O povo pergunta, a gente responde (3)

Os campeões de hits ainda são os mesmos (então é só ler as versões 1 e 2 do O povo pergunta, a gente responde), mas há algumas buscas interessantes que valem a pena mencionar. Então vamos pra 3a edição desse post, versão Abril/2010.  Alias, gostei desse modelo, então exceto se algo diferente atingir os campeões de hits, os próximos (sempre indo ao ar depois do dia 20 de cada mês) devem ser assim, registrando coisas diferentes ou curiosas ou relevantes que aparecem como busca no meu site!

***

estou tomando tapazol a 1 mês só que ain… (suponho que fosse: ainda tenho sintomas, ainda não melhorei ou coisa assim):

Ok, odeio ser portadora de más notícias, mas o Tapazol não é sei lá, uma aspirina que você está com dor, toma a dita cuja e a dor passa.  O hipertireoidismo é uma doença complexa, e seu corpo está cheio de hormônios que foram liberados em excesso. Vai demorar um tempo até que os sintomas sejam suprimidos na medida em que o medicamento impede a tireoide de absorver o Iodo e produzir excesso de hormônios. E ainda assim, em alguns dias você vai sentir os sintomas de novo, porque por alguma razão a produção de hormônios naquele dia estará suplantando a ação do remédio. Em outros, você vai ter sintomas de hipotireoidismo, porque com o remédio a dose de hormônios caiu mais do que o desejado. Até que ele faça o efeito correto e o médico ajuste a dose necessária, vai levar um tempo. Eu por exemplo tomo Tapazol há 6 meses e vez por outra ainda sinto os sintomas do hipertireoidismo, em especial os que afetam o sistema nervoso… O que nos leva a próxima pergunta:

***

o tratamento com tapazol é lento?
(e também Quanto tempo pode-se tomar tapazol? O tapazol age logo? Fim do tratamento com tapazol)

Sim é lento. Leva de 1 ano e meio a 2 anos. A redução dos sintomas acontece antes disso, mas se o remédio for suspendido, a tireóide volta ao seu ciclo de produzir hormônios em excesso…
Se a questão é QUANDO os sintomas vão sumir, bem, isso vai variar de pessoa pra pessoa, e de sintoma pra sintoma. Seu médico irá acompanhar isso junto com você pra ver se o remédio está funcionando do jeito que é esperado, o que é lento sim, infelizmente, mas tecnicamente funciona em mais de 90% do casos (independente de haver depois outras crises anos a frente… infelizmente isso é outra história).
Não sei exatamente se após esse 2 anos de tratamento a suspensão do Tapazol é obrigatória, mas acredito que sim, pois ou ele fez efeito ao menos durante algum tempo (já que nada impede que o quadro de hipertireoidismo retorne depois de algum tempo sem o medicamento) e deve ser suspenso ou ele não fez efeito nenhum, e é melhor usar novas formas de tratamento com menos efeitos colaterais a curto e médio prazo. Então acho que o período limite de uso é de 2 anos aproximadamente.
Mas embora os sintomas não sumam de fato nos primeiros momentos, em especial porque normalmente o uso do Tapazol é associado ao uso de beta-bloqueadores, é possível notar melhoras com menos de uma semana de tratamento.  No meu caso os tremores diminuíram quase que imediatamente, assim como o calor excessivo, a taquicardia, e as dores musculares. Não sumiram, mas já melhoraram bastante.
E não cheguei ao fim do tratamento com tapazol pra saber exatamente como funciona, mas pelo que entendo, ao atingir eutireoidismo é dada uma dose de manutenção e após um tempo o remédio é suspenso. Quem já passou por esse processo poderia comentar aqui pra sabermos ao certo como é…

***

é mais facil tratar hipotireoidismo ou hipertireoidismo?

Hipotireoidismo, de longe. Tem menos complicações para a saúde e, de modo geral, basta o uso do hormônio sintético pra repor o T4 que estiver em falta. Mas isso não quer dizer que seja legal ter hipotireoidismo… E pulamos dessa pra outra pergunta, que leva ao mesmo raciocino:

***

O que é pior? Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo?

Hipertireoidismo é pior. Causa mais efeitos e tem mais riscos pra saúde e é mais complexo de tratar. Mas não quer dizer, de novo, que seja bom ter hipotireoidismo…

***

metabolismo acelerado é hiper ou hipotireoidismo?

Hiper. Quanto mais a tireoide trabalha, mais hormônios ela libera e quanto mais hormônios, mais rápido é o metabolismo.
A Hipo é ao contrário: tireóide trabalhando pouco, liberando pouco hormônio e por isso, desacelerando o metabolismo.

***

parar de tomar tapazol pode causar queda (suponho que fosse: de cabelo, ou de unhas)

Ok, isso é complexo, mas a resposta final é não. O hipertireoidismo pode causar queda de cabelo uma vez que deixa o cabelo quebradiço (o mesmo vale pras unhas). E o Tapazol também pode causar queda de cabelo sendo esse um dos efeitos colaterais do remédio. Mas parar de tomar não causa queda de nada.  E o mais importante, não se para um medicamento do tipo do Tapazol sem o conhecimento do seu médico. Você vai parar de tomar quando o tratamento acabar e ou quando se decidir por outras formas de tratamento, como cirurgia ou iodo radioativo. Nesse meio tempo, o jeito é conviver com os efeitos do remédio.

***

iodo radioativo hipertireoidismo engorda

Isso foi uma busca pra lá de confusa… mas vamos tentar:
Um dos sintomas possíveis do hipertireoidismo é emagrecer. Mas isso não é uma constante: pode-se não ter o sintoma, ou ter e quando começar o tratamento ser o primeiro sintoma a ser eliminado… Além disso, come-se muito quando se está com o metabolismo acelerado porque além do corpo pedir, há um aumento da ansiedade e portanto, do reflexo de comer por comer… então apesar da tendência a emagrecer, o paciente pode acabar engordando.
O Iodo Radioativo é um tratamento possível pro hipertireoidismo e ele não engorda. MAS ele tecnicamente cura o hipertireoidismo, e o paciente pode continuar ansioso e comendo muito e aí engordar… ou o Iodo pode causar hipotireoidismo, que tem como sintoma o ganho de peso (o metabolismo é lento, então há pouca necessidade de energia, e o que se come, mesmo que em pouca quantidade, não é consumido ficando de reserva: ou seja, é transformado em gordura).
Então até tem uma relação entre essas 3 coisas, mas não é uma relação linear.

***

remédio para a supressão da tireoide/puran T4

Mais uma colocação pra lá de confusa… se o que você quis dizer é que uma vez suprimida (retirada) a tireóide o medicamento seria o puran t4, está correto. Puran T4 é um hormônio sintético que repõe, caso a tireóide não esteja funcionando mais ou funcionando abaixo do que devia, o hormônio que controla o metabolismo.  AGORA, se a pergunta era qual o remédio pra suprimir a tireóide, ou seja, para que ela pare de produzir hormônios em excesso, ai é não podia estar mais errado. O puran é completamente contra indicado pois ia lançar mais hormônio na corrente sanguínea…  Converse com seu médico!

***

o que quer dizer parte distal da unha?

É a parte mais longe do sabugo, do começo do dedo. Deu pra compreender? É a parte que não tem coloração rosada (e que no descolamento distal, fica maior e maior e a parte rosada menor e menor…)

***

facilidade de tremer quando fica nervosa

É normal tremer quando se está MUITO nervosa. O corpo sofre uma descarga de adrenalina entre outras coisas e se prepara pro impulso básico de correr ou lutar. Aí tem uma explicação técnica de como receptores próprios da adrenalina nos músculos esqueléticos agem mas não sei se isso cabe aqui.
Mas aconselho a ficar de olho. Eu comecei tremendo quando eu estava muito nervosa. Depois bastava estar ligeiramente nervosa. Depois eu tremia só de estar em uma situação desconfortável e quando dei por mim eu tremia o dia inteiro, sendo incapaz de qualquer coisa que exigisse coordenação motora fina, incluindo aí escrever…  Então se você estiver tremendo demais mesmo quando nervosa, não custa procurar um médico e checar se é só adrenalina mesmo…

***

se a tireóide explodir o que acontece?

Tipo explodir mesmo? Acho que você morre, né? Acho que se qualquer coisa explodir dentro de você o resultado não vai ser muito bonito. Mas que eu saiba, tireóides não explodem, a não ser se você tomar Iodo com nanotecnologia de bombas terroristas que… É PILHAAAAAAAA: ISSO NÃO EXISTE e tireóides não explodem no sentido real da palavra explodir.
Agora, se a tireoide crescer demais, além de um bócio monstruoso, significa que há algo muito errado nela (hiper ou hipotireoidismo) e você tem que ir ao médico. Em caso de bócios MUITO grandes, a cirurgia costuma ser o tratamento de escolha, seguido do Iodo Radioativo e medicamento em último caso (o contrário do caminho percorrido pra bócios pequenos e pessoas mais jovens) pois os medicamentos dificilmente iam servir pra fazer regredir um bócio já grande e estabelecido…

***

o remedio tapazol tira a fome?

Ok, isso é sério. MUITO sério. Pra lá de sério. A não ser que você seja diagnosticada com hipertireoidismo e seu médico lhe passe tapazol como medicamento, ou que seja diagnosticada como portadora de hipotireoidismo e o médico lhe passe Puran T4 como remédio, esses medicamentos NÃO DEVEM SER TOMADOS. Eles interferem no funcionamento da tireoide, que se estiver saudável, vai deixar de ser, e acredite, você não vai querer isso…
Até porque o Tapazol tira a fome sim, mas por diminuir a circulação do hormônio da Tireóide (que tem como um dos sintomas aumento do apetite), e diminuindo a circulação desse hormônio, desacelera o seu metabolismo ( e metabolismos lentos RETEM gordura, ou seja, aumentam a tendência a engordar).
O contrário disso, o Puran T4, aumenta o metabolismo, pois é um hormônio tireoidisano sintético e por conseguinte, aumenta o apetite e diminui a tendência a engordar. E estou falando isso aqui porque é uma informação circulante na internet que você vai achar super fácilmente… mas o que talvez você não ache e é o vital aqui, é que o uso desse medicamento sem a indicação apropriada, pode levar a um quadro de hipertireoidismo, e ai eu sugiro você ler esse blog todo, em especial os posts sobre sintomas, pra entender que você vai estar ferrando com a sua vida ao fazer uma bobagem dessa, e pode ter um treco no seu coração e cair durinha. Magrinha e durinha… Não compensa. Acredite, definitivamente NÃO COMPENSA.
Não existe solução mágica pra emagrecer. E definitivamente, remédios pra tireóide não são soluções mágicas pra excesso de apetite ou ganho de peso, e na verdade, são perigosíssimos para quem não apresenta problemas na tireóide!!!!!!!!!!!!!!

About these ads
Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

187 respostas a O povo pergunta, a gente responde (3)

  1. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (4) « Indo devagar

  2. daniela diz:

    meu nome e daniela descobri um nodulo na tireoide e um cisto a cintilografia acusou que eles eram toxicos sentia insonia,enjoo,ansiedade,irritabilidade,fraqueza quase pirei tive de tomar anti depressivos e rivotril ate o dia da operaçao ,tirei toda a tireoide mas continuo meioansiosa,angustiada,depressiva,as vezes nao quero sair da cama ,choro começei a tomar o levoid de 38mcg por 10 dias ,depois tomei durante dois dia 2 de 38 e passei para 88mcg por 15 dias agora vou passar para100mcg hoje dia 14/07/2010 ainda estou em tratamento com o psquiatra meu primeiro exame de tsh de 65,928 e o t4 deu0,46 gostaria de saber em quanto tempo esses exames vao se estabilizar e se nao vou mais sentir essa angustia ,cansaço,dor nas pernas se vou ter uma vida normal gostaria de uma resposta obrigada dani

    • Oi Dani,

      pela sua descrição, parece que você tinha hipertireoidismo, fez a cirurgia, e agora tem hipo. Os sintomas vão começar a melhorar assim que a dose ideal do hormônio sintético (no seu caso, o levoid) for encontrada. Pode demorar um tiquinho, então é preciso ter paciência, porque além da dose ideal, os níveis de hormônio precisam se estabilizar e seu corpo se acostumar (e sua mente também, porque a gente se vicia em certos sintomas porque espera senti-los e acaba os sentindo mesmo!). Mas continue indo regularmente ao seu endocrinologista e tome a medicação sem pular nem um dia sequer, e antes de você notar vai estar tudo estabilizado. A má notícia é que o levoid (ou outro remédio similar) é pra vida toda, a boa é que uma vez achando a dose certa, você vive uma vida 100% normal! :)

      Sorte, e no que precisar, estamos por aqui. :)

      • juliana diz:

        Ola, Meninas.
        Em março do ano passado eu descobri que estava com hiper, td começou qdo em um mes emagreci 3 kilos de uma vez , sem fazer regime e comendo muito, ai reparei que estava tremendo e muita cansanda, era o Hiper me pegando.(familia td da minha mae tem HIpo).Comecei a tratar com o Tapazol……..Tive que começar a tomar fluxotina e diazepan…… meu trabalho era um stress só…..mas hj vejo que a culpa foi do HIper.Em Março de 2012, meu hiper estava normal e nao precisei mais tomar remedio, 1 mes depois parado com todos os remedios, engordei 8 kilos, sem preceber de tao rapido que foi, meu corpo todo esburacado, como se fosse celulite no corpo todo, braço, tornozelo……isso td inchaço , retençao de liquido, hoje estamos em outubro, passo fome..emagreci 3kilos, ma smeu corpo ainda esta deformado.Isso seria consequencia do Tapazol?Ainda sinto muito calor, mais do que antes, o que seria?So sei que meu metabolismo ta uma bagunça, nao me sinto bem, ma sestou melhor do que antes.Vou procurar outra medica e fazer novos exames, proncipalmente os do metabolismo, vitaminas……Alguem parou de tomar e nao voltou ao normal?

        • sandra diz:

          olá, eu nunca ouvi falar isto,mas acho que essa tal de hiper e hipor é uma chatisse…aff!!!Eu dei essa coisa chata e estou em tratamento ,no mometo faço tratamento já 9 meses…pelo contrario de todos ei mantive meu pesso e espero continuar , pois detesto engordar…po´rm o que me deixa muiiiiiiiiiito chateada é que minh palpebra ficou 2mm abaioxo do normal e isto me deixa triste…será que volta ou terei de fazer plastica?Bjs e boas melhoras …

  3. DEISE diz:

    QUANDO TINHA MEUS VINTE E POUCOS ANOS , DESCOBRI NÓDULO NA TIREOIDE E FUI NA ENDOCRINOLOGISTA E ELA ME RECEITOU CINTROIDE, COMECEI COM 100 DEPOIS FUI PARA DOSAGEM DE 50 E POR MUITO TEMPO FIQUEI TOMANDO O PURAN T4 88 , COM DOIS ANOS PARA CÁ COMECEI A SENTIR ACELERAÇÃO NOS BATIMENTOS CARDÍACOS , TREMOR , E OUTROS SINTOMAS , FUI EM OUTRO MÉDICO ELE ME TIROU O REMÉDIO. FIQUEI BOA DURANTE DUAS SEMANAS , MAS AGORA AINDA ESTOU SENTINDO NERVOSISMO, E ACELERAÇÃO , QUERO SABER SE O REMÉDIO AINDA FICA NO NOSSO ORGANISMO, SE EU ESTOU COM HIPERTIREOIDISMO, POR TER TOMADO DURANTE MUITO TEMPO O PURAN T4 88 ? JÁ FIZ EXAME DE SANGUE NÃO TENHO NADA E TAMBÉM FIZ EXAME ECOCARDIOGRAMA TAMBÉM NÃO TENHO NADA NO CORAÇÃO. POR FAVOR ME RESPONDA.

    • Os sintomas que vc descreve são mesmo de hipertireoidismo, mas não há como saber se é mesmo, se é só por conta do puran ou se você desenvolveu o quadro, enfim, sem maiores detalhes não dá mesmo para saber.
      O exame de sangue que você fez foi o TSH, T4, T3? Quais os níveis?

      Dependendo de como estiver o quadro, talvez você precise tomar um medicamento antitireoidiano (tapazol) mas só seu endocrino vai poder lhe orientar melhor, com relação a se isso vai ser necessário ou é só esperar o puran sair do seu organismo, além da dosagem, etc…

      O mesmo com relação a taquicardia. Se estiver muito forte, o endócrino vai lhe prescrever um betabloqueador, mas de novo, só ele pode fazer isso, então leve seus exames ao médico (e se o que você fez não foi TSH e cia, ele vai lhe solicitar um) e ele vai poder lhe orientar melhor.

