O povo pergunta, a gente responde (16)

Como sempre, compilamos as dúvidas sobre Tireóide (e similares) que aparecem aqui no site. Destaque dessa edição: mais dúvidas sobre puran t4/Euthyrox , sobre o Tapazol, atenolol, pastilhas para garganta e sobre complexos vitamínicos (Vita-senior e Centrun), hipotireoidismo e dor de garganta, sintomas de problema no fígado , ausência de menstruação durante o tratamento de hipertireoidismo e se hipo pode virar hipertireoidismo.

***

como parar o atenolol gradativamente?

Converse com seu cardiologista ou o médico que prescreveu o beta-bloqueador (atenolol ou propanolol) sobre isso. Nunca pare um medicamento por conta própria. Mas o procedimento padrão é ir reduzindo a dose pra metade da anterior e observando se há reações. Depois de dado um tempo para o corpo se adaptar a nova dose e não havendo alterações significantes, a dose é reduzida novamente, e assim sucessivamente até que fique estabelecido que o coração está funcionando normalmente com doses mínimas da droga em questão. Entretanto, isso deve ser feito com o acompanhamento médico e aferições regulares, e só o médico pode te dizer qual é essa dose mínima que uma vez estabelecida, não é necessário haver redução, podendo haver finalmente a suspensão do medicamento.

***

puran x queda de cabelo?

Não há qualquer relação entre puran t4 (ou outro hormônio tireoidiano sintético) e queda de cabelos. Entretanto, tanto o hipotireoidismo (indicação para uso de puran t4) quanto o hipertireoidismo (e podem ocorrer seus sintomas se a dose do puran estiver muito alta) causam alterações na qualidade e resistência dos fios capilares. Converse com seu endocrinologista para ajuste da dose do seu puran t4 para que esse sintoma seja contornado.

***

o hipo pode virar hipertireoidismo?

Não é o mais comum, entretanto dependendo da etiologia do seu problema de tireóide, é teoricamente possível: se houver um hipotireoidismo devido a uma desfunção não permanente da tireóide que esteja naquele momento produzindo menos hormônios, essa disfunção, EM TEORIA, pode se desenvolver no sentido oposto, fazendo a tireóide produzir muitos hormônios tendo então o hipertireoidismo. Não conheço nenhum caso e não possuo o conhecimento específico, mas em teoria, nada impede. O mais comum entreanto é que a dose do hormônio sintético usado para tratamento do hipotireoidismo estando muito alta, pode acontecer de simular sintomas do hipertireoidismo (já que haverá muito hormônio circulante, ainda que sintético), sintomas esses que somem quando a dose é ajustada.

***

pastilhas para garganta engordam?

Se contiverem açucar, sim. Entretanto pastilhas para a garganta não devem ser usadas continuamente, e nem indiscriminadamente. Em pequenas doses por um tempo pequeno (durante uma amigdalite que está sendo corretamente tratada pelo médico e usadas apenas para aliviar o desconforto e segundo a prescrição do médico!) a quantidade ingerida não deveria estar sendo significante para causar alteração de peso…  O importante aqui é lembrar que pastilha pra garganta não é bala…

***

“mãos amareladas” = cancer figado

Mãos (e olhos) amarelados NORMALMENTE são sintomas de problema no fígado, mas não necessariamente câncer.Normalmente há também como sintoma uma dor no quadrante superior direito, mas vale lembrar que qualquer problema no fígado é algo sério e precisa de intervenção médica o quanto antes pra não se tornar algo realmente grave. Então mesmo que não haja dor, se está desconfiado de um problema no fígado, procure um médico para fazer os exames indicados para diagnosticar corretamente qual é o problema.

***

tenho hipotiroidismo e minha garganta doi

Não há nenhuma relação entre o HIPOtireoidismo (ou o medicamento indicado para hipotireoidismo como falamos na última edição do povo pergunta – 15 -, a gente responde) e dores de garganta. São eventos não relacionados. Procure o médico pra verificar se há uma infecção em sua garganta que justifique a dor. Lembre-se que Bócios muito grandes também podem causar desconforto na região e serem confundidos com dores da garganta.

***

quem toma euthyrox pode tomar vinho?

Não há nenhuma restrição entre o uso de hormônio tireoidiano sintético e bebidas alcoólicas. Desde que bebido com moderação e que não haja nenhuma outra condição médica ou medicamentosa que possa interagir com o álcool, não há nenhum problema.

