O povo pergunta, a gente responde (17)

Dessa vez não são muitas perguntas, mas como estava arrumando a casa no endereço novo, compilei as dúvidas que apareceram no endereço antigo para facilitar o controle depois. Destaque para: efeitos do hormônio tireoidiano sintético, gravidez e medicamentos, tapazol e outros medicamentos.

***

euthyrox / puran/ synthroid /tetroid (ou em Portugal: Letter e Thyrax): tomar acelera o coração?
Em vários outros post eu explico que esses medicamentos são hormônio sintético para repor os que a tireóide não está mais produzindo. Se a dose estiver muito alta, pode haver uma simulação dos sintomas do hipertireoidismo e no caso, acelerar o coração. Se estiver sentindo sintomas estranhos como coração acelerado, muita irritação, tremor, suor e calor excessivo, muita fome, perda de peso, aumento das evacuações, etc, procure seu endocrinologista e relate a eles seus sintomas, para que ele possa ajustar a dose do seu hormônio sintético.

***
hormônio puran t4 dá enjôo? provoca queda de cabelo e unhas?
Não. Na verdade ele não dá efeito colateral algum, exceto se em dose elevada, quando simula o hipertireoidismo. Enjoo pode até estar relacionado a esse quadro, com uma pequena hipoglicemia gerada pelas alterações hormonais (pouco hormônio – medicamento acima da dose – muito hormônio), mas nesse caso você provavelmente ia estar sentido outros sintomas como os citados na pergunta acima. O ideal é procurar o endocrinologista e garantir que a dose do puram/ euthyrox / synthroid esteja correta, e se o enjoo (ou a queda de cabelo/unha) for um sintoma isolado, tentar averiguar sua causa (gravidez, problemas de estômago para o enjoo, ou outras doenças dermatológicas para cabelos e unhas).

***
tapazol dá dor de estômago?
Assim como boa parte dos remédios de uso contínuo ou elevado, tapazol pode causar desconforto no estômago. Comente a dor com seu endocrinologista para que ele possa avaliar atráves de exames e do seu histórico a possibilidade de ser mais do que um irritação pelo uso consante. Se for o caso, ele irá solicitar exames e, uma vez descartado qualquer problema, prescrever um medicamento para aliviar o incoômodo ou alimentos que você possa consumir que irão ajudar a previnir o desconforto.

***
posso tomar puran no lugar do euthirox? / Puran é melhor que euthyrox?
Não por conta própria. Embora ambos (e também o synthroid e o tetroid) sejam hormônios da tireóide sintético, há variações entre eles (além das variações de preço) e se forem trocados, precisam de ajuste de dosagens que só o endocrinologista saberá como fazer.  A principio, nenhum deles é melhor ou pior que o outro. Por serem ligeiramente diferentes apesar de terem o mesmo princípio ativo, algumas pessoas respondem melhor a um do que a outro.

***
quem toma tapazol, pode tomar indux?
Essa é uma resposta que APENAS seu endocrinologista pode lhe dar. Ao consultar um médico, nunca deixe de listar TODOS os medicamentos que você toma e qual a dosagem. Não suponha que o médico sabe porque está ciente de sua condição de saúde. Se não foi ele quem lhe prescreveu todos os medicamentos que você toma, faça uma lista para ele antes que ele lhe prescreva um medicamento novo. E nunca tome medicamentos sem o conhecimento médico, em especial medicamentos como o indux, que possuem uma prescrição bastante objetiva (mulheres que não ovulam).
Aliais, embora eu não saiba afirmar se há problemas em tomar indux e tapazol simultaneamente, enquanto o hipertireoidismo está ativo, a gravidez é desaconselhavel, devido ao alto risco de aborto e problemas pro feto. O ideal é adiar os planos de gravidez para quando o hipertireoidismo entrar em remissão. Dessa forma, o uso de um medicamento para o hipertireoidismo e o uso de outro, especifico para infertilidade por não ovulação, é no mínimo, contra-produtivo.

***
é possivel engravidar com o tsh baixo? / quando tenho hipertireoide posso ter filhos?

Até é. É difícil, mas possivel. O problema é que é arriscado. O índice de aborto é muito alto. Trate o seu hipertireoidismo, e uma vez ele controlado, será mais fácil e mais seguro engravidar.
Leia mais em http://indodevagar.wordpress.com/2010/05/20/hipertireoidismo-e-gravidez/

***
propanalol é bom para memória?
Na verdade, há estudos sobre o propanolol e a solidificação de memória a curto prazo no tratamento de stress pós traumático… leia mais em http://indodevagar.wordpress.com/2009/12/22/brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembrancas/

***
grávida pode tomar calmante?
Não. Por princípio, praticamente todos os calmantes  (inclusive vários fito-terápicos) passam pela barreira placentária e coloca o desenvolvimento do feto, e depois, da criança ao nascer, em risco, por deixar-los apáticos, sonolentos, dependentes ao medicamento que a mãe  tomou ou mesmo com má formação.  Entretanto, quando o calmante é REALMENTE necessário, seu obstetra saberá indicar um que possua menos riscos e em uma dosagem mais segura.