      Mas fique calma. O pior que pode ser é hipertireoidismo, que é um SACO, mas com o medicamento os sintomas tendem a sumir, então também não é o fim do mundo, ok? :) Palavra de quem convive com ele! :)

  4. daniela diz:

    QUERIDA ADRIANA EU VOU CONTAR PARA VOCE MAIS ALGUMAS COISINHAS ,JA OUVIU FALAR EM HEMOTERAPIA ,EU ACHO QUE JA ,ESTAVA COM DOR NA COLUNA E RESOLVI FAZER POIS ALGUMAS PESSOAS DA FAMILIA FAZIAM E SE ADAPTARAM E BEM NO MESMO DIA JA COMECEI A ME SENTIR ESTRANHA DURANTE A SEMANA COMECEI A TER ENJOOS ,NAUSEAS ,FRAQUEZA, E AINDA FUI LA E FIZ PELA SEGUNDA VEZ NA MESMA HORA ME SENTI MEIO FLUTUANDO PARECENDO QUE IA DESMAIAR DAI PRA FRENTE FOI MUITO ENJOOO,ACHAVA AS VEZES QUE IA DESMAIAR ACABEI INDO AO HOSPITAL PORQUE NAO PARAVA DE TER NAUSEAS E UMA SENSAÇAO ESQUISITA ,ACHEI QUE PODIA SER A MINHA GLICOSE ENTAO PROCUREI UM ENDOCRINOLOGISTA DO PLANO QUE ME PEDIU ALGUNS EXAMES E O TSH DU 0,19 MAS ELA DISSE QUE ESTAVA DENTRO DO NORMAL E ME DISSE PARA PROCURAR UM PSQUIATRA QUE A MINHA ANSIEDADE ,ENTAO PROCUREI UM E ELE ME DEU UM ANTIDEPRESSIVO- E DISSE QUE EU IA FICAR BOA NOS 4 PRIMEIROS DIAS FIQUEI TOTALMENTE MOLE,DEPOIS PASSOU E O ANTIDEPRESSIVO SO COMEÇOU A FAZER EFEITO COM DUAS SEMANAS, ENTAO PROCUREI UM ENDOCRINOLOGISTA PARTICULAR QUE ME PEDIU MAIS EXAMES E UM ULTRASSOM ENTAO ACUSOU UM NODULO E UM CISTO ,PEDIU UMA CINTILOGRAFIA QUE DE NODULOS TOXICOS FIZ A BIOPSIA QUE DE LESAO FOLICULAR ,MA S PASSAVA MAL ENTAO ELA ME ENCAMINHOU PARA O CIRURGIAO QUE DISSE PARA TIRAR TODA A TIREOIDE E ME PERGUNTOU SE EU NAO SENTIA ESSA ANSIEDADE EXTREMA ANTES POIS O 2 PSQUIATRA ME DISSE QUE A ANSIEDADE ERA POR CAUSA DO NODULO FIZ A CIRURGIA E CONTINUEI SENTINDO ANSIEDADE ,E AGORA MUITO FRIO,MUITA DOR NAS PERNAS ,DESANIMO,UM APERTO NO PEITO, SO QUE AO REALIZAR A BIOPSIA DA TIREODE DEU QUE EU TINHA ERA TIREOIDITE DE HASHIMOTO OUSEJA EU ACHO ADRIANA QUE AO FAZER A HEMOTERAPIA ELA ME MOSTROU ESSA DOENÇA E O PROPIO ORGANISMO TENTOU ESPULSAR A TIREOIDITE MAS EU NAO FIZ TODOS OS EXAMES QUE TALVEZ COMPROVARIAM O HAshimoto,ENTAO EU ACHO QUE AO FAZER A HEMOTERAPIA EU COMEÇEI A TER UMA DEPRESSAO MUITO FORTE PORQUE O HASHIMOTO DA DEPRESSAO MAIS A TIREOIDE DESCONTROLADA POR CAUSA DA HEMOTERAPIA ,TENHO MEDO DO QUE A HEMOTERAPIA POSSA TER FEITO COMIGO POIS CONTINUO INDO AO PSQUIATRA E LIGUEI PARA A MINHA ENDOCRINOLOGISTA PORQUE AGORA ESTOU TOMANDO LEVOID DE 100MCG E ELA ME DISSE PARA TOMAR MAIS UMAS DUAS SEMANAS SE CONTINUAR COM DOR NAS PERNAS ,CANSAÇO, FADIGA,E PARA EU TALVEZ FAZER OUTRO EXAME E AUMENTAR A DOSAGEM PARA125MCG MAIS JA FAZ UM MES QUE ESTOU TOMANDO HORMONIO E CLARO QUE COMEÇEI COM 38,PASSEI PARA 88DURANTE 15 DIAS E AGORA ESTOU COM 100 A 9DIAS ,AS VEZES ACHO ADRIANA QUE NUNCA MAIS VOU SER A MESMA

  5. Daniela,
    uma vez que a tireóide foi retirada, a reposição hormal é pra sempre, mas uma vez encontrando a dose apropriada, tudo vai se regularizando aos pouquinhos.

    Quanto a ser a mesma, bom ,a gente nunca é, pois tudo que acontece com a gente nos modifica, mas isso não precisa ser uma coisa ruim. Uma vez que os sintomas da doença em si vão aos poucos sumir com a medicação, o resto é só uma questão de ir se ajustando…

    Não conheço muito de hemoterapia, mas não acho que ela seja a responsável. Acho que revelou um problema que você viria a ter de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde, já que se não me engano, a Tireoidite de Hashimoto também é auto-imune como a Graves, e não há como prever quando ou o exato porque dela acontecer. Ninguém deseja essas coisas, e é sempre muito ruim passar por isso, mas passa.

    É só uma questão de esperar o quando, tá?

  6. daniela diz:

    QUERIDA ADRIANA ESTOU PASSANDO DIAS TERRIVEIS POIS ESTOU MUITO SENSIVEL, CHORANDO MUITO, DOR NAS PERNAS,ESTENHO TIVE ONTEM NO PSQUIATRA E ELE ME DISSE QUE OS ANI-DEPRESSIVOS NAO AGEM TOTALMENTE PORQUE MEUS HORMONIOS ESTAO DESCONTROLADOS ,TENHO MEDO DE NAO DE ELES NAO CHEGAREM NO LUGAR, VOU FAZER OS NOVOS EXAMES DAQUI A 2 SEMANAS, E ESPERO QUE ELES TENHAM CAIDO ESSA HISTORIA DE HORMONIO E COMPLICADA PORQUE SEM A TIREOIDE E MAIS DIFICIL ,ESPERO TER PACIENCIA E FE PARA AGUENTAR TUDO ISSO ,AS VEZES ME ARREPENDO DE TER TIRADO TODA A TIREOIDE ,DEVIA TER TIRADO SO O NODULO E O CISTO ,POIS JA ESTARIA BOA VAI FAZER DOIS MESES QUE ESTOU TOMANDO HORMONIO SERA QUE E MUITO POUCO ,TENHO CONVERSADO COM PESSOAS QUE ME DISSERRAM QUE DEMORA DEPENDE DO ORGANISMO ,ONTEM ENCONTREI UM SENHOR QUE ME DISSE QUE A ESPOSA DELE FEZ E ATE HOJE OS HORMONIOS DELA NAO CHEGARAM NO LUGAR ,MAS ELA ME DISSE QUE ESTA BEM MELHOR QUE NO COMEÇO ELA CHORAVA POR TUDO E O QUE ESTA ACONTECENDO COM IGO ,CHORO MUITO ,TENHOMUITA ANGUSTIA, ME CONTE UM POUCO DE SUA HISTORIA ,VOCE TEM SIDO UMA BOA AMIGA NESSAS HORAS ,MORO EM BELO HORIZONTE .BEIJOS DANI

    • Dani
      perdão pela demora, mesmo….

      Achei que tinha respondido essa, tanto que apaguei o aviso de novo comentário do meu inbox, o que só faço quando respondo um comentário. Vai ver tentei responder e não entrou e eu não notei. Sei lá, minha memória ainda é um lixo…

      Realmente espero que essa fase negra tenha passado, o que é bem provável. Se você for lendo os posts um a um, vai ver que também passei por isso, e volta e meia ainda passo. Infelizmente é normal. Tanto pelo desequilíbrio emocional que a hiper gera, como pelo efeito do remédio simulando uma hipo, o que as vezes gera um quadro depressivo em alguns dias.

      A coisa mais importante é SEMPRE TER EM MENTE que isso é a sua tireoide falando, e não você, e que vai passar. Vão ter dias que levantar da cama vai ser um desafio intrasponível, e o que é preciso fazer é sempre lembrar que é a doença falando, que é parte do processo, e que se você superar esse dia o outro há de ser melhor. E quase sempre é mesmo. Então força, calma, e converse sempre com seu médico.
      Eu sou meio avessa a antidepressivos, ansiolíticos e outras pilulas mágicas porque realmente acho que se a gente não enfrentar essas coisas na garra, a gente pode estar perdendo uma oportunidade aí, e acabar ficando meio dependente dos remédios, mas cada caso é um caso, e as vezes é preciso mesmo ajuda de remédios para melhorar o quadro geral do nosso emocional para enfrentarmos a doença. Mas de um jeito ou de outro, sempre lembre que isso é a sua tireóide falando, tá? Porque quando isso fica claro, é mais fácil passar pelos dias ruins, até eles serem uma lembrança remota e chata e não mais o nosso cotidiano.

      Beijos e melhoras.

    • Lucas Murilo do Nascimento Padilha diz:

      Daniela gostaria de saber se você emagreceu ou engordou adicionar Murilo no msn
      murilo-padilha03@hotmail.com

  7. glaucia diz:

    Ola..meu nome é Glaucia, tenho 51 anos e a mais ou menos 5 anos venho com sintomas que eu acreditava serem da menopausa..no meu caso cirurgica pq fiz hesterectomia…mas exames de hormonios dava normais…vinhe tendo calores, ansiedade, insonia..ganho de peso…ate que ha uns dois meses comecei a ter taquicardias..mesmo em repouso…Corri marcar um cardio pois minha mãe é cardiopata.A dra. incluiu nos exames pedidos o t3, t4, e logo viu que o meu problema é endocrino.Já fiz o exme de ultrassonigrafia e não tenho nodulos na tireoide..tenho sim hipertiroidismo.
    Como desesperadamente de manhã até a noite e ja emagreci 6 kl.
    Seria ótimo se não fosse um problema de saude.
    Lendo tudo por aqui me identifiquei com varios sintomas ..inclusive as dores musculares.
    Hoje começo o tratamento com Tapazol e meio preocupada com as possiveis reações ao medicamento vim procurar na net ..ja que durmo apenas umas 3, 4 horas por noite.
    Mesmo estando longe do carnaval ja tenho pra minha fantasia a mascar do zorro..espero que salsinha e pepino me ajudem com as olheiras.
    Na verdade vim agradecer as informações.
    Um gde abraço..e qdo eu puder volto pra contar a respeito de meu tratamento pra hipertiroidismo e sobre o remedio Tapazol.

  8. Oi Glaucia,

    bem vinda. Espero que o espaço aqui lhe sirva de ajuda pra novas informações e pra espaço até de desabafo, se quiser e precisar.

    O blog anda meio desatualizado, pois ando tanto sem informações novas como meio desanimada, o que pode ser uma fase, então espero retomar a caça de informações qualquer dia desses. Mas mesmo sem novo post, esse é um espaço pra dividir experiências, e mesmo que eu demore um pouquinho, eu sempre respondo. Além disso, se comentar nos posts mais recentes, as minhas outras amigas hipertireóidicas também possivelmente irão participar da conversa.

    A minha história, se não andou lendo por aqui, é parecida mas menos drástica, já que foi só um ano, um ano e pouco que convivi com os sintomas achando que era outra coisa, até chegar num ponto crítico, no meu caso foi o tremor incapacitante (eu não conseguia mais assinar meu nome!) além da falta de ar.
    Estou tomando tapazol tem um ano. Ainda tenho alguns sintomas de hiper, misturados com outros de hipo, mas hoje em dia é beeeeemmmmm mais tranquilo, são na maior parte dos dias apenas desconfortos.

    Te desejo boa sorte no tratamento, que tem seus altos e baixos, então se tiver alguma dúvida que a gente já tenha vivido e saiba como lidar, estamos a diposição, ok?

    abraços.

  9. Jamile diz:

    Olá, meu nome é Jamile, tenho 29 anos.. e sou mais uma aqui para queixar-me dessa bendita tiréoide… Ooou glândulazinha que descompensada pode causar um estrago na nossa vida. Tenho descontrole da tireoide desde 16 anos e posso dizer que só tive uma saúde perfeita antes disso. Começei com hipertireoidismo( doenças de graves),uma fase terrivel!!! tomei iodo 2 vezes no qual resultou em hipotireoidismo. Percebo que os sintomas clinicos mudaram de um para outro, mas o emocional continuam os mesmo…
    tomo puram 175mg, o que seria uma dose altissima, mas sim adequado a minha necessidade. Ultimamente descobrir um nodulo,porem não posso fazer punção, pois encontra-se entre duas arterias calibrosas, sendo de alto risco fazer punção. Mas tenho tido fortes sintomas emocionais, como excessivas ansiedade… gostaria de saber se esse nodulo poderia estar causando esse sitomas? desde já agradeço a atenção.

    • Oi Jamile,
      bem vinda ao time. :)

      Bom, eu não sou médica, mas usando só o bom senso, é bem provável que o nódulo tenha alguma influência sim. Como tem estado seus estames de TSH e T4? É que em teoria, e digo em teoria porque cada um é cada um, certo?, bem, em teoria tomando o puram, ainda mais em uma dose alta, o hipotireoidismo seria assintomático porque o hormônio sintético simularia uma tireoide normal. Eu só consigo pensar em 2 coisas pra você estar se sentindo mal: a dose estar desatualizada (ter sido a necessária em algum momento, mas agora estar sendo excessiva) ou o remédio até estar agindo, mas o nódulo estar causando algum efeito reverso, alguma produção extra de hormônio apesar da tireóide já ter sido queimada com o iodo, ou algo do gênero. Há uma terceira possibilidade: tudo isso é desgastante emocionalmente, e mesmo que não seja causado por hormônios, você pode estar excessivamente estressada com a situação. Eu não te culpo. Mas se for isso, você vai ter que encontrar uma maneira de lidar com o emocional, alguém pra conversar ou até remédios, que normalmente sou contra, mas se a situação estiver acima da sua capacidade atual de lidar com ela, é melhor um jeito medicamentoso de lidar com a ansidade, do que voltar a ter todos os sintomas sem ter uma causa física, né?

      O melhor mesmo é reclamar isso com o endócrino e pedir uma nova bateria de exames, até para ter uma noção do que pode ser o nódulo já que a punção não é possível. Se os exames não demonstrarem nada de estranho e os hormônios estiverem ok, vai te dar uma tranquilidade maior pra lidar com tudo isso. E se algo aparecer, pelo menos você já vai estar no caminho para tratar o que quer que esteja desregulando tudo e poder tocar sua vida.

      Sorte, e qualquer coisa estamos aqui. Somos mais palpiteiras com alguma experiência do que especialistas, mas as vezes só trocar experiências e saber que não se está sozinho, ajuda! :)

  10. Elzimar Soares diz:

    OLÁ!
    ESTÁ IDEIA FOI BRILHANTE,QUANDO SE DESCOBRE O HIPER OU HIPOTIROIDISMO, FICA-SE PERDIDA,ACHA-SE QUE O MUNDO ACABOU,ESTOU PASSANDO POR ISSO A UM MÊS E SÃO TANTAS DÚVIDAS…RECEIOS…FALTA DE INFORMAÇÃO QUE VOCÊ ACABA SE DESESPERANDO MESMO. OBRIGADO PELA INFORMAÇÕES E PODERIA-SE CRIAR UMA COMUNIDADE Ñ?ASSIM ESTARIAMOS UNIDAS E AJUDANDO UMA AS OUTRAS.

  11. Pingback: Os números de 2010 | Indo Devagar

  12. daniela diz:

    Querida AdRIANA A MUITO TEMPO NAO NOS FALAMOS NAO E, ACHEI QUE OS MEUS SINTOMAS NUNCA IRIAM PASSAR,MAS QUANDO ESTAVA TOMANDO A DOSAGEM DE 125 COMEÇEI A ME SENTIR BEM, ENTAO FIZ NOVOS EXAMES E O TSH DEU BAIXO MAS NAO TINHA MAIS SINTOMAS E PASSEI PARA 112 E FIQUE BEM UNS DOIS MESES MAS ENTAO COMEÇEI COM UMA DOR NO ESTOMAGO E COMEÇEI A TOMAR OMEPRAZOL ANTES DO HORMONIO ENTAO O TOMEI UNS 43 DIAS MAS COMEÇEI A ME SENTIR ANSIOSA,INQUIETA,DOR NAS PERNAS,LIGUEI PARA MINHA ENDOCRINOLOGISTA E ELA ME DISSE QUE ESTAVA TOMANDO O HORMONIO ERRADO QUE EU DEVIA ESTAR EM HIPOTIREOIDISMO DE NOVO E MANDOU EU VOLTAR PARA 112 DE NOVO ENTAO TOMEI UM MES E COMEÇEI COM UMA DOR DE CABEÇA POR UMA SEMANA QUE NAO PARAVA COM NADA ENTAO FIZ UM NOVO EXAME E O TSH DEU BAIXO E ELE PASSOU PARA 100 SO QUE EU ACHO QUE ACONTECEU FOI QUE SEGUNDO ELA O OMEPRAZOL TIRAVA A DOSAGEM IDEAL DO ORGANISMO E AO VOLTAR PRA 112 ELE SENTIU POIS VAMOS SUPOR QUE COM O OMEPRAZOL EU ESTAVA TOMANDO 50 AO PASSAR PRA 112 0 ORGANISMO ESTRANHOU E EU SETI MUITA DOR DE CABEÇA,ANSIEDADE,CORAÇAO ACELERADO,CANSAÇO, MAIS AGORA E COMO EU ESTIVESSE COMEÇANDO DO ZERO POIS O ORGANISMO TEM QUE ADAPTAR UMA NOVA DOSE ,POIS EU BAGUNÇEI TUDO E TENHO QUE ESPERAR O ORGANISMO AGIR COM 125 O ORGANISMO DEMOROU 6 SEMANAS PARA FICAR BOM E NEGOCIO E TER NOVAMENTE PACIENCIA.BEIJOS DANI

    • Daniela,

      essas coisas acontecem. Dependem muito de como cada corpo absorve tanto o anti-tireoidiano como o hormônio sintético, e as vezes demora para achar a dosagem ideal, ou quais medicamentos podem ser tomados em conjunto (ou qual a alteração nas doses para poder tomar certos medicamentos em conjunto, etc!)

      Por isso sempre falo que o mais importante é ir ao médico recularmente e mais ainda, tomar conta do próprio corpo, para notar novos sintomas ou piorar dos sintomas antigos no primeiro sinal, assim fica mais facil tanto pro médico achar a dose ideal dos mediamentos, como pro paciente não sofrer tanto com a alteração de uma condição para outra…

      Sorte, e como sempre, estamos por aqui! :)

      Bom falar com você de novo. :)

  13. Danielle aparecida diz:

    oi Daniela eu tenho probremas de tirioide a anos mais eu comecei com pobrema de ipertiriodismo descupe se esta errado mais eu fiz iodo e meu medico me deu o poran t 4 100 e so tava emgordando ai eu mesma aumentei para poran 150 e comesei a desincha eu estava enchada e muito gorda agora to tomando o param 175 e estou emagrecendo e bem disinchada so que sinto que estou melhor mais disposta para fazer as coisas so sinto meu coraçao um pouco aselerado mais e so quando vou dormi vi que vc alerta sobre o coraçoa nao aguentar por ser muito ormunio mais aqui onde moro medico e so pagando muito eu so queria que vc me falase se eu devo vouta a tomar o poran t4 100 ou eu continuo tomando o poran 175 que vc acha ou eu so diminuo um pouco o amiga eu to tao bem so um pouco com o coraçoa batendo meio rapido so quando vou dormi nao e como era no comeso que tremia ate meu olho eu tomo tabem o propanolol que e para os batimentos ai me ajuda por favor ta um abraço fique com Deus

    • Bom, isso é sério, e se eu parecer um pouco dura, é porque você está colocando sua saúde e sua vida em risco por conta de um mito…

      Sendo nua e crua com você, não era a falta de hormônio que estava te engordando, o que estava te engordando é seu estilo de vida. Sim, hipotireoidismo aumenta a propensão a engordar, ok? Porque se a tireóide não trabalha e não libera hormônios, o corpo fica mais lento, e queima menos gordura.

      Entretanto, a solução não é aumentar a quantidade de hormônio, porque muito hormônio significa corpo trabalhando mais do que devia, o que significa que não só seu coração, mas TODOS os seus orgãos podem não aguentar.

