O povo pergunta, a gente responde (15)

Como sempre, compilamos as dúvidas sobre Tireóide (e similares) que aparecem aqui no site. Destaque dessa edição: Algumas dúvidas sobre puran t4/Euthyrox e sobre o Tapazol, Classificação dos nódulos na tireóide e bócio.

***

euthyrox/puran T4 trata hipertireoidismo?

Não. Tratam hipotireoidismo!  Esses medicamentos são hormônios sintéticos da tireóide, e visam repor os hormônios que, no hipotireoidismo, estão baixos ou inexistentes. São TOTALMENTE contra-indicados no hipertireoidismo, onde a tireóide já está produzindo hormônios em excesso.

***

garganta ardendo tomando puran/euthyrox

Não há nenhuma relação entre dor de garganta e puran ou euthyrox. Alguns medicamentos podem causar uma complicação chamada agranulocitose, cujo sintoma é a dor de garganta, e por isso, é preciso ter atenção a essas dores e fazer exame de sangue para descartar a agranulocitose antes de continuar com o medicamento, mas não é o caso do Puran ou do Euthyrox, que nao possuem NENHUM efeito colateral se dados para quem precisa (hipotireoidismo) na dosse certa (a ser descoberta pelo seu médico através do exame físico e dos exames de sangue).

***

parei de tomar o puran 100 mg

Não devia! O Puran (e o Euthyrox) são medicamentos de uso contínuo que possivelmente você irá precisar tomar pro resto da vida. Exceto em casos específicos que a tireóide volte a funcionar normalmente (o que é razoavelmente raro), você irá precisar repor o hormônio da tireóide pra sempre, e não deve interromper o tratamento.
O puran (e o Euthtrox) são hormônios sintéticos e não há nenhum efeito colateral que justifique a interrupção do tratamento. Se ao tomar o medicamento você estava se sentindo mal, você precisa consultar seu endocrinologista e solicitar uma contagem dos hormônios da Tireóide (TSH/T4) para ajustar a dose do medicamento , e assim, cessar o eventual desconforto. Na dose correta, uma pessoa sequer nota que está tomando um medicamento porque o efeito é só o de repor algo que seu corpo deveria estar produzindo naturalmente e não está…
Caso tenha só esquecido, basta retomar o tratamento e lembre-se de avisar ao seu médico por quantos dias deixou de tomar o remédio, para que ele possa levar isso em conta na análise dos sintomas e dos exames de sangue. Ao deixar de tomar, seu nível hormonal irá baixar, e o médico pode achar errôneamente que é porque a dose precisa ser aumentada, o que possivelmente não será o caso!

***

o que são nódulos frios tiroide?

Nódulos na tireóide podem ser frios (hipocaptantes), mornos (normocaptante) ou quentes (hipercaptante), sendo denominações dadas a esses nódulos de acordo com sua capacidade de absorver o iodo. A percentagem é mais ou menos a seguinte: 85% deles são frios, 10% mornos e 5% quentes. Para os diagnósticos de câncer de tireóide, cerca de 85% dos nódulos frios, 90% dos mornos e 95% dos quentes são benignos. Mas se há um nódulo, o ideal é que seja feita uma punção para análise já que se diagnosticado cedo, o câncer de tireóide é um de melhor prognóstico.

***

tiamazol dá cansaço e taquicardia

Não; Taquicardia é sintoma de hipertireoidismo que o Tiamazol (composto químico do Tapazol) irá tratar. Como o tratamento se dá a médio/longo prazo, na presença de taquicardia (e tremor como tratamos na última edição dessa série) é comum que uma droga beta-bloqueadora seja dada como tratamento complemetar, para controlar os batimentos cardiácos enquanto o hipertireoidismo não está controlado.
Já o cansaço (com variações sutis) é sintoma tanto de hiper como de hipotireoidismo. No primeiro caso é um cansaço do tipo esgotamento, no segundo, um cansaço do tipo desânimo. Como o Tapazol atua na produção dos hormônios tireoidianos, ele pode ainda não ter suprimido os efeitos do hipertireoidismo ou estar simulando os efeitos do hipotireoidismo, por altas doses do medicamento causando uma baixa maior do que a desejada nos níveis de hormônio tireoidiano. Se o cansaço vem associado a taquicardia, o hiper é bem mais provável.

***
tomo tapazol, posso tomar a fluoxetina?

Se o médico que passou o fluoxetina é o seu endocrinologista ou está ciente do seu hipertireoidismo, sim, pode. Lembre-se de que todos os seus médicos devem ser informados de todos os medicamentos que você toma e nunca tome nenhum medicamento sem prescrição médica, em especial se estiver sendo tratada de uma outra condição, como no caso, o hipertireoidismo.

***

a glândula abaixo no pescoço inchada

A glândula na parte inferior do pescoço é a tireóide. Se ela está inchada (bócio), procure um endocrinologista pois não é possível fazer um diagnóstico apenas baseado na presença de bócio.

***

Dor epigástrica e Tapazol

Dor epigástrica é um dos possiveis efeitos colaterais do tapazol, considerado um dos efeitos de menor importância (que não exigem a suspenção imediata do medicamento). Mas dor epigástrica também é um possível sintoma da superdosagem de Tapazol.
Assim como qualquer outro efeito colateral possível, não só os mais graves (agranulocitose e comprometimento da função hepática), é sempre bom consultar seu endocrinologista para que ele possa avaliar junto com você uma possível alteração na dose, ou a busca por outras formas de tratamento se o efeito colateral for sério ou incapacitante de alguma forma.

***

Posts anteriores dessa série:
O povo pergunta a gente responde
O povo pergunta a gente responde (2)
O povo pergunta a gente responde (3)
O povo pergunta a gente responde (3.1)
O povo pergunta a gente responde (4)
O povo pergunta a gente responde (5)
O povo pergunta a gente responde (6)
O povo pergunta a gente responde (7)
O povo pergunta a gente responde (7.1)
O povo pergunta a gente responde (8)
O povo pergunta a gente responde (9)
O povo pergunta a gente responde (10 – Edição Especial Hipertensão)
O povo pergunta a gente responde (11 – Edição Especial Ciclo Menstrual)
O povo pergunta a gente responde (12)
O povo pergunta a gente responde (13)
O povo pergunta a gente responde (14)

Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

93 respostas a O povo pergunta, a gente responde (15)

  1. Sou hipotireoidiana e tomo 150mg de Puran T4 por dia. Neste mês por mais ou menos uma semana esqueci de tomar o medicamento. Ja tomo esta medicação a muitos anos e raramente esqueço.
    Quais são os sintomas possíveis da falta do medicamento a níveis hormonais?
    Posso ficar extremamente irritada? e com sintomas de TPM muito fortes?
    A menstruação pode atrasar?
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Atte.

    • Ana,

      o seu remédio repõe o hormônio que a sua tireóide não está produzindo, então ao esquecer de tomar você pode ter todos os sintomas do hipotireoidismo, ok?

      No tocante às suas perguntas específicas:
      “Posso ficar extremamente irritada?”
      É mais provável que fique prostrada… Irritação normalmente é sintoma de hipertireoidismo (coisa que você pode sentir se a dose do puran estiver muito alta) mas as vezes é só a irritação cotidiana, mesmo. Nem tudo que a gente sente é sintoma.

      “E com sintomas de TPM muito fortes? A menstruação pode atrasar?”
      Não tenho certeza absoluta quanto a TPM, mas toda disfunção hormonal altera como a menstruação é sentida pela mulher, então pode aumentar os sintomas da TPM em teoria. Quanto a atrasar, é o mesmo caso da irritação: até pode porque embora exista uma certa lógica na atuação dos hormônios da tireóide, cada corpo reage de uma maneira e há casos de hipo com menstruações espaçadas assim como hiper com menstruações muito próximas, mas na verdade mesmo, o “””normal””” seria a menstruação vir adiantada.