***

De um search por “O povo pergunta, a gente responde” para ver os outros posts dessa série!

About these ads
Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

71 respostas a O povo pergunta, a gente responde (17)

  1. Elza diz:

    por favor, espero que alguem me responda… como pode… meu olho estava pra ffora e descobri q tinha hipertireoidismo, estou tratando desde junho….agora ainda com a taxa 0,00025, que diagnostica hiper, fiz ultrassom que confirma doença de hashimoto?
    nao consigo entender, como o hipo e a hiper podem atuar juntos…alguem me ajude

    • Tireóide é um assunto complicado. Mesmo os médicos não tem todas as respostas. TEmos uma leitora que amargou com hiper/hipo durante muito tempo. Tomava tapazol ficava com hipo. Tomava hormônio sintético, ficava com hipo. E médico nenhum tinha uma resposta porque o corpo dela reagia tão rapidamente ao medicamento. Acontece… é mais raro, mas acontece.
      E além disso, um quadro pode evoluir pra outro e vice-versa… Lembro de ter lido uma vez que a doença de Hashimoto pode simular uma hiper antes de se estabelecer ou algo assim, mas eu teria que procurar o texto de novo e não lembro onde li… Dá uma pesquisada! :)

      Converse com seu endócrino, que talvez não tenha todas as respostas, mas pode te ajudar. E “””” calma”””” … eu sei que é um conselho vazio, mas tenha dentro do possível a maior quantidade de calma possível. Existem alternativas de tratamento e é uma questão de tempo até achar o tratamento correto pro seu caso, que vai ajudar a passar por isso, ok? Nesse meio tempo, só lembre que você não está sozinha, outras pessoas já passaram por situações semelhantes e sairam inteiras do outro lado. Isso costuma me dar forças nas fases ruins da doença, e espero que te ajude também.

      abraços, e qualquer coisa, estamos por aqui.

      • Luci silveira diz:

        Faço uso de Puran T4, descobri há pouco tempo hipotiróidismo, e faço uso de litio e brmazepan, um psiquiatra de Campnas disse; que esses remédios que estavam causando a tiróide, já o clínico descorda, sei que tenho sentido mal, procuro usar medicamentos comprados e não de Sus, a composição tem diferença, me sentia pior quando tentei tomar, ansiedade, insonia, queda de cabelo, etc, espero logo sair dessa.

    • Karina diz:

      Elas não estão juntas, vc tinha hiper agora tem hipo, que é bem mais fácil de controlar, é só tomar o remédio direitinho que tudo volta ao normal.

  2. ieda diz:

    por favor vou fazer a PCI sabe me dizer se caso eu tiver varizes inflamadas na hemorroida ou trombose nestas mesmas vai apresentar nos exames e se apresentar tomarei o iodoradioativo sem tratar isto são duvidas…. agradeço…

    • Como nunca fiz, não sei informar isso… o que sei do PCI é que ele sonda pela quantidade de células tireoidianas no corpo e com isso, ajuda no cálculo exato da dose de iodo. Mas é uma tomografia, então eventualmente vai perceber por obstruções que impediria o iodo de chegar nos locais destino, mas isso é só uma suposição… É, dada as devidas proporções, um exame de rotina para a iodoterapia, então acredito que você não deva se preocupar com esses detalhes.
      Obviamente, se vc tem histórico de tromboses e outras complicações nas veias, seu médico deve ser informado, mas também deve ser informado de QUALQUER outra condição médica, prévia ou não ao problema de tireóide… Assim, de posse de todas as informações médicas a seu respeito, ele considera ou descarta formas de tratamento para a tireóide assim como para qualquer outra condição. Por mais especialista que um médico seja, ele PRECISA estar informado sobre seus outros eventuais problemas médicos, pois por mais desvinculado que eles pareçam, podem estar interferindo um no outro.

      Para saber mais sobre a preparação para a PCI, tem uma lista de coisas que vocÊ tem que fazer e que NÃO pode fazer no link abaixo:

      http://preparopci.blogspot.com/

  3. irany diz:

    desculpe me sei que são tantas minhas duvidas que perguntas sem´re tenho …..a 15 dias atraz fui agendar a pci mas diante das perguntas que me fizeram sobre tratamento dentário a enfermeira me diz já que comecei devo terminar estou tratando de dois canal ou seja dois dentes e se este exame tem urgência devo parar quanto tempo posso levar para fazer a pci meu dentista diz posso parar o tratamento por 3 meses para fazer o exame….. quando estive com a enfermeira ela diz não entende de dentista ou seja tratamento dentário mas diz pode ter uso de iodo o dentista diz que não tem fico na duvida estou quase parando…… e fazer o tratamento da pci a enfermeira empurra para o dentista e o dentista empurra para a enfermeira fico no meio sem noção do que fazer alguem entende sobre isto…para com tratamento dentário e faço a PCI

