O que é a Doença de Graves

A doença de graves é uma doença auto-imune (o corpo ataca a si mesmo, criando anti-corpos). Normalmente atinge os olhos  ( oftamopatia de graves) , a tireóide (hipertireoidismo) e as pernas (mixedema pré-tibial), mas não necessariamente os 3 ao mesmo tempo.

Os sintomas oculares são exoftalmia (olhos saltados), retração das pálpebras (também dão impressão de olhos saltados ou arregalados), olhos vermelhos, inchaço ao redor dos olhos, sensação de olhos secos ou de pressão nos olhos e, mais raramente, perda de visão e problemas na córnea. Pode envolver apenas um olho ou os dois.
Os sintomas nas pernas são inchaço e vermelhidão no peito do pé e parte da frente da perna.
Os sintomas na tireóde são os clássicos do hipertireoidismo, que são, entre outros:
* Aceleração dos batimentos cardíacos acima de 100 por minuto (chamada taquicardia) e irregularidade no ritmo cardíaco, principalmente em pacientes com mais de 60 anos
* Nervosismo, ansiedade e irritação
* Mãos trêmulas e sudoreicas
* Perda de apetite
* Intolerância a temperaturas quentes e probabilidade de aumento da sudorese
* Queda de cabelo e/ou fraqueza do couro cabeludo
* Rápido crescimento das unhas, com tendência à descamação das mesmas e descolamento distal
* Fraqueza nos músculos, especialmente nos braços e coxas
* Intestino solto
* Perda de peso importante / aumento do apetite
* Alterações no período menstrual
* Aumento da probabilidade de aborto
* Acelerada perda de cálcio dos ossos com aumento do risco de osteoporose e fraturas.
* Cansaço do tipo esgotamento

Cerca de 2% da população feminina é acometida por essa doença auto-imune. Em homens essa taxa é 10 vezes menor. A doença de graves é a causa mais comum  (entre 60 a 80% dos casos) de hipertireoidismo. Normalmente (mas não exclusivamente) se manifesta entre os 20 e os 50 anos de idade.

***

Há também um post sobre isso, escrito de uma outra forma, aqui.

342 respostas a O que é a Doença de Graves

  1. Marcela diz:

    Oi, Meu nome é Marcela tenho 29 anos, há 5 anos descobri que tenho disfunção da tireoide, nunca fiz o tratamento correto, tomava remédio durante tres meses e depois não tomava mais, isso fiz umas tres vezes, Agora fui no médico novamente, pois o bocio cresceu bastante e os problemas estão aumentando a cada dia, resolvi que vou levar a sério o tratamento, já comecei tomar o Tapazol novamente 40mg por dia e Propanolol 40mg por dia também, vou refazer os exames e tentar levar o tratamento a sério.
    Gostei muito de ler seu blog, parece que estou me vendo nestas histórias, tudo o que vc sente ou sentia, eu também sinto a mesma coisa, sei que essa doença é seria, mas, não queria tomar remédio pelo resto da minha vida, mas agora vejo que não tenho saída, e vou levar a sério este tratamento.
    beijos obrigada

    • Oi Marcela,

      Leve a sério o tratamento agora. Hipertireoidismo é MUITO SÉRIO E SEM TRATAMENTO PODE TE MATAR, ALÉM DE PREJUDICAR SERIAMENTE SUA QUALIDADE DE VIDA. O tratamento é chato, longo, com percalsos, e não vou te enganar quanto a isso… mas depois que você aprende a conviver com ele, e a burlar os inconvenientes, é tranquilo, automático… acorda, toma os remédios, e vai viver sua vida, ao invés de amargar dores, palpitações, falta de ar, oscilações de humor, e todo o inferno que é uma crise hipertiróidica.

      Com sorte, depois de algum tempo sua tireóide entra nos eixos, e nem vai precisar ser pra vida toda! Então tenha coragem e persista no tratamento, ok?

      Sorte, e qualquer coisa estamos por aqui.

      • Kika diz:

        Acabei de descobrir que tenho hipertireodismo, fiquei um pouco nervosa com a ideia e adorei o site Adriana. Mas parece que os sintomas melhoram com tratamento, vc leva uma vida normal, mas voltam se vc não tomar volta tudo? Que medo credo.

        • lucia costa diz:

          Oi Kika,

          Vc tem razão… esse site de Adriana é EXCELENTE. Aqui tem tudo que a gente precisa… Informações , desabafos e, principalmente, muita SOLIDARIEDADE.

          Como vc ja sabe, hipertireoidismo tem tratamento, sim! … é uma doença séria e a gente precisa ESTAR ATENTA aos sintomas … ser acompanhada por um endocrinologista e o deixar a par de TUDO que nos acontece.
          A gente sabe que, neste País, isso é meio complicado mas, a gente tenta, né? rsrsr

          Desejo-lhe sorte!
          cheiro

    • marluce diz:

      oi marcela, meu nome e marluce tenho 42 anos, descobri agora q estou com hipertireoidismo, tomei um choque poi ate essa idade nao tinha nenhum problema de saude pra usar medicamento continuo. começei com depressao , cefaleia, dor no pescoço, e muito , muito cansaço, tremores e a menstruação demasiada, cheguei a ficar anemica de tanto q menstruo.sou meio incucada e chorei muito iniciei com propranolol e sinto muita tontura , tb sente e normal? beijos .

    • Lis diz:

      OI,
      descobri que tenho hiper a médica me passou 20mg de tapazol, e tenho muita queda de cabelo que é heredria e o tapazol tbem causa queda de cabelos e o propil tem menos efeitos colaterais será que posso trocar pelo propil?

  2. jane diz:

    Oi, Dri,
    Fui diagnosticada com hipertireiodismo há um mês, passei com um endócrino onde me pediu exames de sangue básicos como tsh: 0,08/ t3: 202/ t4:2,30/antireoglobulina anticorpos:518 e antireoglobulina tireoideana:44,2.Pelos resultados ele me passou o tapazol 10mg de manhã e meio comprimido de noite.Por duvidas qto ao diagnostico procurei outro endocrino e me disse o mesmo diagnostico de hipertireiodismo só que com mais exames como o TRAB que deu positivo, US de tireoide que constatou bócio difuso e cintilografia de tireoide e me mandou tomar tapazol 10mg somente de manhã. Então optei por ficar c/ a segunda endocrino pelo numero de exames que pediu e foi mais a fundo em explicação da doença, porém tomando o remédio do jeito que ela falou notei que as batedeiras no coração não diminuiram e liguei p/ela que então me mandou tomar o atenolol 50mg 1 x ao dia.Acho que ela devia ter aumentado a dose do tapazol p/ver se melhorasse um pouco e não dado outro medicamento sem me ver. Não tomei pois tive medo pois não sabia p/ que servia.Comecei a monitorar a minha pressão e ela estava sempre baixa e li que o atenolol é p/pressão, batimentos cardiacos e outras causas.Então optei por tomar só Tapazol do jeito que o primeiro médico me receitou e estou me sentindo um pouco melhor, acredito que a dose está baixa mas as acelerações cardiacas melhoraram um pouco mais mas sinto c/menas frequência .Sinto muito ainda a sudorese nas mãos e tremor por dentro da carne dificil de explicar como se fosse a sensação de pressão baixa.Mas tenho fé em deus que irei melhorando e espero que eu esteja c/o médico certo.O que acha da minha atitude de tudo isso que fiz?Espero que esteje bem.!Beijos. Adorei o seu blog.

    • Olá Jane

      O atenolol ou propanolol (são diferentes mas servem para a mesma coisa) são IMPORTANTÍSSIMOS pois ajudam a regular e controlar os sintomas mais graves associados ao hipertireoidismo que são os sintomas cardio-vasculares e do SNC. Se você o tomar (experimente tomar o de menor dosagem, 25mg se não me engano, e se achar que sua pressão está caindo muito, tome meio, sempre de manhã e uma nova dose se tiver um pico de pressão ou de batimentos cardíacos. Agora, se o médico passou essa dosagem mesmo, não tome o de 50mg sem falar com ele, que se você ainda estiver com taquicardia, tremor e/ou pressão alta, ele provavelmente vai aumentar a dose e aí sim você pode tomar com segurança. É que as vezes a gente ACHA que precisa de mais remédio do que realmente precisa), vai notar uma melhora quase que imediata em VARIOS sintomas como a taquicardia, a falta de ar, a ansiedade exagerada (essa não passa, mas melhora) e mesmo o tremor.

      Normalmente em caso de hipertireoidismo os médicos receitam logo de cara os 2. Como alguns pacientes não desenvolvem sintomas cardiovasculares mais visíveis, ou não se queixam disso no médico ou ainda, chegam no consultório em um raro dia sem taquicardia, alguns médicos passam só o tapazol e se for necessário, adicionam o atenolol depois, então não foi nem um pouco estranho o médico receitar o novo remédio sem estar te examinando na hora, é procedimento padrão mesmo.

      E ele não deveria aumentar a dose do tapazol sem exame (esse sim, não é para ser aumentado ou diminuido sem examinar o paciente e fazer exames de laboratório, exceto em algum caso extraordinário). O tapazol funciona a médio e longo prazo, bloqueando a produção excessiva de hormônios da tireóide. Aumentá-lo poderia levar você a um quadro de hipotireoidismo, além de complicações no fígado e a toa, já que o esperado é que o tapazol vá fazer efeito mas ao longo dos próximos meses, em um tratamento que dura cerca de 2 anos mais ou menos.

      Já o atenolol é pra enfrentar de imediato alguns dos sintomas, os deixando inativo enquanto o tapazol vai fazendo efeito, diminuindo o risco de complicações do hipertireoidismo enquanto o tapazol ainda não fez o efeito total.

      O procedimento de tirar a pressão e bpm regularmente é super importante e pertinente. Sua pressão não deve passar de 12×8 e seus batimentos devem ficar na casa dos 60 até 90 mais ou menos. Se estiver acima ou abaixo disso depois de tomar o medicamento, é preciso conversar com o médico para ajustar a dose do atenolol.

      Nos primeiros meses de tratamento eu tomava 2 tapazois de manhã (ainda tomo) + 1 atenolol de 50mg e mais outro a noite se os batimentos estivessem acima de 90 (esse segundo comprimido eu só tomava alguns dias, quando necessário). Em certo momento, depois de tomar o remédio, meu coração ia pra 55 a 60 bpm e aí o médico cortou a dose do atenolol pela metade. Hoje eu tomo um de 25mg de manhã e mais os 2 tapazol e não é necessário tomar a noite ou coisa assim.

      Até alguns meses atrás, que foi a última vez que esqueci de tomar o remédio na hora certa, meu coração ainda acelerava apesar de mais de um ano tomando tapazol. Mas bastava tomar o atenolol e coisa de 10 a 20 minutos depois meu coração ficava abaixo dos 90 bpm. Então se acostume com a idéia de que o tratamento é a longo prazo, tem que ser levado bem a sério e acompanhado por exames regulares, para que o médico saiba se é para aumentar ou diminuir a dose dos 2 medicamentos ou mudar o curso de tratamento do hiper.

