Socorro, minha garganta dói!

Como eu disse no outro blog, eu sou mesmo uma hipócrita. Toda hora que alguém pergunta o que fazer se tiver dor de garganta e está tomando remédios que podem causar agranulocitose, o que eu respondo? Suspenda o remédio.  Agora sou eu que estou com dor de garganta, e por mais que eu saiba o que fazer, eu não sei o que fazer.

Meu médico é do SUSto e só atende de 2a à 5a e como é no posto de saúde e não na emergência, tem que marcar antes. Emergência? Bom, dá última vez que eu fui num médico diferente do meu, e que foi bem ou mal quem me diagnosticou com hipertireoidismo, ele só faltou me tocar pra fora do consultório (e eu só tinha ido levar meu filho!): De hiper eu não trato! De hiper eu não trato! Dizia ele quase que histrionicamente! Então quais as chances de eu achar um médico de plantão na emergência que saiba o que fazer comigo? Resposta: Essa eu sei! Essa eu sei! Mínimas!

Hoje é sábado e a dor só ficou realmente significativa (antes tinha um incômodo, e eu não tinha certeza se era o bócio que tinha inchado ou era a garganta doendo) no meio da tarde.  Então a primeira dúvida é: O hemograma que eu fiz na quinta vai ter informação suficiente ou vou ter que fazer outro?  Resposta: Não tenho a mínima idéia.

O laboratório pediu pra que eu pegasse os exames terça a tarde. Eu só ia pegar mesmo na quarta de manhã porque antes disso eu não iria na cidade (eu moro meio afastado!). Pode ser que o hemograma, e só ele, já tenha ficado pronto… mas e se não tiver pronto e só ficar na quarta mesmo, o que faço? Resposta: Não tenho a mínima idéia.

A recomendação que eu recebi, e a que repasso, é : Teve dor de garganta, suspende o Tapazol. Mas a bula do atenolol também tem como possível efeito colateral a agranulocitose. Suspendo ele também?  Resposta: Não tenho a mínima idéia.

Suspendendo o atenolol, se por acaso eu entrar em taquicardia, faço de conta que não é comigo? Resposta: não tenho a mínima idéia.

Ainda no mesmo caso, e se a pressão subir porque já antevejo meu estado de nervos, é pra sentar e chorar? Resposta: não tenho a mínima idéia.

E o tapazol, se eu suspender ele amanhã e segunda – e talvez terça, eu vou voltar a tremer, suar, e sentir gana de trucidar o primeiro ser vivo que passar na minha frente ou dá pra encarar esses dois ou três dias? Resposta: não tenho a mínima idéia.

Eu poderia marcar médico segunda feira, e com sorte, ele poderia me atender terça de manhã. Mas se o exame de quinta passada for válido e ele não precisar me passar outro, o que eu vou fazer no consultório sem o resultado do exame? Resposta: não tenho a mínima idéia.

São tantos não tenho a mínima idéia que a única certeza que eu tenho é que eu não podia estar com dor de garganta, apesar dela ser plenamente justificável por um gripe horrorosa (tô fãnha, tossindo, espirrando, sentindo mais dor no corpo do que se eu tivesse sido atropelada por um caminhão, dor de cabeça, sentindo um frio desproporcional a temperatura que está fazendo, enfim, GRIPADA). Mas como é que eu tenho cara de pau de dar um conselho e quando é comigo desconsiderar? Não posso, né? Mas ao mesmo tempo, eu tenho um fim de semana inteiro pela frente, e passá-lo sem atenolol (o tapazol é que se dane!) vai ser pauleira.

Ainda pensando no que fazer… mas desculpe a redundância, eu não tenho a mínima idéia.

Esta entrada foi publicada em Depressa demais com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

9 respostas a Socorro, minha garganta dói!