    • Sobre a PCI:
      NÃO USAR 90 DIAS ANTES DO EXAME:
      NÃO Xarope com iodo
      Anti-sépticos: polvidine, mercúrio, álcool iodado,etc. Em caso de ferimento, avise o médico que o atender para utilizar antisséptico que não contenha iodo.
      NÃO realizar exames que utilizem contraste iodado endovenoso (Ex. Tomografia) (existem constrastes que não contêm iodo)
      NÃO realizar exame ginecológico (ex.: colposcopia)
      NÃO usar drogas anti-arrítmicas (Amiodarona, Atlansil, Ancoron, Miodaron)

      Suspender o uso de remédios somente com a orientação do seu médico!!!

      NÃO USAR 30 DIAS ANTES DO EXAME
      Tintura para cabelo
      Esmalte de unha ou base. Se estiver usando deve tirar.
      Condicionador ou shampoo com algas marinhas. Outro tipo de shampoo pode ser usado sem problema.
      Bronzeador (protetor solar poderá ser usado normalmente)

      30 DIAS ANTES DO EXAME PARAR DE USAR OS HORMÔNIOS PARA A TIREÓIDE :
      Levoid
      Puran T4
      Euthyrox
      Synthroid
      Cynomel (medicação com T3)

      ****
      Não há nada sobre tratamento dentário. Mas supondo que o tratamento dentário leve iodo de alguma forma (e seu dentista DEVERIA simplesmente te informar se usou algo com iodo nos últimos 90 dias em você ou não!), agende a PCI para 90 dias depois do último dia no dentista.

      A decisão de interromper ou não o tratamento dentário deve ser sua. Sim, a PCI é urgente, mas ao mesmo tempo, dor de dente (ainda mais canal) não é brincadeira, né? Se o dentista lhe garantir que não usou nada com iodo, consulte seu endócrino e marque a PCI. Se usou, e você vai interromper, espere 90 dias. Se não vai interromper, termine os 2 canais, e marque para 90 dais depois. Estou contando 90 dias porque é o procedimento para iodo ingerido ou tópico em mucosas (e se foi colocado na sua boca, de alguma forma você ingeriu ou absorveu pela mucosa da boca, certo?).

      Sei lá, meio óbvio, e sei que não é o que você queria. Mas sem saber o que o dentista usou, fica complicado. A dona lá do exame tem que perguntar, e tem que lhe informar que não pode fazer a pci tendo usado coisas com iodo… Infelizmente ela está certa em te empurrar pro dentista responder essas coisas, e ele DEVERIA te responder, de forma simples e objetiva: o que usou em você, se tinha iodo, se vai usar algo com iodo nos próximos dias de tratamento, se é seguro você interromper o tratamento para fazer o exame, etc… afinal, ele está tratando dos seus dentes, e é a única pessoa que pode lhe responder sobre isso!

  4. Elaine Avila diz:

    faz 12 dias q passei por uma cirugia da tireoide por causa de um nodulo.
    Meu cirugião retirou tda,receitou synthroid e calcio.
    ESTOU TENDO UM POUCO DE ENJOO E MEUS CABELOS ESTAO CAINDO MUITO.
    SERÁ Q É O SYNTHROID Q ESTA ME DEIXANDO ENJOADA E FAZENDO MEU CABELO CAIR.
    ESTOU TMOANDO SYNTHROID DE 100MLG

    • Elaine,
      a coisa é mais complexa que isso.

      sua tireoide controla tudo no seu corpo. Seja trabalhando demais ou de menos (incluindo o caso da ausência de tireóide, no pós cirurgia), seu corpo sofre com isso, e pronto. Até achar um equilíbrio onde a quantidade de hormônio tireoidiano (natural ou sintético) esteja ideal para o ritmo do seu corpo, há um período de sintomas e incômodos e não há muito como evitar.

      Vamos nos deter nos sintomas que você apresentou.

      Hormônio tireoidiano demais ou hormônio tireoidiano de menos, ambos acabam com os cabelos. Eles ficam secos, quebradiços, muito grossos ou muito finos, e caem.

      Você retirou a tireóide então seu corpo não produz mais hormônio. Isso explicaria o problema com o cabelo.
      Ao mesmo tempo, vc começou a tomar Synthroid, que nada mais é do que hormônio tireoidiano sintético. Se a dose estiver um pouco alta (e não só cada caso é um caso como eu não tomo, logo não sei qual a dosagem padrão), simularia uma tireóide trabalhando além do ideal, o que também explicaria o problema nos cabelos.

