose exata, mas só até achar essa tal dose perfeita pro seu caso, o que costuma ser rápido se você manter seu endocrinologista sempre informado de eventuais sintomas estranhos) e vai viver uma vida normal, plena, sem nenhum problema! 🙂

      Ter hipo é mais tranquilo que ter hiper. Pelo menos é o que todos os médicos dizem, então, melhor assim! 🙂

      Qualquer coisa estamos por aqui.

  14. renata diz:

    oi o meu nome e renata,eu estou fazendo tratamento com o iodo as minha taxa do t4 livre 3,20ng/dl t3 triiodotironina 3,97ng/ml tsh ultra sensivel 0,019 uIU/ml ela engoda?
    tenho um filho de 5 anos e eu queria miuto engravidar de novo

  15. renata diz:

    oi o meu nome e renata,eu estou fazendo tratamento com o iodo as minha taxa do t4 livre 3,20ng/dl t3 triiodotironina 3,97ng/ml tsh ultra sensivel 0,019 uIU/ml ela engoda?
    tenho um filho de 5 anos e eu queria muito engravidar de novo

  16. priscila diz:

    Olá, gostei muito desse site e assim como as outras gostaria de tirar algumas dúvidas. Estou grávida de 5 meses. Descobrir que estava gravida com dois meses, comecei o pre natal e fiz todos os exames onde foi detectado meu T3 EM 153,7ng/dl ; T4 EM 0,97 ng/dl e o TSH EM 4,89 muL/mL. Minha médica disse q o normal seria o tsh em 2,5 e me passou o PURAN T4 25 mg. Nesse caso eu tenho hiper ou hipotireoidismo? e de que forma isso pode afetar meu bebê?

  17. Greicy diz:

    Você tem hipotireoidismo, Priscila.
    Que eu saiba, o Puran não afeta o bebê. Seria mais complicado se você tivesse hiper, como eu, pois o Tapazol, remédio que tomo, não pode ser tomado na gravidez. Tanto que minha endócrino me proibiu de engravidar por enquanto…

  18. priscila diz:

    olá, meu nome épriscila, descobri que tenho Hipotiriodismo,fiz o exame semana passada e deu 26,97.. e o meu medico disse que é hipo, mas eu não engordei tanto assim…como dizem, ate podia jurar que eu tinha a hipe..maso dr disse que éa hipo,agora ele me deu o remedio
    puran t4 de 50..será que vai demora muito tempo,para fazer o efeito,???
    obrigada.. bjoss

  19. Greicy diz:

    Priscila, nem sempre o hipo engorda. Eu tenho hiper e engordei; já minha mãe, que tem hipo, emagreceu bastante. Depende do metabolismo de cada um.
    O Puran, até onde sei, demora pelo menos uns dois meses até fazer um bom efeito.
    Boa sorte com o tratamento!

  20. daniela diz:

    Minha taxa de tsh e de 3.33 e a do t4 e 1.06 depois de tomar o medicamento levotiroxi

    na de 50 durante 3 meses o que tenho hipo ou hipe

  21. Mary ferreira diz:

    Olá, boa noite.Estou vivenciando um drama…no qual os 3 endocrinologistas que solicitei consulta….não souberam ‘ ainda’ responder o que está havendo comigo. Depois do meu parto…tive sintomas de hipertireoidismo. Fiz exames e constataram tsh menor que 0,001 e t4 livre 12,7. Fiz ultrassom onde não constatou nenhum nódulo…havendo bócio heterogêneo difuso. Fiz por algumas semanas tratamento com TAPAZOL…o qual ocasionou urtcária…sendo mudado pelo propil…600 mg ao dia…após 20 dias de tratamento…fiz outros exames que constataram tsh menor que 0.015 e t4 livre 0,5….a minha endocrina pediu para repetir os exames pq tal resultado era impossível ser conferido. Novaemnte com os exames prontos o resultado confirmou tsh menor que 0.015 e t4 livre 0.5…os dois baixos…além do ultra ter dado uma pequena área nodular de 0.41 cm hipoecogênico. Afinal…até neste momento não tenho hipo…nem hiper..nem estado em eutireoidismo…lí ago sobre hipo secundário e hipófise…e estou com muito medo do que possa vir. Estou esperando alguém deles…dos 3 médicos….me darem uma LUZ e um seguimento ao o que fazer. Vcs por favor poderíam me dar algum tipo de informação baseada nos resultados que obtiveram pelo meus exames ? OBRIGADA

  22. Bruno diz:

    Ola, meu tsh deu 2,00
    e meu t4livre deu 1,3 é hiper ou hipo?

  23. Bruno lins diz:

    Ola, meu tsh é 1.3 e meu t4livre é 2.0
    é hiper ou hipo ?

  24. Polly F. diz:

    Meninas… gostaria de saber o resultado final do tratamento de vocês, o remédio adiantou??? Não quero queimar e enfrentar o hipotireoidismo, mas meu médico não me deu outra opção, estou a procura de outro para comparar as opiniões.

  25. anselma maria souza de oliveira diz:

    achei otimo todos estes depoimentos me ajudou muito. apos uma histerectomia total meu tsh ficou em 58,36 é hipo ou hiper?

Deixe um comentário