      Em resumo, esses sintomas ATÉ PODEM ter relação ou com o esquecimento do remédio ou com a dose que você está tomando, mas tomando por base os sintomas clássicos, não estariam relacionados não.

      O ideal é consultar seu ginecologista para ver se esses sintomas não podem ter outra causa.

      E quanto a esquecer o remédio, não é bom, mas quando acontecer não precisa ficar preocupada. É só voltar a tomar regularmente assim que possível e , caso vá fazer a contagem hormonal da tireóide, avisar ao seu médico caso recentemente tenha esquecido de tomar. Fora isso, é só não estranhar se os sintomas do hipotireoidismo aparecerem…

  2. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (16) | Indo devagar

  3. Gabriela Santos :

    Amei o seu site, respondeu a maioria das minhas duvidas
    Tenho hiper, e várias duvidas respondidas em seu blog.
    Mas a inicial é qual dieta vcs seguem ?
    Que tipo de sal de cozinha utilzam ?
    Onde adquirir ?

    Estou usando tapazol 40 mg e atenolol. Meu cabelo cai muito e estou muito preocupada.
    Agradeço

    Primeiro, obrigada pela visita e fico feliz que o conteúdo tenha lhe ajudado.

    bem, eu não faço dieta nenhuma. Recentemente tenho tentado uma reeducação alimentar com ajuda de uma nutricionista, mas não necessariamente por conta da tireóide: é que eu comia muita porcaria mesmo! :) O que eu faço é tentar controlar o consumo de coisas que sabidamente possuem iodo, como é o caso de algas e frutos do mar em geral. Mas também não é caso de cortar 100%, já que embora possuam iodo, esses alimentos também são importantes. Então é consumir com responsabilidade: pouco, e observar se há alterações nos sintomas ou melhor ainda, nos exames. Se houver, suspende. Se não, pode continuar consumindo desde que com moderação.

    Sal eu uso o normal, mas muito pouco. A quantidade de iodo no sal é pouco significativa se consumirmos como ele deve ser consumido: ou seja, pra dar uma salgadinha, e não para transformar em salmora. Troquei o sal por queijo ralado em algumas comidas, saladas por exemplo eu coloco limão e azeite, mas não coloco sal, e no geral, evito ficar tacando sal em tudo. Como minha mãe tem pressão alta, desde cedo me acostumei a fazer comida com pouco sal e os que preferem mais, usam a parte. E eu simplesmente não uso além do pouquinho que foi usado para cozinhar o alimento.

    Mas grandes supermercados (em grandes centros) tem sal sem iodo pra vender… não saberia lhe indicar um porque moro no meio do nada…

    Quanto ao cabelo, infelizmente isso acontece. Perdi 2/3 do meu volume de cabelo até fazer o que vou lhe sugerir: DERMATOLOGISTA URGENTE. Como perda de cabelo não é algo que coloque sua saúde em risco, normalmente os endócrinos não dão muita confiança a essa queixa, que pode ser do tapazol, do hipertireoidismo, de um hipo temporário induzido pelo remédio ou tudo isso junto e ao mesmo tempo… então até a tireóide estar ok não tem muito como fugir disso se o sintoma/efeito colateral queda de cabelo aparecer. Um dermatoligista vai lhe passar vitaminas adequadas, dicas de tratamento do cabelo, exames para ver se há outra causa paralela, enfim, vai poder lhe ajudar a ir contornando isso enquanto a tireóide está sendo tratada.

    Sorte, e qualquer outra dúvida, se eu souber responder, estamos por aqui! :)

  4. Gabriela Santos diz:

    A doença de grave a qual foi a responsavel pelo hiper, foi desencadeada por um grande stress em minha vida, em outubro do ano passado, separação, minha mãe teve 2 aneurismas cerebrais, e eu tremia feito alcoolatra sem ingerir nenhuma gota de alcool.
    Isso se estendeu até mais ou menos janeiro ai ela ficou melhor do aneurisma operou e tudo e agora apareceu cancer nos pulmões, afinal ela é tabagista a uns 30 anos.
    E parece que os sintomas voltaram com esse stress, estou preocupada demais, pois meu medico ficou em manaus onde moro a 7 anos e eu vim para o sul novamente para cuidar da minha mãe. e os medicos daki nao confio em nenhum endocrino sao meio doidos e minha mae mora no meio do nada, cruz alta-RS, imagina…..kkkkkkk
    desculpe desabafar aki, mas confiei em vc, não sei explicar porque. mas vc transmite uma coisa boa para mim.
    Obrigaduuuuu
    Vou ser visitinha constante aki.

    • O meu também é graves, provavelmente stress. Nada muito muito muito específico, mas o acúmulo de coisas… eu sou estressada por natureza. :( E então num ano muito complicado no trabalho, mas complicado mesmo, ela apareceu.
      A casa é sua, Gabriela. A idéia disso aqui é justo isso, um lugar pra desabafar e juntar as informações, as experiências e tornar passar por uma tireóide louca algo um pouco mais fácil!

      Eu sei que é um saco trocar de médico e estabelecer confiança, mas o jeito é procurar um melhorzinho e se armar de muita informação pra não ficar insegura.

      Desejo o melhor pra sua mãe, que seja só um grande susto e que ela se recupere, viu? E tenta manter o foco… eu sei que é quase impossível, com um problemão desses e os hormônios da tireóide a mil, mas desesperar não vai ajudar nem você nem ela, né? Então espero que você encontre forças para passar por tudo isso da melhor maneira possível! :)

  5. Simone Figueiredo diz:

    Boa tarde! Fiz a remocao total da tireoide em 2003 e venho acompanhando desde entao 1 vez ao ano com a minha endocrinologista que é excelente, nao tenho do que reclamar. Mas como atualmente moro na Italia, tenho algumas duvidas no detalhe que gostaria de saber se consegues responder, por gentileza. Bem, após a operaçao sempre tomei a syntroid em jejum de 88 mg. Como aqui na Italia nao existe o eutirox de 88 mg, passei a tomar de 100 mg com a orientaçoa da minha medica, obviamente. Bem vamos la: Tentei engravidar em Janeiro deste ano. Engravidei logo na primeira tentativa, mas perdi o bebe com 5 semanas. Fiz uma serie de exames após o aborto e para minha surpresa meu TSH estava desregulado (mesmo que eu faça exames 1 vez por ano sempre que vou ao RJ, Brasil e sempre deu tudo normal, regulado).
    No primeiro exame o TSH tava muito baixo, tipo 0,040. Minha medica disse que podia ser em funcao da gravidez que no primeiro trimestre baixava mesmo, etc. Me pediu pra mudar dose do eutirox para 25 mg, mas qdo refiz o exame apos 20 dias, meu TSH estava em 8,5. Entao ela me orientou a mudar a dose para 75 mg e pediu para eu nao engravidar enquanto o meu TSH nao atingisse 2,5. Refiz os exames apos outros 20 dias e meu TSH estava em 3,6. Minha medica pediu pra continuar com a dose de 75 mg pois meu TSH deveria baixar ainda um pouco mais se eu mantivesse esta dose. Refiz o exame apos 40 dias de 75 mg (no ultimo dia 16 de junho) e a dose está em 1,46. Ela me pediu pra continuar com a dose de 75 mg por mais 25 dias e refazer o exame.
    Pergunta: eu so poderia engravidar mesmo com esta meta de 2,5? Estou achando que tá demorando tanto:-) Mas estou seguindo direitinho a orientaçao da medica, pois tenho receio que minha gravidez possa ter piores consequencias caso nao esteja tudo reguladinho. Mas so gostaria de ouvir uma outra opiniao. De qq forma, sei que ela terá que me acompanhar por toda a gravidez. Obrigada!

    • Simone,
      antes de mais nada, bem vinda.