      A tendência é achar a dose correta e os sintomas, todos eles, desaparecerem. Mas isso leva tempo, algumas consultas, alguns exames de sangue, muita paciência…

      Entretanto, como o corpo tem uma dinâmica variável, e muitos fatores afetam a quantidade necessária de hormônio, a forma como o corpo o absorve, etc, pode ser que você ache a quantidade ideal do medicamento, e ainda assim, daqui a algum tempo apresente algum sintoma estranho, por que em determinada fase seu corpo precisava de mais ou menos do hormônio tireoidiano… então algumas coisas podem ser feitas para prevenir. Procure um dermatologista, explane seu caso. Há uma série de produtos tópicos e mesmo remédios que podem ser usados para evitar dano e queda do cabelo e unha (normalmente são associadas, porque usam o mesmo tipo de proteína na sua formação) por conta das oscilações hormonais da tireóide. Mal não há de fazer, e bem provavelmente, vai resolver os dilemas com seu cabelo.

      Quanto ao enjoo, não sei te afirmar se é um possivel sintoma do hipotireoidismo (e da ausência de hormônios tireoidianos), mas sei que com hiper, algumas pessoas o sentem, normalmente associados a crises massivas de ansiedade (é mais a ansiedade causando enjoo do que enjoo como sintoma em si). Além disso, não sei se é seu caso, mas normalmente no pós cirúrgico de tireóide, há o uso do Iodo radioativo para destruir qualquer célula tireoidiana que tenha sido deixada para trás. Se você o tomou, o enjoo pode também estar vindo daí, porque grande parte dos pacientes que tomam o Iodo reclamam (normalmente só) disso: um certo enjoo e uma perda do paladar por alguns dias pós iodo…

      Em qualquer dos casos, a tendência também é passar. Mas é sempre bom avisar seu médico deses problemas, até para que ele use essa informação para ajuda-lo a achar a dose ideal do medicamento no seu caso específico.

      Mas que fique claro: em si mesmo, o Synthroid não causa enjoo ou perda de cabelo –> As variações hormonais que fizeram o uso do synthroid necessárias, e as dosagens hormonais pós synthroid (Até achar a dosagem correta pro seu caso) é que podem causar isso, simplesmente “simulando” os sintomas da falta (hipo) ou excesso (hiper) de hormônio tireoidiano.

  5. Grazielle Carvalho diz:

    Olá,

    Fiz um exame completo de sangue e o resultado deu T4 17,44 e TSH 0,057. Preciso saber se é algo grave com o qual eu deva realmente me preocupar, pois o médico passou novos exames e sempre acho que eles escondem algo rs

    Grata.

  6. Grazielle Carvalho diz:

    Olá,
    Fiz um exame completo de sangue e o resultado deu T4 17,44 e TSH 0,057. Preciso saber se é algo grave com o qual eu deva realmente me preocupar, pois o médico passou novos exames e sempre acho que eles escondem algo rs
    Grata.

    • Seus exames apontam para hipertireoidismo, mas seu T4 (mesmo que não seja o Livre mas o total) está com um resultado MUITO alto, mais consistente com um erro laboratorial, então por isso seu médico pediu para repetir os exames.

      Confirmando esses valores (como o TSH também está consistente com o diagnostico, possivelmente é isso mesmo, só é preciso confirmar o valor do T4), é hipertireoidismo (ai precisa investigar qual a causa, porque o curso de tratamento pode variar de acordo com a causa). É sério, não digo grave, mas sério, algo que você precisará tratar com responsabilidade para não virar algo grave. Mas não é caso de desesperar, tem tratamento(s) e todos por aqui convivem com isso, por mais chato que seja… :)

      Precisando de mais informação ou qualquer outra coisa, estamos por aqui. :)

  7. silvia franco de oliveira diz:

    bom dia eu tenho hipotiroidismo estou tomando t4 so que estou muito procupada com meus cabelos estao muito seco e caindo muito nao sei o que fazer por favor me ajude,sera que tenho que tomar alguma vitamina?obrigado

    • Silvia,
      Eu havia respondido essa, não sei se você postou mais de uma vez em lugares diferentes ou se minha resposta não entrou… na dúvida, respondo novamente.

      Procure um dermatologista. A queda e perda de vida do cabelo é comum no hipertireoidismo, no hipotireoidismo e pelo uso de medicamento para a hiper, ou seja, qualquer pessoa com problema de tireóide vai provavelmente ter problemas com os cabelos, mas há medicamentos apropriados que fazem um ótimo efeito e seu dermatologista vai poder lhe orientar a respeito! :)

  8. gleydson diz:

    Boa tarde tenho 20 anos e tenho 185 de altura.
    Era pra meu peso ser 85 a 90 kilos, mais n consigo sair do 58 e 59 faz muitos anos, de vo procurar um Endocrinologista ?