      Qualquer outra dúvida que eu souber como responder, estou por aqui. Lembrando sempre que é resposta de leigo, eu só sei por experiência própria ou por ter pesquisado a respeito, e minha opinião não substitui a opinião do médico, certo? :)

      • jane diz:

        Oi Dri,
        Estou tomando 1 compr. tapazol 10 mg de manhã e 5 mg de noite, estou me sentindo melhor quanto a taquicardia aparece de vez em quando, quanto ao atenolol não estou tomando ainda…estou só um pouco preocupada c/ meu ciclo menstrual está atrasado há 36 dias mas não engravido mais meu marido fez vasectomia, acho que está assim devido a doença, e no começo eu não tinha apetite e agora notei que aumentou, é uma espécie de ansiedade p/comer, é estranho.Tenho médico dia 23/12 e te contarei, até mais.

        • o atenolol diminui essa ansiedade alem dos batimentos cardíacos, tomo ele e me sinto muito bem, se esqueço de toma-lo e passa da hora eu sinto falta de ar, aumento dos batimentos cardíaco se uma ansiedade horrível. Vale a ena vc rever os seus conceitos qto o atenolol e conversar com seu médico!!!!!

      • shirley gadelha da rocha diz:

        boa noite. Estava lendo os comentários a respeito dessa doença a qual faço tratamento a mais de tres anos, tomo 20 mg de tapazol mas se passo um dia sem tomar me sinto muito mal, tenho muita irritabilidade e dores de cabeça, falta de ar, inchaço nas pernas, meus batimentos nao diminuem de 120 bpm mesmo tomando o propanalol de 80 mg a tireoide está crescendo rapidamente e estou preocupada pois pelos comentários que vi ja deveria ter melhorado nao tenho muita disposição e tenho muita sonolência essa doença é muito ruim pois nao temos disposição pra quase nada, mas vou continuar o tratamento mesmo assim. Boa noite

        • lucia costa diz:

          Oi Shirley,

          . Você faz exames de sangue com frequência? Esta doença é horrível, mesmo! Fiquei com ela por 7 meses e, – tenho certeza – foram os piores da minha vida.
          Acabei fazendo uma tireoidectomia total, em set/2010. Estou muito bem! Mas… e o seu médico… diz o quê?
          cheiro!

          • shirley gadelha da rocha diz:

            Oi Lucia, hoje levei minha ultrassom pro medico olhar ele me pediu exames urgentes uns os quais ainda nao tinha feito um é o tiroglobulina e o outro é o anti tiroglobulina e tambem me pediu uma biopsia, sabe o que acontece moro em uma cidade pequena entao nao disponho de muitos recursos geralmente tenho que viajar pra capital pra fazer o tratamento. Nossa se voce visse como fiquei nervosa, quando me pediu a biopsia eu sai só em um choro do consultório, fiquei muito nervosa mas ja estou mais calmavou fazer esses exames o mais rapido possivel e ver no que vai dar, faço o exame na terça feira e fico muito feliz por vc ter conseguido vencer essa doença as vezes da um desespero na gente que nem sei explicar mas espero em deus ter forças pra conseguir vencer tambem. Boa noite

            • lucia costa diz:

              Oi, menina!

              Olha, eu tb tinha nódulos. Eram 2 e depois… 3.

              O médico deve ter requisitado pra vc, uma punção. Fiz várias. Não tenha medo! Ele aspira – com uma agulha fina – os nódulos, e remete as lâminas para serem analisadas em um laboratório.
              Dependendo da característica do nódulo, ele, ou manda logo o paciente para cirurgia ou fica acompanhando a evolução do caso, , como aconteceu comigo…
              Durante 12 anos, os meus, ficaram aqui plantados na tireóide sem no entanto, provocar qualquer tipo de problema. Todo ano eu tinha que fazer a bendita punção que, como já lhe disse, NÃO DÓI !!
              Normalmente eles colocam um gelinho na região do pescoço e, tudo bem!

              De repente, em 2010, descubro que estou com hipertireoidismo e a partir daí, vc já sabe como é.. UM DRAMA!
              Como os meus nódulos eram “frios”, isto é, não captavam iodo, a indicação para mim era mesmo cirúrgica, mas se eles fossem” quentes”, certamente, teria me submetido à iodoterapia. O médico , se não o fez agora, deverá pedir-lhe uma Cintilografia. Aí é que vão saber se se trata de nódulo morno , quente ou frio.

              Bom, aqui no blog da Adriana tem tudo … Ajudou-me MUIIIIIIIIIIIIITO naquela fase terrível!

              Uma coisa é fundamental, querida :sempre diga ao médico tudo que sente e não deixe de levar a sério o seu tratamento.
              – INFORMAR-SE é a melhor maneira de vc se ajudar,e, pode ter certeza que, quando o médico percebe que vc sabe algo a respeito da sua doença o comportamento dele passa a ser um pouco diferente.
              Um grande abraço e BOA SORTE!

      • Oi sou portador de hipertiroidismo e sofro muito com umas manchas avermelhadas que estão no meu rosto quando eu nao tomava tapazol elas aparecerão comecei a tomar o medicamento elas sumirão fique super bem ja se faz 1 ano que estou tomando comecei com uma dose de 30 mg por dia após alguns exames médicos com a coleta de sangue e urina o Dr. Rui me duse que os hormônios estava bem que até deveria baixar a dose de remédio para 10 Mg e até ficar uns dias sem tomar aí me sentir um pouco mau resolvi tomar novamente sem perguntar ao medico acabei tomando uma dose de 20 mg para ver se eu melhorava aí fiquei foi e pior voltarão as Machas na pele acho que o que esta acontecendo comigo foi uma a grande contidade de hormônio que ingeri eu tenho uma consulta marcada daqui a 10 dias tenho que cóletar sangue para apresentar os exames ao Dr espero que seja isto mesmo estou muito mau com esta situação trabalho com vendas e lido com o publico obrigado por abrir este espaço para podermos falar e desabafar

    • Idely diz:

      Eu tive nodulo de tireoide fui obrigada a fazer cirurgia e retira-la e hoje tomo remedio. No começo não queria aceitar, mas é muito tranquilo e com adosagem correta do hormonio dá pra viver normalmente, sem problema algum. As palpitações ocorrem quando o hormonio está em doagem alta, eu por ex, quando tmava 125mg tinha o coração acelerado e vivia mais tensa, sem sono, baixando a dose para 100mg comecei a sentir mais desanimo e moleza e agora com 112mg está tudo otimo..então o medico deve dosar o hormonio da tireoide de acordo com o seu peso..Cada um toma o quanto é necessário para o seu caso….Dosagens muito altas aceleram o metabolismo e dosagens muito baixas deixam tudo mais lento, inclusive engorda… eu não tomei nenhum remedio para pressão ou coração, somente a devida dosagem do hormonio da tireoide resolveu o problema…Fiquem atentas e procurem um bom medico como é o Dr. Belmiro de Matos, especialista em tireoide e cirurgião de cabeça e pescoço.Tel 3237-3718 .Nesse eu confio.

  3. jane diz:

    Oi, Dri,
    Obrigado pela resposta, mas o médico não aumentou a dose sem me examinar, ele foi o primeiro médico que fui e mandou tomar 1 compr.de tapazol 10 mg de manhã e meio compr.de noite e eu me senti melhor c/relação a taquicardia, de vez em quando aparece mas com pouca intensidade. O segundo médico que me mandou tomar 1 compr. de tapazol 10 mg só de manhã e notei que a taquicardia piorava então liguei e ele me mandou tomar o atenolol 50 mg de manhã, e fiquei c/medo, pois minha pressão sempre foi baixa e agora está boa e os batimentos cardiacos indicam no aparelho de pressão normais. Pelo que notei essa dose pequena de meio compr.de tapazol 5 mg de noite me fez a diferença e me senti um pouco melhor, mas sinto ainda o corpo preguiçoso, tenho vontade e preciso fazer as coisas mas não tenho ânimo de fazer, e minha menstruação está demorando demais a vir já se passaram 36 dias e nada acho que estou desregulada devido a doença, espero que melhore,vou ao médico dia 23/12 e verei como anda este tratamento e te contarei, adorei conversar contigo, até mais.

    • Então, tudo que você está relatando é perfeitamente””””normal””””” dentro do quadro de hipertireoidismo. Até o Tapazol começar a fazer efeito, você ainda vai sentir esses e outros sintomas. Em algum tempo eles vão melhorar, alguns vão mudar, devido ao seu corpo estar se adaptando às novas doses hormonais e vez por outra, até simulando um hipo medicamentoso. O objetivo é que em algum momento os hormônios fiquem no nível ideal e todos os sintomas desapareçam.

      É sempre bom conversar com o médico sobre todo e qualquer novo (ou velho) sintoma, mas não li nada em seu relato que não fosse de se esperar. Cheguei a ficar 50 dias sem menstruar. Em compensação, depois de um ano de medicamento, tem vezes que fico menstruada 2 vezes no mesmo mês e uma vez cheguei a ficar quase o mês todo (ai, ódio, mortal, imenso!!!!) menstruada.

      O apetite também vai oscilar. As vezes o nível de ansiedade é tão grande que vai dar uma fome monstra. Ou pelo contrário, por ser tão grande, a última coisa que você vai pensar é em parar pra comer. De qualquer forma lembre que seu corpo está consumindo mais que um corpo normal, então se sentir fome, COMA. Tente obviamente optar por coisas saudáveis e pouco calóricas nos intervalos entre as refeições, pra que quando você parar de emagrecer devido a doença não engorde horrores (ehhh… já ganhei de volta tudo que perdi e agora cada vez que subo na balança tomo um susto com outro kilo aparecendo do nada… É que sou ótima pra dar conselho e péssima para segui-los! :-) ) mas não fique com fome achando que é só ansiedade, porque senão seus músculos, unhas e cabelos é que vão sofrer e muito. Mas como você já está sendo medicada, isso deve passar rápido também.

      O que é preciso entender é que os hormônios da tireóide regulam TODAS as funções do nosso corpo. Em excesso ou em falta, eles afetam não só um aspecto, mas praticamente todos. Por isso problemas na tireóide são complicados e insuportáveis. Do nosso estado emocional até o desgaste muscular, tudo tem relação com esses hormônios tireoidianos, e até eles voltarem aos níveis ideais, a gente passa por muita situação esquisita. E que durante o tratamento, os níveis hormonais vão oscilar pra mais e pra menos, até achar a dose exata do remédio e, mais que isso, até o corpo se adaptar às mudanças. O jeito é ir contornando os sintomas, aprendendo a lidar com eles da melhor (ou menos pior) maneira possível.

  4. andreia diz:

    Oi Adriana, ja fiz a punção da tereoide o resultado foi esfregaço mostrando presença de hemacias ao lado rrissimas celulas epiteliais com nucleos arredondadois, regulares e homogeneo. Conclusão: negativo para celulas neoplasicas malignas. Avaliando todos os sintomas: cansaço, ganho de peso, olhos com prurido, calor exsessivo na parte da tarde, nodulos no pescoço ambos os lados, dores nas juntas, as vezes façlta de ar, etc…. Vc acha que podereia se algo preocupante? Me dá uma luz, ainda não levei para o meu medico ver pois este encontra com problemas familiares e não atendeu essa semana. Te agrade~ço pelas imformaçoes. Bj………………….