      Quando o médico prescreve uma certa quantidade de hormônio, não digo que eles esteja absolutamente certo e que a dose seja perfeita logo de cara, entretanto, mesmo sendo dificil consultar um médico, a gente não pode aumentar ou diminuir essa dose por conta própria. Ele prescreveu a dose com base no seu histórico, seus hábitos diários, seu quadro médico, sua condição física, etc…. ele pode estar enganado e a dose ideal ser um pouco acima ou um pouco abaixo, por isso o retorno (e mesmo médico pago faz esquema de retorno para verificar dosagens de remédio e coisas assim, e esses retornos não são pagos ou são mais baratos!) é importante, para ele ver o que a dose fez no seu corpo e possa ajustá-la.

      Se você ajusta da sua cabeça, você acaba correndo riscos enormes. Mesmo.

      Se o seu coração está acelerando, sua dose está errada e pronto. Já o “engordar” podia até ser que a dose inicial estivesse meio baixa pro seu caso, mas o mais provável é que você não estivesse fazendo a quantidade certa de exercícios nem se alimentando adequadamente. E falo isso numa boa, porque eu não faço isso… então no meu caso, tomando tapazol que suprime o excesso de T4 , eu ganhei peso: MAS A CULPA NÃO É DO TAPAZOL, É MINHA. Eu sou sedentária, eu como bobagens, eu não me exercito, eu me deixo levar pela gula, etc… não é o remédio, sou eu. Como o remédio devolve minha tireóide pro ‘normal’, ou eu mudo meu estilo de vida, ou me conformo em engordar. Azar o meu. Não posso e não vou culpar o remédio, nem ser inconsequente de parar de tomá-lo porque estou ficando acima do peso.

      Precisamos ficar mais responsáveis. Entender que não é a medicação: somos nós. E nunca, nunca fazer esses ajustes sem ao menos consultar um médico, nem que seja por telefone, nem que seja um conhecido médico, sei lá, ao menos isso… Porque de cabeça, porque ACHAMOS que a dose está errada, só quem tem a perder somos nós.

      Volte para a dosagem inicial. Para não causar problemas pro seu corpo, volte primeiro para o 150, e depois, pro 100 e na primeira oportunidade, vá ao médico e fale do peso, do inchaço, etc… Se se alimentando corretamente , bebendo bastante líquidos e fazendo exercício isso persistir e o exame de sangue confirmar que os hormônios estão em baixa, o médico irá aumentar a dosagem, mas nunca, nunca podemos nós mesmos aumentar por nossa conta…

      É grave. Pode te colocar em sérios apuros… Espero que você siga meu conselho, ok? Pelo bem da sua saúde a longo prazo!

  14. Danielle aparecida diz:

    ok vc tem raçao vou vol tar a toma o remedio . obrigada querida fique com Deus

  15. vera diz:

    olá ,
    tenho 41 anos e meus sintomas de hipertiroidismo começaram a uns seis meses mas como eu nem tinha ideia deste problema na tireoide fui relevando ao meu modo ,estava fasendo academia mas não aguentava mais pois eu não tinha pique e me sentia muito fraca então parei por achar que eu estava sobrecaregada e presisava descançar mais .e para o cansaço comecei tomar por conta vitaminas mas não adinantava nada …..tive os sintomas leves como fraquesa ,fadiga ,e ansiedade ,no começo perad de peso e depois engordei uns dois kg ,e alguns dias eu cheguei sentir palpitações mas não éra todo dia só quanto ficava nervosa .
    descobri por acaso porque fui no medico de rotina e ele pedio tsh que deu baixo então me encaminhou para um dermatologista que me pedio t3 e t4 estavam alto ai ele tb me pedio uma cintilografia .o resultado deu alterado tb o normal da cintilografia é o.35% e meu resultado foi o.38.5% hipertiroidismo leve no meu caso ,comecei tomar tapazol 2 comprim de 10 mg pela manhã fasem 7 dias somente ,mas ja me sinto melhor não sei se é piscologico minha melhora rsrsrs e também eu ficava muito mal com os dias quentes e agora esfriou aqui no sul então pode ser isto tb .daqui a algum tempo volto para diser como esta o tratamento ja que aate agora não tive nem um efeito colateral .
    bjs obrigada
    Vera

    • vera diz:

      desculpa meu medico me encaminhou para um endocrinologista rsrs e não dermatologista como eu coloquei ….rsrsrs

    • Oi Vera,

      O fato de se saber o que se tem, estar medicado e até a mudança pra um lugar mais frio (o hipertireoidismo nos deixa intolerante ao calor) já ajuda muito a se sentir melhor, mas dependendo do seu grau de hiper e da absorção que o seu corpo faz do Tapazol, é possivel sentir os sintomas cederem bem cedo. Só lembrando que mesmo que os sintomas TODOS sumam, não é a cura (ainda), é só o remédio fazendo efeito. Como ele tem lá seus efeitos colaterais, ao sumirem os sintomas muito rápido, alguns pacientes acham que já estão bons e param de tomar e aí volta tudo de novo, as vezes até mais forte, então, não faça isso, ok?

      Mas estar se sentindo melhor uma semana depois é um ótimo sinal. Fico feliz por você! :)

      Sorte, e qualquer coisa estamos por aqui! :)

  16. vera lucia da silva diz:

    olá ,
    hj estou bem chateada porque a mesma sensação de melhora que tive uma semana depois de começar tomar o tapazol sumiu e acho que estou com recaida ….fasem 21 dias hj de tratamento e estou me sentindo bem ruim ……sinto a barriga inchar e desconforto e estou tendo resfriados seguidos tipo espirar e uma leve dor de garganta ,mas não tenho febre então acredito que seja realmente da mudança climatica porque aqui no sul tem muitos altos e baixos ..tenho revisão marcada para primeira semana de maio e novos exames de tsh e t3 e t4 para faser tb nesta semana para mostrar para o meu endocrino.
    minha duvida é a seguinte a alimentação influencia nos sintomas ?nós não deveriamos ter uma dieta especifica ?eu sinto que fico pior quando como comidas mais fortes ou mais salgadas a noite …tenho evitado estou só comendo sanduiche e café descafeinado a noite ,mas eu gostaria muito de saber sobre alimentação e sobre tomar uma cervejinha no final de semana ,prejudica ??? será que devo voltar faser academia ja que estou tomando o remedio ou o correto é eu esperar a revisão de maio e pedir ao médico?sinto falta de ir a cademia …..pois me ajuda aliviar o estresse …..tenho uma rotina de trabalho puxada e academia é uma valvula de escap …….
    bjssss
    até mais
    vera

    • Vera,

      Vamos por partes.

      Reacaída: Infelizmente, é normal. Muito normal. Parte é de fato recaída. Parte pode ser efeito dos medicamentos. Parte pode ser o T4 caindo muito naquele dia e dando alguns sintomas de Hipo. Tudo parte do processo. Lembrando: O Tapazol age suprimindo a produção de hormônios da tireóide embora até a ‘cura’ a tireoide ainda continue os produzindo em excesso. Boa parte das vezes, são esses hormônios circulantes que causam os sintomas, então se o tapazol os suprime, ficamos bem. Mas as vezes ele não suprime a quantidade necessária, e naquele dia temos hormônio demais circulante, ou suprime demais, e ficamos naquele dia com pouco hormônio, ou ainda, ele está suprimindo ok, mas a própria tireóide ainda hiperativa nos causa alguns desconfortos. Além disso, o remédio tem efeitos colaterais, a maioria só incômodo, mas o suficiente pra nos gerar maus dias aqui e ali.

      Os resfriados vem porque nosso sistema imunológico fica completamente surtado quando a tireóide não está bem, ainda mais se o seu caso for Graves ou outra de natureza imuno. Se não houver febre nem dor de garganta, é tratar normalmente, com mto líquido, alimentação quente e rica em vitamina e sais minerais, rinossoro e cama… Se tiver febre ou dor de garganta, ainda mais com seu tratamento ainda no começo, suspenda o tapazol e faça um hemograma. Cheque os glóbulos brancos –> Altos, retome o tapazol e vá no médico ver que infecção foi essa. Normais, retome o tapazol e continue tratando do resfriado. Baixos, não volte com o tapazol e corra no endócrino.

      Como você citou uma leve dor de garganta e citou que tem exames para fazer, sugiro fazê-los agora (se tiver um hemograma entre os exames pedidos, deve ter… sempre tem… :) – Se não, passe num pronto socorro ou algo assim, explique a situação : “Sou hipertireóidica, estou tomando tapazol e tenho sentido dor de garganta. Preciso de uma guia para fazer um hemograma!” e faça o hemograma mesmo sem parar com o Tapazol já que a dor é bem pequena. ). Assim descartamos o pior logo de cara e estando mais tranquila, é mais fácil curar o resfriado! :)

      No meu começo de tratamento eu vivia resfriada. Depois melhorou, até agora, mas é outra história que falo mais abaixo! :)

      Se você estiver se sentindo muito mal, é caso pra adiantar a revisão. 99% das vezes não é nada, nada mesmo, só as variações hormonais e o resfriado para piorar tudo, mas prevenir é sempre melhor que remediar, então se os incômodos forem muito grandes e novos, e te assustarem, volte ao endócrino e os relate.

      Alimentação: os médicos não dizem nada. A gente aprende na marra. Evitar sal (que tem iodo, além de reter líquido) e outros alimentos claramente iodados (frutos do mar por exemplo) é sempre uma idéia boa. Durante a crise de hipertireoidismo, precisamos de cerca de 1/3 a mais de calorias que uma pessoa normal. Isso é complicadíssimo pq quando o remédio começar a fazer efeito, se todos os sintomas (alto consumo calórico, fome, ansiedade) não sumirem ao mesmo tempo, isso vai se reverter em ganho de peso. Então o melhor é fazer esse aumento em caloria de rápido consumo, e em fibras, e outros alimentos saudáveis. Vitaminas e sais minerais (menos o iodo) são TUDO. Eu passei meses maravilhosos me alimentando ultra bem e me sentindo ÓTIMA. Ai perdi minha ajudante, sou um horror como dona de casa, não tô dando conta por aqui e passei a comer pessimamente. Tradução: uma gripe que dura mais ou menos 1 mês já. Coma muita verdura, muito legume, muita fruta, e isso em qualquer fase do tratamento: é bom pra hiper, é bom pra hipo e é bom pra tireóide normal!

      Academia: O problema com exercícios físicos é o seu coração. Hiper causa taquicardia entre outros problemas cardíacos, e exercício acelera os batimentos cardíacos, por isso, é TOTALMENTE contra indicado para hipertireóidicos sem ou em começo de tratamento. Até o coração estabilizar, é preciso pegar leve. E isso em relação ao trabalho tambem. Infelizmente não dá para parar com tudo, então tente levar as coisas de forma mais tranquila, menos estressante, não levando pro pessoal e nunca levando pra casa.

      Agora quando voltar ao médico, pergunte sobre a possibilidade de voltar pra academia. Fale o que vc costumava fazer por lá, e se ele não aprovar, tente negociar alguma rotina de exercícios mais leve ou coisa assim. Verifique se na sua academia há alguém com alguma experiência em casos como o seu, e peça uma sugestão para levar ao médico, de forma que ele veja que há garantias que seu coração não vá ser sobrecarregado (exercícios leves com monitoramento das batidas do coração, por exemplo). Assim que ele tiver essa certeza, ele vai liberar os exercícios físicos de novo.

      Não volte sem o aval do médico. Sei que algumas pessoas PRECISAM disso, mas se seu coração ainda não estiver estável, apesar de você achar que vai aliviar seu stress, na verdade só vai causar mais desconfortos e colocar você em uma situação de risco. Então espere pelo sinal verde!

      Queria ter esse ânimo todo…. Mas ainda sinto falta de ar só em pensar em fazer exercícios! :P

      • vera lucia da silva diz:

        Adriana,muito obrigada
        me ajudou bastante ….depois da prox consulta volto para falar como estou e o resultado dos exames ..
        bjs

  17. Antonio diz:

    Adriana…tudo bem? Parabens pela iniciativa….Adriana ja faz algum tempo que tenho me sentindo mto cansado e fraco..perdi uns 6 kg. Fiz dois exames de tsh e afins….um 5 dias depois do outro…no pimeiro o tsh foi abaixo de 0,05 e o t4 fou 1,7 = limite 1,3…ja no segundo o tsh foi menor q 0,05 e o tsh foi 1,1….a endocrina me passou o tapazol 10 mg…1 por dia ao acordar…pergunta, posso ter todos os sintomas de hipertiroidismo mesmo com o t4 normal ? 1,1 no segundo exame..? Tem casos d hiper q desaparecem com o tempo ? Obrigado mais uma vez

    • Olá Antônio,

      Sim, embora o mais comum seja quando o TSH está baixo e o T4 normal, a hiper ser assintomática, é possivel ter os sintomas sim. Menos intensos do que quando todos os hormonios estão alterados, mas ainda assim, bem incômodos.

      O hiper pode desaparecer com o tratamento com o Tapazol, dependendo da causa, do histórico, etc… De qualquer forma, durante o tratamento, você vai se sentir melhor! :)

      Qualquer outra dúvida, se eu souber, estou por aqui.
      :)

  18. Gisele diz:

    Ola Adriana tdbm? Eu estou tratando hipertireoidismo a quase um mes, estou tomando 10mg de tapazol duas vezes por dia e 10mg de propranolol de oito em oito o problema é que mesmo tomando propranolol ainda tenho muita taccardia hoje por exemplo eu tive logo após almoçar me deitei um pouco quando acordei meu coração estava acelerado fazia uma hora e meia que tinha tomado o propranolol mas fiquei com medo e tomei mais 10mg geralmente eu tenho muito taquicardia a noite quando vou dormir e quando acordo de manhã Sera que o tapazol não esta fazendo efeito? Tenho receio de ficar com serios problemas cardiacos ou ter um infarto A cardiologista mandou eu tomar 10mg a mais na hora de dormir sera que a dosagem de propranolol não esta muito baixa?mas eu tenho pressão baixa e não posso tomar doses muito alta de propranolol Ja é a segunda vez que tenho essa doença a primeira vez tratei por mais ou menos quatro anos mas apos o medico ter suspendido o tapazol pois os niveis de tsh estava muito alto isso é estava virando hipo fiquei quase um ano sem remedio mas agora voltou e totalmente diferente da primeira vez veio muito mais forte os sintomas que não tive dessa vez foram fome excessiva e queda de cabelo e meu intestino ficou preso ao invés de solto,estou com 41 anos quando tive a primeira vez eu tinha uns 34 anos é isso ai espero que vc possa me tirar essa duvidas obrigada

    • Gisele,
      Indo por partes,
      o tapazol demora a fazer efeito, e é por isso que tomamos um beta-bloqueador (proponolol ou atenolol) em conjunto, porque é ele que precisa fazer efeito rápido no coração. Eu tomo 25 mg de atenolol uma vez ao dia só, e pra mim funcionou maravilhosamente bem, embora no meio do caminho eu tenha tido que fazer alguns ajustes por conta da queda da pressão…

      Não sei qual as dosagens que o proponolol vem, então não sei te dizer se é pouco, muito, etc… Tenta se acalmar (eu sei, é patético dizer isso, é tudo que nos falam e tudo que não conseguimos), reduzir ao máximo as tarefas diárias, descansar bastante, e vá acompanhando tanto os batimentos como a pressão para que seu médico possa chegar na dosagem ideal do proponolol.

      Como seu caso é reincidência, eu não sei muito, mas talvez seja o caso de considerar o iodo radioativo para atacar o problema de uma vez por todas, já que você já se tratou antes e a hiper voltou, e pior, voltou com o sintoma mais preocupante bem alto, que é a taquicardia. Converse com seu endócrino e veja o que é o melhor pra você, mas dê algum tempo pro medicamento funcionar… Embora se espere do beta-bloqueador um efeito quase que imediato, um mês é muito pouco e ainda passivel de ajustes nas doses dos medicamentos, ou troca (temos um depoimento em algum canto aqui do site de um rapaz que teve que parar com o beta-bloqueador e passar pra outro tipo de medicamento porque a pressão dele aumentava muito mas os batimentos caiam demais quando ele tomava atenolol. Talvez tenha algum outro medicamento também pro caso inverso, o coração não estar diminuindo os batimentos mas a pressão estar caindo demais).

      Manter anotado esses dados (pressão e batimentos) varias vezes ao dia (ao levantar, depois de alguma atividade mesmo que leve, no meio do dia, ao deitar, etc) é de grande ajuda pro médico achar a dosagem ideal ou trocar de medicamento.

      Boa sorte, e qualquer coisa estamos por aqui.

  19. gisele diz:

    Ola Adriana estou eu aqui novamente em busca de respostas, quem sabe vc podera me dar,Ja fez um mes que estou fazendo o tratamento com tapazol e propranolol durante esse tempo entre uma crise e outra volta e meia eu estava la no pronto socorro com taquicardia e sempre voltava pra casa com a frequencia cardiaca normal e os medicos que me atendiam nunca me medicavam, então marquei consulta com minha medica meio que de emergencia pois não podia mais conviver com os sintomas que ja nem sei se é por conta da doença ou não enfim a medica me atendeu e me passou um anciolitico Lorax 2mg começei a tomar dividindo uma dose duas vezes por dia pois bem se eu não estivesse emagrecendo tanto como estou eu poderia dizer estou curada pois não tenho mais sintomas sumiram todos principalmente a taquicardia.Apos um mes de terror voltei a medica com p resultado do exame e adivinha só o t3 estava normal e o t4 de 3,00 foi pra 3.26 e o tsh nem se mexeu e agora! bem a medica aumentou a dose do tapazol para mais10mg a noite pois estou tomando por conta propria dois comprimidos de manha “juntos” mas ela ja sabe e essa outra dose vou tomar á noite e ai volto nela daqui 30 dias com novos exames se não houver resultado ela vai me passar o iodo, bem eu ja preferia que ele tivesse feito isso agora ao inves de aumentar a dose do tapazol mas por outro lado para fazer o iodo eu terei de ficar 7 dias sem o tapazol eu acho que isso não é uma boa ideia pois tenho medo de entrar em crise pois a doença pode avançar .A medica por hora chegou a suspeitar do laboratorio e pediu pra eu fazer o exame em outro, mesmo assim ela não pediu para repetir o exame agora, mas so daqui um mes.O resultado do meu primeiro exame foi anti-microssomal76.2 TSH inferior 0,008 T4 3,00 O segundo exame apos um mes deu aqules valores que citei no começo.Ah ja ia me esquecendo de uns dois dias pra ca quando tomo o propranolol eu venho sentindo um pouco de palpitação sera que eu deveria diminuir a dose Ai Adiana me desculpa se eu fico toda hora te enchendo com tanta insegurança e tantas perguntas parece ate que estou abusando da sua boa vontade mas é que eu confio nas coisas que vc fala eu ei que vc não é medica mas vc é muito interessada em poder ajudar as pessoas que estão passando por momentos dificeis como eu estou passando agora e é muito bom saber que existe alguem interessado em dar uma palavra boa e eu sei que vc faz muito isso,mas uma vez te agradeço e peço e aguardo sua resposta e se vc puder tirar algumas das minhas duvidas então ficarei muito satisfeita,muito obrigada mais uma vez pele sua atenção.