    • É uma boa idéia. Algumas pessoas tem o biotipo mais magro mesmo, e um metabolismo mais rápido sem se configurar em um quadro de hipertireoidismo, entretanto, não conseguir ganhar peso PODE SER UM SINTOMA e não há desvantagem em averiguar isso (e muitas desvantagens em deixar pra lá caso seja algo mais sério!). Através de exames de sangue e da consulta regular, o endocrinologista poderá encontrar a causa do baixo peso.

  9. simone diz:

    Boa Noite.

    Passando pela net encontrei seu site e fiquei muito feliz em ver a dedicação que se dispoe no mesmo.

    Gostaria de lhe fazer a seguinte e cruel pergunta: Estou com 75Kls e so tenho 1,52m.

    O pior é que eu comecei tomando sibutramina em 6 meses troquei pq na verdade eu estava ganhando peso, passei a tomar dietilpropriona e emagreci muito. Depois de 2 anos magrinha e sem tomar remedio nenhum eu passei por uma crise em minha vida e engordei ate chegar nos 75 e eu estava com 59.

    Agora fiz o uso de amfepramona e nada, passamos para o femproporex e nada, tipo, so perdia 2 ou 3 kilos. Chegamos ou mazindol foi o que me ajudou um pouco mais pois com ele realmente em perdi a vontade de comer doce o que em mim é coisa de louco. A pergunta é o seguinte: Se ate o mazindol ja não faz tanto efeito (estou tomando a 2 meses e so perdi 2kls) qual seria o medicamento para eu tomar mais correto uma vez que meu organismo ja se acostumou com quase todos que eu ja tenha ouvido falar? Tem Jeito pra mim?

    Obs: Hj estou sem condições finaceiras de pagar uma consulta. Mas quero tirar esta duvida e ver o que eu posso fazer. Me ajude por favor, Não quero muito, ja estou malhando e quero apenas chegar aos 62kls.

    • Simone,

      infelizmente não posso te ajudar e vou te explicar porque: sou, e sempre fui, mesmo antes de ficar doente, TOTALMENTE CONTRA remédios para emagrecer, de qualquer tipo ou por qualquer razão. Todos esses remédios aceleram o metabolismo, e por isso podem causar hipertireoidismo ou comprometer o funcionamento do coração. É um preço que estar ‘em forma’ não paga, e pior, o remédio em si, pode fazer seu corpo queimar mais calorias, mas uma vez suspendendo a medicação, você engorda TUDO de novo se não estiver se alimentando corretamente e fazendo exercícios. Mas peraí, se vc se alimetar certo e fizer exercícios vc também vai emagrecer, um pouco mais devagar, mas sem riscos pra sua saúde… viu? Não tem como ao usar a lógica, não ser contra esse tipo de medicamento!

  10. ADRIANA B L OLIVEIRA diz:

    ESTOU TOMANDO 200MG DE AMIODARONA A 2 MESES E AGORA MEUS CABELOS ESTÃO CAINDO DE MAIS.
    É NORMAL, POIS ESTOU APAVORADA.
    O QUE FAÇO

    • Não conheço Amiodarona, então não sei te dizer… mas primeiro, não apavora: é raro (em mulheres) queda de cabelo que seja definitiva, ou seja, que não possa nascer novos no lugar. E você deve ir assim que possivel em um dermatologista para que ele possa avaliar a causa e qual o melhor tratamento para evitar a queda e repor os fios. Quanto mais cedo, melhor são os resultados.

  11. hillary diz:

    poderia me explicar ; nos meus laudos apos a cirurgia……

    NO INTA-OPERATORIO

    LTD.PRESENÇA DE 2 nódulos de cerca de 2cm,bem delimitados,com aspecto benigno LTDE de tamanho habitual sem nódulos istmo sem alteração.na mesa de operação eu sentia que os nódulos estavam agitados isto eu concordo pois senti a debilitação, que ao retirar era bem grande 7cm e de acordo com a biopsia era maligno por este motivo devo passar pelo iodo.

    evoluiu no pós operatório sem nada de anormal perfeito como o precisava em todas as partes,
    PRE-OP DE TIREOIDECTOMIA TOTAL O QUE ISTO QUER DIZER;FOI RETIRADA A GLÂNDULA TIREOIDE TOTAL LADO DIREITO E ESQUERDO OU SÓ DIREITO TOTAL.

    DIETA DA PCI; já estou a 5 dias da dieta para a cintilografia sabe me dizer se sera dentro de uma maquina ou não ,se o iodo 131 é endovenoso ou se (bebe).
    poderia eu pensar que tudo correra bem sem metástase,bem dizem que pés frio e sinônimo de ruim penso que alguma coisa possa dar resultado na pci mas se der tudo bem; é segui em frenter. o que que acham sera que haverá muitas metástase ou não rsrsrsrrsr já sei é só a pci vai responder

    a dieta do do sal a medica não suspendeu diz…. use pouco e ai quando estiver proximos 15 dias eu retiro tudo de sal,refrigerante dolli e de limão ou soda pode.

