Sintomas 1by1 17 – Bócio

O bócio consiste no crescimento da Tireóide, uma glândula localizada na parte da frente do pescoço e responsável pela produção de hormônios extremamente importantes para o organismo.

Acontece comumente por falta de Iodo (sem ele a Tireóide não consegue produzir eficientemente os hormônios e incha para tentar compensar isso / Hipotireoidismo), mas também acontece quando ela está hiperativa, produzindo hormônios em excesso (Hipertireoidismo).

Por ser associada a falta de Iodo, muita gente no tempo da vovó (ou que pensa que nem o tempo da vovó) ao ver o bócio se formando, recomenda ou aceita a recomendação de consumir sal iodado ou frutos do mar. Se for hipotireoidismo, isso pode até ajudar, mas se for o hipertireoidismo, o consumo de iodo só vai trazer dor e agonia, e um agravamento sério do caso.

Logo crianças, no primeiro sinal de algo, mesmo que TODO MUNDO lhe diga que tem a solução para o problema, consulte um médico. Isso dito de quem não acredita que médicos tenham todo esse poder que conferimos a eles, ou todo esse saber pra dizer a verdade. Mas vamos combinar. Eles estudaram isso, eles sabem que exames devem ser feito, e até segunda ordem, sabem ler o resultado desses exames. O povo do tempo da vovó, não.

Após esse primeiro instante de “os perigos da auto-medicação” e médico não é oniciente mas salvo exceções pelo menos sabe do que está falando, vamos falar do que é ter um lindo bócio no seu pescoço.

Nunca fui uma pessoa propriamente vaidosa. Mas não tem jeito, quando a lei da gravidade começa a cobrar seu preço, quando a primeira ruga aparece, ou quando seu pescoço parece que vai explodir de tão grande, não tem como a gente se sentir ok com isso. Incomoda. A gente se sente feia. A auto-estima vai pra bem longe. E diferente dos males da gravidade ou do peso do tempo, com o bócio a gente não se acostuma.

No meu caso, tenho dias e dias. As vezes eu nem percebo. As vezes quero usar gola rolê no calor de 40 graus mas não quero sair de casa daquele jeito…

Localização da tireóide (para entender o que incha no bócio)

onde fica e qual o formato da tireóide

Como pode ficar:

Grande bócio difuso

Como está o meu pescoço:

Pequeno bócio difuso

A foto acima é num dia bom. Eu consigo ver o exato formato da tireóide no inchaço, mas não está ‘Ai meu deus meu pescoço vai explodir’ (embora nunca tenha estado nem perto da foto anterior a minha, ela já esteve mais inchada do que está hoje).

Me sinto super culpada. Embora eu ache que um ou 2 meses não iriam fazer grande diferença, eu podia ter descoberto o que eu tenho mais cedo. Em algum momento entre o começo dos tremores, falta de ar, perda de peso,insônia e dores nas pernas, meu pescoço inchou. Todo mundo notou e eu fiquei por instantes apavorada. Tão apavorada que eu não queria saber o que era.  Podia ter corrido no médico naquele dia, mas preferi fazer de conta que não era nada e ver se passava. E de fato, 2 dias depois, meu pescoço estava normal. E não pensei mais no assunto até alguns dias antes de finalmente resolver ir ao médico, já com todos os sintomas impossíveis de se conviver com, e o pescoço inchado novamente.

Normalmente, ela não incomoda mais do que no nível da estética. É indolor. Então dos sintomas, é um desses que você preferia não ter, mas até olhar no espelho, na maioria dos dias você pode até esquecer que tem. Mas tem dia que ela incha mais, e embora continue sem doer, é difícil engolir, tomar o remédio, e coisas assim. É como se eu tivesse acabado de colocar pra dentro um bolão de miolo de pão que ficou entalado: não chega a doer, mas até respirar fica complicado com aquilo no meu pescoço. (A desvantagem do miolo de pão é que se realmente entalar nesse tanto, dá pra morrer na hora. A vantagem do miolo de pão é que se não te matar na hora,  não demora dias pra melhorar ou dificilmente acontece de novo porque depois de passar por isso, você não engoliria um tantão de miolo novamente. Só pra fazer uma graça com isso… embora tenha sido meio sem graça! :)  ).