***

vita sênior é para queda de cabelo?

Não. É um suplemento de vitaminas que PODE ajudar na queda do cabelo, mas há outros medicamentos que podem ser mais indicados pro seu caso ou que podem ser usados em conjunto com o suplemento de vitaminas. Procure um dermatologista.

***

atenolol pode causar hipotireoidismo?

Não. Não há nenhuma relação entre atenolol e as causas do hipotireoidismo. Como no caso de pacientes com hipertireoidismo, o atenolol pode ser associado ao tratamento juntamente com uma droga antitireoidiana, pode ser que a dose do medicamento para tireóide esteja simulando os efeitos de hipotireoidismo, justo por estar funcionando corretamente. Mas o atenolol não tem nada haver com isso!

***
quem toma tapazol pode tomar vitaminas?

Sim, mas elas devem ser prescritas por seu médico. Algumas vitaminas contém Iodo, o que pode agravar o hipertireoidismo. Muitos médicos não fazem restrição ao consumo de iodo durante o hipertireoidismo, mas há casos relatados de que vitaminas com iodo ou alimentos ricos nesse mineral causaram o aumento do T4 em pacientes com hipertireoidismo. Por isso, consulte seu médico antes de escolher a vitamina que irá tomar. O que nos leva a pergunta a seguir, que acho até que é repetida:

pode tomar tapazol e centrun?

Centrun contem iodo, e por isso, teoricamente, não seria indicado para quem está fazendo tratamento pro hipertireoidismo. Mas consulte seu médico. Há outros complexos de vitamina no mercado que não possuem iodo.

***

tenho hipotireoidismo posso tomar centrum?

Em teoria, não há problema nenhum. Mas de tomar qualquer medicamento, mesmo vitaminas, consulte seu médico.

***

minha medica suspendeu por 1 mês o tapazol

Isso pode ter acontecido por você estar apresentando efeitos colaterais significativos e ser necessário confirmar a relação desses efeitos com o medicamento. Ou ainda, porque seus níveis hormonais estão equilibrados e é hora de verificar se isso é permanente ou condicionado ao uso do medicamento. Em ambos os casos, não é um procedimento incomum.

***

tratamento do hipertireoidismo não menstrua

Tanto o hipertireoidismo como o hipotireoidismo causam significativas mudanças no ciclo menstrual. O comum é que no hiper as menstruações fiquem mais espaçadas e menos volumosas, e no hipo, o contrário, mas isso não é uma regra imutável. Cada corpo é um corpo e reage de uma forma diferente.
Além disso, durante o tratamento em ambas as condições, há uma tentativa de regular os níveis hormonais mas isso não é imediato e é sempre um equilíbrio delicado, então novas alterações no ciclo podem ocorrer.
Entretanto, se essas alterações forem por demais significativas (não menstruar por um período muito grande, várias menstruações por mês em vários meses seguidos, etc) é sempre bom consultar o ginecologista para descartar outros problemas, além de gravidez (inclusive porque a gravidez durante um episódio de tireóide desregulada é considerada como gravidez de risco. Ver o post sobre gravidez). Na lista de posts anteriores logo abaixo há um específico sobre alterações no ciclo menstrual que pode ser útil para descartar outros problemas possíveis.

***
Posts anteriores dessa série:
O povo pergunta a gente responde
O povo pergunta a gente responde (2)
O povo pergunta a gente responde (3)
O povo pergunta a gente responde (3.1)
O povo pergunta a gente responde (4)
O povo pergunta a gente responde (5)
O povo pergunta a gente responde (6)
O povo pergunta a gente responde (7)
O povo pergunta a gente responde (7.1)
O povo pergunta a gente responde (8)
O povo pergunta a gente responde (9)
O povo pergunta a gente responde (10 – Edição Especial Hipertensão)
O povo pergunta a gente responde (11 – Edição Especial Ciclo Menstrual)
O povo pergunta a gente responde (12)
O povo pergunta a gente responde (13)
O povo pergunta a gente responde (14)
O povo pergunta a gente responde (15)

About these ads
Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

27 respostas a O povo pergunta, a gente responde (16)

  1. Lin diz:

    Vita senior engorda??

    • Rubens diz:

      Que pergunta sem sentido, como um polivitamínico vai te fazer engordar? Sabe o que engorda? Uma má alimentação e falta de exercício físico. Fica a dica.