    • Tireóide é sempre preocupante porque é um dos nossos maiores reguladores hormonais.

      Seus sintomas, exceto pelo ganho de peso, são de hiper. Cansaço é comum na hiper e na hipo (são cansaços diferentes, mas isso é uma descrição subjetiva) assim como bócio (aumento da tireóide) também está presente em ambos os casos e ganho de peso é comum na hipo, mas não está excluida na hiper já que há aumento de apetite e nem todos os sintomas precisam estar presentes, podendo gerar algum ganho de peso). O sintoma mais preocupante são sempre os cadio-vasculares, no caso a falta de ar.

      Leve os exames pro seu médico e te desejo muita sorte. Se não há células malignas já é um ótimo começo mas não significa que você possa deixar pra lá. Problemas de tireóide, para mais ou para menos, precisam de tratamento ou podem haver complicações de vários tipos! Mas tratando, não há porque se preocupar! :)

  5. thiago diz:

    adriana nao perguntei a meu medico, mas com quantos dias de tratamento comeco a notar melhoras?do hipertiroidismo desde ja muito obrigado por tudo tenha uma otima semana…

    • Respondi no outro post, mas repito aqui pra facilitar:

      Cada pessoa é diferente. Cada caso de hipertireoidismo tem suas características. Então é difícil precisar.

      Tomando atenolol ou outro betabloqueador, alguns sintomas como taquicardia, falta de ar, tremor, etc, são os primeiros a diminuir ou mesmo sumir. Em coisa de um mês já dá pra notar melhoras significativas.

      Os demais sintomas vão diminuindo paulatinamente, em cerca de 6 meses a maior parte já quase que desapareceu. Tem dias melhores e piores… As vezes um sintoma que sumiu dá uma reaparecida, só que de forma mais branda.

      Tudo isso levando em conta que o medicamento está sendo tomado religiosamente, no horário e na dose prescrita pelo médico, que a pessoa está se alimentando de acordo, evitando stress desnecessário, tentando descansar dentro do possível, etc…

      Mas de novo, cada pessoa é diferente. O remédio pode funcionar mais rápido ou mais devagar.

      PS: Ah sim, quando os sintomas desaparecerem (ou modificarem da água pro vinho), não significa DE MANEIRA ALGUMA que você está curado. Significa que o remédio está fazendo efeito. Mesmo sem sintoma algum é preciso continuar tomando a medicação certinha e consultando o médico, fazendo exames, etc… Se ao sumir os sintomas a pessoa parar de tomar o remédio, VOLTA TUDO PRA ESTACA ZERO e o tratamento tem que começar tudo de novo…

  6. thiago diz:

    adriana as vezes vamos ao medico e por nervosismo ou coisa parecida nao perguntamos varias coisas que poderia nos ajudar como por exemplo.no meu caso nao perguntei se o meu hiper estava muito alto e o porque ele comecou com uma dosagem minima do tapazol que e de 5mg sendo que a no mercado doses mas alta ai vem todas aquelas duvidas sera que norma do proprio tratamento.. ou porque sera?outra coisa tomo rivotril de 2mg. a noite comecei tomar por causa de uma crise de ansiedade bem antes de descobrir que tinha hiper,sobre presquicao de um psiquiatra.rivotril tambem e um beta-bloquiador/

    • Normal. Ainda mais no caso da hiper, que tem uma quantidade de sintomas enorme, a gente sempre sai do médico com a sensação de que esqueceu de mencionar alguma coisa. Sem contar que um dos sintomas afeta justamente a memória… :) Para as dúvidas mais importantes, aconselho uma listinha que você vai preenchendo entre uma consulta e outra, e no dia da consulta, o que não for mais relevante você pode até riscar, mas vai ter um pequeno histórico do que andou te incomodando entre elas.

      Sobre o estado da sua hiper, você tem seus últimos exames de TSH e T4 livre em mãos? Como sempre digo, não sou médica, mas tendo como base o meu, o que é considerado normal, e os vários resultados que já tive conhecimento, de amigos e leitores aqui do site, dá pra ter uma idéia aproximada.

      De qualquer forma, de acordo com o resultado dos exames (laboratoriais e físico) e a descrição dos sintomas, como tapazol é um remédio que tem uma toxidade alta (pode atacar o fígado, por exemplo), a tendência é prescrever a menor dose possível, e se for necessário, aumenta-la nas consultas seguintes, embora o ideal seja na verdade ir diminuindo a dosagem. Alguns médicos dão uma dose padrão e de acordo com os resultados vão ajustando, outros começam com doses bem pequenas e depois, se preciso, ajustam. Outros dão uma dose inicial alta com a intenção de controlar crises agudas e vão reduzindo depois. Já vi acontecer todo tipo de procedimento com relação a dosagem do tapazol. No meu caso tomo 20mg desde o primeiro dia. Meu médico nunca aumentou nem diminuiu. No meu caso, tem se mostrado razoavelmente eficaz, mas cada caso é sempre um novo caso…

      Rivotril é um benzodiazepínico, não um beta-bloqueador. Alguns médicos inclusive os prescrevem em associação ao tratamento de hiper, quando o grau de ansiedade está alto demais. É bom comentar com seu médico a respeito, mas não há histórico de interação medicamentosa entre tapazol, beta-bloqueadores e benzodiazepínicos… Eu tenho a minha receitinha de benzo (Diazepam), e embora tenha tomado só 1 comprimido (o que é motivo pra um post, que talvez eu faça até hoje!) , foi meu próprio endocrinologista quem receitou. Então, embora seja sempre bom avisar ao seu médico que você está tomando determinado medicamento, não há com o que se preocupar nesse caso.

  7. thiago diz:

    adriana o resultado do exame do meu hiper e esse; hormonio tireoestimulante resultado;inferior a 0,05uU/ML.VALORES DE REFERENCIA 0,35 a 4,94uUml ;tiroxina livre resultado 2,32ng/dL; VALORES DE REFERENCIA 0,70 a 1,60ng/dl

    • É… tô achando sua dose de tapazol meio baixa mesmo. O médico deve ser dos que preferem começar com uma dose baixa e ir aumentando de acordo com a necessidade, ou embora o exame esteja bem fora da referência, a sintomatologia que ele (médico) viu, não era tão grave. Difícil dizer.

      Meu TSH era maior q o seu e meu T4 bem mais baixo. É difícil comparar pq no T4 ( tiroxina livre) por exemplo, os valores de referência do laboratório onde fiz meus exames são diferentes do seu, mas de qualquer forma, proporcionalmente o seu estava bem mais alto.

      Mas o mais importante é ver como seu corpo reage. Tem gente que é super-sensível ao tapazol e doses maiores levam logo a um quadro de hipo medicamentoso… Acho que só no próximo exame que você fizer é que vai dar pra ter uma noção melhor.

  8. thiago diz:

    ola adriana tudo bem? bom la vai eu mas uma vez.adriana a pressao baixa com a diminuicao da dose do atenalol melhorou os sintomas mas agora mas um problema.apos 11 dias com o uso de metade do atenalol de 25mg e 5mg 2xao dia de tapazol comecei a senti uma dorzinha no estomago.vce ja passou por isso tbem? sera que e o atenalol ou o tapazol se vce poder me ajudar ficarei muito grato.obs volto ao medico dia 28/1/2011 fique com deus tenha uma otimo dia

    • Não tive não, mas é comum.
      Se puder ligar pro médico é sempre o melhor caminho, porque é complicado oferecer soluções medicamentosas para terceiros… mas a título de informação, pessoas que eu sei que tiveram desconforto estomacal por conta do tapazol (é o de toxidade maior… 90% dos efeitos colaterais que você vai ter- e lamento informar, haverão alguns sim! – vão ser por conta do tapazol) tomaram omeprazol (que é basicamente um remédio pra, mas não só, úlcera. Não que esse seja o caso, mas seria quase como um preventivo, protegendo o estômago)

      Pelo que me lembro, não é um remédio baratinho… sai mais em conta mandar fazer em farmácia de manipulação. Minha mãe toma por conta de outros problemas e o dela a gente manda manipular. Mas o legal mesmo é ligar pro seu médico e perguntar. Talvez tenha algum outro remédio a meio caminho entre o nada e o omeprazol, ou outras soluções não medicamentosas.

      Nesse meio tempo, o que você pode fazer é comer alguma coisa ANTES de tomar o Tapazol. Eu tomo injejum e nunca tive nada, mas como solução pro desconforto, tomar café da manhã (não café café… esse vai piorar a dor de estômago!), esperar 30 minutos e tomar o tapazol pode ajudar.

  9. thiago diz:

    ola adriana tudo bem com voce?olha fui ao retorno com o meu medico falei sobre a dor no estomago ele me receitou o omeplazol, foi uma beleza mas durou poucos dias e ja comecou a doer de novo, sabe as vezes da vontade de largar tudo quero dizer para com o tratamento mas ao mesmo tempo sinto a necessidade de me tratar agora nao sei o que faco.sabe nao e aquela dor insuportavel e um incomodo que nao passa.tomo o omeplazol 5 da manha e o tapazol la pelas 7 da manha sera que estou fazendo certo?

    • Thiago,
      infelizmente, algumas pessoas sentem certos efeitos colaterais de um jeito mais forte que outras… Além do Omeprazol e de controlar sua alimentação, não há muito o que se possa fazer.

      MAS FAÇA O QUE FIZER, NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO.

      Se você sequer cogita em fazer isso, é porque antes de se tratar nunca teve uma crise violenta de tireóide. Tremores incontroláveis, dores horrorosas MESMO pelo corpo todo, falta de ar só de mudar de lado na cama, suores o tempo todo mesmo no ar condicionado, palpitação como se estivesse tendo um infarto, sem contar os sintomas psicológicos de não tolerar a voz de outro ser humano, se sentir completamente sem saída e sem esperança, não conseguir concatenar um único pensamento com começo meio e fim, enfim, tudo MUITO pior que dor de estômago, por pior que esteja a sua dor.

      Não a estou menosprezando. Só mostrando para você que parar de se tratar pode ser MUITO pior, sem contar o risco de realmente ter um treco no coração, um derrame, ou alguma outra coisa irreversível.

      Se está assim TÃO insuportável, converse com seu médico sobre a possibilidade de se tratar com o iodo radioativo. Você iria em uma, talvez 2 doses, desabilitar a sua tireoide e iria ficar com hipotireoidismo. A vantagem é que o hormônio sintético de tireoide, que você passaria a tomar, quando tomado na dose correta, não tem efeito colateral algum, porque tudo que ele faz é o papel dos hormônios da tireoide mesmo. Então fora o desconforto de ter que tomá-los pro resto da vida e o eventual período até achar a dose exata pra você (onde você poderia ter sintomas leves de hiper ou de hipotireoidismo) você não teria outros problemas, e talvez fosse uma solução definitiva e melhor pro seu caso…

      Pensa nisso. Mas NÃO PARE DE TOMAR O TAPAZOL.