  20. gisele diz:

    Ola Adriana estou eu aqui novamente em busca de respostas, quem sabe vc podera me dar,Ja fez um mes que estou fazendo o tratamento com tapazol e propranolol durante esse tempo entre uma crise e outra volta e meia eu estava la no pronto socorro com taquicardia e sempre voltava pra casa com a frequencia cardiaca normal e os medicos que me atendiam nunca me medicavam, então marquei consulta com minha medica meio que de emergencia pois não podia mais conviver com os sintomas que ja nem sei se é por conta da doença ou não enfim a medica me atendeu e me passou um anciolitico Lorax 2mg começei a tomar dividindo uma dose duas vezes por dia pois bem se eu não estivesse emagrecendo tanto como estou eu poderia dizer estou curada pois não tenho mais sintomas sumiram todos principalmente a taquicardia.Apos um mes de terror voltei a medica com p resultado do exame e adivinha só o t3 estava normal e o t4 de 3,00 foi pra 3.26 e o tsh nem se mexeu e agora! bem a medica aumentou a dose do tapazol para mais10mg a noite pois estou tomando por conta propria dois comprimidos de manha “juntos” mas ela ja sabe e essa outra dose vou tomar á noite e ai volto nela daqui 30 dias com novos exames se não houver resultado ela vai me passar o iodo, bem eu ja preferia que ele tivesse feito isso agora ao inves de aumentar a dose do tapazol mas por outro lado para fazer o iodo eu terei de ficar 7 dias sem o tapazol eu acho que isso não é uma boa ideia pois tenho medo de entrar em crise pois a doença pode avançar .A medica por hora chegou a suspeitar do laboratorio e pediu pra eu fazer o exame em outro, mesmo assim ela não pediu para repetir o exame agora, mas so daqui um mes.O resultado do meu primeiro exame foi anti-microssomal76.2 TSH inferior 0,008 T4 3,00 O segundo exame apos um mes deu aqules valores que citei no começo.Ah ja ia me esquecendo de uns dois dias pra ca quando tomo o propranolol eu venho sentindo um pouco de palpitação sera que eu deveria diminuir a dose Ai Adiana me desculpa se eu fico toda hora te enchendo com tanta insegurança e tantas perguntas parece ate que estou abusando da sua boa vontade mas é que eu confio nas coisas que vc fala eu ei que vc não é medica mas vc é muito interessada em poder ajudar as pessoas que estão passando por momentos dificeis como eu estou passando agora e é muito bom saber que existe alguem interessado em dar uma palavra boa e eu sei que vc faz muito isso,mas uma vez te agradeço e peço e aguardo sua resposta e se vc puder tirar algumas das minhas duvidas então ficarei muito satisfeita,muito obrigada mais uma vez pele sua atenção.

  21. Gisele,
    Acredito que alguma pessoas reagem melhor que outras ao beta-bloqueador, ou a taquicardia… :P Tentando explicar, é comum ter crises de taquicardia por um nada… acho que ou tive poucas, ou por já saber que era comum, ao invés de correr pro médico, eu deitava, chorava um pocadinho, se fosse de noite, ou seja, já tivesse passado mais de 12 horas da dose anterior, tomava outro beta-bloqueador, e com alguma paciência o coração voltava ao normal. Mas é comum. E exceto em alguns casos mais graves, não se medica no PS pq é “normal” para um quadro de hipertireoidismo, e se a dose anterior do beta-bloqueador tiver sido recente, não há muito o que fazer além de acalmar e esperar… Mas o certo é correr no PS mesmo, eu é que sou muito descansada… :P

    O ansiolítico é pra isso, pra ajudar a acalmar e a gente mais calma consegue regularizar os batimentos cardíacos e ajudar o beta-bloqueador a fazer efeito. Meu médico tb me receitou um, que eu tomei uma vez só e não tomei mais. É que eu tenho uma certa implicância com qualquer remédio de tarja preta ou similar, mas acredito que se estiver te ajudando, é isso aí mesmo! :)

    O tapazol demora BEM mais pra fazer efeito, então o fato de você ainda estar emagrecendo ou tendo um ou outro sintoma (que o beta-bloqueador e o ansiolítico não estejam controlando), é esperado. Daqui a pouco os sintomas todos somem, a maior parte dos dias. Mas não é a cura, é o controle via medicamento. Se parar de tomar o tapazol, volta tudo na mesma hora (ou quase), então não se engane com a falta de sintomas, ok?

    Meu TSH nunca saiu do lugar. Já li em vários lugares que é a ultima coisa a se regularizar, então não sei te dizer no meu caso se é assim mesmo, ou se eu vou acabar tendo que optar por outro tratamento em algum momento, mas o comum é o T3 e o T4 entrarem no esquema bem antes do TSH, acho que é porque é como o tapazol age, e a própria tireoide age… Isso é a prova que a ausência de sintomas não é a cura (ainda). O Tapazol faz com que os hormônios comecem a entrar nos eixos, mas se retirado, a tireóide ainda não sabe o quanto produzir e vai voltar a produzir em excesso. Por isso tomar o remédio com responsabilidade e regularidade é importantíssimo.

    Acho que sua médica tá meio apressadinha. 2 meses é muito pouco. Nada contra o tratamento com iodo, mas 2 meses é NADA prum tratamento que a média é de 2 anos pra ter resultado total. Pode ser uma idéia, se livrar logo e tudo mais, mas a título de informação pra ajudar a decidir, exceto se estiver atacando seu fígado ou houver uma outra complicação que vc não citou, não há porque achar que em 2 meses estará tudo normal nos exames e se não estiver é NECESSÁRIO optar pelo iodo. No meu caso estou me tratando a mais de 1 ano e 1/2. O médico sempre cita o iodo, mas como eu não me interesso, ele não fala nada, ou seja, ainda estou dentro do período onde o tapazol pode vir a funcionar.

    Se for optar pelo iodo, não precisa ficar nervosa. Fiquei 5 dias sem tapazol por conta de uma amigdalite que me fez suspeitar de agranolocitose e como o resultado do hemograma nunca saia, o tapazol ficou suspenso até descartar esse quadro. E o beta-bloqueador segurou super bem os sintomas mais sérios (taquicardia, etc…). Não é que não tenha problema algum parar, alguns sintomas voltam, mas está sob controle no que é mais grave (o coração) e não há risco de perder o controle dos sintomas em uma única semana.

    Sobre a palpitação, é bom conversar com o médico. EU TINHA MUITA. Depois passou. E Não, não é pra diminiur a dose. Em teoria o beta-bloqueador é quem ajuda a diminuir a palpitação e não a aumenta-la, então diminuir a dose não vai ajudar e pode piorar. Converse com o médico pq lembro que quando me queixei aqui de palpitação alguém levantou a possibilidade de ser uma complicação do tratamento/doença, nada pra ficar nervosa, só é bom deixar o médico informado. Mas como disse, eu tinha demais, o dia todo praticamente, eu podia contar os batimentos cardíacos sem segurar o pulso de tão vívido que era a sensação do batimento, depois passou.

    Acho que respondi tudo, certo? E não é incomodo… As vezes demoro um pouco pra responder (tenho alguns por responder ainda) que ficam no meu in esperando por tempo/saber exatamente o que vou responder, então se demorar, eu acabo respondendo mais cedo ou mais tarde :).

  22. vera lucia da silva diz:

    Olá Adriana ,aqui estou eu novamente !!!!!
    na nossa ultima conversa eu estava preocupada com dor de garganta fis exame no plantaão como vc me falou e deu bom ,então só tomei um remedinho e fiquei bem logo e ja fas dois meses e meio de tratamento com tapazol 20 mg ai fui na revisão do medico ele ollhou meus exames e o tsh e os outros exames estavam já no normal e disse que era para eu tomar só um por dia se não eu daquia poco iria ficar com hipo ai eu parei uma semana mas comecei me sentir mal denovo ,com ansiedade e aquela fome orrivel a toda hora ai por minha conta resolvi tomar od dois novamente e voltei e me sentir bem ….tenho novos exames só para começo de agosto ……
    oque vc acha é normal ?
    bjs até mais

    • Vera,
      acho que o erro foi parar.

      Alguns organismos absorvem e respondem melhor ao tapazol que outros, então corre-se o risco da hipo medicamentosa. Mas isso não significa que se curou de uma coisa e pegou outra, mas que o medicamento está dizendo tão bem pra tireoide parar de fabrigar hormônio, que ela, sob efeito do remédio, para quase que por completo.

      Normalmente suspender por um dia, ou ainda mais seguro, diminuir a dose bem, e depois aumentar um pouco, numa quantidade intermediária entre o que se tomava antes e a dose diminuida, costuma resolver. Mas vc parou por uma semana. 24 horas depois de tomar o ultimo tapazol, não havia mais composto ativo no seu sangue, e a tireoide, sem o efeito do medicamento, pensou: opa, produzir hormônio. E como ela ainda está doente, produziu muito. Ou seja, o que aconteceu era mais do que esperado. Estranho é se não acontecesse.

      O melhor agora é tomar a dose normal, ir vendo como seu corpo reage. SE algo estranho acontecer (sintomas de hipo mto fortes, porque algum é normal sentir), vale ir ao médico antes e pedir exames antecipados… mas não há de ser o caso. Na proxima consulta, conte o que aconteceu, e o médico vai saber como agir, se é necessário ajuste na dose, etc…

      • vera lucia diz:

        Adriana obrigada!
        eu continuo tomando 20 mg ao dia estou bem durante o dia ,mas a noite tenho tido o estomago enjoado e um mal estar fraquinho ,que só tenho vontade de ficar bem quetinha deitada sem ouvir a voz de ninguém .e outra coisa aqui no sul esta bem friu tipo 0 grau a no maximo 8 graus eu quase morro de friuuuu e custo para me esquentar mesmo bem agazalhada ,este não seria agora um dos sintomas da tireoide lenta ?intolerancia ao friuuuu ,porque no verão eu sentia muito calor por causa da hiper
        isso pode ser dose errada do remedio ?
        vou tentar tomar 15 mg então que seria 1de 10 mg mais meio quem sabe né …..
        beijos
        obrigada pela sua ajuda

        • Vera Lucia,
          não diminui a dose sem falar com o médico não… esse tem sido um inverno MUITOOOO frio… Onde eu moro não é o sul, mas o sul do sudeste e temos beirado o zero por aqui também. 5 graus, 4 graus, e sensação térmica ainda mais baixa! Pra piorar, tem sido um inverno atípico por aqui, com muita umidade, o que piora a sensação térmica e deixa as roupas frias, o que faz com que elas demorem mais a nos aquecer. Tenho sentido MUITO frio tb, mas não só eu. Sei que não DEVE ser do remédio/tireoide, porque no começo da manhã ainda sinto calor, saio chutando cobertor, tirando luva, cachecol (tenho dormido pior que esquimó… 3 blusas, luva, cachecol, gorro, capuz do casaco fechado no máximo – só os olhos e nariz de fora, 4 cobertas, 3 meias, 2 calças… HILARIO!!!!!!) Mas tá TODO mundo reclamando do frio!!!!!!!! Então é complicado concluir que seja algo como hipo medicamentoso… melhor conversar com o médico!

          Quanto ao mal estar, tenta tomar omeoprazol (fala antes com o médico…!) antes de tomar o tapazol. Com o tapazol eu não sinto nada não, mas certos remédios pra dor me deixam enjoada, com dor de estômago, as vezes até náusea… mas se tomo o omeoprazol antes, não sinto nada!

          • vera lucia diz:

            ok obrigada pelas dicas ,pois é temos que conviver com estas variações do organismo e do clima então confundi porque da medo de estar errado o tratamento ,vou me acalmar então e continuar tomando conforme o medico prescreveu e ver o resultado dos exames em agosto .
            bjssss
            tudo de bommmmm

  23. vera diz:

    olá Adriana!
    olá gente tenho boas noticias para mim em termos ,é que meu medico ja suspendeu o tapazol pois meu tsh normalizou e até subiu bastante quase uma hipo até começei me sentir meio depre e ai fui refazer os exames e marquei nova consulta onde ele me disse para parara de tomar .
    eu estava ,me sentindo bem mal humorada e inrritada ai achei que a hiper tivesse pior ,mas foi ao contrario eu nem sabi que tb os tsh alto da sintomas ruins assim .
    estou feliz por um lado de não ter que tomar mais o remedio sendo que meu tratamento fou de +- 4 meses .espero que não volte mais esta coisa .
    bjs
    e boa sorte a todos e quero diser que quando a gente descobre que tem hiper fica apavorada e logo pensa que vai ter que tomar remedio por no minimo 2 anos ,mas não é um regra ainda bem tem ,segundo meu medico cada organismo reage diferente .
    bjsss

    • Oi Vera,
      mil perdões pela demora.

      Não quero ser o corvo agourento portador de más notícias, mas vale lembrar que algumas pessoas são hiper-sensíveis ao tapazol, o que gera uma hipo medicamentosa logo de cara, e o remédio precisa ser reduzido ou retirado temporariamente, e depois readmitido em dose menor.

      Nem estou dizendo que esse é o seu caso, mas é que o tempo de tratamento é longo embora a melhora já venha a médio prazo justo porque o remédio em ação, cria a situação desejada (eutireoidismo) ou mesmo uma hipo, mas não necessariamente quer dizer que estamos curados e possamos retirar o medicamento, já que quando o efeito dele passar, existe grande chance da hiper voltar.

      Falo isso porque fico com medo de alguém ler seu depoimento, estar tomando tapazol e já se sentindo melhor, e achar que pode parar porque já está bem, por conta própria, sem exames, médico confirmando, acompanhamento pra garantir, etc… Então embora a esperança de não precisar dos 2 anos seja legal, eu temo que ela seja uma esperança perigosa, que possa dar uma falsa impressão do efeito real do medicamento.

      Claro que sempre há casos e casos… mas só médico, exames laboratoriais e acompanhamento para termos certeza de que caso se encaixa onde…
      :)

  24. Antonia diz:

    Fiz exame de tsh ultra sensível e teve resultado 9,08 micro ui/ml… tenho muitas duvidas, pois o endócrino me disse que eu estou com hipertiroidismo, e detectou tbm alguns nódulos, mas me receitou o puran t4.. no qual estou tomando todos os dias. (minha t4 segundo os exames estava 6,20 mcg/dl). Seria esse o medicamento correto. Ultimamente tive ganho de peso…e tomo chás para acelerar meu metabolismo. Posso continuar a tomar.?? Por favor me esclareça essas duvidas com urgencia. Agradeço antecipadamente.

    • Pela taxa do TSH, sintomas e medicamento receitado, o que você tem é HIPOtireoidismo. Entretanto, isso não bate com o que vc diz sobre seu t4 (qual o exame? T4 livre? ) que está alta. O que ainda não descarta o diagnóstico de hipo, mas pra mim que sou leiga, dificulta confirmar.

      Chá pra acelerar metabolismo é a maior, repito A MAIOR, roubada que existe. Não é diferente de remédios para emagrecer. Seu corpo tem um ritmo em condições normais. Pode não ser o ritmo que você queria, exigindo menos guloseimas e mais exercício pra manter a forma, mas é o seu ritmo. Qualquer agente externo, mesmo que ”natural” para alterar, pode desregular todo o seu organismo, gerando por exemplo uma crise de hipertireodismo, ou criando algum tipo de dependência da tireoide ao chá para trabalhar em um ritmo aceitável e se retirado, encontra-se um hipotireoidismo, ou qualquer combinação das possibilidades. Vc está forçando seu corpo a trabalhar num ritmo que não é o dele, e existe a chance de ter consequencias sérias. Não tome. Independente da relação dele com a sua doença atual, mesmo que seja mesmo hipotireoidismo, não tome.

      Converse com seu endócrino. Os nódulos precisarão ser verificados para descartar qualquer complicação, mas são comuns em doenças da tireóide e muitas vezes sem nenhum significado adicional. O ganho de peso (talvez já fruto da doença), uma vez encontrando a dose certa do puran e com alimentação e estilo de vida adequados, deve ser controlado.

      Qualquer outra coisa que eu souber responder…
      Q

  25. Antonia diz:

    Creio eu que não tenha explicado direito o resultado de meus exame… no qual diz: T4 total 6,20 mcg/dl e TSH ULTRA SENSÍVEL 9,08 MICRO UI/ML…( minha duvida é..se hipo… ou se hiper), e se puran t4 é uma medicação correta para o caso…no qual eu estou tomando todos os dias. obrigada pela atenção… as suas respostas a todas as duvidas, com certeza amplia o esclarecimentos de muitas duvidas de muitas pessoas que tenha hipertiroidismo ou hipotiroi-dismo.

    • Continuo em dúvida para responder.

      O valor do TSH que vc aponta é de HIPOTIREOIDISMO. Mas o T4 ainda está me deixando confusa. Existem 2 tipos de exames de t4, o t4 livre (que é o que estou habituada a fazer e conheço mais ou menos o que é considerado normal, alto ou baixo )e o t4 total, mas sem saber os valores de referencia (quanto seria normal para t4 total) fica complicado… dando uma pesquisada por aqui ………………………………………………………….

      Hum, achei um valor de referencia, que varia de laboratorio para laboratorio, que seria
      5.3 – 12.6 para T4 total (no T4 livre, que é o exame que estou mais habituada, são taxas BEM MENORES, por isso eu estava meio confusa!) .

      6,20 estaria portando, dentro da normalidade, na parte baixa da curva, e o TSH, como já te disse, bem alto (de novo, o valor de referencia varia de laboratório para laboratório, mas normalmente é próximo à 0,4 a 2,5 µg/ml pro TSH sérico e 0,35 a 5,50 m UI/ml pro TSH ultra-sensível) , configurando um quadro de HIPOtireoidismo, com pouca alteração no T4, o que não é nada muito inesperado (embora o TSH seja o hormônio que controla a produção de T3 e T4, existem muitos casos em que o TSH está alterado mas não há alteração nos Ts e vice-versa. ), Logo, o medicamento está sim, correto. É HIPOtireoidismo, o que é tratado com Puran T4 ou outro hormônio tireoidiano sintético (existem várias marcas).

      Não deixe de tomar todos os dias, na dose e horário prescrito. Esse é um medicamento sem efeitos colaterais, então se sentir algo estranho, que pareça um sintoma de hipotireoidismo ou de hipertireoidismo, é preciso conversar com seu endócrino para ajustar a dose do puran, que tem por objetivo criar um eutireoidismo (tireoide normal) medicamentoso via hormônio sintético, então se estiver tendo sintomas, é porque a dose precisa de ajuste pra mais ou pra menos, mas só o médico pode fazer isso! :)

      • antonya diz:

        após 2 meses tomando o puran t4.. refiz meus exames… e nesses constam: TIREOPEROXIDASE, ANTICORPOS ANTI – TPO ..resultado 1 UI/ml, e a T4 LIVRE resultado: 0,84 ng/dl e tsh ultra sensivel RESULTADO: 1,91 MICRO UI/ML…. A TIREOGLOBULINA, ANTICORPOS ANTI resultado: 2,94 UI/ml…… poderia por gentileza me definir o que esses resultados querem dizer??? eu continuo tomando o puran t4 diariamente… e faltam ainda alguns dias para que chegue o dia de minha consulta.