      Em segundo lugar, queria deixar claro que vou lhe responder como leiga, meu conhecimento sobre tireóide é o de experiência própria e pesquisa, além de troca de idéia com outras pessoas que sofrem de problemas na tireóide, logo, minha opinião é só isso, uma opinão, ok?

      Bom, tendo dito isso, acho que é isso mesmo. Infelizmente o mais seguro é esperar que a tireóide (ou no seu caso, o nível dos hormônios sintéticos) esteja funcionando normalmente, e na verdade, que isso se repita por 2 ou 3 exames, ou seja, que mostre que está estável, que a dose do hormônio sintético está correta e que seu corpo está com a quantidade de hormônio necessária.
      O risco de engravidar com a tireóide desregulada (pra mais ou pra menos) é muito grande. Além dos abortos, que infelizmente você viveu um de experiência própria, há riscos de má-formação e alterações de tireóide pro bebê. Não vale a pena. Eu sei que deve ser muito difícil ter que esperar, e que o relógio biológico fica fazendo tic tac, mas antes esperar e ter uma gravidez que embora de risco pela existência do hipotireoidismo já que a tireóide foi removida, mas um risco calculado e com grandes chances de sucesso, do que engravidar antes da hora (ou seja, antes dos hormônios estarem ok) e poder não só perder o bebê como ter problemas sérios… não só pro feto mas pra você também.

      SE ainda não leu, dá uma olhadinha no post que fiz sobre problemas de tireóide e gravidez: http://indodevagar.wordpress.com/2010/05/20/hipertireoidismo-e-gravidez/
      Embora o titulo seja hipertireoidismo, eu falo sobre hipo também, e quais os riscos e tudo mais. Parece leitura mórbida, ficar lendo de riscos quando você pretende engravidar, mas é importante você ter consciência de tudo que pode acontecer, para se prevenir e escolher o melhor momento para engravidar.

      Te desejo muita sorte, e que logo logo seus hormônios estejam reguladinhos para você poder ter sua esperada gravidez!

  6. Gabriela Santos diz:

    querida !
    Como lhe falei tbm estou no momento em uma cidade do interior do interior do sul com minha mãe com CA.
    Nao tenho como abandonar ela agora, e adivinha o que aconteceu :
    Dor de garganta, abdomem globoso, dor de cabeça, enormes manchas vermelhas pro todo corpo que coçam pra caramba.
    Só volto no fim do mes para Manaus, que é quando ela termina a quimio.
    O que faço ?
    Suspendo o tapazol ? e o atenolol ? o que faço
    socorroooooooooooooo

    • Gabriela,
      suspende o tapazol agora. Não precisa suspender o atenolol, pq a chance dele causar agranulocitose tende a zero. Primeira coisa amanhã, mas é PRIMEIRA COISA, vai fazer um exame de sangue (HC) pra ver a contagem de glóbulos brancos.

      Se estiver alta, é uma infecção. Volte com o tapazol e procure um clínico para ver que infecção é essa e tomar o antibiótico correto.
      Se estiver normal pra alta ou normal, também é pra voltar com o tapazol, e é bom ir ao médico, mas não é sangria desatada. Só fique de olho pra ver se os sintomas pioram.
      Se estiver normal pra baixa, sugiro esperar uns dias sem tapazol e fazer outro exame de sangue. Seria bom consultar um médico sobre isso, já que é achismo e super cuidado da minha parte.
      Se estiver baixa, ache um endócrino, ou mesmo um clínico geral URGENTE e não volte com o tapazol.

      Mas não apavora que as chances de ser agranulocitose (embora maiores pelo tapazol do que pelo antenol ) são baixas, e muito mais baixas depois de uma ou duas semanas de tratamento (quando dá, costuma ser logo no começo. MUITO mais raramente depois de algum tempo de uso).

      Mas de um jeito ou de outro, você PRECISA fazer o exame de sangue com urgência.

  7. Gabriela Santos diz:

    vou fazer isso sim !!!

    obrigado!!!!!

    Sua opinião pode até ser achismo, mas para mim a experiencia conta muitos pontos.
    Obrigaduuuuu!!!!!!

  8. Pingback: Os números de 2010 | Indo Devagar

  9. Foncilene Barbosa diz:

    Sou hipertireoidiana e moro em uma cidade muito quente que é Manaus, se me mudar para uma clima mais ameno me fará bem?

    • Foncilene,
      enquanto estiver com o hipertireoidismo em crise, você irá sentir calor em qualquer lugar… moro numa cidade a 950m acima do nível do mar, onde os invernos são frios e os verões, apesar de quentes, nem aos pés de um Rio de Janeiro ou Manaus da vida… Ainda assim, no inverno que eu estava com a tireóide em crise, suava em bicas quando o resto da cidade se encapotava em casacos.
      Pode trazer um conforto momentâneo, pela diferença de temperatura e umidade, mas é só questão do corpo se acostumar, e você vai voltar a sentir calor se o hipertireoidismo não estiver sendo tratado.

      A boa notícia é que com o tratamento, em algum tempo você volta ao seu normal, ou seja, vai sentir calor nas temperaturas que costumava sentir calor e frio idem…

      Eu saí do Rio vários anos atrás, entre outros motivos, porque sou uma pessoa que detesta calor e passava muito mal nos verões por lá. Mas se você suporta(va) bem o calor de Manaus antes de ter problemas na tireóide, esse não é um bom motivo para se mudar… Apenas se já não suportava antes e agora está ainda pior, aí sim, é um motivo a se considerar. Senão, vai transferir o problema pra outro lugar! Até porque, um dos possíveis efeitos do tratamento de hipertireoidismo (se o Iodo radioativo ou a cirurgia acabarem sendo o tratamento escolhido) é se tornar hipotireóidica. Aí, se você tiver se mudado para um lugar frio, mas sentir muitas saudades de Manaus, uma vez que um dos sintomas do hipotireoidismo é intolerância ao frio (assim como do Hiper é intolerância ao calor!)

  10. GIOVANA diz:

    achei muito interesante esse blog e estou em apuros se alguem puder me ajudar explico;tenho hipertireoidismo e esqueci de tomar o tapazol uns 15 dias tive mts problemas e esqueci totalmente agora me lembrei de meu fluxo que não desceu ja estou atrasada uma semana sera que posso ter engravidado???meu marido esta radiante afinal ele quer muito ser pai mas eu estou muito preocupada por favor compartilhem uma resposta comigo!

  11. GIOVANA diz:

    aguardo uma ajuda tenho muito medo de estar gravida e o hipertireoidismo afetar o feto e ai não tomei mais o tapazol !!!

    • Giovana,

      Bom, primeiro, um puxão de orelha. Hipertireoidismo é muito sério, mesmo! Para de tomar o remédio não é algo que você possa fazer. Use um sistema de apoio (seu marido, recado no espelho do banheiro, na porta da geladeira, etc) de forma que seja a primeira coisa que você faça ao levantar: tomar o medicamento.

      Algumas pessoas param de tomar porque ele tem SIM efeitos colaterais… E mais, como ele trata do hipertireodismo, algumas pessoas se ressentem de parar de emagrecer (não é o remédio que está fazendo a pessoa parar de emagrecer e até engordar. É a tireóide voltando ao seu normal. O emagrecimento não era natural nem saudável, era doença!!!! Para evitar engordar demais, a pessoa deve controlar a alimentação e fazer exercícios, nunca parar de tomar o remédio para ficar doente de novo!).

      Ok, puxão de orelha dado! :)

      Não é totalmente impossível vocês está grávida, mas é improvável. Primeiro que um dos sintomas do hipertireoidismo é infertilidade. Ou seja, ao ter hipertireoidismo, a pessoa tem dificuldade de engravidar e pior, de manter o embrião/feto em uma gravidez que chegue ao final.
      Segundo porque o fato de não ter menstruado, é tambem um possível sintoma do hipertireoidismo: ele retarda o ciclo, fazendo-os menores e mais espaçados, chegando a amenorréia (suspenção total da menstruação por longos períodos) em certos casos.