About these ads
Esta entrada foi publicada em Depressa demais, Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

34 respostas a Sintomas 1by1 17 – Bócio

  1. Y diz:

    O meu é grandão tb… O que é difícil de notar quando a pessoa é TODA grande.
    Mas vai passar.

    Eu fiz essa antice de comer alga em excesso pra acelerar o metabolismo. E aprendi com uma Nutricionista essa manha.

    Deu nisso, né? Claro que não foi a alga especificamente. A culpa é da Vovó que já tinha o dito “bócio mergulhante”.

    • No meu caso eu emagreço normalmente primeiro nos braços e no colo. (note o princípio de saboneteira na foto!). A barriga que bom tá toda aqui. A Lê tirou uma foto minha sem eu ver ontem e vi que continuo uma baiaca larga, só com os braços finos. MEDONHO!

      Mas como o colo emagrece primeiro, o bócio aparece mais. Como eu disse, hoje tá até ok. Tem dia amiga, que eu tenho vontade de desatarrachar o pescoço e deixar ele em casa na hora de sair. :)

      (Isso de alga e outras melecas como alimentos iodados e remédio pra emagrecer é um PERIGOOOOOO! tem muita gente desenvolvendo hipertireoidismo por conta disso. Eu por minha vez não fiz é nada disso. Nem alga, nem sal iodado, nem frutos do mar que eu amo de paixão e não posso mais comer – ah… camarão…. ah…. – Foi só AZAR puro e simples mesmo. Ou boca grande, já que sempre achei um absurdo ser gorda e minha irmã ter metabolismo de formiguinha atômica e ser magra. Bem feito. Agora sou gorda com metabolismo de formiguinha atômica!).

  2. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (4) « Indo devagar

  3. Márcia diz:

    tenho tireoidite de hashimoto…
    e as vezes ela incha tbm =[
    tbm nunca fui vaidosa mas, como vc mesma disse, tem hora q incomoda. Não da pra acostumar…
    To em tratamento, mas já ta irritando.
    bjo

    • Sei bem como é. É muito difícil ter a tal da paciência para esperar os tratamentos, não importa de qual doença da tireóide, fazer seu efeito e a coisa se resolver de um jeito ou de outro, já que o emocional é totalmente afetado. Mas tenho fé! :)

      Sorte, e estamos por aqui.

  4. Pingback: Os números de 2010 | Indo Devagar

  5. Cledjane diz:

    Olá Adriana, meu nome é Cledjane, moro em Rondônia e tenho lido seu blog me identificando muito com tudo que vc escreve. Os sintomas, o bócio a irritação e tudo mais. Tomo propiltiouracila há mais ou menos uns 10 meses e os sintomas até que melhoraram mas não desapareceram. O que mais me deixa triste é esse bócio que também está parecido com o seu, mas como vc disse tem vez que está mais inchado, mais aparente o que é horrível. Tenho tido agora por último muita coceira principalmente à noite depois que tomo banho pra dormir. Uma coceira sem fim. Será que é por causa do remédio? Essa semana vou marcar uma ida com o endócrino a qual faço tratamento para ver à respeito. Outra coisa é que por mais que a hiper seja mais difícil de tratar e tenha mais sintomas que a hipo, também como vc prefiro ela, na verdade não preferia nenhuma né, mas entre as duas prefiro a hiper, não pq estou gordinha acima do peso, mas justamente para não passar disso. rsrsrsrs pois falam que a hipo engorda né. Sei lá, acho que qualquer uma vc comendo muito engorda do mesmo jeito. No mais Adriana, adorei seu blog e daqui pra frente vou procurar sempre acompanhar. Bjos, fique com Deus e sorte pra nós.

    • Cledjane,

      Vamos por partes.

      Meu bócio melhorou bem. A tendência é melhorar. Mas é preciso paciência! Eu estou em tratamento há quase 2 anos já. 10 meses ainda não tinha sido suficiente pra fazer o bócio praticamente sumir (tem dia que ainda o sinto, mas agora é raro!). Na pior, veja bem, PIOR, das hipoteses, se terminado o tratamento e vc bem, ainda tiver bócio, há procedimentos cirúrgicos pra isso. Mas agora o importante é vc estar bem, saudável. O bócio é um sintoma, e não deve ser a sua preocupação. No fim de tudo, aí a gente pensa nele, certo?