  1. Marcelo Saraiva diz:

    Conselho do amigo médico, que é ginecologista, mas ainda lembra um pouquinho de clínica. Páre o Tapazol (que causa agranulocitose MUITO mais frequentemente), mantenha o Atenolol (que MUITO raramente vai causar agranulocitose). Veja o resultado do hemograma que até pode mostrar se as coisas estão ruins ou não. Pode até ir numa emergência ver se existe alguma infecção de garganta (que justifique a sua dor). Hidrate-se bem (água mesmo), chupe pastilhas para a garganta… e se em 2, 3 dias não estiver mais sentindo nada volta tudo ao que era antes (tapazol+ atenolol) e marque uma consulta com seu médico para que ele possa saber do que está acontecendo ! :)

    • Sabe que eu te amo, né? Então… eu te amo.
      Escuta, mas se for o pior (não é, eu sei que não é, tá?) o exame que fiz quinta vai mostrar já alguma coisa sendo que a dor começou ontem em forma de incômodo e hoje doendo mesmo?
      Eu já ia ao médico essa semana mesmo, provavelmente na 5a pra levar os exames pra ver fígado, tsh, t4 e a meleca toda… Então eu vou… de qualquer jeito… o que eu não sei é se tenho que ir antes só pra ele me dar outra guia pra outro hemograma (e tb não sei onde vou rodar bolsinha pra pagar 2 exames de sangue seguidos).
      No aguardo, câmbio.

      • Marcelo Saraiva diz:

        Muito simples… um hemograma pode ser facilmente feito em qualquer emergência (do SUS mesmo). É só vc chegar pro Médico e falar que toma Tapazol (que pode dar agranulocitose – ele pode não estar bem informado a esse respeito) diz que está com dor de garganta e que teve febre (mesmo que vc não tenha tido) e que está com receio de que esteja com alguma infecção (se ele não examinar a sua garganta e pedir pelo menos um hemograma – denuncia pro CRM = “brincadeirinha”).
        O exame de quinta-feira pode já mostrar se vc estiver com uma contagem muito baixa de granulócitos sim (primeiro eles abaixam , com isso a sua imunidade cai, e então vc faz a infecção – nessa ordem cronológica). Se o hemograma estiver normal (ou bem pouquinho alterado), a maior chance é de vc estar fazendo uma dor de garganta só pq está gripada mesmo.

      • Sá, obrigada, de novo. Te amo.

        Abaixo a conversa no gtalk com meu médico preferido. De repente ajuda outros a não se desesperarem (muito)