      O que você TEM que fazer é:
      a) compre um exame de farmácia. Não é 100% confiável nem no positivo nem no negativo, mas pode te dar uma certa acalmada na ansiedade que não vai fazer bem vocês estando ou não estando grávida.
      b) Faça o exame de sangue para gravidez.
      c) Procure seu ginecologista e procure o seu endocrinologista, ambos, e urgente.

      Assim você vai poder por um lado descartar ou confirmar a gravidez, e por outro, saber como agir (caso esteja grávida, se vai haver troca do medicamento, qual a dosagem, etc… mas terá que continuar se tratando do hiper SEM ESQUECER ou poderá comprometer essa gravidez! E vai ter que ser uma gravidez com acompanhamento de perto desses 2 médicos, ok? Sem faltar consultas, sem esquecer o tratamento, levando tudo bem a sério!/ e mesmo se não estiver grávida: avisar ao endócrino q ficou sem tomar por todos esses dias, para que ele possa passar o exame para ver o estado da sua tireóide, se vai ser preciso mudar a dosagem do remédio, etc…).

      Se cuida, e vá amanhã mesmo no médico!

  12. GIOVANA diz:

    MUITO OBRIGADA VC FOI DEZ VOU IR SIM E OBRIGADA PELO PUXAO DE ORELHA VC ESTA MUITO CERTA!!!SEU BLOG ESTA DE PARABÉNS !!!LOGO CONTO MAIS NOTICIAS.

  13. FABIANA diz:

    Olá amei esse espaço aki!!! estou fazendo o uso de tapazol de 10mg(4comp) e propranolol 40mg(1 comp) eu gostaria de saber se fazendo uso desses medicamentos posso tambem usar contracptivo injetavel (uno ciclo) estava lendo na bula do tapazol e li q engravida no periodo do tratamento com tapazol pode trazer muitos problemas para o bb ñ q eu ñ queira engravidar pois estou com 31 anos e tenho muito medo de ser tarde d+ mas tbm ñ quero colocar um bbzinho em risco me ajude! e de quanto em quanto tempo tenho q visitar meu endocrino umas pessoas dizem 6meses outros 3 e como eu ñ tenho plano de saude e pago consulta estou confusa bjks. ( me mande a resposta tbm por email)

    • Bem vinda, Fabiana

      A melhor coisa que você pode fazer é perguntar ao seu ginecologista ou seu endocrinologista… qualquer um dos dois. Eu ACHO que não existe problema de interação medicamentosa, mas eu não me sinto segura pra te afirmar isso…

      Gravidez durante o hipertireoidismo ou hipotireoidismo não tratado, ou mesmo durante o tratamento da hiper não é aconselhavel mesmo. Há muitos riscos envolvidos. Há um texto sobre isso aqui no blog, se te interessar. Dá uma procurada em “hipertireoidismo e gravidez”…

      Bem, quando a frequencia de ida ao endócrino isso varia muito… Da gravidade do caso até o tempo decorrido do tratamento.

      No começo é BEM frequente. Semanal ou Quinzenal mesmo (em médico particular normalmente conta como retorno. Se informe no consultório do seu médico! :) ). Depois mensal. Depois de 3 em 3 meses. E se tudo correr bem, a cada 4 ou 6 meses. Nesse meio tempo, qualquer coisa nova, sintoma, efeito colateral, mudança repentina, etc, tudo justifica antecipar a ida ao médico para checar se está tudo bem e fazer algum exame que seja necessário. Isso é ajustado de médico pra médico e paciente para paciente. Não existe uma regra fixa. A idéia é que quanto mais recente o diagnóstico (e ainda sob ajuste de dose de medicamento, reação do organismo, etc) e mais grave o quadro, mais frequentes são as consultas. E quanto mais o tempo passa (e já se sabe como o corpo está reagindo) e quanto mais leve é o quadro, mais espaçadas são as consultas. :)

      Eu sei que isso é um problema. Eu até tenho um plano de saúde mas onde eu moro o plano não “funciona”, não há médicos nem nas proximidades, enfim, continuo pagando só pro caso de uma emergência eu poder ir para um grande centro e ser tratada de acordo. Mas pro dia a dia, ou pago consulta do bolso ou é o SUS mesmo. Dei sorte, achei um bom médico do SUS que antende em um “postinho” e embora não seja o posto de saúde do bairro onde moro e também embora ele lá atenda como clínico, consegui que me atendessem lá fora de região e ele me atende como endócrino que de fato é. Veja se não consegue um esquema parecido… em posto de saúde costuma ser mais tranquilo que hospital publico, mas hospitais e emergências também são uma opção. Então você poderia fazer um acompanhamento mais espaçado no médico particular, e ter uma alternativa para as verificações de rotina, pedir exames, etc no intervalo entre as consultas particulares… meio confuso, mas quem sabe não funciona?

  14. FABIANA diz:

    Valeu querida este mês mesmo vou ao meu endocrino e vê isso direito muito obrigado bjks.

  15. Luiza diz:

    Tenho 21 anos, e descobri minha doença aos 13. Minha mãe possui a doença, e toma Eutirox de 100mg, e eu tomo eutirox de 75 mg. Queria saber se o meu problema é de hipo. ou hiper. Sou bem magrinha, dificil de engordar, por isso tenho duvidas se o q eu possuo é a hipo. Espero resposta. Obrigada.

    • Luiza,

      Se vocês tomam Eutirox, vocês tem HIPOtireoidismo, já que o eutirox é hormônio sintético da tireóide…

      Embora engordar seja um sintoma comum na HIPO e emagrecer seja um sintoma comum na HIPER, nem todos os quadros de uma doença vem acompanhado de todos os sintomas. Ainda mais no seu caso, que você está sendo medicada. Ao tomar o Eutirox, você repõe o hormônio que a sua tireoide não está produzindo ou não produz em quantidade suficiente, e na dose correta do medicamento, você não deve ter sintoma nenhum… nem engordar nem emagrecer, e sim respeitar a tendência natural do seu biotipo, seu estilo de vida e hábitos alimentares. Se você não estivesse sendo medicada, possivelmente a tendência seria engordar, embora como eu disse, nem toda doença apresenta todos os sintomas em todas as pessoas que a possuem.

      Considere-se sortuda então! :)

  16. Luiza diz:

    Muito obrigada pelas informações.
    Achei o seu site pelo google e adorei. :]
    Você é ótima.
    Beijos

  17. Patrícia diz:

    Oi Adriana! Sempre fiz uso do purant t4 desde nova qdo descobrir q tinha hipotireoidismo. Na gravidez passei a tomar purant t4 150mg, já tive meu bebê a 5 mêses e a dosagem baixou p 100mg. Porém meu cabelo está caindo de bolo, fiz um ultrasson q não apresentou nenhuma alteração pelo ao contrário, a médica informou q a tireoide está bem pequena. Fiz exames de sangue e o resultado da TIROXINA LIVRE FOI DE 1.54 nanog/dl; TSH 0.06 microUI/ml; Tpo – MICROSSOMAL, ANTICORPOS 11.7UI/ml; Anticorpo ANTI-TIREOGLOBULINA ANTI-TG 14UI/ml; FERRITINA 26.O nanog/ml e FERRO SERICO 71MCG/dl. Peço q me oriente na DOSAGEM, pois moro no interior e só vou a capital uma vez po mês e assim mesmo a endocrinologista marca ainda para um mês depois… Desde já agradeço pela atenção e me ajude, temo ficar careca, obrigado!

    • Patrícia

      Não posso dar conselhos de dosagem de medicamento porque não sou médica! Além disso, como não tenho hipo, nem saberia a título de experiência pessoal o que lhe dizer.