      Coceira. Bom ,eu tive uma urticária HORROROSA, mas antes do remédio. Só que o remédio tem urticária entre os possiveis efeitos colaterais. então fica difícil dizer se é remédio ou doença… No meu caso, sarou com uns 15 dias de banho de permanganato. Tentei anti-histaminico, pomada tópica, e várias outras coisas. Nada ajudou. Mas é bom mostrar pro médico, e se for o caso, procurar um dermato (alias, dermato é ótimo, se não for pra urticária, para os outros efeitos da doença/remédio, como unhas, pele, cabelo…. ajuda bastante!)

      Quanto ao peso, cuidado com o que é, na verdade, uma falácia. Hipertireoidismo (normalmente) emagrece. É um emagrecimento falso e ruim, pq é doença. Não adianta estar magra e sem fôlego, nervosa, cheia de dores, com problemas no coração e risco de vida, certo? Então vamos descartar essa hipótese. O tratamento do hipertireodismo não engorda, mas cessa o emagrecimento. Então se temos tendência a engordar, se não ficarmos espertas, a coisa desgringola. Eu tô uma baiaca de gorda, cupla minha, não do remédio, já que não paro de comer besteira e nem procurei saber se posso já fazer exercícios. Devo poder, mas não me interessei em perguntar. Então, engordei. Meu azar, eu que aguente. Parar de tomar o remédio NÃO É UMA OPÇÃO, então em algum momento vou ter que tomar vergonha e parar de comer bobagem! :) O Hipotireoidismo, que é a consequencia mais provável do tratamento com iodo ou a cirurgia (normalmente) engorda. Mas não estamos pretendendo, se isso acontecer, ficarmos com hipotireoidismo não tratado, certo? Então o hormônio sintético, na dose certa, vai fazer a tendência a engordar do hipo sumir, ficando só a NOSSA TENDÊNCIA A ENGORDAR, não da doença, mas nossa!, que precisa ser combatida com mudanças de hábitos.

      Em resumo, a não se que se seja irresponsável a ponto de ficar com hiper não tratada, não tem caminho fácil pra perder peso. O remédio pra tratar a hiper vai tirar o sintoma ‘emagrecer’ e em contra partida, o remédio para hipo vai tirar o sintoma ‘engordar’. Então engordar e emagrecer pela doença, qualquer uma das duas, será só se não as tratarmos. O resto, é conosco. Se alimentar melhor, fazer exercício quando permitido, essas coisas. Muito mais fácil falar do que fazer, mas a idéia é, se precisar trocar a hiper pela hipo, não use o peso como algo pra dificultar, porque não é fato. O fato é que por mais que a gente negue, queríamos que o hipertireoidismo tivesse como único sintoma o emgragrecimento, e ficariamos doentes e felizes… Mas não é o caso. O emagrecimento tem um preço muito alto pra pagar, e só nos resta lidar com as nossas alternativas da melhor forma possível, tratando da doença, seja ela qual for, da forma que for mais eficiente e segura para cada caso, certo???

      Dito isso, ainda prefiro lidar com o que conheço do que com outra doença, mas sei que em algum ponto, se os hormônios não se estabilizarem, vou precisar tomar outro tipo de decisão, e não vou poder deixar o peso ser um fator determinante, pq é minha saúde em risco! :)

  6. Gisele diz:

    Ola Adriana ,meu nome é Gisele, estou da sempre acompanhando seu blog e acho super legal porque vc realmente esclrece todas as duvidas de um jeito tão natural que a gente até começa a encarar a doença sem muitas neuras.Pois bem gostaria que vc me tirasse algumas duvidas eu estou tratando minha hiper a seis meses estou tomando tapazol 40mg por dia sendo que tomo dois pela manhã e dois a noite o propranolol ja não preciso mais, pois ja não tenho mais taquicardia graças a deus pois era a parte que mais me incomodava da doença,então ta, acontece que ja era pra eu ter voltado na medica a um mes e meio atraz mas sabe como é essa vida corrida que a gente leva trabalho compromissos e tudo mais, acabei não voltando,a ultiama vez que levei meus exames para ela ja estava com as taxas hormonais bem boas mas ela mandou que eu continuace a tomar a mesma quantidade de tapazol e voltar depois de quarenta dias mas como ainda não voltei e nem fiz os exames e pior acordei outro dia e me dei conta que estava com meu pescoço bem inchado então fiquei morrendo de medo,na verdade estou apavorada pois não sei o que esta havendo comigo na duvida eu mesma diminui a dosagem do tapazol estou tomando dois so pela manhã,tambem tenho sentindo muito sono e minha frequencia cardiaca esta mais lenta, e então sera que estou com começo de hipo por excesso de tapazol? sera que vc pode me responder o que esta acontecendo comigo!!abraços.