        Marcelo Saraiva está conectado.
        Adriana: AMOOOOORRRRRRRRRRRRR
        Marcelo: finalmente !!
        Adriana: Entonce? É pra sacrificar?
        Marcelo: hauhauhauahuah ainda não
        Adriana: ufa! :) LOL
        Marcelo: olha lá no Blog, que eu já postei uma LOOOONGA resposta !
        Adriana: Cara, tá doendoooooooo! Não tinha dor de garganta mesmo tem séculos. Vou lá olhar. o wordpress as vezes fica de graça, mas uns refreshs nele e ele entra… wait
        (…)
        Marcelo: O principal é ficar de olho se não está fazendo febre persistente
        Adriana: Tá… de qualquer forma eu vou pedir pra pegarem o meu exame (o hemograma – o resto não vai ter chegado) logo cedo de manhã
        Marcelo: que é o que fala mais a favor de infecção.
        Adriana: Se aquelas imprestáveis do laboratório não tiverem feito, vou mandar dar porrada nelas. Hemograma até eu faço (não né, mas elas vivem disso!) Eu não tô com febre. Já pedi pro Telles ver umas 5 vezes. Ele já tá até meio puto. da ultima eu o acordei pra isso! AHHHHHHHHH ODEIO HIPOCONDRIA! ODEIO TAPAZOL ODEIO TAPAZOL ODEIO TAPAZOL Odeio mais a ideia do iodo radioativo, mas isso é detalhe
        Marcelo: Então te sobra entrar na faca !!! :) hauhauhauha
        Adriana: Dá no mesmo.. não tô afim de ficar Hipo… eu tenho muitas esperanças de que em um ano eu entre em euti e não saia mais. eu sou uma pessoa de fé, Sá… mas a probabilidade de sair do iodo ou da faca sem hipo é tão mínima que nem fé segura!
        Marcelo: Puran T4 é um remédio muito mais tranquilo de tomar do que o Tapazol !
        Adriana: Eu sei… “teoreticamente” né santo! Até ajustar a dose, olha o samba do crioulo doido de hipo-hiper : Engorda- emagrece – fica agitado – fica depressiva etc
        Marcelo: Mas vamos ao que interessa. Fica de olho se vai ter alguma febre ou não. Pra garganta, beba bastante água, e uma pastilhazinha sempre dá alguma ajuda ! A garganta dói, ou arde!?
        Adriana: Ok, não ri… qual a diferença? Parece o bócio. Tá ruim de engolir, entende? E quando tusso dóiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
        Marcelo: Não se assuste com minha resposta.
        Adriana: vou tentar! :P
        Marcelo: Pela Medicina chinesa quando arde é excesso de calor então líquidos mais frios vão trazer mais alívio… quando dói é excesso de umidade então líquidos mais quentes vão aliviar mais ! :)
        Adriana: Soccorroooooooooooooooooooooo Sá new age?
        Marcelo: Apenas pequenas influências de uma esposa quase hippie !!! :) Mas comprovadas na prática !
        Adriana: Quando eu tomei chá aliviou. Mas também aliviou quando eu tomei coca-cola…. é sinal que eu sou um ser esquisito ou o que? Quando bebo algo ajuda… parece que abre caminho… engolir saliva ou comida é que é difícil. Acho que dói mais que arde… mas só acho… dor é dor, sei lá.
        Marcelo: Coca-cola não é considerado alimento frio, mesmo quando está gelada, pelo gás e por ser estimulante (ou seja é quente). A dor é como uma pontada… O ardor é como se a garganta estivesse raspando
        Adriana: Viu? então é dor. Não chega a dar pontada mas… putz… confundiu tudo de novo. Não acho que esteja ardendo, mas está raspando, está estranha….
        Marcelo: anyway… me parece que a garganta dói mais do que arde então acho que líquidos quentes vão dar uma aliviada melhor !
        Adriana: Ok… vou comprar pastilha amanhã… (eu falando bobagem. Censurado!!!). A cidade toda tá gripada… quem tomou a vacina do porquinho então, tá que tá… É um tal de gripe incubada desencubando… E aí eu pego. Eu devo merecer!
        Marcelo: Nos remédios acho mais interessante parar o Tapazol (pq vai ajudar a “melhorar” sua imunidade (mesmo que não esteja com um quadro de agranulocitose), mas mantenha o Atenolol (que vai dar uma segurada na possibilidade de ter alguma coisa tipo tremor, ou taquicardia)
        Adriana: ok. Farei isso… amanhã só atenolol, e com sorte pego o exame 2a. Mas vem cá… se eu pegar e estiver com glóbulos brancos normais ou altos, mesmo ainda gripada, volto né?
        Marcelo: Sim. A agranulocitose PODE ser um efeito colateral, mas não é obrigatório tê-la em algum momento, se o seu exame de sangue mostra que a sua imunidade está normal, não faz sentido deixar de tomar um remédio que controle o hipertireoidismo por causa de uma gripe comum
        Adriana: ok, só pra saber… aproveitando o embalo, posso perguntar outra coisa?
        Marcelo: pode
        Adriana: Eu falei pro meu doutor médico da silva que eu fiquei menstruada depois de 12 dias de intervalo e fiquei por 11 dias (11 terríveis diassssssss!) ai depois veio 30 dias depois e fiquei 4. Ele falou que é isso aí, bem vinda aos hormônios insandecidos. Só pra confirmar com quem entende da coisa…
        Marcelo: É, a tendência no Hipertireoidismo é ter ciclos menstruais mais longos do que os habituais, e no hipotireoidismo menstruar mais tempo e mais frequentemente, mas os organismos podem responder de formas diferentes às variações hormonais, e podem simplesmente “enlouquecer” no que se refere às menstruações.
        Adriana: Achei que sim mesmo… mas como meu dr médico da silva é endo e não gineco, não custava perguntar né?????
        Brigadãooooo Sá. Amo vocês e morro de saudade de vocês!
        Marcelo: Muitas saudades tb.
        Adriana: Posso postar essa conversa nos coments pra de repente ajudar outras histéricas hipertiróidicas tapazoicas?
        Marcelo: Pode sim !! :)

  2. Pingback: Confesso: eu sou uma hipócrita! « Tudo e Nada

  3. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (11 – EE) | Indo devagar

  4. mel diz:

    Oi Dri, espero que tenha melhorado. Lembro-me bem dessas crises de garganta, era assim que eu chamava quase que uma por mês eu tinha, sempre estava no consultorio da otorrino e era NADA então tomava um antialergico, depois antiinflamatorio e como não era NADA e os 2 “anti” não funcionavam caia no antibiotico mesmo. rsrs lembranças que hoje me fazem rir.