      Se a coisa já estiver feia a ponto de ter áreas sem cabelo ou coisa assim e você estiver muito, mas muito desesperada… estou me sentindo ultra desconfortável em pensar em indicar algo… mas sei o nível do desespero que vocÊ pode estar! Bom, use seu bom senso, e só siga o que vou falar se você achar que não dá mesmo para esperar uma ida ao médico: Se houver uma farmácia de manipulação onde você mora, veja se consegue que eles façam pra você (ou compre a versão farmaceutíca mesmo, mas é mais cara) o Pantogar. Também não me sinto confortável de indicar isso, mas só a título de urgência, não acredito que vá fazer mal. Tome 1 vez ao dia, depois do almoço, 1 comprimido. E quando for possível, marque um dermatologista. Embora seja quase certo ser um problema hormonal da alçada do endócrino, melhor ver isso especificamente com um dermatologista, que é especializado nesse tipo de problema. Aí falar que começou a tomar o Pantogar por conta própria e peça para ele ajustar a dosagem e/ou passar outra coisa que seja necessária.

      Além disso, vá também no endócrino, relate tudo isso, e peça para … epa, tô olhando o resultado dos seus exames… impressão minha ou seu TSH está MUITOOOOO baixo?! Mais baixo que o meu, que tenho hiper! Então, você vai precisar que ele ajuste a dosagem do seu puram, talvez pra quase nada seguido de um exame para ver esse TSH que está bem baixo! Talvez pós-gravidez sua tireóide tenha resolvido trabalhar por conta própria… Ou vc tenha desenvolvido uma tireoidite na gravidez que está dissipando agora… enfim, pode ser várias coisas!

      Por conta do hiper + tapazol, meu cabelo caia em tufos também… Foi horrível. Ainda cai bastante, mas melhorou muito, mas muito mesmo com o pantogar…

      Você vai precisar de um dermato para ver isso mais de perto, e definitivametne de um endócrino para dar uma olhada nesses seus resultados de exame… Não vou te sugerir diminuir por conta própria o puran porque isso (o TSH baixo) pode ser passageiro, mas de você tiver outros sintomas de hiper (dá uma navegada aqui no blog, tem vários posts com os sintomas de hipertireoidismo!!!!), você vai ter que correr numa emergência, aí mesmo onde você mora, ou adiantar sua ida pra capital, ok? Porque se for uma tireoidite e você continuar tomando o puran tendo sintomas de hiper, a coisa pode ficar feia de uma hora pra outra.

      Não precisa desesperar nem nada, mas vá ao médico tão logo possível. E calma com o cabelo, porque ele nasce de novo com o medicamento certo mesmo que você não comece a tomar pantogar agora, ok? Não é algo ‘definitivo’, é uma reação aos níveis hormonais e quando eles estiverem ok, e com ajuda de algo específico pros cabelos, eles voltam a nascer e crescer.

  18. Valeria Martins diz:

    O que acontece quando a gente toma o Puran T4 75mcg, e em menos de 2 horas faz exame de sangue? Que tipo de alteração pode dar?

    • Valeria,

      Não sei ao certo, acredito que exceto se for exame de tireoide (e ai as taxas hormonais de T3 e T4 podem dar alteração para cima), não deve dar alteração nenhuma não, mas é sempre bom informar no local do exame que medicamentos estamos tomando e se algum foi tomado dentro do período de jejum que o exame pede.

  19. Juliano Duarte diz:

    Olá Adriana, boa noite!
    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog e por suas informações que são de extrema importância para quem sofre da doença.
    Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você poderia me ajudar. Possuo o hipotireoidismo e faço o tratamento já alguns anos. Em meu último exame de sangue o nível de TSH está abaixo do nível de referência que é de 0.400 a 4.000. O meu apresentou 0.220. Como estou morando fora de minha cidade natal eu enviei meu exame para meu médico pois fiquei preocupado com esta diferença. O médico me recomendou ao invés de tomar o Puran T4 150mg durante os 7 dias da semana que eu tomasse apenas 6 dias, com isso o nível voltaria ao normal. Agora me pintou uma dúvida. Se o remédio é para repor os hormonios que estão em falta, eu tomando menos dias estarei tomando menos hormônios e o nível baixaria ao invés de subir como seria o necessário. Minha dúvida está correta? ou o que conta na verdade é o nível de T4? Muito obrigado.

    • Greicy diz:

      Me parece que seu TSH está baixo, o que caracteriza um hipertireoidismo. Seu T4 está normal? Se estiver é hiper subclínico, que é o que eu tenho.
      Que eu saiba o que conta mesmo é o nível de TSH, pois o meu T4 é normal e tomo medicação.
      Se você tomar o remédio por seis dias ao invés de sete, seu T4 vai diminiuir e consequentemente, o TSH vai aumentar e, teoricamente, ficar normal. No seu lugar, eu seguiria a orientação do médico e dali um mês, mais ou menos, faria outro exame de sangue para ver se o TSH voltou ao normal. Se não, procuraria outra opinião médica.
      Pode acontecer de o Puran estar simulando um hipertireoidismo. Quando comecei a tomar o tapazol, por exemplo, tive sintomas de hipo.
      Fique de olho nessas flutuações hormonais, repita o exame e procure outro médico, se necessário. Boa sorte!

  20. thiago diz:

    ola adriana tudo bem com voce?quanto tempo mas acho que se lembra de mim sou o thiago lembra?
    dei uma sumida!mas gracas a deus estou indo bem.ja faz 11 meses de tratamento do hipertiroidismo 10mg de tapazol a pressao esta normal as vezes sinto um pouco de dor no estomago mas ja acostumei na minha ultima consulta a medica disse que estava tudo normal e que iria parar com o tapazol,mas pedindo uma segunda opiniao de outro medico sabe aquele que e professor ai ele disse que nao era para parar nao e acrescentou 25mg de puran t4 disse que era para nao abaixar demais e passar a ter hipotiroidismo mas vamos tocando o barco.dia 12/11/2011vou retornar la de novo ai vai compretar 3 meses do tapazol e o puran fiz varios exames um mes antes do retorno.sera que eles vou cancelar o tapazol?ou vai continuar mas um pouco? fique com deus abracosssssss

  21. Greicy diz:

    Agora fiquei curiosa…. como funciona tomar Tapazol e Puran ao mesmo tempo? Por acaso não dá uma “zica” no organismo?
    Mais uma pergunta: quanto tempo seu TSH demorou para normalizar? O meu continua baixo depois de quase dois meses de Tapazol. Tomo 5 mg, pois meu hiper é leve, mas acho que a endócrino vai aumentar a dose…

  22. thiago diz:

    6 meses estava normal. bom o tomar tapazol eo puran juntos segundo o meu medico e porque esta normal ai se eu parasse com o tapazol tao cedo poderia voltar muito alterado ai entra o puran mas dia 12/12/2011 vou la ver o que deu essa mistura abraco se deus quizer vai dar tudo certo

  23. Gisela diz:

    Greicy,

    O meu caso é considerado leve e a prescrição foi de 20 mg de Tapazol por dia. Tomei por três meses e o TSH ficou normal. Converse isso com o seu médico. Boa Sorte. Creio que Adriana sumiu mesmo deste blog, né? Abraço.

    • Greicy diz:

      E como você está sem o Tapazol? Tem sentido diferença?
      Eu senti uma piorada nos sintomas de uma semana para cá…. intestino solto, palpitações, um aumento no nível de ansiedade, e fome exagerada. Como tenho ansiedade generalizada e distúrbio do sono, meu psiquiatra sugeriu que aumentássemos a dose do antidepressivo, o que eu recusei. Por outro lado, tenho dormido muito bem, o que talvez seja efeito da diminuição dos níveis de hormônio. Apesar do meu TSH continuar baixo, meu T4 foi de 1,62 para 1,07. Já é alguma coisa!