  2. Não. Ele contém sais minerais e vitaminas e nada disso engorda. Mas pode abrir seu apetite, e isso eventualmente pode engordar se você saciar seu apetite com coisas calóricas (mas não se saciar com alimentos de baixa caloria e muita fibra…). Logo, a resposta final é não.

  3. vanuzi diz:

    Tenho hipotiroidismo estou a seis anos fazendo tratamento ,nunca tive nódulos graças a DEUS, gostaria de saber se posso tomar magnesio, e quais as vitaminas permitidas pois a 20 anos não como nenhum tipo de carne.

    • Vanuzi,
      Seu endocrinologista é a pessoa mais indicada para responder isso. Não vejo porque não, já que a relação maior dos problemas de tireóide é com o Iodo (e no seu caso, como é hipo, não há problemas em consumir um pouco de iodo) e não com o magnésio, mas como eu não tenho hipo, nunca pesquisei a fundo a respeito, então acho melhor você consultar o médico mesmo.

  4. Pingback: Os números de 2010 | Indo Devagar

  5. Isabel Cristina General Moraes diz:

    Tireóide aumentada de tamanha é sinal de nódulos?

  6. Isabel Cristina General Moraes diz:

    Tireóide aumentada de tamanho é sinal de nódulos?

  7. Tomo 10mg de tapazol de manhã , 25 mg de atenolol tambem, posso tomar uma cerveja a noite, não sou bebedor rotineiro, mas nos fins de semana e feriados eu tomava, ha algum problema, se ha o que poderia acontecer,

    • Deve evitar por uma simples razão: tanto a doença (hipertireoidismo) como o remédio (tapazol) podem danificar seu fígado. Não é que haja (até onde eu sei) uma interação entre alcool e o tapazol ou o atenolol, entretanto, alcool também faz mal (e muito) ao fígado. As 3 coisas agindo em conjunto podem fazer um grande estrago, e a bebida, mesmo ocasional, se tornar algo proibido… então o mais inteligente é tentar evitar ao máximo durante o tempo em que está se tratanto do hipertireoidismo. Uma vez passado esse período, vai poder tomar a cervejinha de fim de semana por muito e muitos anos… melhor do que continuar tomando agora, e (toc toc toc, batendo na madeira) algo acontecer que lhe proiba de beber pelo resto da vida, certo?

  8. michele diz:

    vita senor e para homem impotente.

  9. elizete diz:

    tenho hipotireoidismo estou tomando oleo de cartamo e colagino com cha verde e limao faz mal nao consigo ema

  10. vanessa diz:

    Ola, tenho 41 anos e tive diagnostico a poucos dias de HIPERtireoidismo e estou com uma possivel diabetes ou na melhor das hipoteses intolerancia a carbohidratos… tenho tambem dermografismo que descobri a dois meses atras. tudo depois de um acidente altomobilistico em Abril. Não tive ferimento fisico algum porem agora é que vejo! (uffffffffffff!!!!!!) ESTOU SUPER CHATEADA!!! ja estou tomando o tapazol 40 mg e o atenolol 25 mg esse ultimo foi uma maravilha para meus tremores -eu parecia uma alcoolatra… morria de vergonha dos meus alunos e de quando tinha que fazer reuniões com os pais.
    Todos ao meu redor falam que ISSO é uma “coisinha” boba que tiro de letra porem sei muito bem o que ja li a respeito. É uma encrenca bem consideravel com varias complicações e efeitos dos remedios que para nós principalmente as mulheres… sei que existem doenças piores e com remedios de efeitos bem agressivos. Estou tentando ficar com meus pés no chão saber tudo que posso ter nesse tratamento pra me preparar emocionalmente. Se eu não tiver estrutura não vou aguentar… quem quiser coversar a respeito mande email p/ mim…obrigada!

  11. Greicy diz:

    Vanessa, as pessoas tendem a menosprezar o sofrimento alheio porque não são elas que tem uma doença. Hipertireoidismo não é brincadeira e deve, sim, ser levado a sério. Eu, por exemplo, sofro de ansiedade generalizada, tomo remédio controlado e passei a ter insônia por conta da disfunção. Recentemente, passei a apresentar alterações bruscas no humor, e minha psiquiatra está suspeitando de bipolaridade. Quando a questionei sobre isso, ela disse que devemos ficar de olho porque sofro de hipertireoidismo, que pode precipitar um surto de mania.
    Não dê ouvidos a estas pessoas que menosprezam sua doença. Também não precisa entrar em paranóia. Seu médico é a melhor pessoa para te orientar. Aqui neste blog, falamos pela experiência, mas não somos especialistas no assunto. Siga corretamente as orientações médicas e nunca esqueça de tomar o tapazol, nem pare o tratamento por conta própria.
    Desejo um feliz ano novo e força!