  7. Gisela diz:

    Gisele,

    Você não deve mexer no Tapazol sem orientação médica. Volte para a sua endócrino imediatamente. Pode ser, inclusive, que já esteja no momento de ficar sem a medicação. Você pode estar com hipotireoidismo. Mas só quem pode falar sobre isso com certeza, e segurança para a sua saúde, é a médica que lhe acompanha. Não brinque com isso. Marque sua consulta. Um abraço

  8. Greicy diz:

    Gisela, hoje fiz exames… o resultado da dosagem de TSH sai dia 17. Estava falando com a moça que coletou meu sangue que tomar Tapazol não é brincadeira. Eu, por exemplo, estou com queda de cabelo, isso que tomo só 5mg. Por isso é perigoso reduzir a dose por conta própria. Além dos efeitos colaterais, não se sabe o que pode acontecer no organismo, já que ele inibe a produção de hormônio.

  9. Gisele diz:

    Ok,Obrigada pela ajuda, e pela dica de não deixar de tomar o tapazol sem orientação da medica,mas é que eu só diminui eu não deixei de tomar enclusive passei pela medica hoje e ela me disse que pode ser que eu eseja entrando num quadro de hipo,mas só atravez dos exames é que vamos ter certeza ela pediu para que eu continuaçe tomando só as 20mg por dia até sair os resultados que ficam prontos só dia 18,o pior é que se eu estiver com hipo e continuar tomando o tapazol sera que meu pescoço que o bocio vai aumentar o volume? estou muito preocupada as vezes da vontade de parar de tomar até o resultado ficar pronto pois se esse bócio aumentar de tamanho como vai ficar minha auto estima eu nunca mais vou colocar a cara pra fora de casa!! Gente vcs vão rir da minha cara mas eu meço meu pescoço com uma linha todos os dias pra saber se não cresceu..

  10. Greicy diz:

    Não fique tão encucada. Que eu saiba o tapazol não tem necessariamente a ver com bócio. Ou seja, se você estiver mesmo num quadro de hipo medicamentoso, não significa que o pescoço vai aumentar.
    O aumento da tireóide tem a ver com outros fatores: excesso ou falta de iodo, inflamações e nódulos, ou até mesmo doença de graves, quando os anticorpos começam a atacar a glândula. Não estou falando para te assustar, mas esse bócio tem que ser investigado com outros exames: cintilografia, ecografia e contagem de anticorpos. Eu também tenho bócio, quase não aparece, mas minha endócrino pediu uma bateria de exames.

  11. Gisele diz:

    O resultado dos meus exames ficaram prontos e meu TSH esta em 38,9 mas antes disso eu passei pela medica para mostrar meu pescço pra ela e ela apenas perguntou o que eu estava sentindo e eu disse que o que mais me encomodava era sono,pois bem ela me disse para continuar tomando tapazol mas ao envez de tomar 40mg toma só 20mg ate os resulados ficarem prontos, mas eu não obedeci a medica e resolvi não tomar mais o tapazol pois eu tinha certeza que tinha virado hipo medicamentoso, estou sem o remedio desde o dia 11 e logo na primeira semana eu percebi que meu pescoço desinchou bastante então tive a certeza que o tapazol estava sendo a causa do boçio uma vez que ele breca a glandula da tireóide de produzir hormonio em exesso, pois bem tudo isso aconteceu ate o dia de hoje quando resolvi tomar 10mg de tapazol pois eu tenho uma ligeira empreção que a hiper esta querendo voltar pois de um dia para o outro eu dei uma boa murchada isso é eu dei uma emagreçida de uma hora pra outra então pra prevenir eu resolvi tomar apenas 10mg pois não quero passar pelo que passei quando fiquei doente foi horrivel,segunda feira eu tenho consulta marcada pretendo explicar tudo prara a medica e semana que vem vou fazer novos exames para ver o que vai dar eu sei que talves eu devesse ficar sem o remedio e repetir os exames mas e se eu estiver com começo de hiper de novo,sera que alguem pode me dar uma resposta sem me xingar pois eu sei que estou fazendo tudo errado!!!