  24. Gisela diz:

    Eu estou bem. Não sinto mais nada do hipertireoidismo. Vou fazer, na próxima semana, mais uma vez, os exames para ver o nível dos hormônios um mês depois da retirada do Tapazol. Mas tenho um palpite que tive uma tireoidite subaguda, que tem sintomas de hiper, e não a Doença de Graves. Vamos ver se estou certa na semana que vem. Estou, como já lhe contei, bem mais gorda. Mas, se tudo estiver como penso, nada que os Vigilantes do Peso não resolvam.

  25. Greicy diz:

    Você fez ecografia de tireóide? Quando se tem doença de Graves a glândula fica hipervascularizada, o que indica hiperatividade. Com o doppler colorido é bem fácil descobrir.
    Minha endócrino também acha que tenho tireoidite subaguda, mas só vou ter certeza na consulta de segunda feira que vem. Escreva depois contando o resultado dos exames, que eu também darei notícias. Boa sorte para nós duas!

  26. Gisela diz:

    Ecografia? Não. Fiz punção dos nódulos (duas vezes) e, antes, ultrassografia. Nesta última punção, em setembro, ouvi do radiologista que a minha tireóide não parecia com a típica glândula de alguém que tem Graves, já que não é aumentada. Ele disse que a característica era mais para a tireoidite. Vamos ver, agora, apenas o TSH, T3 e T4 livre. Darei notícias. Boa sorte, mesmo!

  27. Greicy diz:

    RESULTADO DA CONSULTA: 10 mg de Tapazol, como eu e a Gisela tínhamos previsto.
    Reposição de vitamina D, pois estou com deficiência dela por conta do hiper. Minha endócrino me tranquilizou quanto aos nódulos e não solicitou punção, pois são muito pequenos e não apresentam características sugestivas de malignidade. Repetirei a ecografia daqui a seis meses, e dosagem de TSH e T4 no final de janeiro. Tenho uma tireoidite auto-imune, e esta parece ser a causa da disfunção. Agora só quero ver como meu organismo vai se comportar diante do aumento da dose do Tapazol. Estou muito mais tranquila.

  28. Gisela diz:

    Greicy,

    Que bom que está mais tranquila, Greicy! O que a médica passou para repor a vitamina D? O meu endocrino prescreveu Depura, mas não comprei pq quem solicitou o exame foi o meu reumatologista (lembra que fui a todos os especialistas possíveis?) e fiquei achando que devia esperar a opinião dele sobre a medicação. Mas ele é tão difícil, que vou começar a tomar logo. Com esse tempo todo de pesquisas, sou meio metida a médica e acho ainda que 10 mg de Tapazol é pouco. O meu quadro, como já lhe disse, foi considerado leve. E ele passou 20 mg de Tapazol. Mas..Quem somos nós, né? Vamos ver como se comportam nossos TSH e T4. Vou fazer meus exames na quinta-feira. Depois lhe conto. Sobre Adriana…Começo a achar que aconteceu algo. Alguém sabe dela?

  29. Greicy diz:

    Ela me passou colecalciferol, que mandarei manipular. Serão 50 gotas por semana.
    Ela disse que vai aumentar a dose aos poucos para ver como meus hormônios se comportam. Falou que meu TSH é resistente à medicação, mas que mesmo assim prefere uma dose menor, para que eu não entre em hipo medicamentoso, já que hormônios tendem a ser imprevisíveis. Como sinto muita confiança nela, acho que é o mais certo a fazer. O Tapazol altera a produção de hormônio, então fico com medo de tomar uma dose mais alta e passar mal, como aconteceu no início do tratamento.
    A Adriana tem postado no twitter, então, acho que não deve ter acontecido nada grave. Ela já havia comentado aqui no blog que estava cansada de falar de doença….vai ver está de saco cheio mesmo. Mas eu gostaria que ela voltasse!

  30. thiago diz:

    Greicy toma 10mg de tapazol e tem dias que o meu estomago doi muito obs ja informeu meu medico e ele me receitou omeplazol. se voce tiver mas alguma dicas me passe valeu

    • Greicy diz:

      Minha preocupação é que meu cabelo tem caído, e é por causa do Tapazol, porque não estava assim antes. Tenho dores de estômago às vezes, mas nada que um chazinho não resolva… rs.
      Uma pergunta que quero fazer e sempre acabo esquecendo: vocês tiveram algum problema com o propranolol 40 mg? O comprimido tem um gosto hor-ro-ro-so! Se eu tomar e não comer nada em cima, fico com azia o dia todo! Pior que fiquei um dia sem tomar por orientação do laboratório, já que eu ia fazer um lipidograma (que deu normal, graças a deus) e meu coração disparou, pensei que ia morrer! Meu psiquiatra disse que não posso parar de tomar, já que tenho ansiedade generalizada e o proranolol é usado em psiquiatria para ajudar a controlar os sintomas físicos da ansiedade. O jeito é enfiar aquele comprimido horrível goela abaixo e comer algo para não dar azia. Argh!

      • Gisela diz:

        O Propranolol eu tomava em duas tomadas (dividia o comprimido). A cada 12 horas. Não sentia o gosto, já que imediatamente bebia bastante água. Eu não tive problema algum com ele. Quanto à queda de cabelo, o hipertireoidismo provoca também, viu? Estou tomando Ennéov Nutricare, por recomendação do dermatologista. Acho que melhorou muito. Veja isso com sua médica. Ou vá a um dermato e conte todo o quadro. Boa sorte.

        • Greicy diz:

          Enquanto isso, meu humor segue HORROROSO, pior do que o propranolol.
          Estou me sentindo muito agitada e irritada, oscilando com baixas de humor. Já me disseram que estou parecendo maluca, falando rápido demais. Não posso tomar café porque me deixa pior ainda. Pior que só tenho psiquiatra dia 21/12, e com certeza ela vai aumentar a dose do antidepressivo.
          Enquanto isso, é rezar para que a minha tireóide colabore um pouco, e os 10 mg de Tapazol entrem logo em ação!

          • Gisela diz:

            Greicy,

            Pode ser até que seu caso seja bem específico. Mas os sintomas que contou parecem muito com os que tive quando estava com o hiper descontrolado. Eu falava rápido demais e parecia maluca mesmo. O Tapazol demorou um pouco, mas fez efeito. Dê mais uns 15/20 dias para ter certeza. Sua médica já deixou com você uma prescrição para acompanhar o TSH e o T4 livre? Acho sempre útil ter isso em mãos. Faço as minhas taxas na sexta. Quanto ao psiquiatra, não esqueça de contar tudo a ele, já que uma medicação pode mascarar a outra. Fale do quadro do hipertireoidismo. Boa sorte!

            • Greicy diz:

              A endócrino disse que Paroxetina e Tapazol não interagem entre si, e que não teria problema eu tomar os dois.
              Na última consulta, o psiquiatra falou que eu deveria tomar 40mg de Paroxetina. Tomo 20mg desde o dia 31 de março, e nunca parei nem aumentei para sentir uma possível diferença. Tive transtorno de estresse agudo, que evoluiu para um quadro de estresse pós-traumático. Por isso estou afastada de sala de aula há quase um ano, uma vez que, só de pensar em entrar numa sala, começo a passar mal. Além disso, tenho pesadelos que só suavizam com uma dose de Rivotril 0,5mg… Decidi hoje esperar a consulta com o psiquiatra, que sabe que sofro de disfunção tireoidiana e por isso sugeriu o aumento na dose do antidepressivo. O problema é que resisto muito ao tratamento, já que fui criada achando que psiquiatra é médico de louco, etc, etc, etc… Como meu TSH ainda está suprimido, provavelmente essas oscilações bruscas de humor tem a ver com o excesso de T4 que continua circulando no organismo.
              Desculpe o desabafo, é que hoje tá “f” mesmo….

              • Gisela diz:

                Greicy,

                Creio que este espaço é para isso mesmo, desabafos. Não tenha medo do psiquiatra. Muita, mas muita gente mesmo, toma algum tipo de medicamento psiquiátrico hoje em dia. Siga em frente. Sem medo.