        • Greicy diz:

          Precisamos saber o valor de referência constante no exame para te ajudar.
          Não deixe de tomar o Puran, mesmo que ache que está tudo normal. Espere o dia da consulta, pois só o médico poderá determinar a retirada ou diminuição do medicamento.

  26. sandra bruno diz:

    Por favor , preciso de ajuda…………….descobri há 2 meses que tenho hipertiroidismo, fiz uma cintilografia e acusou nódulo autonomo e a médica indicou iodoterapia, gostaria de saber se nao é possivel tratar sem esse procedimento, ou seja se nao existe medicamentos ? Segundo a dra., medicamentos seriam somente para controle da hiper……..por favor me ajudem……não gostaria de me submeter a esse procedimento uma vez que tenho um filho pequeno e sem estrutura pra ficar longe depois da iodo , fico no aguardo obrigada……………

  27. Gisela diz:

    Sandra,

    Tenho Doença de Graves e, pelo que sei, o iodo, se chegar a ser usado no meu caso, é numa dosagem que não necessita de isolamento. Por que você não consulta um outro endocrinologista? Boa sorte!

  28. Rafael diz:

    Bom Dia!
    Fiz exames admissionais e o único índice alterado foi este abaixo:

    HORMONIO TIROESTIMULANTE (TSH), soro
    Método: Ensaio eletroquimioluminométrico

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    6,4 mUI/L Acima de 20 anos: 0,45 a 4,5 mUI/L

    Pergunto, 1 semana depois do exame tive um inicio de dor de garganta. Pode ser o motivo da alteração? Já vi varios indices de TSH bem acima de 30 mUI/L, sendo o meu com pouca alteração, é motivo para ficar preocupado?

  29. Greicy diz:

    Olá Adriana
    Recebi o diagnóstico de hipertireoidismo subclínico segunda feira dia 26, e estou há dois dias tomando Tapazol 5 mg. Estou há mais de um ano sofrendo com os sintomas, que começaram quando passei em um concurso público para dar aulas no município de Curitiba, onde moro. Fui trabalhar em uma escola que era muito longe da minha casa, tinha que acordar às cinco e meia da manhã para chegar na aula a tempo, comecei a sentir uma fome i-men-sa e a engordar. Minha TPM começou a ficar insuportável e eu desenvolvi distúrbio do sono. No início deste ano, mudei para outra escola, mais perto da minha casa, e achei que os problemas se resolveriam. Engano meu: no dia 30 de março de 2011 tive uma crise de pânico dentro da escola, e fui afastada com estresse agudo por um mês e meio. Fui parar no psiquiatra, que me receitou paroxetina 20 mg e rivotril 0,5 para dormir. Meus sintomas melhoraram, mas pedi exoneração do cargo porque não entrava em pânico só de pensar em voltar para a sala de aula, da qual estou afastada até hoje. Em julho, fui à minha ginecologista para fazer o papanicolau e relatei tudo a ela, que me pediu dosagem de TSH e T4 total. Não deu outra: hipertireoidismo subclínico. Fui na endócrino, que me pediu uma cintilografia. Descobri que minha tireóide é hiperativa, e que tenho dois nódulos. Ela depois me pediu uma ecografia e um check up geral, para saber se não estou com o colesterol e com outros hormônios alterados. Estou apostando todas as minhas fichas nesse tratamento, já que continuo sentindo muita ansiedade. Os sintomas físicos melhoraram graças ao propranolol de 40 mg que tomo de 12 em 12 horas.
    Gostei muito do seu blog e fiquei impressionada quando descobri tanta gente com problemas de tireóide. Falo para todas as minhas amigas fazerem dosagens hormonais, pois eu sofri um ano com taquicardia, sudorese excessiva, tremores nas mãos e ansiedade violenta, achando que era outra coisa. É preocupante, mas pior é não saber que tem a doença, não acha?

  30. Ana Marcela diz:

    Ola tenho 30 anos e acabei de receber o diagnostico de hipertireodismo o T4 deu 3.44; o medico pediu cintilografia e mais varios exames e receitou 20mg de tapazol apos o almoco; disse q serao dois anos de tratamento e tbem sem engravidar. Estou com panico de ser algo grave… a ansiedade eh terrivel… acabei de me casar e tenho um bom e exigente emprego; tenho mto nedo do resultado do exame.

  31. Gisela diz:

    Ana Marcela,
    O Tapazol vai fazer você ficar bem. Quando tive o diagnóstico, o médico também receitou 20 mg de Tapazol por dia (tomo pela manhã) e 40 mg de propranolol (meio comprimido pela manhã, meio à noite), já que eu estava com o coração disparado (arritmia). Os exames que o seu médico pediu devem ser para estabelecer suas condições de saúde neste momento, que chamaremos de zero, que é quando você começa o tratamento. Você já sabe se a origem do seu hipertireoidismo é Doença de Graves? O que você estava sentindo, antes de ir ao médico? A ansiedade é típica do hipertireoidismo. A gente pensa que está louca, pensa demais, fala demais. Mas isso vai passar, acredite! Espero ter ajudado.

  32. Greicy diz:

    Minha cintilografia acusou bócio hipercaptante, com nódulos. Interessante porque não sinto sensação de peso no pescoço e os nódulos não são palpáveis. Não se preocupe: é um exame simples, feito com material radioativo (eu fiz com tecnécio, foi muito tranquilo, se for com iodo tem uma preparação. Não se preocupe que você será orientada sobre isso).
    Faça o tratamento com Tapazol que você não vai se arrepender. Não se assuste no começo, você pode ter sintomas de hipotireoidismo, que é o contrário do hiper. Isso acontece porque o remédio está agindo. Eu, por exemplo, fiquei com pressão baixa e senti um pouco de moleza, mas logo passou. Você vai perceber diminuição da fome exagerada da hiper, e essa ansiedade terrível que você diz sentir vai melhorar. Não entre em pânico, pois vale a pena tratar!

  33. Ana Marcela diz:

    Oi, obrigada pelos retornos. Antes sentis muita ansiedade, falta de ar, e coração acelerado, tremores.. nem coseguindo ir ao trabalho, muito cansaço, mas achamos que era algo psicológico e fui a psiquiatra q desconfiou da tireóide. O pescoço esta normal e Nao há nada visível (ate porq sou bem magra perdi 4kg e estou com 50 kg para 1,67m. Estou com medo do exame achar algo de ruim, so consegui horario na quinta. Outra alteração foi o Trab q deu o dobro do valor de referencia. Estou assustada casei em fevereiro e agora nem pensar em filhos. :(

  34. Greicy diz:

    Eu engordei com a hiper, por causa da ansiedade, que me fazia comer bastante.
    Meu caso é parecido com o seu. Sou professora e fui afastada do trabalho com estafa, comecei tratamento com o psiquiatra e em julho, relatei tudo isso à minha ginecologista, que desconfiou da tireoide.
    Se o TRAB deu acima do valor de referência, você pode estar com a tireóide inflamada. O meu deu negativo, mas minha endócrino disse que pode ser uma inflamação mesmo assim. Vou fazer uma ecografia no início de novembro para saber.
    Não entre em pânico. Como eu falei, a cintilografia é simples.

  35. Gisela diz:

    Greicy,

    O TRAB elevado indica inflamação? Ou é específico para Doença de Graves? Entendi que era, mas estou em dúvida diante de exames adicionais. O meu deu 14% (o valor de referência é 10%) e meu médico disse que é Graves. Mas na punção, o radiologista disse que parecia uma tireoidite, o que bate mais com a sua informação. Diga aí…

  36. Greicy diz:

    Pelas minhas pesquisas, TRAB elevado está relacionado a doenças auto-imunes, como a doença de Graves. Mas minha endócrino disse que também pode indicar uma tireoidite.
    Vou pesquisar um pouco mais, pois fiquei curiosa.

  37. Ana Marcela diz:

    Muitas duvidas mesmo !! Meus exames deram bem alterados Trab, T4 livre e TSH.. Sinto palpitação e amanha vou atras do médico para ver se Nao seria melhor tomar algo para isso.. sem bócio e os olhos estao normais. Ai.. fico ainda mais ansiosa do que o hiper ja me deixa.. Pelo q li Trab elevado tem a ver con doença auto imune (na maior parte dos casos) mas td Eh relativo “pode ser” .. Estou bemm aflita.. Obrigada por hr

  38. Gisela diz:

    Ana Marcela,

    Para os tremores e palpitações, fale com seu médico, é usual que o paciente tome Propranolol. Eu também não tenho nada nos olhos ou na pele, nem bócio aparente. Tenho nódulos na tireóide (já puncionados). O que tive, intensamente, foram palpitações, tremores e ansiedade extrema (com mudança de humor, inclusive). Parecia maluca. Vá ao médico nesta segunda e conte o que ele disse. Eu vou tentar ir também. Desconfio que ele vá reduzir minha dosagem de Tapazol. Mas estou muito curiosa em saber se o TRAB pode indicar inflamação. Boa Sorte!

  39. Greicy diz:

    Aí vão os resultados das minhas pesquisas: TRAB elevado está presente na doença de Graves, mas vejam o meu caso: meu TRAB deu negativo e minha endócrino disse que posso ter Graves. Além disso, estes anticorpos estão também presentes em tireoidites, então, pelo que entendi, pode ser as duas coisas.
    o único sintoma de hiper que ainda me atormenta é a sudorese excessiva…. passei mal na sexta e no domingo por conta dela… Tenho bócio, mas não aparece. Meus olhos vivem coçando e inflamando; então, se eu tiver Graves, não será surpresa…

  40. Ana Marcela diz:

    Oi.. Fui no médico e ele “afirmou”, pelos exames que eh Graves, de qquer forma faco cintilografia quinta.. estou preocupada com esse exame, mas estou levando, ele receitou beta bloqueador e pediu para ter cuidado pois sou bem magra e minha pressão pode cair, meu sofrimento esta sendo a falta de ar, mas ele disse que o Tapazol que tomo a 3 dias nem fez efeito ainda. Boa sorte e paciência para nos!! Obrigada pela ajuda

  41. Greicy diz:

    Se o médico disse, é porque é mesmo. Nossas pesquisas não substituem o parecer de um profissional. Queremos ajudar e temos que tomar cuidado com informações erradas.
    Calma, ainda é cedo para dizer que o Tapazol vai eliminar todos os sintomas.
    A cintilografia vai avaliar a capacidade que sua tireóide tem de captar o material radioativo. Você vai fazer com iodo ou com tecnécio? Como o médico disse que você tem Graves, provavelmente sua tireóide está hiperativa, ou seja, captando demais o material.
    A cintilografia vai dizer se você tem nódulos. Eu tenho, e nem aparece! Fiquei até assustada quando soube…. Eles podem ser quentes, se captarem a radiação, ou frios, se não reagiram à radiação. Não se preocupe que, na maioria das vezes, os nódulos são benignos.
    Boa sorte!

  42. Gisela diz:

    Meu médico tirou a semana de folga…E vou continuar a tomar Tapazol até ele voltar, olhar meus exames (que, acho, apontam que estou hipo) e tomar uma decisão. Greicy, obrigada pela sua pesquisa. Na consulta é que vou saber se posso ser uma exceção entre os portadores da Doença de Graves. Reagi muito rápido à medicação. Meu diagnóstico foi no dia 28 de julho. Quanto a Ana Marcela, força que o Tapazol demora um pouco para fazer efeito. Três dias não são nada. Meu médico falou, inicialmente, em um mês. O bloqueador, por sua vez, vai melhorar essa coisa da respiração. Acredite!!

  43. Ana Marcela diz:

    Oi meninas.. Nao sei com oq sera feita a cintilografia, boa pergunta Greicy.. Vcs estao conseguindo trabalhar ou estao afastadas do trabalho? A minha palpitação melhorou com o betabloqueador. Achei o médico meio insensível e seco e olha que paguei pela consulta pq so tem um médico endo na cidade pelo convênio e a consulta com o conveniado so para novembro. Acho q muita gente deveria medir esse hormônio pois tive muitaaaas crises de ansiedade, falta de ar, palpitação e vivia “acelerada” antes de descobrir. Obrigada e Boa sorte.

  44. Greicy diz:

    Para fazer a cintilografia, uma dose de material radioativo é injetada na sua veia. Pelo que você está dizendo, a sua não será com iodo, senão você teria que ter feito uma preparação. Com percnetato de tecnécio é bem simples, e não há nenhum efeito colateral.
    Você vai esperar uns vinte minutos depois da injeção, daí deitará em uma maca, levantará o pescoço, e uma máquina enorme vai se aproximar para tirar uma fotografia da sua tireoide.
    Eu sou professora, era concursada do município de Curitiba mas desenvolvi ansiedade generalizada e pedi exoneração do cargo. Tem um post meu aqui no blog falando sobre isso. Desde março estou afastada de sala de aula, pois acabei desenvolvendo fobia de falar em público. Faço tratamento psiquiátrico, tomo remédio tarja preta para dormir, pois não sabia que a ansiedade e a insônia eram causadas pela hiper. Agora está tudo bem melhor com o Tapazol.
    Respondendo a sua pergunta: estou afastada do trabalho desde março, por conta do estresse causado pela hiper.

  45. Ana Marcela diz:

    Sinto muito pela sua situação Greicy, sou do Parana também, como o blog diz “indo devagar” sua saúde voltara ao normal eh uma pena que tenhamos que sofrer tanto ate fazer o tratamento certo. Espero que nossa recuperação venha rápido.. Estou em casa tbem, mas logo terei q voltar, na quinta tem o exame.. meu marido trabalha em outra cidade e so no fds q ele pode estar comigo, toda a Familia tem q ter paciência mesmo! Abraco e obrigada

  46. Greicy diz:

    De que cidade você é?
    Te desejo boa sorte no exame. Depois escreva contando como foi!

  47. Ana Marcela diz:

    Sou de Cascavel. Qual a sua idade? Obrigada

  48. Gisela diz:

    Greicy,
    Será que não há forma jurídica de reverter sua exoneração em licença? A doença é a responsável pela sua ansiedade generalizada e a fobia. Faz tão pouco tempo…Que tal pensar nisso?

  49. Greicy diz:

    Já pedi exoneração há cinco meses. Eu poderia entrar com um processo se eles tivessem me exonerado, uma vez que desenvolvi um quadro ansioso por conta do trabalho. Se tivessem me mandado embora, eu entraria com certeza na justiça pedindo uma indenização. Mas, uma vez exonerada a pedido, não tem como voltar atrás. E tem outra: só descobri que tinha hipertireoidismo três meses depois de me demitir…
    Sabe de uma coisa? Não me arrependo. Era uma vida muito estressante, ganhava muito mal, tudo muito difícil. Em última análise, esse emprego me deixou doente, e nem penso em voltar!
    Agradeço a sua preocupação, e gostaria de perguntar uma coisa: você falou em hipo medicamentoso. Cinco dias depois que comecei a tomar o Tapazol, passei a sentir uns sintomas estranhos, tipo cansaço, uma certa preguiça de fazer as coisas, e um pouco de depressão. Sinto muito sono também, e muita vontade de ficar deitada. Será que posso estar virando hipo?
    Ao mesmo tempo, acho cedo para dizer, pois estou com o Tapazol há menos de um mês…. o que você acha?

  50. Gisela diz:

    Greicy,

    Creio que é pouco tempo mesmo para o Tapazol ter provocado esses sintomas. Mas você sabe que o hiper também dá cansaço e depressão? Eu descobri que estava com hiper por acaso. Mas quando saiu o resultado do exame de sangue tudo fez sentido. A irritabilidade extrema, cansaço (eu acordava com dor nas pernas como se tivesse feito uma longa caminhada) e sono, já que tinha insônia à noite. Eu, por minha conta, pedi solicitação de exames de T3, T4 livre e TSH a médicos amigos e fui, da minha forma, fazendo a dosagem. Vi, em cerca de dois meses, que meu exame estava normal mas, como ainda não tinha feito uma punção solicitada pelo endocrinologista, continuei tomando o Tapazol (e o Propranolol) e, agora, já sei que isso (de manter o Tapazol), deve ter me empurrado para o hipotireoidismo. Vou no endocrinologista, finalmente, na próxima segunda. Creio que ele vá reduzir o Tapazol. Estou, em paralelo, fazendo um check-up para ver se houve algum dano em outras áreas. Hoje fiz densitometria óssea, pedido do reumatologista. Farei exames para ver a dosagem de cálcio, vitamina D e as taxas de fígado amanhã. Quanto ao seu emprego…Teve razão mesmo. Eu pedi demissão de um dos meus (sempre tive dois) e tive o diagnóstico seis meses depois (quatro após a efetivação do pedido). Ou seja…Não sei se já estava hiper e daí tive coragem para fazer algo que já pensava há anos, ou se o hipertireoidismo surgiu após todo o stress que envolveu a minha desvinculação. O fato é que estou mais feliz, mesmo com menos dinheiro. Um abraço para você.

    • Greicy diz:

      Dosagem de TSH em 8 de novembro de 2011: inferior a 0,01.
      Tiroxina livre: 1,07 (antes do Tapazol, 1,62).
      Meu TSH NÃO SAIU DO LUGAR! HELP!
      Será que minha endócrino vai aumentar a dose do Tapazol?
      Pelo visto, não vou me livrar do hiper tão cedo….

      • Gisela diz:

        Greicy,

        Acredito que ela vá aumentar a dose. Você toma quanto de Tapazol mesmo? Onde está Adriana com suas pesquisas tão boas para nós? Você tem notícia dela? Quando você vai à endocrinologista?

        • Greicy diz:

          Tomo 5 mg, pois tenho hiper subclínico, que é quando o TSH está suprimido mas o T4 aparece normal. Tenho consulta dia 28.
          Também sinto falta da Adriana. Sabe, estou me sentindo tão frustrada! Meu marido tentou me animar, disse que estou melhor, mas como vou saber?
          Não queria aumentar a dose do Tapazol, pois meu cabelo está caindo bastante.
          Um inferno tomar esse remédio todo o dia, e nada do TSH aumentar! Deus tenha piedade!

          • Gisela diz:

            Greicy,

            Não pense assim. O Tapazol bloqueou a produção dos hormônios e estou em hipo (e gorda prá caramba). Creio que a dosagem deva ser aumentada. Eu, que fui considerada um caso leve por um médico famoso e experiente, tomei 20 mg por dia. Acho que sua dosagem está pequena mesmo. Converse com sua médica e, se ela for indicar o iodo, peça para aumentar a dosagem do Tapazol, como última tentativa antes do iodo. Quanto à queda de cabelo, tive muita durante o hipertireoidismo. Não sei se o Tapazol é mais culpado que a doença. Veja também a sua alimentação. Verduras e legumes são fundamentais. Dê notícias. Estou torcendo por você.