    • Não sei se vou ser de muita ajuda, já que essa parte eu só sei de ler a respeito.

      Até onde sei, tireoidectomia total é a retirada TOTAL da tireoide. Se fosse só um lado, acho que estaria indicado.
      Mesmo a biopsia tendo dado maligno, eles terem aparência de benigno é um bom sinal.
      A chance de algo ruim é pequena. O cancêr de tireoide é o de melhor prognóstico, menor chance de metástase, etc. O iodo é necessário porque embora se espere que células de tireoide estejam na tireoide (que foi retirada), há sempre um risco de alguma ter ficado para trás, nas proximidades ou mesmo em algum lugar inesperado do corpo. Como são células que absorvem o iodo, mesmo que elas estivessem no dedão do pé (risos) o iodo as encontraria e por ser radioativo, as queimaria. Então é o procedimento normal pós cirurgia, as vezes mesmo qdo a biopsia dá benigno.

      Até onde sei, o iodo é ingerido, líquido, e não tem cheiro ou gosto de nada, embora deixe a boca estranha (alterações menores no paladar) por uns dias. Mas passa.

      Nunca fiz cintilografia, mas acredito que seja dentro da máquina, já que é uma espécie de scan das células que reagirão ao iodo.

      Esse negócio de pé frio acho que não tem nada haver não! :P Faça a dieta direitinho para garantir a maior fidelidade possivel no exame, e provavelmente tudo vai correr bem. É importante investigar porque qualquer coisinha errada pode ser resolvida logo, mas acredito piamente que uma vez a tireóide removida, vc vnão vai ter nenhum outro problema.

      Boa sorte! :)

  12. cristianne diz:

    por muito tempo tomei tetroid 50 por que tenho a tireode atrafia da será que posso tomar levoid 50

  13. Katia diz:

    Olááá…
    Fiz TSH o resultado deu 7,23 e T4 1,10. O médico não me explicou bem, mas pediu pra eu repetir o exame..é algo grave???

  14. Greicy diz:

    Depende dos valores de referência do laboratório, que devem vir discriminados no exame.

    Você pode informar para que eu possa te ajudar?
    No meu caso, o TSH estava muito baixo, o que indica hipertireoidismo.
    sem os valores de referência, não tem como saber!

  15. Gisela diz:

    Fiz novos exames de taxas. Estou com o TSH e o T3 normais. Mas o T4 livre está diminuído. Ou seja…Estou com hipo!! Tomo 20 mg de Tapazol e 40 mg de Propranolol. Sei que o tratamento da Doença de Graves é longo, mas creio que o médico deve reduzir o Tapazol, não é? Vou marcar uma consulta urgente com o meu. Temo que o hipo piore, já que estava eutireoideica, de acordo com exames feitos em setembro. Ou seja, meu organismo reage rapidamente à medicação. Para completar, fiz uma punção da tireóide e o médico disse que a minha glândula não tem o aumento característico da Doença de Graves, mas sim de uma tireoidite.

  16. Greicy diz:

    Eu comecei a tomar Tapazol de 5 mg há 15 dias e tenho alguns sintomas de hipo: fraqueza, constipação intestinal, e um pouco de depressão. mas como faço tratamento psiquiátrico poderia estar pior…. Meu sono melhorou e aquela ansiedade terrível passou. Também quase não tenho fome… parece ser efeito do Tapazol. Repetirei os exames no início de novembro.
    Me parece que a hipo é mais fácil de tratar…. pelo menos não precisa tomar propranolol para normalizar a frequência cardíaca, como é o caso da hiper.

  17. aline diz:

    Faço o uso de anfepramona a 1 mês…posso fazer o uso de pantogar durante o uso da anfepramona?

  18. Elaine diz:

    Boa tarde
    Eu gostaria de fazer uma pergunta, eu sempre fiz varios exames de tiroide inclusive 2 esse ano e sempre deram negativos, mas de um tempo p ca comecei a sentir algo me incomodando na garganta, p resumir eram 2 nodulos de 2cm cada no lobo inferior e superior, so que eu agora me descontro com facilidade sempre fui nervosa e estressada devido a varios problemas,tomo o ziban receitado pelo psiquiatra mais não sou umante, sinto falta de ar, meus tornozelos ficam igual duas bolas todos os dias e sinto muita dor nos pes que estão horriveis (rachados) tenho 40 anos e ainda não consigui passar no medico p ser medicada, eles são do lado esquerdo e mesmo antes de saber deles sentia muita dor na veia do pescoço( era oque eu achava), e sino queimar o meu peito do lado direito sera que tudo isso e dos nodulos?
    se alguem puder me responder agradeço.