  31. Gisela diz:

    Já que Adriana está apenas no twitter…Tomamos o poder. Risos. Boa sorte, Greicy. Até sexta, com os resultados.

  32. Maria diz:

    tenho hipotiroidismo e uso synthroid de 75 mg a anos, ultimamente estou tendo uma pressão na cabeça bem leve será que a dosagem está incorreta, meus exames deram normal.

  33. paula diz:

    Ola, fui ao medico fazer exames de sangue e meu tsh deu acima do limite 0.5 (esta 5.05), o t4 normal, algumas outras taxas estao acima tambem.fui ao medico mas nao senti muita confianca no que ele me disse a respeito do tsh.tenho que me preocupar por estar acima mesmo que 0.5?
    Abracos

  34. Greicy diz:

    TSH acima do valor de referência indica hipotireoidismo, Paula. Converse com seu endócrino, pois você terá que fazer reposição com levotiroxina, mesmo com seu T4 estando normal.

    • paula diz:

      Obrigada Greicy! Eu imaginei isso, mas um medico que fui ele disse que como era so 0.5 acima nao era pra eu me preocupar.Hoje fui num outro, vamos ver agora ne! :) mas obrigada pela atencao!Abracos

  35. Greicy diz:

    Melhor consultar outro médico, Paula. Com tireóide não se brinca. Mesmo se estiver só um pouco acima do normal, seria interessante a reposição.

  36. Adriana diz:

    Olá,meu nome é Adriana e descobri que estou com hipertireoidismo,por enquanto só passei no clinico e ele me receitou tapazol 10mg(1 vez ao dia),faz 13 dias que estou tomando o remedio.
    Mas mesmo assim ainda me sinto pessima,coração acelerado,tremedeira,mal estar,fraqueza e isso me incomoda muito, já não sou mais a mesma pessoa,gostaria de saber depois de qto tempo de tratamento eu melhoro,
    TSH 0,29 T4L 1,99

    • Adriana,
      procure um endócrino urgente. Clínicos normalmente não tem o conhecimento necessário para tratar hipertireoidismo (e o pior é que hipertireoidismo mal tratado tem mais chances de reincidência que um bem tratado). Se não conseguir um endócrino tipo pra ontem, um cardiologista vai poder te ajudar temporariamente (vc ainda vai precisar do endocriologista). Você precisa de um beta-bloqueador para tratamento paralelo. Os sintomas mais perigososo e mais chatos do hiper são a taquicardia, a tremedeira, a pressão alta… e o beta-bloqueador trata esses sintomas quase que imeditamente. O tapazol é um tratamento mais a longo prazo, e paulatinamente os sintomas vão diminuindo, mas pra que esses especificamente, ligados ao sistema cardio-vascular e SNC, sumam rapitamente, só com beta-bloqueador mesmo.

      • Adriana diz:

        Obrigada pela ajuda,estou tentando marcar endocrino pelo convenio……..mas ta dificil só pra maio.
        Mas mesmo assim valeu.

  37. Elizandra diz:

    Amigas, estava com uma cirurgia estetica marcada, ate q fiz o s exames e meu TSH deu 67, fiquei desesperada,procurei o cirurgião e ele desmarcou a cirurgia,pediu para procurar um endrocrinologista, no qual me passou PURAN 75.Minha duvida quanto tempo demora para o meu TSH voltar ao normal e eu poder remarcar minha cirurgia.Obrigada,aguardo resposta.Elizandra.

  38. Greicy diz:

    É melhor esperar seu TSH normalizar para fazer a cirurgia, Elizandra. Isso pode demorar até seis meses. Tudo vai depender de como o seu organismo vai responder ao Puran. Como é uma dose alta, pode ser que demore menos. Você está com falta de hormônio no organismo, e isso pode trazer problemas para sua cirurgia. Não deixe de tomar o remédio e faça contagem hormonal todo o mês para saber como vão os seus hormônios. Com tireoide não se brinca!

  39. Fárida Martins diz:

    Olá!Adriana devo lhe parabenizar pelo blog, muto bom mesmo, bem esclarecedor, ainda mais agora, rs esta semana fui a endócrino cm a TSH a 17, 69 (valor de referência 0,5 a 5,0) ou seja alteradíssimo, caracterizando Hipotiroidismo, fique desesperada claro, ela me receitou o Puran T4 150 mcg, deverei toma-lo 6 semanas e repetir os exames.
    Vamos lá né, começar o tratamento!
    Mas é muito bom saber que não estou sozinha, que todos tem duvidas e você podendo nos ajudar, solucionando algumas dessas duvidas!
    Obrigada!
    Até mais, volto a entrar em contato, contando do exame ;)

    • Fárida,
      Greicy já responde. E é isso ai. Hipotireoidismo é uma doença EXTREMAMENTE comum, de sintomas que precisam ser cuidados mas bem menos sacrificantes que os sintoams do Hiper, e de tratamento bemmmm mais fácil. É só reposição de hormònio tireoidiano… Normalmente é longa duração, as vezes a vida toda, mas não precisa se desesperar mesmo, com o tempo vc não nota: é achar a dose exata (por isso os exames em breve, mas se mudar os sintomas, corra antes no endócrino pra fazer os exames ainda mais cedo e não precisar sofrer com nada, ok? O tempo que eles dão é um tempo médio pra ter certeza que a dose está boa, mas se vc não estiver se sentindo bem, volte lá antes!!!) e transformar em hábito, como sei lá, escovar os dentes de manhã, e vc vai viver 100% bem e livre de sintomas!! :)

  40. Greicy diz:

    O hipotireoidismo é mais fácil de tratar, Fárida. Não há motivo para desespero.
    O hipertireoidismo “judia” mais da pessoa, os sintomas são mais incapacitantes e exigem um acompanhamento rigoroso. Tenho certeza que, com a dose exata do Puran T4, que é um excelente medicamento, sua tireoide vai normalizar. Boa sorte!

  41. elisa diz:

    DR. to em duvidas, minha ultima menstruação foi 11 de março, no dia 24 de março tive relação com meu marido sem prevenção, que alias nao tomo anticoncepcional,fui diaginosticada com hipotiroidismo em dezembro de 2011 e desde entao tomo PURANT4 50 M, e meu ciclo era de 20 dias ,esperava mentruar dia 31 e nao veio ate hj , fiz dois teste de farmacia de urina e deram negativo,sinto tonturas e enjoos,e tmbm ando sentindo muitas dores no pé da barriga do lado direito ,não quero fazer exame de sangue e dar negativo pois tenho muita vontade de engravidar o que eu faço, o que eu tenho ?sera que minha tiroide aumento??
    desde ja obrigado

  42. Daniela diz:

    Ola, boa tarde!
    Gostaria de esclarecer uma duvida: ha seis anos comecei a tomar o Puran T4 25mg. Quando engravidei, a endocrina aumentou a dosagem para 50mg, depois de tres meses ja retornei para o de 25mg.
    Esse mes ela disse para suspender o remedio.
    Eu fui obrigada a trocar de medico por motivo de mudança, mas a medica que eu costumava passar disse que eu teria que tomar o medicamento pra sempre..
    Sera que esta correto suspender a medicaçao?
    Obrigada desde ja!

    • lucia costa diz:

      Oi Daniela,

      Se vc toma Puran, vc tem hipotireoidismo, né? A dosagem do medicamento é dada , de acordo com o seu grau de hipo. Certamente o endocrino faz controle com os exames de sangue, e quando as taxas estão desequilibradas para mais ou menos a dosagem é alterada. Como vc está grávida, seria bom conversar direitinho com o seu ginecologista e pedir para ele lhe explicar como estão as suas taxas, etc.
      um cheiro! Boa sorte!