  51. Greicy diz:

    Podem ser ainda sintomas de hiper, pois o remédio demora um pouco para agir.
    Em novembro, irei fazer uma bateria de exames, assim como você. E farei uma ecografia, uma vez que descobri que tenho nódulos não palpáveis na tireóide.
    De qualquer forma, obrigada pela resposta!

  52. dayane christina ribeiro do amaral diz:

    eu gostaria de saber se tomar levoid pode ter alguma coisa haver com a minha taxa de açucar no sangue ter aumentado. Porque vai fazer 1 mês que eu estou tomando e agora depois que eu começei a tomar começou subir a minha taxa de açucar antes eu tinha falta de açucar e era de 65 agora ela subiu para 125 por favor alguém me responda?

  53. Viviane diz:

    Oi Adriana,

    Estou com hiper mas já estou medicada há 02 meses. No começo tomava 40 mg de tapazol e 80 de propanolol hj tomo 20mg e 40 mas tenho sentido enjoos e nem posso sentir cheiro de fritura….não sinto fome…..será que isso é decorrência do Tapazol ? Abs

  54. Greicy diz:

    Pode ser. No meu caso, o tapazol tira minha fome, e eu sinto enjôos, sim.
    No entanto, há que se investigar se isso não é efeito de outra medicação que você possa estar tomando….

  55. Gisele Mota diz:

    Retirei a tireoide há 3 anos, desde então tomo puran T4, o que percebi é que embora o TSH fique suprimido eu tenho muita fome e tenho engordado… Já questionei a minha endocrino, mas ela diz que preciso fazer exercicios.
    Sinto fome a cada 2 horas.. e aí acabo comendo o que tiver mais perto!

    A minha dúvida é se é o hormonio puran T4 que está abrindo meu apetite dessa maneira?

    Obrigada

  56. Greicy diz:

    Essa história de que hipo engorda e hiper emagrece é controversa. Eu, que tenho hiper, engordei; uma amiga minha, que tem hipo, emagreceu. Pode ser que isso esteja acontecendo com você, uma vez que essa amiga me disse que o puran abria o apetite dela.
    Que mal lhe pergunte: em quanto está o seu TSH? Se estiver suprimido, é sinal de hipertireoidismo, o que explicaria a fome exagerada.

  57. Greicy diz:

    Meninas, minha mãe fez dosagem hormonal e o resultado foi o seguinte:
    T4: 1,07 (valor de referência 1,80)
    TSH: 15,20 (valor de referência 4,20)

    Isso significa que ela está com hipo!
    Ela quer saber se o médico vai mandar tomar o puran… como é subclínico, talvez nem precise… será?

    • Greicy diz:

      Detalhe que esqueci de mencionar: ela não tem sintoma nenhum. E vale lembrar que minha avó e minhas duas tias tem o mesmo problema, o que me faz pensar que a doença é hereditária. Mais uma para fazer parte do nosso time!

      • juliana diz:

        Oi,Meninas.

        Sim, essa doençaé hereditaria, a familia toda da minha mae tem Hipo, eu estou controlada da Hiper, mas sofri varias consequencias tomando tapazol.Engordei, estou toda inchada que parece celulite no corpo todo, meu cabelo caiu tanto que hoje tenho metade, isso porque desde Março que NAO TOMO MAIS REMEDIO. O pior foi engordar depois que parei, em um mes ganhei 8 kilos, e meu corpo todo esburado da retençao de liquido que nao some.

        Se alguem souber de alguma coisa que melhore, pode me adizer que a fiz de td.(acupuntura, chas, fui em ortomolecular, tomei remedio natural de medicina chinesa, paso fome, pelo menos consegui emagrecer 3 kilos)mas meu corpo…….nao ia no banheiro nem p fazer xixi e nem o outro. Agora que dei uma melhorada, mas marquei outa medica ela trata do metabolismo tb.
        Mas uma coisa é certa nao voltei ao normal, em 2003, tive uma crise de hiper , mas nao sabia que estava, emageci 3 kilos na epoca,nao dormia, mas so foram esses o sintoma, nao fui ao medico nao tratei, 1 anos depois estava normal de novo, depois qu minha irma teve que comecei a fazer exames, em 2005, sempre indo para o hipo, subclinico, mas nunca precisei tratar e na epoca que eu tava quase enlouquecendo no trabalho,vieram os sintomas…e ai o tratamento, que acabou comigo.

  58. Gisele Mota diz:

    Oi Greicy,
    sim o meu TSH fica suprimido por recomendações médicas. Por isso tomo o Puran de 150.
    O TSH costuma ficar em 0,08.
    Fico aliviada em saber que não ocorre só comigo de ficar em HIPER e engordar!
    Hoje mesmo me abasteci de cenouras pequenas e mamão para quando a fome vier.

    E a gente pensando que estar em HIPER queria dizer, comer a vontade e não engordar! rs
    Mas não é bem assim…. ao menos comigo.rs

    beijos e obrigada.

  59. Greicy diz:

    Então está explicada sua fome exagerada, bem como sua engorda.
    Mas porque o médico recomendou um TSH tão baixo? Você tem taquicardia, sudorese excessiva, palpitações, ansiedade extrema, insônia? O hiper é mais complicado do que o hipo, desgasta mais o organismo, além do risco de complicãções cardiovasculares… Não quero te assustar, só entender melhor seu caso, pois nunca tinha visto nada assim, pelo menos aqui no blog. E porque você retirou a tireóide? Era óbvio que você ia desenvolver hipotireoidismo, mas hiper medicamentoso por orientação médica eu nunca tinha ouvido falar mesmo…

  60. Gisele Mota diz:

    Greicy, a médica recomendou a dose bem baixinha porque tive cancer de tireoide em 2008(papilifero). Segundo a médica, por 5 anos ele deve ficar assim bem baixinho. Então fico no hipertireoidismo induzido. Tenho alguns sintomas sim, insônia e ansiedade.. e o apetite que parece que tomei aquele biotonico fontoura! rsrs Mas o T4 está normal por isso não abaixam a dose. Eles nem consideram que estou em HIPER por conta do T4 normal. Quando ele dá alterado eles mexem na dose, diminuem o medicamento.. mas a fome não passa!
    A médica acha que é melhor assim por enquanto.. e manda eu malhar! rs
    Queria uma alternativa, algo que diminuisse essa vontade de comer toda hora…

    Tenho vários conhecidos que também tiveram o cancer de tireoide e todo mundo reclama que engordou depois de repor com hormonios.. justamente porque abre o apetite, mas não estamos em hiper, então engorda mesmo!

    • Greicy diz:

      Seria hiper subclínico, uma forma leve de hipertireoidismo.

      Pelo menos você se livrou do cãncer!

      • ilson diz:

        olha eu descobri que tenho hipertireodismo a 5 anos, desde entao tomo ,primeiro,por 1 ano tomei propiltioracil,por achar ele muito amargo ,troquei por tapazol que e menos amargo ,o propil tomri por un ano 6comprimidos dia , a cada 6 meses tenho que mecher na dosagen entre 1e 3 comprimidos; a un ano parei de tomar o rremedio por conta propia depois de 4 meses comesei a sentir, os sintomas de novo, que por sinal no meu caso provoca tamben paralizia, eu trato na rrede pulblica, muitas das veses eu sei mais sobre a doença doque o medico, isso me deicha frustrado, acho que tenho que tomar esse,(bendito tapazol) por mais augus longos anos, sinceramente espero que voceis tenhao mais sorte doque eu ; un abrço

  61. Greicy diz:

    Vamos manifestar nossa solidariedade em relação à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que acabou de descobrir um câncer na tireóide. Boa sorte para ela na cirurgia!

  62. Cyntia Roque diz:

    Meu nome é Cyntia , descobri que tenho hiper em novembro 2011 , comecei o tratamento com PROPIRACIL , TEMEI DURANTE 1MES FIZ O EXAME E DEU TUDO NORMAL , SO QUE PERDI MEU PALADAR E PAREI DE TOMAR O PROPIL PRA VER SE MEU PALADAR VOLTAVA SEI QEU FIQUEI UNS 10 DIAS SEM TOMAR O REMEDIO E NADA DE VOLTAR O PALADAR ,AI O MEDICO ME RECOMENDOU O TAPAZOL 10MG , COMECEI A TOMAR ESTOU TOMANDO A 2 SEMANAS FIZ O EXAME E DEU ALTERADO O TSH , DEU O MESMO RESULTADO QUE DEU NO PRIMEIRA EXAME QDO DESCOBRI , 0,05 , JA O T4 DEU NORMAL , SERA QUE ESSE TAPAZOL TA MESMO FAZENDO EFEITO , OU FOI PELO FATO DE EU FICAR UNS 20 DIAS SEM MEDICAÇÃO DEVIDO A PERDA DE PALADAR , TENHO MEDICO NA SEGUNDA FEIRA AGORA , ACHO QUE VOU PEDIR PRA VOLTAR COM O PROPIRACIL SERA QUE ELE VAI AUTORIZAR?

  63. Greicy diz:

    Cyntia, não sou médica, mas pelas minhas pesquisas o TSH pode voltar a descompensar se você ficar sem o remédio. Isso significa que ele voltou a abaixar porque você ficou dez dias sem medicação. Quanto ao tapazol, é muito cedo para querer um efeito tão rápido, já que você está tomando há apenas quinze dias. O certo é o que você vai fazer: relatar tudo isso ao médico, discutir a medicação e seus efeitos colaterais, e perguntar porque o TSH está tão baixo. Quanto aos remédios não podemos opinar de forma nenhuma, pois tireóide é um assunto delicado.
    Boa sorte!

  64. Laryssa diz:

    OI, eu tenho problema de titeoidite de hasimoto. e descobrir isso a mais ou menos 1 ano. tomo o remedio levoid 38mcg, e meu nivel de TSH é 1,65, e de T4 livre e 0,99. gostaria de saber se eu posso fazer o uso de anticoncepcional, se sim me indique o nome de 1.

  65. Greicy diz:

    Você pode tomar anticoncepcional, mas converse com seu médico para saber qual é o correto a tomar. Nós apenas aconselhamos, não prescrevemos remédio nenhum. Boa sorte!

  66. BRUNO CESAR diz:

    OLA MEU NOME E BRUNO TENHO HIPERTIROEDISMO E TOMO TAPAZOL 10 MG 3 CAPSULA DE MANHA E 3 DE NOITE GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR ALUMA VITAMINA OU FAZER ACADEMIA TOMAR SUPLEMENTOS?CASO ALGUEM ME RESPONDA MANDA NO MEU EMAIL:cesar.barcelona.bruno@gmail.com

    obrigado!!!!

  67. santos diz:

    tenho uma conhecida que tem hipoteroisimo
    ela descobriu quando procurou o medico por sentir as pernas inchadas e doloridas
    foi realizados diversos exames e o tsh deu 51.2 ela começo a tomar t4 e os niveis de hormonios se estabilizaram a um mes mais ou menos, porem só uma das pernas desinchou e aas duas continuam doendo isso é comum?
    demora muito tempo pra voltar ao normal?
    ou nao volta mais?

  68. Luciana diz:

    Boa tarde Pessoal! Tenho 22 anos, aos 15 anos foi constatado que eu tinha hipertireoidismo, começei o tratamento tomando Propalonol e Tapazol , a dosagem era diminuída , aumentava e até chegou a ser suspensa. Troquei de médico, nos exames deu que estava normal , suspendeu o remédio, começei a sentir muito cansaço , coração acelerado, pés inchados, minha pele encheu de bolinhas que parecia alergia, mas a dermatologista disse que era hormônio. Até que desmaiei na rua, fui parar na UTI e fiquei internada por 1 semana. Tive uma crise tireotoxica . Sai do hospital tomando Propil e novamente o Propalonol. Retornei a minha médica que me disse que iriamos tentar outra forma de tratamento , já que o remédio tinha muitas oscilações. Fiz uma cintilografia de tireoide e agora irei fazer o radio iodo. Antes disso é preciso ter uma consulta com o medico do laboratório de medicina nuclear. A consulta foi muito legal, ele me fez contar desde o inicio, explicou sobre a doença e ainda sobre o tratamento e pós tratamento. O espero que de tudo certo! Não é facil ficar 15 dias em uma dieta pra quem come bastante e sou magrinha…
    Boa sorte a Todos que passam por isso! Que Deus esteja conosco!

    • Luciana, desejamos boa sorte no processo todo!
      Apenas a título de comentário, a dieta, até onde sei, é restritiva em termos de determinados alimentos como peixes de água salgada, laticínios, chocolate, refrigerante e várias outras coisas, mas não em termos de quantidade, confere?

  69. Lorena diz:

    Estou tomando Euthyrox 25mg pra tireóide….quanto tempo tomando esse medicamento eu começo a perceber melhora nos sintomas da tireóide?????O meu hipotireoidismo está bem no inicio…

  70. Greicy diz:

    Se você toma a dosagem de 25 mg, é porque sua disfunção deve ser leve.
    Eu tenho uma amiga que toma e ela falou que demorou dois meses para que os sintomas melhorassem… como você não sabe há quanto tempo está com a disfunção, fica difícil dizer, porque cada organismo reage de uma forma à medicação. Não sou médica, mas pelos relatos das pessoas que tomam esse remédio a melhora dos sintomas leva de um a dois meses.

  71. rafaela diz:

    olá, meu nome é Rafaela tenho 24 anos, fiz o exame de tsh deu 6,84 ui/ml e o t4 1,56 ng/dl estou na duvida se tenho hipotireoidismo, gostaria que me ajudasse. obrigada.

  72. Irene M B Andrade diz:

    Olá.
    Meu nome é Irene.
    Tenho que tomar dois remédios em jejum e estou em dúvida sobre qual tomo primeiro.
    Euthyrox 75 e omeprazol. Podem ser tomados concomitantemente ou devo dar um espaço de tempo entre eles?
    Obrigada.

    • O Euthyrox é hormônio tireoidiano sintético e não vai fazer mal nenhum ao seu estômago, então nesse caso, podem ser tomados juntos. Mas no geral, omeoprazol é tomado sempre antes, espera um intervalo pra ele bater no seu estômago, e aí tome outra medicação que possa dar desconforto gástrico.

  73. fabiana oliveira diz:

    olá adriana bom dia!vou realizar o exame de cintilografia da tireoide ela age em produção acelerada sinto fadiga,dores nas pernas,queda ABSUUUUURDA de cabelo,desanimos para quase tudo aff.mais minha preocupação maior e que tenho uma filha de 1 ano e 3 meses e fiquei sabendo que não e legal eu ter contato fisico com ela alguns dias,eu vou parar de amamentar por 4 dias.no consultorio a recepcionista me informou que não posso amamentar mais posso ter contato só que me sinto insegura quanto a isso.fui arrastando essa situação a quase um ano para não tirar ela da amamentação severamente,só que senti dor no nódulo pela primeira vez durante dois dias e fiquei assustada parecia espinho de peixe travado na garganta uiiiii!vou ter que fazer a cintilografia para saber qual tratamento adequado,já passei pela punsão aspirativa com agulha fina,bem sofrido esse exame por sinal,mais sofrido e a espera do resultado…..ufa não deu malignidade mais preciso tratar,pois disfunção da tsh envolve quase todos os fatores do organismo.bom enfim estou pensando em deixar minha filha durante tres dias para uma conhecida (babá)cuidar até meu corpo eliminar todo o tal iodo que eu não sei ainda qual dosagem vou tomar,pois meus familiares não moram na mesma cidade para me ajudar a cuidar da minha princesa.o que faço? quero previnir minha filha desse iodo radiotivo.muito obrigada tenha uma ótima quarta-f.bjo.

  74. Greicy diz:

    Fabiana, ao fazer o iodo você deve mesmo parar de amamentar a sua filhinha por alguns dias. Não deixe de esclarecer todas as dúvidas com os médicos. Sobre o nódulo, que bom que é benigno! Mas não se esqueça de fazer o controle, ou seja: repetir os exames periodicamente para se certificar de que o nódulo não te oferece perigo algum.

    • fabiana oliveira diz:

      ,

      muito obrigada drika!vc ajuda muito as pessoas com essa tal hipo ou hiper.as vezes uma palavra positiva vale muito.bjo

      • Na verdade, foi a Greicy, mas tá valendo.

        A cintilografia em si é uma dose muito pequena de iodo, normalmente não tem problema nenhum, mas estamos falando de criança pequena, então é bom não dar de mamar e restringir contato ao mínimo necessário pelo menos por um dia ou dois. O médico vai te orientar e por segurança você adicionada 24 horas!!!! :))))))))))))

        E o mesmo vale pra ablação por iodo em si, pegue a recomendação, aumente-a um pouquinho pra te dar segurança, e tudo vai ficar ótimo.

        A gente sabe que é dificil ficar longe de filho e tudo mais, mas é por períodos curtinhos, e pra sua saude! :)

  75. Adriana diz:

    Bom dia Adriana e Greicy!
    Estou em busca de um esclarecimento e de ajuda, afinal o uso de hormonio Euthyrox ou Levoid por exemplo leva ao aumento de peso, à doença cardíaca, cancer de mama e à osteosporose?na net acha-se de tudo e cria-se dúvidas para nós leigos!Gostaria também que me orientassem, meu TSH variou de 2 meses para cá e a médica simplesmente lavou as mãos, claro que terei que buscar um profissional mais disposto a cuidar de mim, os valores eram em jan-2012=TSH 6,04 e T4Livre 0,73;em março/2012 o TSH foi para 4,34 e T4Livre para 0,62 sem uso de nenhum hormonio, apesar da hereditariedade familiar e dos sintomas típicos do hipotireoidismo a médica não quis iniciar tratamento e nem me deu maiores explicações para esta variação.
    Meus hormonios femininos não sugerem pré-menopausa, FSH=7,09 e ESTRADIOL=57, pelo menos a ginecologista disse que não entrei na fase ainda, apesar de ser histerectomizada a 7 anos…será que estou bem assistida por estes profissionais?!Minha glicemia deu 86 agora em março/2012. Os Sintomas que tenho tido>dificuldade de levantar pela manhã e de raciocinar direito, cansaço ao esforço por exemplo subir escadas, ganho de peso 10kg em 6 meses mesmo sem apetite e mantendo alimentação equilibrada+aula de pilates que apenas ajuda a não reter líquido, emagrecer tá difícil!minha pele está horrorosa, seca demais e com acnes pequeninas aos montes, as unhas cheias de listras e duras, as dos pés estão amarelando!os cabelos estão secos e com queda!Detalhe é que tenho hashimoto desde meus 20 anos, hoje tenho 40, atualmente tomo lipanon para abaixar os niveis de colesterol e triglicerides que estão altos, o cortisol está normal mas estou com esteatose hepatica. Meninas me ajudem!!!Fico grata.