  10. thiago diz:

    adriana muito obrigado pelas palavras de incentivo e que as vezes tenho medo de da um treco no estomago sei la coisa parecida mas vou lutar ate as minhas ultimas forca se deus quizer vou vencer.olha muito obrigado mesmo por tudo ,tenha uma linda semana voce e sua familia

    • De nada. Controle o máximo possivel sua alimentação (evite comidas que sabidamente fazem mal pro estômago), tome o tapazol sempre com o estômago “forrado” (pelo omeoprazol e por comida mesmo: uma fruta, um biscoito, sei lá o que você come de café da manhã! :) ) e mantenha seu médico sempre informado do estado da dor no estômago (se melhorou, piorou, continua na mesma, sempre a pontuando de 0 a 10 para ele ter uma noção do quão insuportável está pra você). Assim se o medo é ter algo mais sério no estômago, você mantém isso sob controle acompanhando o progresso da coisa.

      De resto, é como disse, cada pessoa reage de um jeito diferente. Eu não tive dor de estômago. Em compensação, perdia tufos e mais tufos de cabelo cada vez que o penteava… sem exagero, achei mesmo que ia ficar careca, até achar algo que controlasse isso. Outras pessoas desenvolvem urticária pelo corpo todo.

      Fora casos extremos (então é bom acompanhar sim sua dor de estômago), as únicas coisas que justificam parar o medicamento até fazer exames e ser visto pelo médico é febre/dor de garganta (em especial nos primeiros meses após começar o tratamento) e dor na região do fígado/olhos amarelados, porque esses são os 2 efeitos colaterais possíveis mais graves do tapazol. Mas são raros. Todos os outros, o médico deve ser informado (para tentar diminuir o desconforto pro paciente e para evitar que venha a se tornar algo mais sério) mas não é caso de interromper o tratamento, já que as consequências do hipertireoidismo são mais sérias que a grande maioria dos efeitos colaterais que podem aparecer tomando Tapazol.

      Boa semana pra você e para os seus também! :)

      • kellen diz:

        Adriana me ajude o que você para controlar a queda de cabelo? estou pedendo tufos de cabelo. Tomo Propil 100mg um de manhã e outro noite quando iniciei o meu tratamento tomava tapazol mas troquei por que pretendo engravidar meus exames laboratoriais estão ok TSH e T4, quando estavam desrregulados meu cabelo estava normal e agora que esta controlado esta caindo muito o que eu faço?

  11. argeu franco diz:

    Após uma tarde de esforço fisico. apareceu-me dores nas pernas (não muito fortes). dores no peito (estas sim, lascinantes), intestino solto, tremores nas mãos, difuldade para engolir, sensação de frio. Indo ao médico e procedido aos exames T3, T4 e TSH
    dentrre outros, foi diagnosticado HIPERTIREOIDISMO, indo ao endócrino, me foi /
    receitado o TAPAZOL de 10mg. comecei c/2 comp. p/manhã e 2 anoite, após alguns
    dias alterado p/ 3+3 e agora estou tomando apenas 3 a noite de uma só vez, os médicos falam em aplicar o IODO RADIOATIVO, isso é normal ? C

  12. argeu franco diz:

    Após uma tarde de esforço fisico. apareceu-me dores nas pernas (não muito fortes). dores no peito (estas sim, lascinantes), intestino solto, tremores nas mãos, dificuldade para engolir e sensação de frio. Indo ao médico e procedido aos exames T3, T4 e TSH dentre outros, foi diagnosticado HIPERTIREOIDISMO, indo ao endócrino, me receitaram o TAPAZOL de 10mg. comecei c/2 comp. p/manhã e 2 anoite, após alguns
    dias foi alterado para 3+3 e agora estou tomando apenas 3 a noite de uma só vez, os médicos falam em aplicar o IODO RADIOATIVO, isso é normal ? Será que só o TAPAZOL, não seria o suficiente, embora haja nódulos, não estou sentindo nada.
    Grato pela atenção que for dado ao assunto.

    • Argeu,

      existem 3 formas de tratar hipertireoidismo. Uma é com medicamentos e é o que você está fazendo. Como vantagem tem o fato de que se o tratamento der certo, sua tireóide voltará a funcionar normalmente. Como desvantagem tem o tempo de tratamento (2 anos em média), a chance de reincidência e os efeitos colaterais do tapazol (em especial, toxidade hepática). Em alguns casos, alguns pacientes não respondem bem ao remédio e mesmo sem efeitos colaterais, o hipertireoidismo simplesmente não cede (nem os níveis hormonais, nem os sintomas).

      Uma segunda forma é o iodo radioativo. Como a tireoide é o único orgão do corpo humano que absorve iodo, isso funciona como radioterapia extremamente direcionada. Isso irá destruir (idealmente) a parte da sua tireoide que não está funcionando corretamente. Como vantagem é um procedimento rápido, quem já fez diz que é super tranquilo. Como desvantagem, tem uma chance muito grande de destruir a tireoide como um todo, fazendo o paciente hipotireóidico, e passaria a tomar os hormônios sintéticos (puran t4 ou outro) para repor a dose hormonal necessária. Os médicos tentem a sugerir fortemente esse curso de tratamento por uma razão muito simples: tratar hipotireoidismo é mais fácil que tratar hiper. Além dos sintomas serem de menor risco para a saúde imediata do paciente.

      A terceira e última forma de tratamento do hipertireoidismo é a cirurgia de remoção da tireóide. A idéia é a mesma acima. O paciente sem tireóide desenvolve hipotireoidismo (afinal, não tem tireóide para soltar hormônio nenhum) e passa a tomar alguma marca de hormônio sintético. Vantagem: resolve o problema de uma vez por todas. Desvantagem: Além do hipotireoidismo, é uma cirurgia que, mesmo de rotina, tem todos os riscos cirúrgicos habituais, por isso é prescrita só em caso de resistência ou intolerância ao medicamento e ao iodo radioativo ou outros casos bem específicos, de urgência, etc… medida de ultimo caso mesmo.

      O que falo aqui no blog repetidas vezes é: é o seu corpo e é a sua tireoide. Por isso, é bom sim ouvir o médico, se informar em todas as fontes possíveis mas a decisão final, É SUA.

      Tenho amigo que fez a iodoterapia e diz que se soubesse que ia ser tão bom pra vida dele, teria feito antes, e não sofrido um ano com o remédio e um hipertireoidismo que não cedia. Então sei que funciona e que não é nenhum bicho de sete cabeças, mas eu fiz a minha decisão pessoal pelo medicamento ao menos enquanto ele for possível. Por enquanto, meu fígado ainda está funcionando bem, não desenvolvi nenhum efeito colateral sério com o tapazol e meu hipertireoidismo não está curado mas está totalmente sob controle. Então, eu continuo preferindo o tratamento medicamentoso.

      Mas só você vai poder responder por você. Médicos as vezes usam o conhecimento que possuem como forma de poder para exercer pressão no paciente pra que eles decidam pelo curso de tratamento que os médicos acham o melhor. Eu acho que a decisão SEMPRE tem que ser do paciente, porque ele é quem vive com as consequencias de tudo que ele decidir (ou deixar o médico decidir por ele). Então no que pudermos ajudar você a se decidir, estamos por aqui para partilhar as informações que temos mas no fim, é com você. :)

  13. thiago diz:

    bom dia adriana.tudo bem? olha com as dicas que voce me deu sobre a dor no estomago pontuando de 1 a 10 melhorou 8.adriana como ja comentei descobrir que tenho hiper atravez de um exame de rotina,mas o medico nao me esplicou nada so disse que iria me encaminhar para um especialista e como e pelo sus nao tinha previsao da vaga podendo variar de um mes a 6 meses ou mas ai entrei em panico minha familia me pagou uma consulta particular.olha o medico disponivel que me atendeu foi um cardiologista segundo pessoas ele e muito bom.bom agora depois de uma consulta e um retorno saiu minha vaga para um endocrinologista,oque eu faco agora ?tenho medo de ter que fazer exames ou sei la aplicacao de iodo ou ate mesmo uma cirurgia ai nao tenho a menor ideia de quanto podera ficar.o pior que eu eu nao tenho condicoes financeira nenhuma,mas se voce poder mas uma vez me ajudar ficarei muito grato. obs a primeira consulta pelo sus e dia 14/2/2011 e o outro retorno no cardiologista e dia 18/2/2011.adriana, cardiologista pode tambem tratar da tireoide?

    • O que você faz? Você vai no endocrinologista. Ele é o especialista, vai te passar (talvez, né?) exames mais específicos, vai poder reavaliar a dosagem do seu tapazol (lembra que comentamos que era meio baixa?) levando em conta que já lhe deu um efeito colateral (a dor de estômago) e o mais importante, vai poder lhe explicar sobre esses exames, sobre o iodo, cirurgia, tudo que é possivel ser feito em relação a tireóide.

      Os exames você pode fazer pelo SUS. Eu também sou atendida pelo SUS, em posto de saúde. No meu caso é porque eu moro no fim do mundo (quase que literalmente) e não tem muita opção de médico por aqui, e o plano de saúde (que tb não tenho condição de pagar não, mas é do emprego do meu marido) é inutil na minha cidade ou cidades próximas. Te confesso que não tenho paciência para fazer os meus exames pelo SUS porque demora, então aperto aqui e ali e vou no laboratório particular, mas eu poderia ter feito pelo SUS.

      Exames mais complicados ele só vai passar se suspeitar de algo diferente, mais sério, que vá mudar o jeito de tratar, etc… o SUS também faz mesmo que não oficialmente. Só dá mais trabalho! Tem que solicitar na prefeitura ou outro órgão, dependendo do tamanho da cidade onde você mora, e o tempo pra conseguir vaga é maior, mas é possivel fazer pelo SUS (alguns exames, se o SUS não paga inteiro, pelo menos ele custeia uma boa parte, e aí, apertando aqui e ali, dá-se um jeito, porque a saúde vem em primeiro lugar, certo?)

      Você não precisa ter medo. A decisão final de qualquer coisa, é sua. Se o médico disser: vamos tratar com Iodo e você não quiser isso, você vai virar pra ele e dizer: Porque? Não estou convencido que é a melhor coisa a fazer. Porque não posso continuar com remédios?
      Pode ser que ele tenha uma explicação que lhe convença (a sua dor no estômago, por exemplo!), e te faça sentir seguro que o Iodo é uma boa idéia (E normalmente é, eu é que optei por deixar como 2a opção!) e só aí você aceita. Ele é o médico, você é o paciente, e o corpo que está doente é o SEU, não o dele. Quem vai viver com efeito colateral do tapazol ou sem tireóide funcionando é você, não ele. Não ache que ele tem o direito de decidir por você. Ele tá lá pra orientar, pra dizer o que ele pode fazer por você, como pode melhorar sua saúde, e discutir os cursos de tratamento com você, sendo ele do SUS ou particular, não importa.