    • Na gravidez existem uma série de mudanças hormonais e se sua tireoide aida for capaz de produzir hormonios ainda que abaixo do necessario, pode gerar hipertireoidismo gestacional. Vai ver é essa a preocupaçao. Mas mantenha controle do seus niveis hormonais e, em caso de dúvida busque uma segunda opinião.

  43. Daniela diz:

    Obrigada pela resposta, irei ao ginecologista para esclarecer!!

  44. thaaaaamy diz:

    Uma duvida em relação ao funcionamento do remedio. Em doses mais altas ele repoe em maior quantidade os hormonios nao produzidos (no caso de hipo) e caso eu tome em dose baixa ele talvez nao reponha aquilo que necessito. o Sentido é esse? Estou engordando em função do hipotireoidismo e desconfio que a dose esteja baixa demais. Tomo 25 mg e nao consigo emagrecer, faço spinning 3 vezes por semana e musculação 2 vezes e acompanhamento com a nutricionista, mas estou estagnada no mesmo peso. Eu acredito que só nao estou engordando porque estou malhando, mas ao mesmo tempo nao estou emagrecendo. Gostaria de saber essa relação do remedio com o emagrecimento, se eu tomar doses maiores é capaz que eu emagreça?

    • Funcionamrnto de que remedio? Com que finalidade? seja o que for , nunca aumente a dose sem conhecimento medico. Emagrecer pode parecer legal e até necessário, mas acredite, estar saudável é mais. Consulte um endocrinologista.

  45. Maria diz:

    Ola, fiz retirada da tireoide a 15 dias e estou tomando Synthroid 150 mcg sinto que estou engordando será possível? Sou obesa não posso engordar, só vou retornar ao médico daqui 20 dias. O que vc acha?

  46. Ana Cláudia diz:

    Qual a diferença entre o Puran T4 e o Euthtrox? Qual o motivo do médico escolher entre um ou outro?

  47. JL diz:

    ESTOU TOMANDO TAPAZOL, POSSO TOMAR AAS?

  48. islany carol diz:

    quando uma menina perde a virgindade ela corre o risco que a mestruação dela venha adiantada ?

  49. saulo diz:

    Olá . descobri que tenho hipotireoidismo há 5 meses e o me médico indicou o synthroid 50 mcg. em seguida fiz exames e o tsh deu 10.0. Em razão disso ele aumentou a dose para 75 mcg e o nível de tsh baixou para 3,8. Ocorre que, estou tendo alteração de pressão para , está subindo, gostaria de saber se a dose está alta.

    grato.

    • Não existe dose alta per si. As doses de horm. sintetico variam em cada caso e pessoa e momento
      Leve seus exames no seu endocrino e converse sobre a pressão alta para decidirem como agir no seu caso

  50. Aldair diz:

    Oi bom dia! estou iniciando um tratamento de tireoide,mais revoltada em tomar remédios(Euthyrox 25g) nunca tive nenhum dos sintomas,comecei fazer um acompanhamento de nutrição por causa do colesterol,e nos últimos exames ja depois de ter perdido 3 k e reduzido o colesterol meus exames de tireoide deram alterados.20/04 TSH 5,00,T4 0,75 em 17/09 o TSH 6,42,T40,65 e agora 08/10 eles estão T40,63 TSh 6,45 e a Anti-Tireoglobulina 20,0 e o Anti-TPO-Anticorpos de 39,6,estou pensando em repetir meus exames em outro laboratorio ou não motar medicamento,o que você acha?outra coisa gosto de tomar um vinho ou cerveja de vez em quando posso?

  51. Edna diz:

    Olá, tenho hipotireodismo tomo o euthirox 88mg e gostaria de saber se tomar junto com anticoncepcional palestra 20mg de manhã tem algum problema e se o uso de um dos dois pode ocorrer de nascer pêlos no rosto?

  52. Adriana diz:

    Tomo puran t4 e segundo exames e diagnostico do meu endocrinologista, tenho hipertireoidismo. Tb tomo antidepressivo paroxetina de 15mg. Tomava de 20mg mas comecei o desmame. Passei p 15 depois p 10mg. Sendo q ao chegar nos 10, comecei a ter crises terríveis. Tremores, suor frio, pressão baixa, tonturas, enjôo, diarréia, taquicardia, medo, choro compulsivo, pânico. ….. enfim…. troquei de medico (psiquiatra) depois de 9 anos. O medico seguinte resolveu q eu deveria voltar p 15mg da paroxetina por um período de 7 dias e depois disso, ficar alternando: um dia tomar um de 15 e no dia seguinte um de 10 ate eu conseguir ficar so com o de 10mg e passar depois p o de 5 mg. Tb receitou ansiolitico Frontal de 1mg p tomar um a noite. So tomo metade. Queria saber tb se posso tomar o apantogar p tratamento do cabelo e unhas, ja q tomo esses antidepressivo, o ansiolitico e o hormônio puran t4.

  53. Regina diz:

    Tomo synthroid 150 e acabou, posso tomar 3 comprimidos de syntroid 50 q tenho em casa? O efeito é o mesmo
    Ou é super dosagem?

  54. ingrid diz:

    ola” Tenho 16 anos e tenho hipotireoidismo ;(
    sera que posso engravidar?

  55. LUCILAINE diz:

    oi, tenho problema de tiroide tomo puran t4 50mg de manha, será que posso tomar sucos verdes pois também tenho anemia

  56. Rosângela diz:

    Gente, desculpem mas o Puran T4 a dosagem é em microgramas e não em miligramas… Tenho Hipo há 20 anos e tomo Puran T4 de 100 mcg. Gostei do blog!

  57. Erick Rocha diz:

    Eu tenho 19 anos é sempre fui muito magro, nunca consegui ganhar peso, ainda que tenha uma dieta até que bastante calórica. Sinto muitas dores de cabeça desde o começo da adolescência, na mesma época tive também alguns problemas com taquicardia. Sinto dificuldade para me concentrar, o sono parece sempre insuficiente, sou muito calorento e suo muito. Também me sinto muito fraco e cansado as vezes, principalmente no calor. Também sinto tonturas, sou irritadiço e tenho depressão há anos. Pesquisei na internet e vi que vários sintomas condizem com o de hipertireoidismo. Será que eu tenho mesmo? Não sei se a glândula está ou não inchada e não tenho os tradicionais olhos saltados. Será que tomando tapazol sentirei alguma melhoria rápido? Se alguém tem a doença ou conhece mais a respeito, por favor me ajude. Obrigado

  58. cleide diz:

    OLA,tenho 33 anos tenho hipertireoidismo,estou tomando euthyrox 100,esta correto esse medicamento?

  59. daniela diz:

    O eutirox pode me atrasar o período?

  60. marcelo diz:

    Tomo tapazol .eu posso tomar maca peruana?

  61. Alessandra de Farias Cardoso diz:

    Senhores boa tarde! Me chamo Alessandra Cardoso, há quatro meses faço tratamento para doença de Crohn, tenho 31 anos, tomo pentasa, Pantoprazol e aplico humira de 15 em 15 dias, fui diagnosticada agora com deficiência de vitamina D, ontem comecei tomar De pura 30 gotas diárias, e estou sentindo enjôo, é normal? Li que é recomendada uma gota diária, será que a dose é muito forte??? Gostaria de uma orientação.

  62. priscils diz:

    Boa tarde!!

    Sou a Priscila, tenho 23 anos, tenho hipotireoidismo, tomo puran t4, minha duvida é a seguinte, comecei a tomar pantogar para o cabelo, isso por acaso corta o efeito do puran ou vise versa?

  63. julinepreis@live.it diz:

    eu uso puran 1 50 mg minha tiroide baixou de 150.000 p 64.699 depois para 24.577 e depois para 7.666 gor gor em
    um mes ela voltou subir p 16.899 fiz um tratamnto com cefaleccina tem alguma coisa a ver

Deixar uma resposta

