O povo pergunta, a gente responde (7)

E lá vamos nós de novo com mais um post da séria série sobre dúvidas a respeito de problemas na tireóide e afins. Nessa edição, destaque para: hemossedimentação, tireóides não explodem!, efeitos e modo de usar do tapazol e camarão não é vilão. :)

***

hemossedimentação alterada significa que…

… há uma inflamação. Onde, qual a causa, qual a importância, só com mais exames. São inúmeros os quadros clínicos que podem alterar a hemossedientação, de coisas banais como uma gripe até coisas bem sérias. Esse é um exame totalmente inexpecífico, ou seja, só pela alteração não é possível um diagnóstico.
A pesquisa sobre hemossedimentação pode apavorar você. Eu sei porque já passei por isso: uma crise de pânico por conta de uma hemossedimentação alterada. Então calma, possivelmente não é nada grave. E definitivamente, se apavorar não vai ajudar. Leve seu exame ao médico assim que possível e pronto. Não adianta pesquisar porque é, como já disse, um exame totalmente inexpecífico: só diz que há uma inflamação, e o quão ativa está a causa (quando maior o VHS, maior a chance de ser uma doença em fase aguda) mas não diz NADA mais, como a importância, a gravidade, etc. Um valor muito alto pode significar o pico de uma doença qualquer, inclusive uma banal como uma gripe…
Obviamente não deixe de ir ao médico com o seu exame. Eu não estou dizendo aqui que o resultado não é importante, só que não precisa apavorar.

***

Se a tireóide explodir… / Minha tireóide pode explodir?

E voltamos a isso de novo. Pela enésima vez: TIREÓIDES NÃO EXPLODEM! A Glória Perez disse numa reportagem em Maio do ano passado: ““A tireóide explodiu e acabei, neste sábado, fazendo uma cirurgia” e de repente praticamente TODO dia alguém aparece nesse blog querendo saber se suas tireóides vão explodir. GENTE, é figura de linguagem. Nem sei qual foi exatamente os sintomas do problema da Glória Perez mas provavelmente ela quis dizer algo como “A tireóide parou de funcionar” “deu problema” “começou a funcionar demais” “teve um pico hormonal” ou algo assim e usou a palavra explodiu. Mas a TIREÓIDE não explode, até porque se tivesse explodido:
a) Ela não teria sobrevivido pra contar a história. Imagine uma glândula no centro do seu pescoço explodindo. Acho que você entendeu a imagem…
b) Ela foi diagnosticada com câncer de tireóide e se a dita cuja tivesse explodido mesmo que não literalmente, mas apenas sei lá, abrindo, o câncer teria se espalhado e não foi isso que aconteceu.  Fui até pesquisar a respeito e segundo a autora de novelas:”O nome assusta, mas meu médico explicou que as células do câncer não se espalharam para lugar nenhum. Não há doença ativa em meu organismo.” Então não houve explosão de tireóide, ok?
Como eu disse, foi só uma força de expressão.  Só queria entender porque isso é motivo de pesquisa 1 ano depois…
Ah, e pesquisei mais um pouco. No blog da autora ela diz: “Percebi o aumento de tamanho da tireoide e o médico recomendou a retirada. Era uma cirurgia muito simples, a recuperação se dava em 24 horas. O que ninguém esperava é que houvesse um linfoma enclapsulado nela.” Ou seja, a causa da cirurgia foi um bócio e provavelmente o que ela quis dizer com “a tireóide explodiu” foi que a glândula aumentou de tamanho muito rapidamente. Achei legal colocar isso aqui porque enquanto pesquisava achei muita gente apavorado querendo saber a causa da cirurgia de emergência e se elas mesmas precisavam operar e tudo mais. E o número de gente perguntando por aqui se suas tireóides podem explodir é a prova que isso deixou muita gente assustada! Não é assim gente… Calma com o andor! :)

***
Efeitos do hipotireoidismo causado por tapazol

O Tapazol age inibindo a síntese dos hormônios da tireóide na tentativa de estabilizar a glândula. Quando os hormônios circulantes (que o tapazol não afeta) se dissipam e quando o medicamento está sendo muito eficaz, alguns sintomas de hipotireoidismo podem  aparecer. É interessante voltar ao médico e pedir um exame para a dosagem dos hormônios da tireóide para avaliar se é o caso de reduzir a dosagem do medicamento. Mas só o seu médico pode avaliar isso junto com a sua narrativa dos sintomas apresentados e o exame laboratorial.