    Ps: também sou professora e estou há um ano sem dar aulas por ter adoecido. Ano que vem pretendo voltar.

  12. lucia costa diz:

    Oi gente,

    Como vcs, já andei MUITO por esse blog. Também tive hipertireoidismo . Pra mim, foi horrível. Há um ano e três meses fiz a tireoidectomia e hoje, considero-me bastante saudável. Tomo meu puranzinho diariamente – em jejum – e levo uma vida normalíssima.

    Este blog de Adriana ajudou-me muito, pois esta é uma doença que só quem a tem sabe o que ela representa. Os outros , sempre acham que podemos tirar de letra, mas estão muito engandados. Ninguém tem idéia do que seja a vida de quem tem hipertireoidismo!

    Fiquei completamente desestruturada.! Chorava à-toa ! Corri atrás de todas as especialidades médicas, porque doía tudo. Exceto os exames da tireóide e alguma taxas referentes ao fígado – por causa do tapazol -, o resto não apresentavam nada de anormal mas a minha vida era um desequilíbrio só. Um medo enorme apoderou-se de mim. MEDO de, simplesmente, TUDO!

    A cirurgia fez-me voltar a GOSTAR DE VIVER, graças a Deus.

    Desejo, de coração, que o caso de cada uma de vcs, se resolva rapidamente.
    Cheirinho para todos e um 2012 mais feliz!

    • vanessa diz:

      Obrigada Lucia costa! hoje (03/08/2012) meus hormonios estao bons segundo meu medico, parei de tremer, porem os sintomas de oscilação de humor, fadiga, incomodo com o calor continuam ( apesar de eu adorar dias quentes, de sol, verão), tenho muito medo de cirurgia ja que sou professora e trabalho com minha voz, vai que tem uma complicação ne… existe outro metodo usado o de “queimar” a glandula com iodo radioativo mas acho qualquer metodo de extirpação muito ruim, mas se nao tiver jeito dos males o menor…

  13. michael diz:

    pára q serve o vita senior

    • dayana diz:

      Para estress ;cansaço;falta de vitaminas e até para o cerebro
      é bom;é + para quem não tem disposição para muita coisas como alguns idosos.
      mas jovens cansados e estressados podem tomar que se sentira melhor.
      E o bom é q ela não tem colesterol e nem faz mal para quem tem problema no coração.

  14. michael diz:

    muito obigado vc pod mim responder qual e a melhor vitamina para engordar dayana

  15. Alfredo diz:

    tenho 64 anos,qual polivitaminico mais indicado para minha idade,vitamax oxi ou vita senior?qual polivitaminico é similar ao vita senior?

  16. vitor diz:

    olá eu tomo Atenolol e não sei se posso consumir bebidas alcoólicas, alguem poderia me responder? Obrigado!

  17. Jainee diz:

    Olá, tomo puran t4, tenho hipotireoidismo, posso tomar suplementos alimentaress?

  18. andressa araujo diz:

    Oi eu gostaria de perguntar uma coisa eu tenho 18anos ja sou mae e tenho um corpo magro tipo d crianca e qero engorda um pouco fui na farmacia e me recomendarao o vita senior e gostaria de saber se este remedio engorda e cmo devo tomar pra engorsa e ter o resultado desejado boa tarde aguardo resposta

  19. vanessa diz:

    fui diagnosticada com hipotireoidismo meru hormonio da tireoide está 8,6 o médico me receitou Puran T4 50 mg, emagreci bastante sendoi assim gostaria de saber se posso tomar a vitamina Buclina para engordar e continuar usando o Puran
    Quero muito engordar voltar ao meu peso normal

  20. marli diz:

    Estou tomando vita senior e a minha menstruaçao esta tendo dificuldade em descer e ela sempre foi regulada, sera que tem alguma coisa a ver o remedio?

  21. valéria diz:

    estou tomando nifidipina.atenolol.e clotoridona posso beber cerveja

  22. Paulanna Moraes diz:

    A inflamação na tireóide pode causar dores parecidas com dor na garganta?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s