  12. Gisela diz:

    Gisele,

    Se você sabe que está fazendo tudo errado, por que não procura outro médico? A taxa do seu TSH, ao meu leigo olhar, é absurda. Se estiver falando tudo certinho, creio que precise ouvir outro médico, ou outro laboratório. Mas, antes de tudo, não tome decisões sozinha. Você não é médica. E as doenças da tireóide envolvem muito o emocional. Você pode estar confundindo tudo. Lembre….Você não é maluca. Os hormônios são os responsáveis. Boa Sorte!

  13. Greicy diz:

    Faço minhas as palavras da Gisela. O Tapazol não é como uma aspirina, que você toma quando está com dor de cabeça e volta a tomar se a cabeça dói de novo. Os hormônios mexem com todo o funcionamento do organismo, então é perigoso lidar dessa forma com o Tapazol.
    Eu procuraria outro médico, com certeza.

  14. Gisele diz:

    Ola, mais uma vez obrigada pelas respostas,realmente meu TSH esta alto, estou sem o tapazol passei pela medica e ela com a maior cara de preocupada como se não tivesse nada com isso disse,nossa!!como esta alto meu Deus!!!eu fiquei até espantada com o jeito dela,mas é isso ai eu vou repetir os exames no final do mes,e ja começei a procurar outro médico pois foi pela incompetencia e discaso dessa dr que agora estou assim com hipo e bem alta!! se ela tivesse diminuido a dosagem quando estava normal hoje eu estaria apenas fazendo controle e estaria bem.a minha sorte é que pelo menos meu colesterol e meu triglicerides esta normal,menos mau né.

  15. Greicy diz:

    Meu lipidograma também está normal.
    Não posso falar como médica, e sim como paciente: acho uma tremenda sacanagem esse negócio de manter a dose do remédio sendo que a pessoa entrou em hipo medicamentoso. Você fica o tempo todo sofrendo com oscilações hormonais e o profissional não está nem aí, certamente porque não é ela quem está tomando a medicação, e sim você. Nesse ponto não tenho o que reclamar da minha endócrino, pois ela foi muito cuidadosa com o tapazol. Sendo uma doença que mexe com todo o funcionamento do organismo, e também com o emocional do paciente, o médico tem que saber como lidar. Eu, por exemplo, sou muito ansiosa e entraria em pânico numa situação como a sua!
    Teoricamente, você deveria repor hormônio (estou falando como uma paciente que pesquisa sobre o assunto), e não continuar com o tapazol. Procure outro médico com certeza! Faça as dosagens hormonais no fim do mês e comece 2012 com um novo endocrinologista!

  16. Gisela diz:

    Greicy e Gisele,

    O meu caso é parecido. Mas, ao contrário de Gisele, o médico reduziu o Tapazol e tirou mesmo, quando parecia que as taxas haviam normalizado. E no que deu? A doença voltou. Estou, novamente, com hipertireoidismo. Mas vou tomar Tapazol o tempo que for necessário. Quero evitar o iodo a todo custo. Mude de endocrinologista, Gisele. Boa sorte com o próximo. Veja só o que é médico…O meu só tem consulta (e é particular, ele não atende convênios) para a quinta, 15. Marquei. Mas, ansiosa, resolvi ligar para ele e contar o resultado dos exames que acabo de ver, através da internet. Ele atendeu, mandou retomar a medicação e pediu para que eu ligasse na próxima sexta dizendo como estou. É um profissional que dá gosto.