***
efeitos do uso continuo do tapazol

Como todo medicamento, o tapazol possui efeitos colaterais, alguns mais sérios que outros. O uso contínuo e prolongado pode aumentar a probabilidade de aparecer um efeito colateral mais sério, e por isso aumentar o custo na relação custo-benefício do medicamento. Vale lembrar que o tratamento com tapazol é continuo e é razoavelmente prolongado (média de 2 anos aproximadamente), mas normalmente se a situação do hipertireoidismo não é controlada nesse período, e até antes disso se o remédio não faz o efeito desejado, é considerado outras formas de tratamento justamente para não aumentar o risco de efeitos colaterais com um medicamento que não está sendo bem sucedido na sua função principal. Converse com o seu médico!

***
como saber se é hipo ou hipertireoide?

Pela lista de sintomas e por exame clínico e laboratorial. Procure um endocrinologista! Em outros posts você pode achar a relação TSH/T4 usada no diagnóstico (se eu não me engano, no primeiro post dessa série tem isso! Links mais abaixo).

***
câncer causado por tiamazol

Desconheço qualquer caso ou literatura sobre isso. O câncer de tireóide, se existe, provavelmente já existia ou já estava fadado a existir antes e independente do tratamento com o medicamento Tapazol (tiamazol é o princípio ativo).

***
como devo tomar o tapazol pra tireóide?

Como seu médico receitou. Alguns dividem a dose em 2 vezes ao dia, outros preferem uma dose única pela manhã (ou num mesmo horário pré-definido). É importante manter a regularidade por conta da vida útil do medicamento no organismo.

***
tapazol causa insônia?

De novo, desconheço qualquer caso ou literatura sobre isso. Um dos efeitos colaterais do tapazol é inclusive sonolência. Hipertireoidismo causa insônia e, em alguns casos, como a insônia também tem fatores psicosomáticos e de hábitos, pode ser um sintoma dificil de regridir. Eu mesma sofro com uma insônia grave e crônica que não melhorou em nenhum momento após começar o tratamento com tapazol, mas não acredito que haja relação entre o medicamento e a insônia.

***
camarão causa bócio?

O iodo presente no camarão PODE causar bócio através de hipertireoidismo. Entretanto, a falta do iodo presente no camarão TAMBÉM pode provocar bócio (por hipotireoidismo). O camarão não é vilão nem mocinho. É só um alimento rico em iodo. Descubra se você tem um problema de tireóide e qual é esse problema e aí você saberá se o camarão está liberado ou se o consumo dele deve ser controlado ou moderado em sua dieta.

***

Posts anteriores dessa série:
O povo pergunta a gente responde
O povo pergunta a gente responde (2)
O povo pergunta a gente responde (3)
O povo pergunta a gente responde (3.1)
O povo pergunta a gente responde (4)
O povo pergunta a gente responde (5)
O povo pergunta a gente responde (6)

About these ads
Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

19 respostas a O povo pergunta, a gente responde (7)

  1. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (7.1) | Indo devagar

  2. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (8) | Indo devagar

  3. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (9) | Indo devagar

  4. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (12) | Indo devagar

  5. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (13) | Indo devagar

  6. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (14) | Indo devagar

  7. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (15) | Indo devagar

  8. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (16) | Indo devagar

  9. OLA, GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS DA CIRURGIA DE RETIRADA TOTAL DA GLANDULA DA TIREOIDE, HA POSSIBILIDADE DE ELA VOLTAR A CRESCER? ELA NASCE DE NOVO?

    • Não. O que pode acontecer é mesmo com a retirada, células da tireóide que não estivessem fisicamente ligadas na tireóide serem deixadas para trás, e de alguma forma produzirem hormônio. Mas não saberia dizer como isso funciona, ou qual a ocorrência disso, etc e nem se de fato elas seriam capazes de produção hormonal efetiva.

      Sei que é possivel células da tireóide serem deixadas para trás porque é costume, principalmente em casos de câncer de tireóide ou outros casos cuja permanência da tireóide possa colocar o paciênte em risco, ministrarem o radio-iodo no pós-cirurgico justamente para encontrar e ‘queimar’ as celulas remanescentes da tireóide, já que esse orgão é o único no nosso organismo que absorve o iodo.