    Elaine

  19. Greicy diz:

    Elaine
    Se eu fosse você, faria de novo dosagem hormonal, pois sua tireóide pode estar descompensada. Eu também tomava remédio controlado (ainda tomo) até que minha ginecologista desconfiou de disfunção tireoidiana.
    Você descobriu esses nódulos através de ecografia? Eu tenho seis, mas não tem nem um centímetro. Você deve ir ao médico o quanto antes, para saber qual a conduta com relação a esses nódulos. Aqui não somos médicos, podemos apenas aconselhar….

  20. Bruno diz:

    eu tenho quinze anos e tenho 1,50 metro de altura é normal

  21. renata diz:

    eu queria um remedio q mim faça engoda eu tenho 23 anos e so pesso 48k n sei mas o q faço mim ajuda ai.

  22. edineia diz:

    olá to com uma duvida muito grande, tenho 27 anos uma filha de 10 anos, e meu sonho era engravidar de novo,porem estava tentando ha 5 anos e agora em dezembro de 2011 eu engravidei e so q antes de engravidar eu estava tomando ,aquele remedio pontogar pro cabelo e só paraei de tomar quando eu passei mal mais nao sabia que estava gravida,aff dai com 9 semanas eu fiz uma eco e meu bebe estava de 7 semanas e sem batimentos cardico,mais duas ecografia uma trans ,e confirmado meu bebe estava morto eu tinha aborto retido ,,por favor minha duvida é sera que o remedio pontogar aborto meu bebe to muito mal,

  23. Juliana diz:

    Ola meu nome é juliana , e pesso a sua ajuda!

  24. Juliana diz:

    Ola meu nome é juliana , e pesso a sua ajuda!
    eu to com a menstruação atrasada a 2 meses e 10 dias , sinto muita fome vontade de comer toda hora desejos , minha barriga incha , e depois des incha. ando muito estressada ja fiz o teste de gravidez e dar negativo , me ajudem por favor oque pode ser ?

  25. Val diz:

    Boa noite!
    Tenho uma duvida quanto ao levoid 50, existe alguma restrição quanto ao consumo de bebidas alcoólicas? Nunca vou poder beber? ou existem quantidades relevantes…?

  26. joana diz:

    Olá Boa Noite, eu uso propranolol junto com o tapazol, será que posso usar antialérgico Hixizine, será que não há problema?

  27. irany diz:

    ola tudo bem…. eu aqui novamente…..passei pela iodoterapia e tudo correu muito bem por sinal não senti absolutamente nada de mal…. o tratamento….. é o que diz iodoterapia pois é a internação toma medicamento e horas depois a dose de iodo para min mesmo que agua nada assustador recebi alimentação dentro dos horarios e eles e no 3 dia fui embora e muito bem tratada….tratamento na santa casa de santa Cecilia de sp… aqui fiz alguma pergunta sobre tratamento de canal mas não perguntei sobre pivo.Eu fiz uma radiologia dos dentes e foi constatado grande infeção o qual o medico passou cefalexina emioflex para combater a infeção eu pergunto se isto é referente os pivo que eu tenho ….Teria tomado o iodo e veio as concequencias pois deveria ter extraido os ….tem algum conhecimento ….mesmo que eu faça a limpeza do canal e o tramento do medicamento pode voltar a infeção novamente por conta do iodo….Quais os remedios que não se pode tomar e porque depois da retirada da tireoide.

  28. Fernanda diz:

    Estou tomando euthyrox para hipotireoidismo.. em quanto tempo faz efeito para os sintomas do desanimo diminuir?

  29. ro diz:

    Olá pode me ajudar?
    Fiz um exme de sangue para verificar a função da tireoide e os resultados forma:
    tsh 17,200uUI/mL
    valor de ref. 0,40 -4,500
    T4 livre resultado 1,070 ng/dl
    valores de ref. adultos 12-19 anos 0,93 – 1,70

  30. Dinah diz:

    Oi Adriana, descobri agora que tenho hipertireoidismo, procurei uma cardiologista já que estava com dores no peito e taquicardia, pensei que fosse ansiedade, pois tenho transtorno de ansiedade e estou tirando carteira de motorista agora, mas os exames do coração graças a Deus deram normal, ela pediu uma ultrassom, apareceu um nódulo e ja fiquei apavorada, quando a gente ouve a palavra “nódulo” já pensa logo ser câncer! Mas fui ao endocrinologista que me deixou mais tranquila, meu TSH está 0.01 e meu T4 2.45. Estou com hipertireoidismo moderadamente grave. A cardiologista ja havia passado o propanolol, que tomo de 12 em 12 horas. O endocrinologista me passou o Tapazol, comecei ontem, claro que ainda nao senti melhora, mas to confiante. Eu estou preocupada pois além dos sintomas normais ao problema como taquicardia, cansaço, estou sentindo muito enjoo e dor de cabeça. Não sei se isso é normal! Li o artigo sobre gravidez, já tenho um rapaz de 6 aninhos e estava querendo encomendar outro ano que vem, mas agora é esperar (rs). To tentando manter a calma, mas estou um pouco preocupada e ando meio depressiva, meio triste, desanimada, também não sei se isso é sintoma, mas to aumentando a minha fé! Meu marido está sendo um amor, ele é bastante atencioso e compreensivo! Se sentir amada ajuda né? Adorei conhecer você mesmo que virtualmente, e não é um bicho de 7 cabeças, vi aqui que muita gente tem o problema, nao estou sozinha!!! Um beijo…

  31. Arimá Ribeiro Lima diz:

    Tomo Lítio a +ou-20 anos, posso tomar Pantogar? tenho 49 anos e 1.55 c 65kg é nomal?