      Uma vez decidindo, você leva o tratamento à sério. Muitos pacientes, principalmente atendidos pelo SUS, porque não podem trocar de médico se não gostaram do seu, acabam numa situação ruim, de aceitar um tratamento que não querem e depois não levar o tratamento a sério, parando no meio, desistindo, etc. Não faça isso. Não deixe o médico decidir por você e o que quer que você decida JUNTO com seu médico, você leve a sério, até o fim! Tireoíde é um treco chato de tratar, demora se for com remédio, os outros tratamentos parecem (nem são, mas parecem) assustadores, e aí o paciente desiste e vai pra casa. Ai ele tem outra crise. E depois outra. Vive uma vida horrorosa com os sintomas da doença. E um dia morre de uma complicação da tireóide. E não precisava ser desse jeito.

      Cardiologista não trata tireóide. É bom ir em um (ou no seu caso, continuar indo de vez em quando) porque ele trata de um dos efeitos mais perigosos do hipertireoidismo, que é as complicações de coração, pressão e circulação. Assim você se certifica que está tudo sob controle, e isso diminui a ansiedade que é sintoma e causa dos problemas de tireóide (ansiedade piora os sintomas da tireóide problemática, e é um dos sintomas do hipertireóidismo, então toda informação que a gente puder usar para controlar a ansiedade, ajuda no tratamento da tireóide!!)

      Medo é algo que você precisa descartar do seu vocabulario. Não tenha medo. Quando você tiver que tomar alguma decisão, peça tempo, e pense com calma. No que eu puder ajudar, dando informação pra você decidir, não me custa nada. E no fim, decida pelo que você achar melhor pra sua vida. Ninguém quer ficar doente, mas já que estamos doentes, temos o direito de decidir a melhor forma de lidar com isso, sendo responsáveis e achando o melhor tratamento para cada um de nós, que pode ser diferente da escolha do outro.
      :)

  14. thiago diz:

    ola adriana.tudo bom com voce?espero que sim.olha segunda feira passada fui ao endocrinologista do sus.me trataram super bem achei que eles iriam me da uma bronca por esta tratando com um cardiologista mas nao brigaram nao so disse que o certo seria fazer exames antes, mas tudo bem o cardiologista tinha agido direitinho dando o tapazol e o atenalol.enfim muitos exame medicao dos olhos nao sei porque apalparam muito meus pes e tudo mas perguntou se eu estava me sentindo bem eu disse que melhorei muito entao eles mandou continuar com a mesma dosagem do medicamento e pediram muitos exames que fiz hoje mas so vao poder olhar dia 2/5/2011.adriana eles acharam o meu hiper nao muito alto mas ai vi eles comentando sera que nao faz tempo que ele sofre de hiper e ja esta com hipor, mas ai o medico chefe disse sem exames nada feito .adriana isso pode acontecer? o estranho e que o meu peso sempre foi o mesmo 63kl depois do tapazol e o atenalol engordei 2 kl em 1 mes sabe o que que me deixa mas triste e que meu patrao nao entende e diz que primeiro o trabalho mas fazer o que me da uma tristeza nadada.adrina meus olhos tremem muito sera que e o efeito do hiper?outra coisa que nao perguntei para o medico pratico esporte 3 vezes por semana sera que faz mal?se voce poder passar alguma dica enfim tenha uma linda semana que deus posso sempre esta ao teu lado e gostaria de dizer que seu blog foi uma bencao de deus em minha vida fique com deus…

    • Oi Thiago,

      tentando responder tudo.

      Procedimento corretíssimo, fazer os exames, não tomar nenhuma providência diferente enquanto não tiver os resultados.

      Hiper virar hipo… bom, há varias possibilidades. Alguns tipos de hiper são como se fossem crises pré hipo, ou seja, a tireóide por algum problema vai parar de funcionar, antes disso, ela tem um “surto” e produz uma enorme quantidade de hormônios. Não é todo caso que isso acontece, ok? É uma possibilidade. Outra possibilidade é a hipo medicamentosa: o tapazol tenta regular sua tireóide para que ela não produza essa quantidade toda de hormônios. Se a dose for muito alta, ou se for tomado por muito tempo ou se a pessoa é muito sensível ao medicamento, pode desenvolver uma hipo por causa do medicamento. Mais outra possibilidade não é o que eles se referiam: alguns tratamentos transformam a hiper em hipo: é o caso do iodo radioativo e da cirurgia de remoção da tireóide.
      Mas você não precisa se preocupar com nada disso ainda: primeiro porque hipo é até mais facil de tratar. Segundo porque se for o caso, os médicos vão tomar as providências necessárias. Se concentre só em seguir o tratamento e ficar bem.

      Olhos e pernas: Algumas formas de hipertireoidismo (meu caso por exemplo: Doença de Graves ou Tireoidite com bócio difuso) podem afetar outras partes do corpo independente dos sintomas de hipertireoidismo. A doença de Graves, por exemplo, é uma doença auto-imune: o corpo resolve que o TSH, que é um hormônio da tireóide é um elemento estranho e resolve atacá-lo, mantendo em baixa quantidade no organismo. O TSH é quem regula na verdade a tireóide, dizendo quando está baixo para ela produzir muito T3 e T4 e quando está baixo, para produzir pouco. Como o TSH não consegue ficar em quantidades normais por conta da doença auto-imune, o T4 sobe e vem o hipertireoidismo. Além disso, o corpo produz uma toxina, possivelmente para atacar o TSH, que se acumula na região dos olhos e das pernas, causando dois efeitos: os olhos saltados (ou inchados, ou lacrimejando… há muitos níveis de intensidade) e as pernas inchadas (mixedema pretibial, o peito do pé incha!).

      Os olhos fora de foco, tremulantes, ardendo, etc, tudo pode ser sintoma da hiper, em especial se o seu caso também for a doença de graves.

      Esportes: olha, é bom maneirar. Não sei se é o caso de parar, principalmente se você estiver se sentindo bem fazendo-o, mas qualquer esforço excessivo pro sistema cardio-vascular não é bem uma boa idéia no momento. Faça menos vezes, por menos tempo e com menos intensidade, pelo menos. E no momento que ficar sem fôlego, pare. Não force o seu corpo porque não é você “fora de forma” e sim a doença cobrando seu preço.

      Outras pessoas: não, Thiago. Elas não entendem, e não vão entender. As mais próximas de você, talvez você consiga dobrá-las com uma dose de chantagem sentimental, explicando a gravidade da doença, os riscos para o coração, o dano muscular, enfim, a parte física da coisa. E aí eles pegam leve com você e você passa pela parte emocional um pouco melhor. MAs não, não vão compreender de fato. Você vai precisar adminstrar o patrão, a família, os amigos… e não vou te enganar: não vai ser NADA fácil. Tente se colocar no lugar deles: VocÊ era uma pessoa. De repente, não dá mais conta do recado, está sempre reclamando de alguma dor, está sempre irritado, emocional, irracional, e acima de tudo, sempre cansado, começando o dia como se tivesse já corrido umas 10 maratonas e mal saiu da cama… E você diz pra ele que é sua tireóide. Eles nunca vão entender que um orgão pequeno e praticamente desconhecido regula TODO o seu corpo, do seu sistema nervoso ao seus músculos, cabelos, unhas, apetite, orgãos internos, TUDO. Pra quem vive isso, é dificil entender: a gente sabe porque sente, mas até pra explicar é complicado. Isso não desculpa a falta de sensibilidade deles, mas o fato é que ninguém que não sofra do mesmo mal vai te entender. O jeito é viver um dia atrás do outro, fazendo o seu melhor, se poupando onde pode (por isso talvez seja bom parar ou pelo menos diminuir os esportes e outras atividades que te cansem mas que não são obrigações), enfim, gerenciar sua vida de forma a fazer o mínimo possível o melhor possivel.

      Conforme os medicamentos forem fazendo efeito, você vai melhorar e ficar mais funcional. Vão ter dias, meses no futuro, em que você vai acordar um trapo, com todos os sintomas, não tão fortes, mas alí pra te apurrinhar, mas no geral, é uma melhora progressiva e constante, e aos poucos você vai tolerando conviver com as pessoas. Por isso também é importante não parar o tratamento nem tomar fora de hora ou em dose errada: além do mal físico, o desequilíbrio emocional é muito complicado pra quem precisa trabalhar e conviver com pessoas que não nos entende.

      Sorte, e estamos por aqui! :)

  15. Correção:
    Onde se lê no comentário acima: “dizendo quando está baixo para ela produzir muito T3 e T4 e quando está baixo, para produzir pouco. ”
    LEIA:
    “dizendo quando está baixo para ela produzir muito T3 e T4 e quando está ALTO, para produzir pouco. “

  16. Ana Cardoso diz:

    Olá Adriana!

    Sou uma jovem portuguesa de 20 anos que nos últimos anos tem tido dores no peito, hipertensão, taquicardia e sudorese. No outro dia as dores no peito foram tantas que tive que ir às urgências. Lá fizeram-me Rx do tórax e exames ao coração e não acusou nenhuma anomalia. Sugeriram que poderia ser hipertiroidismo e disseram-me para marcar uma consulta (aqui em Portugal, não testam hormonas tiroideias nas urgências, portanto fiquei sem saber a certeza). Já marquei a consulta mas como ainda vai demorar um pouco até lá, tenho estado muito preocupada e apreensiva. Tenho umas perguntas talvez um pouco ignorantes para lhe perguntar, mas agradecia muito que me respondesse porque estou a ficar em pânico.

    1º Hipertiroidismo é uma doença grave? Quando tratado, continua a ser grave?

    2º A medicação é para toda a vida? E é complicada de se fazer?

    3º É difícil viver com esta doença ou nem sequer se pensa mais nisso e vive-se uma vida normal?

    4º Afecta muito a sua saúde geral? Por exemplo, o doente terá menos anos de vida? Morrerá mais cedo do que se não tivesse a doença?
    (Devo admitir que isto me preocupa bastante!)

    Novamente, peço imensa desculpa, mas sou bastante ignorante neste aspecto. E como há probabilidade de eu ter esta doença, gostaria de compreender um pouco mais sobre ela para não ficar tão nervosa e ansiosa.

    Um muito obrigada desde já,
    Ana Cardoso

    • Olá Ana… tentando te responder

      1) É uma doença séria. Não digo grave, mas séria. Se NÃO tratada, pode causar complicações graves sim, inclusive cardiovasculares, danos ao coração, a todos os orgãos internos, músculos, enfim, não tratada é grave. Além de prejudicar E MUITO sua qualidade de vida. Agora, tratada, ela é mais chata que qualquer outra coisa. O que você precisa entender sobre ela é que a Tireóide controla TODAS as funções do seu corpo. É o hormônio tireóidiano que diz o quão rápido e intenso seu corpo precisa realizar determinadas funções. Se há muito hormônio, seu corpo assume que tem que trabalhar rápido e intensamente, e isso desgasta os orgãos, causa sintomas muito desagradáveis, desequilibra o sistema nervoso, enfim, faz um inferno em terra no seu corpo. Uma vez começado o tratamento, os hormônios vão diminuindo e a maior parte dos dias, você vive uma vida totalmente normal. Digo a maior parte porque vez por outra você sente um sintoma ou outro, o que é desagradável, mas já não há tantos risco pro seu corpo, já que são dias de picos hormonais, e não mais hormônio em excesso todo dia o dia todo!