    • Gisele diz:

      Ola,pois é vc não quer tomar o iodo ,eu não sei a quanto tempo vc faz uso do tapazol mas se ja fizer uns dois anos e ao parar a doença voltou então eu acho que o melhor caminho é o iodo sim,eu passei em outro médico por sinal muito bom e ele me esplicou tudo o que eu precisava saber sobre o iodo sobre a doença enfim eu estou com o pedido para a cintilografia e o iodo não tem outro jeito se eu continuar tomando o tapazol eu só vou estar adiando o proplema pois se não me curei em sete anos é sinal que não tem mais jeito fora que posso adiquirir uma epatite e assim correr serios riscos de vida pois o tapazol intoxica o organismo olha o meu figado é forte mesmo para ter aguentado tantos anos de tratamento.Eu sei dizer que se ficar o bicho pega e se correr o bicho come,é claro que estou com um pouco de medo de como a minha tireóide vai reagir apos a ingestão do iodo pois o medico explicou que eu posso ter o que eles chamam de tempestade tireotoxica pois com o efeito do iodo a glandula passa por um processo de inflamação e libera uma quantidade muito grande de hormonio na corrente sanguinea e então a tempestade tireoidiana ,os sintomas são horriveis o coração fica muito acelerado a gente entra num estado de ansiedade muito grande não da para descrever só sentindo mesmo pra saber mas eu vou estar tomando o propranolol e se Deus quizer vou passar mais essa firme e forte e seja o que Deus quizer.

  17. Greicy diz:

    A minha endócrino também! Parece que caiu do céu. Ela é muito tranquila e passou essa tranquilidade para mim, fala só o essencial pois deve ter percebido o quanto sou ansiosa… Não gosto de médico que fica aventando mil hipóteses sobre a doença: só serve para me deixar nervosa!
    Quanto ao iodo, Gisela, acho meio cedo para falar nisso… pelas minhas pesquisas, são no máximo dois anos de tapazol, e se a doença não entrar em remissão mesmo, daí vem a iodoterapia. Mas como seu organismo reagiu rápido á medicação da outra vez, pode ser que aconteça o mesmo de novo… Ruim é ficar o tempo todo com oscilações hormonais, que atrapalham a vida da gente!

  18. Gisele diz:

    Pois é acho que vcs tiveram sorte com os medicos pois não foi o meu caso, pra ter uma ideia ela nem se quer me deu um numero de telefone caso eu precisace em caso de emergencia mas não tem problema acho que estou com um pouco de sorte pois encontrei no meu convenio o endocrino que cuidou de mim quando fique com hiper a mais ou menos 6 anos atraz ja marquei a consulta pro dia 5 de janeiro eu confio nele tenho certeza que vai dar tudo certo, asssim espero.Estou sem o tapazol a mais ou menos um mes e estou com medo que a hiper volte,apesar daquela medica incompetente ter me dito que do jeito que meu TSH estava alto as chances de regredir rapidamente para hiper era muito difilil, mas assim mesmo tenho medo pois não confio em nada que essa médica diz agora o que me resta enquanto eu não repito os exames é prestar atenção nos sintomas apesar deles serem muito parecidos hipo e hiper, estou de olho no meu peso.Olha se hiper voltar eu vou querer fazer o iodo e acabar logo com este problema pois a hipo é bem mais facil de tratar do que hiper alem de causar menos danos ao nosso corpo.

  19. Gisela diz:

    Gisele,

    Eu tomei Tapazol até o fim de outubro e parei. Agora, no dia 7 de dezembro, já estava com o TSH 0,01 e o T4 e T3 lá em cima. Creio que, em um mês e pouco já dá para mudar o quadro sim. No meu caso, deu no que deu. Você não tem condição de fazer um exame logo, antes de 5 de janeiro? Um clínico geral pode pedir essas três taxas. E como está você? Sente algum sintoma do hiper? Creio que só devemos optar pelo iodo em último caso.

  20. Greicy diz:

    Por outro lado, o iodo parece uma solução razoável, pois o hipo é bem mais fácil de tratar.
    Se o TSH estiver muito alto, é capaz de demorar para virar hiper de novo. Só não se esqueça: hormônios tendem a ser imprevisíveis, é o que eu sempre digo. Pode ser que até o dia 5 de janeiro o quadro mude, mas pode ser que não. Estamos lidando com possibilidades, e não adianta entrar em paranóia.
    Você até poderia ir a um clínico geral e pedir a solicitação dos exames, só para desencargo de consciência….