  32. geuda diz:

    hoi. Gostaria de saber se por a causa uma dosagem excessiva do thyrax pode aparecer dor nos olhos muita dor nos olhos chego a acordar de tanta dor parecem que vao saltar principalmente o olho direito , nao chegando a dor no olho a cabeça tbm doi d+. o que nao entendo e pq faco exames de 6 em 6 semanas e a dose so vem aumentando .. e a ultima foi demais ja senti coracao aceleradissimo .um frio que parecia que nao passava tremi tanto que meu corpo ficou super dolorido .. eu sei que isso parece absurdo mas faço tratamento a 3 anos passava no endocrinologista e agora sou controlado por um clinico … ja conversei com o medico o mesmo disse q isso e normal o thyrax leva meses pra que se tenham um controle normal .. poxa !! isso e assim mesmo? gostaria que me respondesse pois estou achando isso muito esquisito.. eu moro na Holanda e esse tratamento e aqui mesmo..obrigada

  33. lucia costa diz:

    Oi geuda,

    Melhor vc procurar um endocrinologista. Esses sintomas são de hipertireoidismo e se vc está tomando levotiroxina, que é o hormõnio sintético da tireóide , isto, no mínimo, quer dizer que a dosagem está muito elevada. Faça uma consulta o mais rápido possível, tá?
    Um grande abraço!

  34. Taise silva diz:

    tenho uma duvida hoje fiz o exame pci pré dose, e tenho filho ele tem tres anos, quais os cuidados devo tomar em relação a ele. auguém sabe quais os risco ele corre em ficar proximo a mim? por favor o quanto antes auguém responder eu agradeço.

  35. Cyro diz:

    Oi boa tarde!Perdi 5 kilos estou sentindo sintomas de quando meu hormonio está alterado tomo 225 miligramas de syntroid.Será que devo baixar para 200miligramas de syntroid pois perdi 5 kilos estou fazendo exercicios e fazendo dieta e a tendencia é continuar perdendo pêso.O que vc acha?

  36. ana paula lopes diz:

    Por favor, me ajude fui diagnosticada com hipotiroidismo, o medico receitou levoid 25mcg, tomei um comprimido, senti muito frio, mal estar, meu coração desparou, me ajuda, eu parei de tomar o remedio,estou preocupada, vai me fazer mal? medico so daqui 2 meses

  37. joel diz:

    se nao tomar os comprimidos da tiróide morre?
    os nome dos comprimidos sao thyrax

  38. joel diz:

    respondam me rapido

  39. joel diz:

    ela tem mutox problemax

  40. lucelia batista novaes diz:

    Fiz duas cirurgias de tireoide em menos de 3 meses! uma constatou que tinha câncer, como fiz a primeira parcial, tive que retira-la toda, agora estou enternada pois ontem tomei o iodo mas foi em uma capsula e não liquido! sera que depois de tudo isso ainda vou poder engravidar?

  41. gabrielly diz:

    por favoor qria saber se o remedio euthyrox atrasa a regra menstrual ??
    responda por favoor

  42. alana diz:

    oi meu nome é alana tenho 29 anos e descobri q estou grávida após 10 meses da iodoterapia . gostaria de saber se meu bebê corre algum risco por isso. estou muito aflita e com medo de meu bebê nascer com algum problema. por favor alguém sabe me responder?

  43. priscila diz:

    eu sinto minha barriga incha como se meu coraçao estivesse batendo no pescoço quando esto dormindo ai levanto vo ao banheiro s vezes peso que piscologico o que e

  44. adriana diz:

    Boa noite estou muito preocupada fiz exame e o resultado deu 0,005 e estou tomando eutirox d 175mg oq devo fzr continuo cm a medicação ou domínio a doze ate q consulte cm endrocono?

  45. elaine diz:

    Boa tarde! tive uma supedosagem de euthirox, passei 7 semanas sem tomar o remedio (orientação médica) voltei a tomar tem aproximadamente 1 semana e alguns sintomas como uma sensação de hipoclicemia, dormencia leve nos pés e nas mãos não sumiram, poderia ser o remedio? é indicado conversar com meu médico a possibilidade de mudar de remedio?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s