      2) Não. Tentando explicar… O remédio para tireóide que trabalha demais ele tem uma certa toxidade, então a idéia é que ele tem um tempo X para fazer efeito no paciente, porque muito mais do que isso, pode causar danos ao fígado por exemplo, e deixa de compensar. Então se não resolver com medicamento, é tomada uma atitude mais radical (mas não é dramática, ok?) que é o Iodo radioativo ou a cirurgia. Alguns médicos, dependendo do histórico do paciente e da intensidade da doença, preferem já ir logo pro iodo (calma, só a tireóide absorve iodo, então embora “”radioativo”” não faz mal pro resto do corpo), outros defendem começar com o remédio e ver como o corpo reage. Normalmente o tempo de tratamento é de 2 anos.

      Dependendo da etiologia (causa) do hipertireoidismo, o paciente pode melhorar com o remédio, e alguns anos depois, ter outra crise. Isso é levado em conta na hora de decidir pelo remédio ou pelo iodo (cirurgia é normalmente em último caso). Eu sei que é muita informação para você processar, mas todo mundo aqui passou por isso: toneladas de informação… mas você não precisa (mesmo) se desesperar! :)

      3) Tratada? 90% dos dias você nem lembra que tem uma doença. 9% você lembra, mas é totalmente suportável. 1% são os dias infernais, onde parece que você não vai vencer o dia… Mas é só 1%
      Não tratada? Olha, é praticamente impossivel. A quantidade de sintomas é IMENSA, e a maior parte deles, debilitante. Tudo isso somado a um estado de nervos absurdo (culpa dos hormônios), onde o que já é ruim parece ainda pior… Além do risco pra saúde.

      4) De novo, Tratada? não há prejuizo na qualidade ou no tempo de vida. Não é uma doença em si fatal.
      Não tratada? Pense numa máquina projetada para trabalhar X horas por dia, com Y de volume de trabalho. Você consegue fazer ela trabalhar 3, 4, 10 vezes mais em um dia, talvez em alguns dias, mas uma hora ela vai quebrar. É a mesma coisa. Nosso corpo é feito para trabalhar numa certa velocidade e intensidade. Várias situações cotidianas exigem que o corpo trabalhe mais do que seu limite, e aguentamos sem problema algum. Agora, se temos um corpo, trabalhando quase 100 vezes mais e mais rápido do que devia o TEMPO TODO, ele não vai aguentar. Então nesse caso, por desgaste do corpo, o tempo de vida diminui mesmo que não haja um evento grave e sempre há risco de uma complicação fatal (um derrame, um ataque do coração, etc)

      Então resumindo, o problema é só se não tratada. É um tratamento longo. Chato (o remédio tem seus efeitos colaterais, alguns leves mas chatos pra burro, outros graves embora raros, e você precisa fazer vários exames regularmente para ver se o seu corpo está tolerando bem e não está desenvolvendo algum desses efeitos colaterais mais sérios), etc… Mas uma vez tratado, pouco a pouco sua vida vai retornando ao normal.

      Não há do que se desculpar. Pelos sintomas narrados, é uma probabilidade alta de ser hipertireoidismo. Como te disse, não é uma doença fatal, principalmente se tratada, é só uma doença MUITO CHATA!!!!!! Então eu sei que antes de começar o tratamento o estado de nervos impede, mas “calma”. Não é o fim do mundo. É só um contratempo desagradável na sua vida.

      O site é pra isso mesmo, então outras dúvidas, é só perguntar, e se eu souber, respondo tão logo possivel…

      Há muito material informativo aqui, se quiser ir dando uma lida. Ou então espera, e se for esse o diagnóstico final, te aconselho a dar uma lida nos posts porque eu falo de praticamente todos os sintomas, complicações, opções de tratamento, e nos comentários tem sempre relatos de gente passando pelas mesmas situações, então é no mínimo reconfortante!
      :)

      • Adriana do Nascimento Flores diz:

        Oi Adriana td bem descobri que estou com hiper estou sentindo todos os sintomas que é horrivel fiz o exame de sangue mas estou comedo mesmo e . resultado do ultrassom os sintomas me apavora , desculpe não sei oq escrever mais.
        Obrigado

  17. nana diz:

    Boa noite
    Adiana, q bom ter encontrado alguém q nos entenda, melhor, compreenda, esta fase é mt dificil, só quem passou ou passa, p nos ouvir.Estou tão desanimada, desde 2008 com hiper, mt magra, falat de ar, fraqueza, nervosismo e mais…comecei tomando tapazol 10mg -2x propranolol 2x e não adintou, o bócio e os olhos saltados, horriveis, ai fiz radioiodo em março 2009, mudei endócrino, dai ele passou tapazol10mn 8x propranolol – 2x, dai virou hipo e eu não sabia e continuei tomando este remédio já com hipo, qd foi em set09 fui nele d novo,e passei mt mal, com hipocinesia cardiaca, uma parte do coração parada, dai foi só trama…angina pressão altissima, fiz cintilografia e confirmou…fiquei mais focada neste problema, eem agosto2010 fiz cateterismo cardiaco q deu coração volumoso (poderia ser pior), e tomava 1 tapazol e em setembro fiquei boa.Só q agora voltou td, o bócio, os olhos ardendo mt, e a médic não quer fzer nada nem radiiodoe nem operar enquanto eu não iniciar o tratamento nos olhos q será apenas em abril,tomo meio tapazol e propranolol, voltopu as dores no peito, e mt nervosismo, dores nas pernas, e às vezes manchas vermelhas nos pés, estou mt deprimida, `s vezes penso em desistir, m separei ano passado, sai do emprego p tratar do coração, e não resolvi nada…Uma médica sugeriu q eu operasse logo, mas pelo SUS… já sabe!!!mas no fundo acho q não passo no risco cirurgico…sei lá. to mt chateada. Desculpe acho q escrevi demais.Mas de qq forma, mt obrigada, de coração, tudo de bom.

    • Nana,

      ninguém escreve mais do que eu, então não precisa se desculpar.

      Infelizmente algumas pessoas reagem mal ao tratamento, e a doença ou persiste ou troca de forma violenta de hiper para hipo ou vice-versa. Por isso é preciso o acompanhamento médico frequente, e estar sempre atenta aos sintomas. Conhecer os de hiper e de hipo, e registrar sempre que manifestar um sintoma estranho, para saber se foi acaso ou se está se formando um padrão.

      Reincidência também é comum. Por isso muitos médicos querem logo conversar sobre o iodo radioativo ou a cirurgia, ainda mais em casos em que a chance de reincidência é grande. Como seu caso é reincidência, acho que considerar a possibilidade de outra forma de tratamento diferente do tapazol é algo que você precisa fazer. Você sabe como é o tratamento, e a duração, e os efeitos colaterais e tudo mais e precisa saber se está disposta a passar por tudo isso de novo. Ao mesmo tempo, você já teve uma complicação da hipo. Obvio que ela aconteceu porque você não só não estava tratando a hipo como estava dando remédio para a tireóide parar de trabalhar… Mas conhece o outro lado da moeda. Colocar essas coisas na balança, pesar prós e contras, avaliar qual é o sistema de apoio que você tem para passar por um processo ou pelo outro, enfim, pensar com calma nessas coisas, é algo que é necessário. Chato, e ninguém devia passar por isso, mas o fato é que é a realidade e uma vez que as coisas são como são, você precisa tomar as decisões que melhor se adaptem ao seu estilo de vida.

      O mais estranho no seu caso é você ter feito a terapia com iodo e não só ela não ter funcionado a longo prazo (a reincidência) como em curto prazo, terem te prescrito Tapazol ainda sem um acompanhamento muito de perto. A hipo era meio previsível depois do radio-iodo. Talvez você não tenha ido ao médico na frequencia correta ou seu médico deu uma derrapada, não sei… Mas de qualquer forma, a volta da hiper também é estranha. Mas te sendo franca, essas coisas acabam acontecendo porque a gente deixa as decisões sobre nossa saúde totalmente nas mãos dos médicos. Eles tem o conhecimento técnico, mas o conhecimento prático – é o seu corpo – é seu, e o acesso à informação é livre pra todo mundo. SE a gente toma as rédeas e decide JUNTO com o médico ao invés de deixar ele se decidir pela gente, muitas situações podem ser evitadas. Coisas como: “Dr, estou sentindo uns sintomas novos, mais parecidos com hipo do que com hiper” e se eles respondem não é nada, insistir: “É, não deve ser nada, mas acho que não custa ver nos exames. Pode me dar uma guia para TSH e T4livre?”. Pronto, vamos saber antes de se tornar um problema sério. E isso é um exemplo. Vale para qualquer sintoma, e pra qualquer doença. Mas pra isso a gente tem que se informar e tem que ser firme e fazer nosso direito de ser ouvida valer.

      Esse desânimo, essa desesperança e essa irritação com o mundo é a doença falando. As coisas SÃO mais difíceis durante uma crise de hipertireoidismo e é preciso separar na nossa cabeça o que somos nós e o que é a doença, o que é fato e o que é o desespero falando, o que não tem jeito mesmo e o que é só a desesperança.

      Pesquise, se informe, ache por exemplo outras pessoas que operaram pelo SUS em sua região e saiba como foi os resultados. Peça ao seu médico os exames complementares de fígado, contagem de leucócitos, tempo de sedimentação e etc, para ver como o seu corpo está reagindo tanto à doença como ao medicamento para te ajudar a se decidir. E compreenda que no fim, haverá uma decisão que você irá tomar. E quando a tomar, seja ela reversível ou definitiva, você vai se sentir melhor.

  18. Gustavo diz:

    Ola Adriana,

    Tenho 28 anos, 1,79 altura e 88 kg, Estou um pouco preocupado, ah mais ou menos uns 15 dias meu coraçao bater muito acelerado, fui ao pronto socorro, e minha pressão estava em 19×11, fui ver o que aconteceu com um medico do SUS, mas ele so me receitou um diurético, o Hidromed, 2 dias de depois disso me deu o mesmo problema soh q foi 18×11 a pressão. fui novamente ao medico e ele me pediu uma bateria de exames, q irá ficar pronto agora dia 14/03/2011. dia 04 agora irei fazer um ECOCARDIGRAMA e dia 14 um Teste na esteira que esqueci o nome rsrs. Enquanto sai o exame a unica coisa que ta me fazendo ficar entrigado é que estou tomando o Atenolol 50mg uma vez ao dia de manha, sem prescrição medica, soh por um enfermeiro padrão muito competente estou tendo tontura constante, meu batimento cardiaco está a 60 bpm e sinto as vezes umas pontadas fortes no coração com radiação nos braços. O que devo fazer? estou preocupado, e esses exames estaum demorando muito, será q a dosagem do atenolol ta alta? isso pode me dar algum risco? lembrando q o atenolol que parou os disparos do meu coraçao e estabilizou a pressão.

    • Gustavo,

      como não sou médica e pressão alta e taquicardia podem ser muitas coisas, fica difícil palpitar.
      Infelizmente a melhor coisa é esperar os resultados dos exames mesmo.