  76. Greicy diz:

    Adriana, vamos por partes. Primeiro, quanta ansiedade! Você precisa se acalmar. Sei o quanto é difícil, mas é o melhor caminho para pensar com lucidez. Vamos analisar caso a caso.
    Não sou médica, apenas uma paciente que pesquisa sobre o assunto. O Euthyrox pode, sim, levar ao aumento de peso, mas não significa que isso vá acontecer com você. Cada organismo reage de uma forma a esses medicamentos. Agora, quanto à doença cardíaca, câncer de mama e osteoporose, eu não sei te dizer, só sei que a cabeça da gente dá um nó quando lemos informações sobre remédios na internet e nossa vontade é simplesmente não tomá-los! O mais certo é estar assistida por um excelente profissional em quem a gente confie e que não fique colocando minhocas na nossa cabeça. Isso nos leva à segunda questão.
    Se você não está sentindo confiança nos seus médicos, não hesite em procurar outras opiniões. Como você tem Hashimoto há muitos anos, me parece normal que os hormônios tireoidianos oscilem. Se você não precisou fazer reposição, ótimo! Mas seria interessante monitorar seu TSH e T4 todos os meses, pois você está com 40 anos, idade propícia para começarem a aparecer os problemas na tireoide.
    Creio que seu principal problema seja a falta de confiança nos médicos. Procure um ótimo endocrinologista para tratar não só da tireoide, mas do colesterol alto e da esteatose hepática, que deve ser investigada a fundo. Lamento não poder ajudar mais! Boa sorte.

  77. Adriana diz:

    Obrigada Greicy pela atenção e por me dar uma “luz”, realmente ando muito ansiosa e estressada!Até iniciei hoje acupuntura!Mas então é isso, terei que buscar outros profissionais porque me decepcionei com os que procurei, com o mau atendimento mesmo e de plano de saúde caro!Tem um fato que não lhe disse, ano passado teve uma médica que tentou tratar minha tireoidite, suspeitando de hipo primário, só que passei muito mal, tentei Puran e Levoid 50mcg por não conterem LACTOSE na composição pois sou intolerante a tudo que tem este açúcar do leite e também aos remédios que possuem lactose na fórmula. Tive então que suspender, de lá pra cá as acnes aumentaram e etc, e não perco peso que é 78kg hoje, por isso meu desespero em achar uma solução. Agora, como está oscilando não vou tomar nada por enquanto, farei novo exame e levarei em um novo endocrino. Vou tratar apenas os sintomas, irei a um dermatologista para cuidar da pele e do cabelo, manterei a dieta e as aulas de pilates, continuarei com a acupuntura e farei o que me recomendou, fico-lhe grata e voltarei em breve para dizer como estou indo,ok?Abraços.

  78. Greicy diz:

    Mais uma vez, boa sorte!

  79. Salette. diz:

    Olá Adriana e Greicy
    pesquisando sobre a tireroide encontrei essa página e achei interessante as perguntas e respostas que são colocadas…
    Operei a tireóide dia 26 de março desse ano,estava com vários nódulos e um tumor grande que a biopsia deu benigma,estou tomando LEVOID 100mg todos os dias em jejum,tenho hipertiroidismo mas não sou magra.
    Falando sobre a cirurgia que fez 1 mes,continuo com o pescoço inchado e a voz não está normal,o médico disse que leva 3 meses para recuperar…
    Estou tentando emagrecer mas não consigo,tenho 1,60 e peso 82kg,não tenho animo pra fazer
    nenhuma atividade física,as vezes fico depressiva…. será que vou conseguir emagrecer????
    abraços,
    Salette.

  80. Greicy diz:

    Minha mãe também operou a tireoide dia 27 de março, e a voz dela não voltou totalmente ao normal. Isso é comum, pelo que o médico dela falou. Ela também teve um nódulo benigno e toma 100mg de levotiroxina.
    A depressão e a dificuldade para emagrecer são sintomas de disfunção tireoidiana. Assim que a sua tireoide normalizar, talvez fique mais fácil perder peso. Você deve controlar as taxas de hormônio com exames de sangue, mas não deixe de tomar hormônio, pois você fez cirurgia.
    Abraços.

  81. Claudia diz:

    Olá…
    Iniciei o tratamento com Puran T4 com 25mg há aproximadamente 40~45 dias e estou notando aumento de peso, aumento nos pêlos (queixo e áreas que depilo com luz pulsada a mais de 6 meses) e aparecimento de algumas espinhas pequenas. Tenho ovário policístico e tomo Yaz como anticoncepcional (tomo anticoncepcional a muitos anos – hoje tenho 37 anos). Essas reações indesejadas podem ser associadas diretamente ao Puran T4? O médico sugeriu que aumentasse a dose para 37,5mg na próxima caixa mas, ainda não o encontrei para relatar estas reações indesejadas. Se aumentar a dose tende a piorar?

  82. Greicy diz:

    Claudia, o aumento de peso pode ser por conta dos ovários policísticos, que podem causar esse efeito indesejado. Tenho várias amigas com esse problema que se queixam de ter engordado. Ao mesmo tempo, como você tem hipotireoidismo, seria interessante conversar com seu médico mesmo, já que aqui só podemos aconselhar. Tire todas as suas dúvidas com ele, e não aumente a dose do Puran sem o seu conhecimento.
    Acho que, se for aumentada a dose do Puran e você continuar engordando, daí poderia-se atribuir a engorda ao efeito do hormônio. De qualquer forma, se você tiver uma alimentação balanceada a praticar exercícios físicos, não irá engordar. Isso seria importante para você, já que também tem ovários policísticos.
    Converse com seu médico sempre. Boa sorte!

    • Claudia diz:

      Obrigada, Greicy.
      Como já tomo anticoncepcional a muitos anos e os momentos em que engordei foram relacionados diretamente a alimentação, achei esquisito esta engorda após o Puran T4 (~40 dias após estar tomando o remédio) e sem estar relacionado a alimentação. Não senti mais fome e nem a famosa “boca nervosa”.
      Entrei em contato hoje com minha Ginecologista para questionar se deve trocar o anticoncepcional… será que melhoraria? A ida ao Endocrino está apenas para o dia 15/6 mas, não sei se vou aguentar até lá…

  83. Greicy diz:

    No meu caso, a troca de anticoncepcional ajudou a não reter tanto líquido. Você deve prestar atenção se está engordando de fato ou se está apenas inchada.
    Você também deve questionar sua ginecologista, sim, pois eu questionei a minha e assim mudei para um anticoncepcional bem melhor.
    Boa sorte!

    • Claudia diz:

      Greicy,
      Acho que você tem razão. Na verdade pode estar ocorrendo uma TPM reforçada já que antes do Puran T4 eu não tinha sintomas de pré-menstruais e devo estar retendo muito líquido. Hoje tomo o YAZ, você se incomoda se eu perguntar qual o que você esta tomando hoje e que melhorou o seu quadro?
      Abçs!

  84. Greicy diz:

    Eu tomo Cerazette. A cartela vem com 28 comprimidos, o que significa que não menstruo. No início, fiquei com medo de inchar mais, mas isso não ocorreu. O organismo “entende” a presença de hormônio (no caso, a progesterona) e a menstruação não desce. Assim, não tenho inchaço nem TPM, sintomas que eram agravados pelo hipertireoidismo. Mas eu tomo com prescrição médica, meu caso é específico. Como você tem ovários policísticos, tem que ser feita uma avaliação criteriosa.
    De qualquer forma, a ingestão do Puran deve ter mexido com seus hormônios, uma vez que você está repondo o que falta… só o médico pode responder.

  85. Lara diz:

    Tomo Levoid a cerca de 01 ano e venho sentindo muito desconforto intestinal devido a um aumento assustador na quantidade de gases. Será o Levoid o responsável?

  86. Ana Lucia diz:

    Há algum tempo venho me sentindo mais cansada que o normal, irritabilidade excessiva, nada me satisfaz, uma tristeza sem fim e sem motivo aparente, dores nas pernas e o pior e que me deixa mais incomodada: perda de peso…desconfiei que tava com hipertireoidismo, dai então falei com um médico clinico que é meu amigo e ele me passou exames e me encaminhou para o endocrinologista…. hoje fiz a coleta de sangue e fiz tbm a ultrassonografia que deu um nódulo de 2cm em minha tireoide no lobo direito…estou muito preocupada pois andei pesquisando e pelo que vi nódulos em tireoide antes dos 30 anos tem grandes chances de ser maligno…será que apos o tratamento vou conseguir ganhar peso?

  87. viviane diz:

    Oi, tenho 31 anos e hipertiroidismo a mais de 5! Fazia tratamento com Tapazol. Sofro demais com ansiedade, tremores, nervosismo, baixa autoestima, irritabilidade, calor excessivo, às vezes acho que vou ter um treco, tenho vontade de sumir e peço muito para Deus me levar. Essa semana, após todos os exames, a minha médica indicou cirurgia. Meu lado esquerdo está com 30 cm3 e o direito 4cm3/ e a cintilografia deu hipocaptaçao di restante do perenquima tireoidiano e bócio nodular extenso quente nos terços medios e inferior. Tenho medo de passar pela cirurgia e continuar do jeito que estou e ainda por cima, gorda.

  88. Ana Lucia Coutinho diz:

    Descobri que tinha nódulos na tireóide, fiz a punção e alguns deram benignos e outros indeterminados, parti para a cirurgia. Na mesa foi feita a biópsia destes nódulos que deram benignos, porém ao fatiá-la no laboratório de patologia encontrou-se 2 micro nódulos malignos. Comecei a tomar o hormônio synthroid logo após a cirurgia e agora ao retornar ao cirurgião é que ele me deu o resultado da biópsia – um balde de água fria – Precisei parar de tomar o remédio por um mês para poder fazer a cintilografia e depois farei a iodoterapia. Já poderia estar livre se o médico tivesse sido mais cuidadoso. Se a tireóide não fosse toda retirada não teriam sido achados os micro nódulos. Estou ansiosa e torcendo para tudo acabar logo e ficar livre. Boa sorte para todas nós.

  89. Dorli da Silva Ramos diz:

    Fui descobrir que tinha hipertiroidismo há seis meses, tomei Tapazol por dois meses. O médico mandou parar o remédio e eu não estava bem, fiz exame de sangue e tinha virado hipotiroidismo, voltei a tomar metade do comprimido del Topazol de 5 mg. Vou voltar ao médico daqui a quinze dias. Meus cabelos estão caindo, uma coceira danada e parece que estou sempre engasgada. É normal?
    Obrigada
    Dorli

  90. mariana diz:

    Tenho tireoeide hipo e por descuido acabei tomando 2 remedios puran t4 de manha em horarios diferentes. tem algum problema?

  91. lucia costa diz:

    Oi Mariana,

    Comigo já aconteceu isso.Tb fiquei muito assustada, mas, na verdade, percebi que não foi o fim do mundo! rsrsr…
    Agora, tenho muito mais cuidado, é claro. Afinal, droga é droga, né? Portanto, cuide-se, menina!
    cheiro!

  92. Rita diz:

    Olá, bem tenho umas dúvidas em relação a tiroide, fiz a 2 dias os exames ao sangue para ver o tipo de tiroide, mas não percebo bem em relação aos sintomas e tratamento! Não percebo nada alguém que me explique por e-mail ou qualquer coisa, obrigada

  93. greice diz:

    oi Adriana Almeida!!!!!!
    Sei q esses sintomas horriveis irão passar, mas espero q logo,ai como é ruim.
    Fui ao médico e ele disse q a minha tireóide esta em transição de hipo q vai virar hiper.
    A duas semanas me deu uma crise d labirintite, passou. Mas agora, parece q estou com conjutivite,mas não é.Meus olhos quando acordo estao grudados d remelas e muito vermelho.
    Estava com medo d tomar Tapazol 5mg (uma vez ao dia), mas não aguentei e comecei a tomar 19-10.
    Me esclareça um pouco sobre esse remedio, por favor!!!!!!!!!!

  94. Rosa diz:

    Boa tarde!
    Meu caso é tão chato qto de vcs! Recebi o diagnostico de hipertiroidismo há 5mese. Estou usando há 3meses Tapazol, 40ml, em Jejum. Os desagradáveis sintomas do hiper diminuíram, mas em contrapartida, estou 8kg mais gorda, comecei a roncar, choro muito, menstruo 2vezes por mês, sinto vontade de sumir, supervalorizo meus sentimentos, tanto de alegria como de tristeza, estou difícil de conviver, meus seios estão inchados e doloridos, desde do primeiro mês de tratamento. Conversei com meu medico, e após novo exame, meu T4 diminuiu um pouco, mas TsH, continua muito baixo. Em relação aos sintomas, ele me disse que esse disfunção na tireóide mexe demais com todo metabolismo, e por isso, algumas oscilações, relacionada a outros hormônios. Em relação ao ganho de peso, ele me disse que devo ter exagerado na alimentação, e por isso ganhado tanto peso, já que ainda estou com o quadro de hiper e, em razão disso, não deveria ter engordado. Estou perdida, sem rumo, sem saber o que fazer, pois ele sugeriu a utilização do iodo radiotivo como a melhor alternativa. Não sei o que faço, Me ajudem!

    • Rosa diz:

      Estava esquecendo: vivo gripada, dor de cabeça, e insônia. Resumindo, sem qualidade de vida! O pior é que todos achm que exagero, mas só eu sei o ato tudo isso está custando.

  95. lucia costa diz:

    Rosa, ninguém vai entender, nunca! Familiares, amigos, etc… apenas quem é acometido dessa doença horrorosa é que vai saber o que vc sente e pq vc tem esse comportamento. Com hipertireoidismo, vive-se num desequilibrio generalizado!

    Agora, quando seu médico viu o resultado do seus exames (vc disse que o T4 baixou um pouquinho) , ele não aumentou a dosagem do tapazol? Pq, acho que com três meses de tapazol, se vc o toma direitinho (isso é fundamental) e o efeito é tão pequeno, é pq , provavelmente, a dosagem está baixa. Ou será que ele observou que o tapazol não faz tanto efeito no seu organismo e, pra que vc não sofra tanto com esses sintomas, lhe sugeriu já tomar o iodo ?

    Eu, por exemplo, não me dei bem com o tratamento com tapazol. O iodo não resolveria o meu caso, pq tinha nódulos na tireoide e estes eram não captantes de iodo. Após sete meses, fiz a tireidectomia total. Nunca mais sofri por problemas na tireóide. UFA! Isso aconteceu em 2010.
    Estou muito bem, sem essa doença maluca!

    Olha, aqui no blog da Adriana tem uma riqueza muito grande de informações., como vc já deve ter percebido. Quanto mais a gente se informa, mais tem condições de entender o que está nos acontecendo, né mesmo?
    Enfim, desejo-lhe Boa sorte e, se tiver que tomr o iodo, não pense duas vezes!
    cheiro!

  96. suelen furtado diz:

    Olá Adriana Almeida, tudo bem?
    Estou com um problema que nem faço idéia se é grave ou não , por isso venho aqui pedir seus conselhos.
    Meu nome é Suelen e tenho 26 anos.
    Há 3 meses atras tive uma crise forte de gastrite e fui ao pronto socorro, quando estava tomando soro com remédio o médico me disse que tinha acabo de lançar um remédio muito bom para gastrite e me disse o nome, quando sai de la, passei em uma farmacia e pedi o remédio “tapazol” me confundi no nome, e perguntei ao balconista se esse era relamente um remédio para o estomago, e o pior, ele me conrfirmou que sim.
    Comecei a tomar todos dos dias…..tomei uma cartela e meia da medicação!!!! quando um belo dia meu pai resolveu ler a bula e viu que eu estava tomando o remédio errado. E quando comecei a tomar o remédio senti algumas coisas e nem sabia o porque…tonturas por exemplo,e lendo a bula comecei a entender o porque estava sentindo aquelas coisas. Parei de tomar imediatamente.
    Bom, minha dúvida é….sera que prejudiquei meu organismo? qual mal isso pode me causar? oque devo fazer?
    Por favor, me ajude!

    Desde já agradeço muito sua atenção!!

    Abraços
    Suelen

  97. Aline diz:

    Olá, descobri a pouco um hipotireoidismo e comecei o tratamento com Levoid 25mg. hoje é o meu primeiro dia de tratamento e algumas horas depois que tomei o Levoid, senti muita dor de cabeça, enxaqueca braba, nauseas, indisposição. Isso é normal acontecer? Será q vou sentir sempre?
    Agradeço se puder me ajudar.
    Aline

  98. lucia costa diz:

    OI Aline,

    Eu já tomei levoid e tb não me dei bem.
    Então a médica trocou o medicamento e deu tudo certo. Portanto, ligue pro seu médico e diga o que acontece e, certamente, ele vai trocar o levoid algum outro que existe no mercado: puran, eutirox, synthroid, etc.

    Se um medicamento não nos faz bem, tem que ser substituído, né? E, se vc já percebe, desde que toma a primeira vez . aí é que não deve continuar mesmo.
    cheiro e Boa Sorte!

  99. marli diz:

    oi faço tratamento da tsh meu ultimo deu resultado 0,70uUl/ml mas o medico só disse que estava bom nunca me diz nada ja esteve anterior 4,77uulm/ml fora os outros ja trato a dois anos meu rosto nunca teve espinhas mas depois que comecei tomas remédios fico horrivel de espinhas e ainda vermelho a tbm fasso tratamento capilar poi estava perdendo todo meu cabelo tomo pantogar ja a dois anos mas meus cabelos continua fracos e afinou e estou com pouco cabelo nao seu mas o que fazer a sim tomo 75mcg de puran t4 por favor me ajude porque meus cabelos ainda caem e porque meu rosto esta assim tenho vergonha quando as pessoas ficam me olhando eu estava entretando em depreção por causa dos meus cabelos mas agora ja estou bem mesmo triste estou bem vç pode me enviar a resposta pelo meu msn eu agradeço

  100. elenice diz:

    ha quase 5 anos que trato com psiquiatra e ja tomei varios ant-depressivos sem muito sucesso e ha 15 dias passei pelo endocrino e deu no exame 6,99 hipo e colosterol total 295 e ela me receitou levoid 38,atrovastatina 20mg,oristat e metformina,fora que ja tomo imipramina 40mg,e tenho sentido muito mal com dores de cabeça,tontura,formigamento e esquentamento no corpo,formigamento,desparo no coraçao e outros mal estares,isso esta relacionado com que estou tomando ou e sintmas da tiroide e do colasterol,estou cansada de tanto passar mal antes eu achava que era a sindrme de panico com a ansiedade,ahora nao sei mais,,,,,,o que devo fazer?

    • Procurar o médico Elenice. Sempre. Pode ser um dose muito alta do levoid (que é T4 sintético, hormonio de tireoide) te dando alguns sintomas de hiper, ou muito baixa, mantendo os de hipo. Os outros medicamntos são basicamente para o seu colesterol, alterado por conta – provavelmente – da hipo.