      Mas crescer de novo não, não crescem.

  10. iZABELLA MACHADO diz:

    Olá!Fiz cirirgia de tireoide ha 07 mesês,gostaria de saber se a tireoide volta a crescer?Se posso consumir bebida alcoolica com o PuramT4 150 que tomo? Terei algum problema para engravidar? Obrigada!

    • Izabella,

      Como respondi mais acima, a tireoide não cresce de novo. O que PODE acontecer é ela não ter sido totalmente removida e a parte restante voltar a funcionar (normalmente ou excessivamente) ou células da tireoide terem sido deixadas para trás e causarem algum efeito esquisito, mas a glândula em si não cresce de novo.

      Não sei de nenhuma interação do puran com alcool ou com qualquer coisa, já que puram é simplesmente hormonio de tireoide sintético… entretanto, se você teve um problema na tireoide que resultou na necessidade de operar, pode ser que seu fígado tenha sido comprometido, e aí, por conta disso, beber pode não ser uma boa idéia. Verifique qual o estado do seu fígado através de exames, e beber com moderação é sempre uma boa idéia, já que mesmo pra quem é saudável, alcool não é uma coisa que nos faz bem :P

      Se atráves do medicamento seu hipotireoidismo estiver controlado, a tendência é não ter problemas para engravidar. Pra isso é preciso tomar o medicamento religiosamente, ir ao médico com a frequencia indicada por ele para checar os níveis hormonais (e mais frequentemente se sentir algum sintoma esquisito) e fazer eventuais alterações na dosagem do puram. É um compromisso pro resto da vida, necessário se quiser engravidar e mais que isso, se quiser se sentir bem e saudável! :)

  11. Fagner diz:

    Estou com problemas de tireoide e o médico recomendou o tapazol e disse para tomar o medicamento depois do café da manhã. Gostariia de saber se tomando o remédio em jejum o efeito será mais eficiente?

    • Para algumas pessoas o tapazol ataca o estômago, por isso, tem médico que o recomenda tomar depois do café.

      Entretanto, como toda boa função hormonal, seu corpo tem o pico da produção tireoidiana nas primeiras luzes da manhã, quando seu cérebro percebe e avisa seu corpo que “amanheceu” e que seu metabolismo precisa ser acelerado para seguir o dia, por isso, ideal mesmo, é tanto medicamento pra hiper como pra hipo ou pra qualquer disfunção hormonal, ser tomado na cama, deitadinho, assim que a gente abre os olhos. E ai não tem haver com o estômago estar cheio ou vazio… :)

  12. Fagner diz:

    Obrigado pela resposta!

    Gostaria de saber se é normal sentir sintoma de enforcamento no pescoço? Com o tempo os sintomas desaparecem?

    • Enforcamento? Tipo nó na garganta? Angústia? Falta de ar?

      Até é. Mas não esqueça de mencionar e descrever melhor isso pro seu médico. Tudo ligado a respiração e ao coração são os sintomas mais perigosos do hipertireoidismo. E nem sempre é sintoma. então precisa ser investigado.

      Seu médico passou um betabloqueador. Se não, consulte-o a esse respeito.

      Se sim, uma série de sintomas passarão mais rapidamente com o beta-bloqueador (taquicardia, parte da ansiedade, parte da falta de ar, parte da angústia, parte do tremor…)

      Já o tapazol demora mais pra fazer efeito, mas depende de muita coisa, especialmente da sensibilidade ao medicamento, logo, impossivel precisar um tempo.

      • Fagner diz:

        Sim, ele passou um betabloqueador. Como fui diagnosticado ha pouco tempo, após exames de TSH e T4, fiquei com muitas dúvidas, principalmente com esse “nó” na garganta, comecei com a medicação ha 3 dias e ja percebi algumas melhoras nos sintomas, porém essa sensação no garganta ainda me incomoda, pois não sabia que a tireoide tivesse esse sintoma.
        muito obrigado pelos esclarecimentos.

  13. Johnc244 diz:

    Its really a great and useful piece of information. Im glad that you shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing. fekfedeebded

  14. Fernanda diz:

    Gostaria de saber se o Tapazol pode aumentar o apetite e fazer com que a pessoa se alimente mais do que antes e posso engordar. Por que desde que eu comecei a fazer o tratamento eu como mais do que antes e já engordei bastante.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s