      O Atenolol pode estar mantendo seus batimentos na casa dos 60 para baixo por estar em dosagem meio alta pro seu caso, e isso pode estar causando a tontura, e menos provavel, até a dor no peito por , só palpite, seu coração estar batendo no limite baixo da normalidade. Sem o atenolol você estava com taquicardia e pressão alta, então talvez, só talvez, seja o caso de reduzir a dose. Não pare! E isso é importante. Beta-bloqueadores não devem ser tomados sem prescrição médica (mas agora você já está tomando) e não devem ser suspendidos de sopetão. Eles devem ser paulatinamente reduzidos… Se tiver como conversar com um médico a respeito enquanto aguarda os resultados do exame, pergunte se meia dosagem de manhã (e, apenas se for o caso e tiver taquicardia ou pressão alta no decorrer do dia, o restante à noite quando preciso). Minha primeira mudança de dosagem no atenolol foi feita dessa forma, assim nos dias “ruins” eu ainda tomava os mesmos 50 mg, e nos bons dias, apenas 25, o que melhorou o desconforto da pressão muito baixa que estava me acontecendo.

      O diurético, uma vez que não há um diagnóstico ainda, foi uma prescrição correta, para ajudar na pressão sem tomar uma atitude drástica (um medicamento específico) até se saber o que está acontecendo. Pode ser hipertireoidismo, mas pode ser um zilhão de outras coisas. Espero que nessa bateria de exames tenham pedido o TSH e o T4 livre. SE não, e não acharem nada nesses exames iniciais, peça por esses 2 exames na sua próxima consulta, para descartar a tireóide com problemas como causa, ok?

      Infelizmente não tem algo mágico preu lhe sugerir… o que você deve fazer é tentar (eu sei que é complicado) se manter calmo, evitar esforços desnecessários que possam sobrecarregar seu coração, e esperar pelos resultados. Possivelmente não é nada mais grave, mas são muitas as condições que afetam a pressão e o coração de forma geral, e principalmente se não há outros sintomas que possam dar um quadro diferencial, o jeito é investigar mesmo, e esperar… Eu sei que quando vamos ao médico queremos uma solução imediata, mas sem saber o que é, o mais correto é mesmo tratar o sintoma da maneira com menos interações medicamentosas ou contra-indicações e investigar, porque as vezes um medicamento pode ser indicado para certas causas, mas agravar outras, então o mais prudente é mesmo não medicar até saber o que é. Não que o enfermeiro esteja “errado”, se havia taquicardia significativa, um beta-bloqueador nunca é propriamente uma má idéia, mas talvez eu questione um pouco a dosagem inicial… teria sido melhor começar com 25mg dia e ver se ajudava, se não fosse o suficiente, aí sim passar pra 50, até porque se o coração não for causa, e sim sintoma, o desconforto da pressão baixa e da braquicardia também são bem chatos…

      Mas calma, que não há de ser nada sério não. Desejo sorte, e se puder, dê notícias quando souber dos resultados.

      • Gustavo diz:

        Oi Adriana,

        Acabei de ver seu post, eu realmente não quero parar de tomar o atenolol pois ele que estabilizou minha pressão, mas amanha no dia seguinte eu ja iria diminuir a dosagem para 1/2 comprimido de 50mg, no caso 25mg pois ele abaixou muito meus batimentos, foi pra 60bpm como te mandei la em cima, mas eu quero mesmo saber os resultados. Assim que sair eu te posto aqui, mas veleu pelas dicas. Valeu mesmo.. abraço.. teh..

  19. thiago diz:

    ola adriana tudo bem? olha como comentei com voce estive ao endocrinologista dia 14 2/2011.estava tomando tapazol 5mg 2x ao dia e o atenalol 25mg 2 x ao dia.sendo que os medicos mandou tomar um tapazol de 10mg cedo somente e 25g de atenalol de manha.sabe estou bem como voce disse dias melhores dias piores mas da pra ir tocando,agora o que esta me preucupando um pouco e os batimentos que as vezes chega a 50 bpm no maximo 60 bpm sera que esta normal? antes com os sintomas da hiper chegava a 75 bpm ate 80 ,a pressao esta 11/7/ 12/8 mesmo com o atenalol se voce passou por isso ou aconselhou alguem ficarei muito grato pelos conselhos.fique com deus tenha uma otima semana;;;obs fiz mas o menos uns 6 exames mas so vou poder saber os resultado dia 2/5/2011 que e o meu proximo retorno pelo sus.

    • Thiago,

      os batimentos estão MUITO baixos. Isso é o atenolol fazendo efeito, mas é um tiquinho preocupante sim.

      Os batimentos “normais” de um adulto em repouco são de 60 (total repouso) a 100 (atividade moderada) sendo o ideal quando eles oscilam entre 70 e 80.

      Aparentemente, você não desenvolveu taquicardia de verdade na Hiper, e o atenolol está mais como medida preventiva do que curativa em si…

      Nas minhas crises de hipertireoidismo, meus batimentos chegavam a 110, 120 facilmente, sem estar fazendo esforçou ou sob stress visível.

      Depois que comecei a tomar o atenolol, eles cairam para a normalidade (7o, 70 e poucos) a maior parte do tempo.

      Quando eles estavam beirando os 60 (um pouco abaixo, um tico acima), e minha pressão muito baixa, por uns 2 meses eu tomei só 1/2 comprimido de 25mg do atenolol (ou seja, metade da dosagem menor), com o COMPROMISSO de medir a pressão e os batimentos no fim do dia, e se estivesse perto dos 100 (acho que só aconteceu 1 vez), tomar a outra metade. Depois desses 2 meses, o médico pediu preu tentar a voltar a tomar os 25mg, que é normalmente a dosagem mínima, e não tive mais braquicardia (o coração batendo muito devagar). Ao que parece, meu corpo estava meio “intoxicado” do atenolol, e ao diminuir a dose, quando voltei a dosagem menor, ele não respondia com tanta rapidez e tudo mais. Mas eu fiz isso com a orientação do médico (tanto diminuir a dose, como voltar pra dosagem regular).

      Você pode fazer esse teste, que é um meio termpo entre o que eu fiz e o que você está fazendo agora: partir o comprimido no meio e tomar um de manhã e outro de tarde, quase noite (assim você não vai estar reduzindo a dose por sua conta, e ao mesmo tempo, vai dar tempo dos batimentos se regularizarem antes do tomar a 2a metade da sua dosagem diária) e quando voltar ao médico, conversar com ele sobre isso (e dizer que dividiu a dose em 2 vezes por dia ao invés de tomar só uma dose).

      Enquanto estiver fazendo isso, não esqueça de medir a pressão e os batimentos e ver se isso melhora o seu quadro. E leve essa informação (anote sempre que tirar a pressão e os batimentos, colocando o horário e a data do lado), para mostrar pro médico como estava e como ficou depois de dividir a dose. Aí ele vai poder decidir junto com você o que é melhor pro seu caso.

      Óbvio que se no meio do caminho (antes da próxima consulta) sua pressão subir ou o coração começar a disparar a toa, você voltaria para a tomar os 25mg em um única dosagem e continuaria anotando….

      Deu pra entender?

  20. thiago diz:

    ola adriana.olha como comentei com voce estava tomando 25mg de atenalol de manha somente,medindo minha pressao comecei a perceber que meus batimentos cardiacos estavam muito baixo batendo 48 bpm entao comecei a tomar desdo dia 8/3/2011 mas o menos 12,5 de manha e 12,5mg de atenalol a noite,os batimentos subiram um pouco foram para 52 bpm isso eu estando em descanso sera que o efeito da dose do atenalol de 25mg de manha ainda esta no meu organismo?no mas estou bem aparentemente

    • Sim, não tão forte quando alguns instantes depois que você o toma… na verdade é mais o efeito residual do que restos no organismo. Ele tem meia vida (tempo em que metade da dose já foi expelida) em cerca de 7 horas, o que significa que em teoria, cerca de 14 a 20 horas depois de tomado, ele já saiu do seu organismo, mas ele deixa o efeito residual nos batimentos cardíacos, até que algo (um evento, um esforço ou um pico hormonal) coloquem o coração mais rápido. Então se você está domando de 12 em 12 horas, cada vez que você toma ainda tem um restinho dele no seu organismo além do efeito residual desejado, que é diminuir o ritmo cardíaco.

      Eu realmente fico receosa de te sugerir isso, mas 52 bpm, mesmo em repouso, é ainda baixo. Bem baixo, na verdade. O ideal é que não vá mais baixo que 60. Se você está se sentindo disposto, deixa assim, mas não esqueça de mencionar isso pro médico quando retorna. Agora, se estiver se sentindo muito fraco e/ou desanimado, talvez seja o caso de tentar ir numa emergência ou algo assim, e conversar com o plantonista sobre tomar só os 12,5mg de manhã e SÓ tomar a outra metade se o coração estiver acelerado a noite. O meu parâmetro era, deitar por 30 minutos tentando relaxar como se já fosse dormir, e tirar a pressão. Se estivesse acima de 80 ou 90 eu tomava a 2a metade, abaixo, eu não tomava, deixando pra tomar no dia seguinte 12,5 mg normalmente. E novamente media à noite e assim por diante. Mas não acho que você deva fazer isso sem consultar um médico.

      Hoje em dia eu voltei pros 25mg de manhã e nem a pressão nem o batimento caem muito, o que parece uma piora, mas acho que é porque o corpo meio que se adaptou ao remédio e só tira dele o que precisa ou próximo a isso…

  21. Noemi diz:

    Adriana, graças a Deus, não sofro de disfunção da tireóide, mas convivo com uma colega que esta em tratamento a vários anos pelo que eu pude entender, e a razão do meu interesse é exatamente esse, aprender a compreender esse tipo de comportamento, mau – humor constante, aumento de apetite, mas sem ganhar peso, sempre com a sensação de pressão baixa, sono constante e suor excessivo, e ai encontrei todo esse material disponível que esclareceram muitas dúvidas. Obrigado e espero q todos que estejam em tratamento, jamais desistam, pois embora seja um tratamento contínuo e com muitas restricões, se faz muito necessário!

    • Pela sua descrição, sua amiga está numa fase muitooooo chata do tratamento, com sintoma de ambas as condições: Hiper (mau-humor, aumento do apetite, perda (ou não ganho) de peso, suor ) e de Hipo (pressão baixa e sono). É chato não só porque são mais sintomas, ou sintomas novos na nossa já grande lista de sintoma, mas também e principalmente porque a gente nunca sabe como vai acordar: mais hiper? mais hipo? normal? Como será o dia de amanhã? Mistérios…

      Por isso meu lema agora é viver o dia. SE hoje estou bem, aproveito… Se não estou, tento vencer o dia da melhor forma possivel e torcer pro dia seguinte ser um dia de poucos ou nenhum sintoma…

      É chato, mas com o apoio das pessoas em nosso redor, fica um pouco mais suportável. Então te parabenizo por tentar entender mesmo não sofrendo da condição, e poder ser uma amiga melhor, só exercitando a compreensão e a paciência. A doença não nos justifica agir mal com nossos amigos, mas nos dias realmente ruins, é mais forte que nós. A impaciência e a irritação são de outro mundo mesmo. Então se os amigos puderem ter paciência conosco nesses dias, ajuda, e muito! :)

  22. thiago diz:

    ola adriana,tudo bem?olha comecei a engorda ,com 2 meses de tratamento do hiper,ja engordei 3kl, sera que e um bom sinal ou um ruim?as vezes fico pensando sera que o tratamento esta dando certo ou ja passou de hiper para o hipo? sabe sao algumas duvidas que me vem a cabeca mas vou levando as trancos e barranco dias bom dias ruim mas da pra ir levando meu retorno e so dia 2/5/2011.fazer o que tenho que espera e torce para que tudo possa esta correndo bem. no mas esta tudo bem fique com deus;;;;

    • Oi Thiago,

      engordar é um sinal. Não digo bom ( :) ) mas é um sinal de que o remédio está fazendo efeito e seu metabolismo começou a desacelerar; o esquema é esse mesmo, dias bons, dias não tão bons e dias ruins. Vai melhorando!