      Qualquer disfunção na tireoide, que controla todo o seu metabolismo, produz alterações emocionais. De depressão à crises sérias de ansiedade, de uma ponta a outra das reações possíveis. Com a dosagem correta da medicação, isso costuma se resolver. De qualquer forma, conversar com terapeutas não faz mal também, porque mesmo que de fundo hormonal, tudo isso move muita coisa dentro da gente, e mesmo que o pior passe imediatamente assim que a tireoide se estabiliza, fica sempre as arestas para aparar! :)

  101. Naira Alves diz:

    Estou tomando omeprazol e sinto tonteira, nauseas, falta de apetite, flatulencias, falta der, coração acelera. O que devo fazer, paro de tomar o medicamento passaram para eu tomar durante 30 dias só estou tomando a 18 dias?

    • Esses não me parecem efeitos colaterais do omeprazol não… Mas sempre que tomamos um medicamento e há reações estranhas e por outro lado, sempre que temos reações ou sintomas tão marcantes, o melhor é SEMPRE procurar o médico. Pode estar ou não estar relacionado com a medicação e é preciso verificar isso.

  102. Lívia Jorge diz:

    Fui ao medico fazer exames de rotina e descobri que estava com hipertiroidismo, mas os sintomas demoraram para aparecer..apesar de morar em Cuiabá sentia um calor excessivo,fora do normal..minhas unhas que eram super fortes não cresciam mais .. Comecei a ter tremedeira também .. Comia compulsivamente. Comecei tomando o topazol 5 mg por dia e no momento estou tomando 20 mg por dia, surgiram mto espinhas no meu colo. Será que pode ser do topazol?

  103. Olá Adriana descobrir que tenho tiroide a 3 meses tou assustada, minha tiroide já é.considerada.como.tiroide grande o.meu.médico disse me que nos exames qje fiz a tiroide.era grande e tenho.1. Nódulo…. Sinto me muito nervosa, pois ainda não.foi a um especialista, tenho a sensação de falta.de ar :( ajudem.me quanto mais.pesquiso menos.sei, ainda.por.cima fico.com dores das costas não.sei se e por causa disso entre outras coisas

  104. Dolores diz:

    Oi,

    Achei muito interessante seu Post, Parabéns!!!

    Deseja Criar Peixe Betta e Não Sabe Como?

    Aprenda Tudo o Que é Necessário Para Criar de Forma Adequada.

    Acesse:

    http://www.comocriarpeixebetta.vai.la

    APROVEITE NOSSA PROMOÇÃO E EXCLUSIVA GARANTIA DE SATISFAÇÃO!!!

  105. Ana Lucia diz:

    Olá , tenho hipotireoidismo , estava muito magra , fui a Endocrina meus exames estavam ruins ela mudou minha dose de 125mg para 100mg de eutyrox , refiz os exames deu tudo certo . Só que me sinto péssima , dores nas mãos , pânico , muuito calor , o que é isso ? Faz 20 dias obrigada me responda por favor

  106. uerlane diz:

    fiz o tratamento com iodo radioativo a duas semanas, e voltei a sentir alguns sintomas do hipertireoidismo e normal, gostaria de saber se apos a dose voltamos a tomar o tapazol?

  107. Olá, eu tenho uma duvida, eu tomei terça passada (07/05) a pilula do dia seguinte, e hj 13/05 veio meu ciclo, só que eu tomo o tapazol d 5 mg, sendo que nesse periodo nao ingiri nenhum comprimido do tapazol.. Eu nao sei oq faço, se eu espero passar um tempo ou ja tomo amanha o comprimido do tapazol. Espero resposta e agradeço desde já

  108. Mm diz:

    Meu tsh deu0,012e o t4 deu 1,95 tou tomando o tapazol de 5mg faz 7 dias ja faz efeito em 1 sem?

  109. Patrícia diz:

    Oi
    Anteriormente fiz diagnóstico de hipo, tratei por 1 anos….após com surgimento de sintomas taquicardia, ansiedade, irritabilidade, dores fortes de cabeça (fui até no oftalmo) segui investigando. Bom pra minha surpresa, TRAB de 5,0 e Anti TPO de 805, TSH suprimido…a endócrino fechou doença de graves. Estou a uma semana de tapazol 2cp manha, 2cp a noite. mas sinto ainda a ansiedade, taquicardia…meus colegas de graves, quanto tempo vai cessar essa angustia? Estou um pouco assustada com tudo isso…abraços

  110. pamela resende diz:

    Tenho 21 anos, e gostaria de uma ajuda para entender meu resultado

    Fiz um exame de tireoide essa semana, e o resultado foi o seguinte:
    TSH ultra sensivel 5,10 micro ui/ml
    Valor de referencia: 0,34 a 5,60 micro ui/ml
    T4 livre:0,80 ng/dl
    Valor de referencia:0,54 a 1,24 ng/dl
    T3 total: 1,84 ng/ml
    Valor de referencia: 0,76 a 1,76 ng/ml.

    O t3 deu alterado, o que pode ser, me ajude.
    Obs: tomo anticoncepcional. obrigado

    • Não me arrisco a responder. Seu tsh está quase alto , então edu poderia palpitar um hipotireoidismo subclinico, mas seu t3 elevado aponta para hiper de t3, que nem é um exame comum, passado mais para confirmar ou descartar quadros.
      Poderia ajudar saber por os exames foram pedidos e se voce tem sintomas, mas o melhor mesmo é procurar um endócrino.

  111. Gabriele Martin diz:

    Bom dia…
    Tenho 21 anos, tenho hipotireoidismo, eu ‘tomava” Puran T4 88 mg .. Eu vou fazer a cirurgia Bariátrica pois tenho 1,57 peso 117 kls ( não tenho diabetes , nem colesterol , dor nas costas nada) mas tenho Hipo e resistência insulínica. Dia 28 eu ia operar mas infelizmente ou felizmente seila.. o anestesista falou que estava muito alta minha hipo(nos exames de TSH,T4 mostram que eu estava com 6,5 e no máximo que era pra fica é 4,5 target deles isso vem nos exames) ai ele falou que eu poderia ter arritmia e demorar para acordar pois bem, fui na endócrino e ela me passou synthroid 137 mg , estou tomando a 15 dias , rigorosamente de manha de jejum. Sera que já deu tempo dele estabilizar? Ele tem que estar no máximo 4,5 (quem tem exames disso acho q sabe o q eu to falando) se não eu não vou operar dia 22. 15 DIAS é suficiente pra estabilizar? Claro eu vou continuar tomando apos a cirurgia, mas no momento preciso operar primeiro…rs Aguardoo respostaas…Obrigada.

  112. Tatiane diz:

    Fiquei mais ou menos um ano e meio passando mto mal descobri que estava com hiper tsh 0,013 comecei o tapazol e tres meses depois repeti o exame e tsh 17,44 vou retornar ao endocrino para ver se continuo o tratamento para hiper, ainda tenho mtos sintomas tipo taquicardia, mas o pior é a parte psicológica tive síndrome do pânico coisa que nunca imaginei ter.

    • Tatiane,
      Isso acontece. Provavelmente você vai tratar a hipo com complementação pros sintomas cardio respiratórios e algo pro estado emocional.
      Força aí.

      • Patrícia diz:

        Oi Adriana
        Fiz primeiramente diagnóstico de hipo…tratei e comecei a ficar muito agitada e taquicárdica, sem menstruar e muito irritada. Após exatos 1 ano de tratamento e acompanhamento…fiz a dosagem do meu TSH estava 0,01…hiper…comecei o tapazol (troquei de endócrino). Inicialmente em 7 dias de tratamento, minhas enzimas hepáticas elevaram-se 3x o valor do normal (iniciei com 40 mg). Bom, 2 semana após o uso, e assim sucessivamente as enzimas foram voltando ao normal e em 3 semanas de tratamento meu TSH já está em 0,16 com T4 normal. Agora estou com a metade da dose (20mg) e semana que vem farei novos exames. Uso propranolol e um ansiolítico para dormir (receitas da minha endócrino). Mas é assustador o tanto que isso mexe com o nosso organismo…fique firme e não deixe de visitar sua endócrino regularmente até que se normalizem as coisas. Beijos

        • Idem. É dureza, mas sairemos do outro lado

          • Patrícia Budni diz:

            Com certeza. Hoje já me sinto muito melhor. Sinto minha vida voltar ao normal….a irritabilidade ainda é ponto forte desse hiper….mas estando com o tratamento em dia, acho que em breve também desaparecerá….espero…boa sorte a todos.
            Mas viu Adriana, vc está em tto com tapazol há qto tempo? Você se arrisca na taça de vinho ou não arrisca…as vezes queria acompanhar meu marido, mas temo as enzimas dispararem novamente. :(

            • Tapazol eu tomo … não lembro, 2009, 2010? Por ai.
              Por 2 anos não bebi nada. Hoje não minto, bebo fins de semana , não todos, mas vc entendeu a ideia. Tecnicamente o melhor é não beber… Hiper ataca o fígado e tapazol tem alta toxidade heoatica, mas minhas taxas estão ok ..
              O melhor e consultar seu médico e controlar suas taxas hepaticas

              • Patricia diz:

                Menina seus neutrófilos despencaram? os meus sim, fiquei muito preocupada…a médica disse que ainda podemos continuar com a medicação. Meu TSH esta em 5,78…reduzimos mais a dose, ficamos em 10mg…bjus

                • Não. Podem ter caído mas meio lembro de terem despencado.
                  Me perdi um pouco (respondendo de celular). Os 10mg são de tapazol? TSH alto… É hipo medicamentosa com dose de manutenção? Vc não disse o valor do T4.

                • Patrícia diz:

                  Sim, 10mg de tapazol. T4 total: 6,7. Estou em tto de hiper, meu tsh estava a 1,5 mês passado 0,001 agora com o tratamento, foi para 5,07. iniciei com 40 mg e fomos reduzindo, reduzindo agora está em 10mg. Inicialmente foram as enzimas que subiram, agora elas estão normais e todos os outros elementos bioquímicos que possas refletir dano hepático. Mas a preocupação agora foi com a queda dos neutrófilos. Dia 20/08 retorno a consulta. Fiquei em dúvida da manutenção do tto com 10mg se meu TSH já normalizou…que confusão este acerto não é! Conhecestes alguém que teve que abandonar o tto por conta de neutropenia. Beijos

  113. aretha diz:

    Ola…tive uma tireoidite que resultou em um hipertireoidismo…minha endocrino receitou o tapazol por 15 dias, um comprimido por dia, refiz os exames e agora indicam hipo…alguem sabe me dizer se isso é normal, se a funçao se regula sozinha a partir de agora ou se vou ter que tratar o hipo? Peguei o resultado hoje e ainda nao falei com a medica…

    • Normal é, mas a chance de regular sozinha independente de probabilidade envolve risco maiores, logo volte na médica com seus exames pois ela poderá avaliar esses riscos melhor que , inclusive o de ver se a tiróide se regula sozinha.

  114. Anelisa diz:

    Faco uso de Eutyrox há 3 anos e fiz um ajuste de dose há 5 semanas, quando posso fazer o exame de sangue para verificar se a dose esta adequada? É necessário estar em jejum para fazer o exame?

    • Seu endócrino não estipulou um tempo? Não sei curso de ação da tiroxina sintetica, mas suponho que um a dois meses deve dar uma ideia clara.
      E se for.os exames padroes pra tireoide, minimo de 4 horas, mas é preciso ver se nao há no mesmo pedido exames que demandem mais

  115. Mauricio diz:

    Ola, fiz exame e o resultado deu:
    TSH ULTRA SENSIVEL: 8,33UI/mL Valor de referência: 0,3 a 5,5UImL e T4 LIVRE: 1,2ng/dL – Valor de referência: 0,79 a 1,76ng/dL. Gostaria de saber se tenho HIPER ou HIPOtireoidismo. Fiquei com duvidas, porque meu T4 ficou entre as referências. Obrigado.

  116. Valéria diz:

    olá, sou Valéria, tive hipertireodismo, mas tomei o iodo radiotivo e agora faço o tratamento da hiportireodismo com o hormonia puran T4 .. minha duvida é, quando vc toma uma pilula do dia seguinte deve tomar o hormônio também? e se não tomar tem risco de ter uma gravidez, ou outra coisa?

  117. diz:

    A melhor atitude em relação ao Tapazol e sua ação é a paciência, a calma e pensamento positivo. Nada de ruim vai acontecer, tudo tende a melhorar. Seguir a vida e associar um betabloqueador com orientação medica e o caminho rumo a remissão do Mal de Graves.

    • Patrícia diz:

      Olá meninas
      Fiz tratamento com tapazol por 1 mês e melhorei. Estive com meu TSH 0,001 por um bom período, trab de 5. Após o tratamento zerei o trab e meu tsh foi para 7 e agora esta estabilizado em 3 faz um tempo. Estou a 2 meses sem nada. Fiz um hiper que agora ficou normal. Minha endócrino me disse que aparentemente tudo certo, vamos controlar a cada 3 meses e depois a cada 6. Foi bem difícl lhe dar com os efeitos do hiper e principalmente com os eventos adversos do tapazol. Mas enfim, meninas FORÇA que sempre dá tudo certo no final. Beijos e obrigada pelo espaço.

  118. Márcia diz:

    Olá meu nome é Márcia, fui no endocrino com um exame de TSH que ele passou e deu Hipo subclinico, o T3 e T4 foram normais, ele me receitou para tomar a metade do puran T4 de 25 mg estou tomando a 12 dias e a sensação de lerdeza, dor de cabeça, pensamentos negativos e emagrecimento de quase 2 quilos(perdi massa muscular em 12 dias) estão me deixando muito mal, gostaria de saber se isso vai passar, sendo que estou tomando a metade da menor dose e fui no medico e ele disse que esses sintomas não tem nada a ver com o remédio( ele nao me explicou praticamente nada), sinceramente fiquei muito preocupada e estou querendo até mudar de médico, estou preocupada que eu esteja com depressão também. Queria saber também se essa hipo subclinica tem cura ou se é como as outras com uma vida de tratamento.Desde já muito obrigada!

  119. Erick Victor. diz:

    Olá!!!
    Achei muito bacana seu “blog”.
    Descobri hipertireoidismo há uns três meses, quando comecei a tomar tapazol 10mg, porém há dois meses tomo três comprimidos de 12 em 12 horas, só que já tem uns dias que tenho febre a noite e dois dias que sinto dor de cabeça que não passa, já tomei vários remédios.
    Para o meu desespero minha médica está de férias, mandei mensagem pra ela pelo celular (foi o que a secretária dela me aconselhou) mas não obtive resposta.
    Acha que diminuo a quantidade de comprimidos até ela retornar de férias e poder me direcionar sobre o que fazer?

  120. FABIANA diz:

    Achei muito legal seu blog.
    Quero dizer que tenho hiper, faço tratamento há quase 01 ano.
    Hoje tenho um resultade do exame para mostrar a minha médica, e para minha surpresa meus hormonios se regularizaram, estão normais, graças á Deus.A cada 3 meses vou á minha médica.
    Nesse tempo todo tomo o tapazol.
    E agora?
    Continuarei com o tapazol?
    Ou me passará outro remédio para `manutenção’?
    Afinal, quero engravidar…

  121. Rosangela Celia Faustino diz:

    Olá Adriana, tenho Hiportireoidismo mas o Puran T4 desencadeia uma crise de enxaqueca (que já tenho desde 0s 4 anos de idade), hoje estou com 47. É uma dor insuportável que vai aumentando… Parei de tomar o remédio (Puran T4 50Mg0, liguei para o médico ele disse que não posso parar de jeito nenhum. O que faço? Procurei na Internet um remédio natural e achei o Bladderwrac, comprei mas não tenho coragem de tomar.

  122. Celma Pazzini Soto diz:

    Oi Adriana. Tenho hipertiroidismo e estou me tratando com tapazol 40mg há dois meses. Mas de uns 15 dias pra cá está dificil pq estou sentindo minha boca e garganta muito amarga. É efeito colateral desse medicamento? Meu hiper está começando a dar sinal de melhora e eu não queria parar com o remedio.

    • patricia diz:

      Oi Celma
      Tente fazer de tudo para não desistir…eu tratei meu hiper com tapazol por quase 3 meses e hoje estou a quase 2 anos com tudo regulado e a minha endócrino disse que as chances de rebote são pequenas, ou seja, curou. passei por maus bocados com o tapazol, dores musculares, neutropenia e alterações nas enzimas hepáticas. Mas, siga firme, o hiper também pode ser reversível…acredite!
      beijos e boa sorte

  123. Celma Pazzini Soto diz:

    Oi Patricia, obrigada por responder. Eu estou tomando há dois meses e minha hiper tambem melhorou muito. Mas está dificil pelos efeitos colaterais que estou sentindo. Talvez meu endocrino mude a medicação.Bjs

  124. fernanda diz:

    Olá,faz exatamente 5 anos q descobrir q eu tinha hipertiróidismo….sempre passei em especialista mas nunca me receitaram nenhum tipo de medicamento. Já esta com um tempinho que venho sentindo dores de garganta,parece q tem algo engasgado….fiz uns exames e acusou q minha tiróide aumentou dmais,e meu exame de sangue deu alteração tbm….sem contar o ganho de peso muito rapidamente.
    O médico passou levoid 38mcg,tomar em jejum logo após acordar,mas será q vou conseguir emagrecer

    • Patrícia diz:

      Fernanda
      Acho que no seu caso… não seria hipotiroidismo?
      abraços
      PS: O ganho de peso é cerca de 4 kg…e regulariza após regularizar o TSH e T4.

  125. fernanda diz:

    Agora descobri q minha tireóide passou a ser hipo….não sei nem por onde começar.Sem contar q faço caminhadas,todos os dias 1hr e 1/2 ….por favor alguém me responde almenos para eu me acalmar;desde já agradeço

  126. Celma Pazzini Soto. diz:

    Hj passei no endocrino e ele me falou sobre a possibilidade de eu fazer tratamento com iodo já que parei com o tapazol, que me fez muito mal. Alguem aqui fez e pode me falar alguma coisa? Estou preocupada.

  127. Elaine martins diz:

    Olá, descobri que tenho hipertiroidismo a alguns meses. Foi horrível para mim, ate me desesperei pela falta de informações e algumas erradas que vi na internet. Minhas taxas deram super altas, e as reações da doença foram extremas. Comecei o tratamento, mas não deu muito resultado até eu trocar de médico e ai aumentar a dosagem. Percebi uma certa alteração em um dos meus olhos, eles estão desiguais e creio que é quadro de exoftalmia. Foi um desastre para mim, porque sou muito vaidosa e super me preocupo com a minha aparência. Mas vou recorrer a corticoides. Agora estou com o problema de quedas de cabelo, está ficando umas falhas horríveis. Estou com medo de ficar careca :\ só me falta isso! Tem dias que me dá muita triste, chego me questionar por que comigo? Mas quando vejo que tem pessoas passando a mesma situação me sinto mais tranquila, porque sei que assim como vocês vou ter força para driblar essa luta.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s