    Chueguei da iodoterapia com muita dor de garganta e pescoço meio enrigecido, ficou assim por umas 48 hs depois do iodo agora está melhor mas ainda sinto diferente.
    Me sinto mais feliz por ter começado o uso do PURAN T4 estou na 2ª dose mas bem fraquinha de 50mg, ainda muito cansada mas confiante, farei uma 2ª PCI dia 19/05 pra saber como foi o iodo.

    Melhoras pra ti…pra mim too!! rsrs

    • Hoje está bemmmm melhor, mas eu meio que passei o dia repousando e estou tomando pastilha com benzocaina, então não sei o quanto estaria doendo sem isso. E não tomei tapazol hoje, embora isso me cause uma culpa horrorosa. Não me pergunte porque, só me causa. Pedi para pegarem o resultado só do hemograma no comecinho do dia amanhã e ai eu vejo o que vou fazer da vida! :) Fiquei bolada porque fora uma dorzinha que tive logo depois que comecei o Tapazol e que virou uma sinusite, faz ANOS e ANOS que eu não sinto dor de garganta, mesmo quando fico gripada! :(

      Como é tomar o iodo? É realmente inodoro e insípido? Como é feito pra ficar em “isolamento” mesmo indo pra casa? Porque até agora eu só li sobre isso em sites que são mais técnicos do que depoimentos, né?
      E você está se sentindo diferente como? E o que é PCI? Eu até dei uma procurada (mania… não sei o que é, saio procurando) mas o máximo que cheguei foi “exame de corpo inteiro” o que não foi muito esclarecedor… :)

      Fico MUITO feliz em saber que você já está no Puran, e estou torcendo pra acertarem a dose de primeira e você parar com os sintomas!

      Agora que você não é mais “hipertiróica” não vai abandonar nosso bloguinho, né? Primeiro porque a gente ia sentir saudade, e segundo porque a sua história é uma lição de vida pra gente.

      Se quiser, responde no próximo post, que vou colocar no ar em instantes, já que é justo sobre hiper virando hipo.

  5. Vânia Prieto Acosta diz:

    Olá Adriana, adorei seu blog, até porque estou cheia de dúvidas em relação a hipertireóide e a morosidade do meu convênio médico me deixa louca e insegura em relação a minha saúde.
    Após sentir um incômodo na garganta fui ao primeiro plantonista que me indicou antiinflamatório, que não surtiu efeito algum (nimisulida), voltei novamente, e outro plantonista me prescencreveu benzetacil, que também não fez efeito, novamente de volta ao clínico geral fui orientada dessa vez a trocar o antibiótico, tomei Astra, também não fez efeito e por fim, quando passei no último clínico, marquei concomitantemente consulta com um otorrinolaringologista, para tentar acabar com a farra dos antibióticos, mas ainda tomei amoxaxilina 875 combinada com uma outra substância que não me lembro mais .
    Resumindo, a médica otorrino pediu um exame nasolaringocopia que apontou que estava tudo em ordem, o que me deixou momentaneamente em pânico, se não havia nada na minha garganta porque eu não conseguia engolir?
    Antes de marcar retorno com a otorrino, marquei consulta com um endocrinologista. A otorrino confirmou que não havia nada no exame, e que realmente o problema deveria ser de tireóide.
    Fiz o exame de sangue e foi solicitado o de ultrassom que ainda não fiz, pois meu convênio só tinha vaga para janeiro. O exame de sangue apontou hipertiroidismo, e meu médico disse que provavelmente eu havia tido uma tiroidite, levando a hipertiróide. O endócrino me receitou Tapazol e pediu que marcasse nova consulta para fevereiro, já levando o resultado da ultrassonografia e novos exames de sangue. No primeiro dia em que comecei a tomar o Tapazol, comecei a sentir ardência na garganta. Estou em pânico, não sei o que fazer, porque, como você já sentiu, os clínicos plantonistas, parecem desconhecer essa doença, e imagino ainda menos os efeitos colaterais que os remédios que a tratam podem causar. Nessa época, divido que consiga falar com o endócrino, estou a ponto de pagar uma consulta. O que vc me aconselha?

Deixar uma resposta