  21. Gisela diz:

    Greicy,

    Nós temos todas as dúvidas do início…Será que vai dar certo com a gente? Tomara que dê. Eu não quero partir para o iodo, mas juro que vou relatar tudo para as pessoas deste blog se tiver que passar por isso. Em tempo…Faço caminhadas de 3 km (mooorta de cansaço, de dor nas canelas…), Pilates….E pretendo nadar três vezes por semana. E ainda trabalho, a partir das 6h…Devo ser hiper de alma mesmo…

  22. Greicy diz:

    O hiper de alma existe mesmo, pode ter certeza!

  23. Gisela diz:

    Greicy,

    Fui ao médico agora à tarde. Eu ainda não tinha sido examinada por ele após a rescindiva. Meus batimentos estavam em 89. Ou seja…Se tirar a medicação…Dispara. Ele mandou que eu ficasse com 20 mg de Tapazol até o dia 7 de janeiro, quando completo um mês de medicação. Depois, reduzo para 10 mg, até 7 de fevereiro e faço os exames para verificar as taxas. Se tudo estiver normal, ele mantém essa dosagem por mais seis meses e tira. Ou seja..Em 2012 virá a decisão de vou para o iodo ou não. Ele disse que, como o meu quadro é leve, vale a pena tentar. Se fosse mais grave, e mais velha, ele optaria logo pelo iodo, já que o hipertireoidismo causa danos coronarianos que podem ser gravíssimos em idosos e cardiopatas. Vou para o Pilates. A alma ordena.

  24. Greicy diz:

    Seu batimento cardíaco está alto mesmo. O meu baixou para 70 com o propranolol.
    As palpitações também melhoraram, mas meu humor continua instável. Certamente discutirei a medicação com minha psiquiatra na próxima consulta.
    Faça pilates por mim, pois hoje estou muito cansada e com sono…. minha alma está mais para hipo do que para hiper neste momento… rs.

  25. Oi Adriana! É a primeira vez que entro em seu blog para pesquisar sobre tamanho de bócio e regressão de tamanho após tratamento. Tem uns 8 meses que estou fiz tratamento com iodo 131 para bócio nodular tóxico com hipertireoidismo desde maio/2010, após 6 meses retornei com a ultrassonografia que demonstrou que os 2 nódulos maiores não diminuiram. Mas pelos exames ficaram hipofuncionantes e estou tomando 50mg synthroide ao dia. MInha médica marcou para voltar em fevereiro para ver os exames de sangue e se regrediu de tamanho a tireoide. Adorei descobrir pessoas que passam pelo mesmo problema e procuram trocar suas dúvidas e colher experiências sobre esse assunto. O blog é bem interessante!

    • Gisele diz:

      OLa vc tomou o iodo,será que vc pode me explicar o que vc sentiu logo depois da ingestão estou curiosa pois tambem vou tomar o iodo 131 pois tenho hipertireoidismo a sete anos estou com um pouco de medo pois meu médico disse que apos o uso do iodo a glandula inflama e então libera no sangue uma quantidade muito garnde de hormonio o que pode causar a tempestade tireotoxica é claro que vou estar tomando propranolol mas mesmo assim estou preocupada preciso saber o realmente acontece,eu sei que depois do tratamento com o iodo ainda leva um tempo para tudo voltar ao normal. Eu gostaria muito de saber como foi com vc se puder tirar as minhas duvidas ficarei muito grata.

  26. Denise silva diz:

    Eu uso syntroid de 25 ml,estou mantendo a tireóide dentro do normal.As o que me irrita é esse bócio,parece que é gordura.

  27. Flavia diz:

    Oi, Meu pai esta com bócio inchado, e vai ter que se submeter uma cirurgia pois a médica disse que não a meios de de reverter o quadro pois o bócio está complimindo a traquéa e ele escasga as vezes.

  28. Flavia diz:

    Meu pai esta com bócio com quase 10 cm só no lado direito do pescoço.

  29. estrela diz:

    Eu sinto o miolo de pão intalado, fui ao médico e ele me disse que minha tiroide está alta, entrei em desespero, já pensei de tudo, até que vou morrer, mas seu post me ajudou e os sintomas são os mesmo que o seu. E eu nem percebi o pescoço inchado. Mas vou fazer os exames e o ultrasson na segunda.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s