      Se engordar estiver sendo mto ruim pra você, hora de controlar a alimentação. Troque massa por fibra, e quando o médico liberar (não antes) faça exercícios. Provavelmente não virou hipo não, o engordar é o metabolismo ficando mais lento um pouco, mas a fome e a ansiedade ainda não diminuiram, então você continua comendo como se tivesse hipertireoidismo sem ter (ao menos sem ter o sintoma emagrecimento e queima rápida de caloria). Não fique com fome de maneira alguma, porque embora o metabolismo esteja mais lento, ainda não deve estar “normal” e se você comer menos do que precisa, pode perder massa muscular, proteina no cabelo e unha, etc… Mas evite bobagens e prefira fibras pq te dão energia que não vira gordura tão fácil e o corpo pode ir utilizando conforme for precisando.

      Óbvio que eu não faço nada disso e já engordei pra burro ( :D ) mas na teoria eu sei exatamente o que eu (devia) devo fazer… :)

      Boa sorte, e continue dando notícias! :)

  23. thiago diz:

    boa noite adriana.tudo bem com voce?olha como ja comentei com voce estava tomando 10mg de tapazol e 25mg de atenolol de manha.ai comentei com voce que meus bpm esta entre 48 a 50 por minuto ai liguei para meu medico ele disse para tomar metade do atenolol cedo e a outra metade a noite ai meus bpm subiu para 54 a 58 por minuto ainda estou preucupado,mas estou bem a pressao esta 12/8 as vezes da uma subidinha mas da pra ir levando obs os bpm foram medidos sempre em repouso. fique com deus tenha uma otima noite. olha antes do tratamento meus bpm eram de 73 a 80 so que eu tremia muito e apos o comeco do tratamento nao tremi mas;

    • Seu caso é ligeiramente complicado pq sua pressão está limítrofe, Thiago… Então realmente não dá pra brincar em serviço. 13/9 já é boderline pra alta (se acontece uma vez ou outra até vai, mas não é pressão ideal para ser a ‘normal’), e qualquer coisa acima disso já é pressão alta. Entretanto seus batimentos cardíacos estão um pouco abaixo do limite. Nada ai meu deus que preocupação, mas só fica de olho neles por segurança! :) O lado bom é que estão assim em repouco, então quando você está se movimentando eles naturalmente sobem um pouco ficando provavelmente dentro do limite normal para um adulto.

      Por conta da pressão estar boa com o remédio, mas ser a exata pressão normal , acho que essa é a dose certa do beta-bloquador mesmo. Se for reduzida, provavelmente você teria que passar a tomar outro remédio pra pressão, pq ela deveria subir um ou 2 pontos sem o betabloqueador…

      Mas nessa faixa de 54/58 , embora o ideal seja pelo menos 60 , não acho que você precise se preocupar não. Se cair muito mais do que isso ou se a pressão subir mais do que 12/8, aí talvez seja o caso de conversar com o endocrinologista E com um cardiologista e ver o que eles acham disso. Mas até lá, relaxa que já está bem melhor que antes, certo? :)

  24. thiago diz:

    oi adriana tudo bem?olha nao estou intendendo se eu toma um comprimido de 25mg de atenalol a minha pressao fica muito baixa tipo 9/6 e os bpm 48.52 bpm, se eu tomo 12,5 cedo e 12,5 a noite ai a minha pressao sobe 14/10- 13/9 e o pior que meu retorno e so dia 2/5/2011. olha hoje fui ao posto de saude ai um clinico geral bandou eu continuar com 12,5 cedo e 12,5 a noite de atenolol e me mandou tomar 25ml de hidroclorotiazida de manha o que voce acha?desde ja te agradeco.tenha uma linda noite obs nao estou me sentindo mal e so os bpm e a pressao vai e vem que me preucupa;;

    • Então, é o que andei comentando antes…

      Sua pressão tá alta (normal na verdade, mas pra quem está tomando atenolol, ela deveria estar no 10/6, 11/7 e muito mais raramente no 12/8!). O atenolol não é um remédio indicado pra pressão alta, embora tenda a diminuir a pressão um pouco, o suficiente para ser um remédio bom para prevenir hipertensão num quadro como o do hipertireoidismo, que pode causar hipertensão….

      No seu caso, o atenolol está baixando muito seu batimento cardíaco, mas não está baixando a sua pressão de forma proporcional. Se o médico ajeita a dose para abaixar sua pressão, seu batimento cai demais. Se diminui a dose para deixar seus batimentos dentro do aceitável, sua pressão sobe.

      Não conheço o outro medicamento que lhe foi receitado, mas suponho que seja específico para a sua pressão. Aí a coisa DEVE se resolver, porque você pode continuar tomando a dose de atenolol parcelada, o que evita que os batimentos caiam muito e muito rápido, mas a pressão vai ser resolvida com outro medicamento…

      Só não esquece de contar tudo isso pro seu médico quando for o dia do retorno, e mencionar o que o outro médico receitou!!!! Outra coisa, eu sei que é INPS e tal, e que em certas cidades isso é um inferno, mas será que se você for no médico e conversar com a atendente eles não te encaixam antes? Afinal, tanto a pressão alta como os batimentos exageradamente baixos é caso de antecipar retorno… Onde eu sou atendida, tem X vagas marcadas, Z vagas por horário de chegada e sempre 1 ou outra vaga reservada para emergência!

  25. thiago diz:

    adriana so para relembrar.comecei o tratamento do meu hiper com 25mg de atenalol e 10mg de tapazol, minha pressao era 12/8 nunca subiu nem abaixou com dois dias de tratamento comecou a cair 9/6 ai ja viu mal estar e tudo mas com orientacao sua procurei meu medico que mandou tomar 12,5mg cedo e 12,5 anoite de atenalol ai fui tocando uns 2 meses. apos comprei um aparelho de pressao digital comecei a perceber que meus batimentos cardiacos estava muito baixo 56bpm/48/50 em media 52 por bpm. comentei com voce esta semana,meu retorno e so dia 2/5/2011 mas com seu conselhos procurei o inps e consegui uma meia consulta com o meu medico ai ele ate asustou. eu disse para ela pode medir meus bpm deve esta no maximo 50bpm ela mediu e estava 52bpm ai me disse que eles querem deixar meus bpm pelo menos 60 e que 52 realmente era muito pouco.mandou para uma semana com o atenalou e me passou enalapril de 5mg.conhece esse medicamento? tambem serve como beta-bloquiador? ou e so um para controlar a pressao que embora os batimentos esteja baixa a minha pressao estava 14/9.bom enfim tomei o enalapril minha pressao ainda nao abaixou so os bpm que ja subiu para 65/70 mas ela disse que era para ir levando ate o meu retorno que sera no dia 2/5/2011.adriana desculpa por tudo so sei que voce tem me ajudado muito.valeu;;

    • Então, foi o que te falei. Um adulto saudável tem o coração entre 60 (repouso) e 100 (já em atividade). Assim como 100 está na casa do aceitável se você fez alguma atividade mas não está normal se você estiver deitado descansando, 60 só é aceitável se vc estiver em total repouso, mas não sequer andando e conversando… É baixo. São poucas batidas por minuto para bombear o sangue por todo o corpo…

      Não conhecia o Elapril, mas dei uma pesquisada e é um medicamento para a hipertensão (ou seja, vai baixar sua pressão de forma mais eficiente que o atenolol) e também para insuficiencia cardíaca (não sei o que chamam de insuficiencia cardíaca não, mas me pareceu que vai ajudar nos seu batimentos muito baixos, já que uma das suas funções é aumentar a eficiência do funcionamento do coração.

      Não sou médica, como sempre repito aqui… é pura lógica o que vou falar, ok? Me parece que seu corpo não reagiu bem ao beta-bloqueador. Acontece, nem todo remédio , mesmo que indicado para aquele quadro, é bem processado por todo mundo. O próprio tapazol: tem gente que tem problema no fígado logo de cara, tem gente que não sofre nada no fígado, tem uns que em pouco tempo o remédio já regularizou os taxas homonais, em outras pessoas, mesmo depois de 2 anos nem T4 nem TSH mudam… Varia muito de pessoa para pessoa, do como e quanto o corpo absorve o remédio, etc…. No seu caso, antes de tomar o atenolo, sua pressão estava normal e os batimentos um pouco altos, mas até baixos considerando o quadro de hipertireoidismo. Com o beta-bloqueador, tudo ficou bagunçado, a pressão ou cai demais ou sobe muito, e os batimentos cardíacos baixaram DEMAIS, mesmo tomando 1/2 dose de cada vez… Então acho que o mais acertado foi isso mesmo, tentar um tipo de droga mais específica pro seu caso. Só precisa ficar de olho porque esse comportamento maluco era COM o beta-bloqueador. Agora vc está tomando outro remédio e não vai ter um período no meio sem o beta-bloqueador para comparar, então as medições de pressão e batimentos cardíacos são muito importantes nesses primeiros dias de remédio novo, pra ver como seu corpo reage.

      Não precisa pedir desculpas. Nem sempre posso responder na hora, mas não me incomoda nem nada, ok? Fique a vontade! :)

      Sorte, e depois conta como foi com o novo remédio!

    • luiz lauro ferreira diz:

      estou aprendendo a lidar com o compuador.achei muito interessante os artigos, pois eu leveeei umsusto chorei muito quando descobri oque e hipertiroidismo, tenho 61 anos ja superei um cncer de prostata, mas um dia fiquei cansado meu coração disparaou começei a tossir falta de ar foi horriqu
      horrivel.fui ao cardiologista pediu exam e meu corarção batia 18o por minuto estou tomando tapazol e atenolol estou melhorando.veja no youtube vida luiz lauro

  26. thiago diz:

    ola adriana tudo bom?olha como ja conversa-mos que minha pressao estava uma pouco alta e os batimentos baixo em media 50bpm,ai a medica me mandou para por uma semana o 12,5mg de atenalol e tomar o elanopril 5mg e apos uma semana voltar com o atenalol. bom a pressao normalizol mas parace que meu organismo nao aceita o atenalol mesmo ao inves de dividir em 2 parte o atenalol de 25mg dividi em 4 deve dar no maxima 5mg, qual nao foi minha surpresa essa dose de 5 mg quase que deixa meus bpm la em baixa agora esta ficando entre 55/60 em repouso obs sem o atenolol por uma semana meus bpm ficou entre 70/75/80. ate mas fique com deus;;;

  27. gisele diz:

    oi adriana tudo bem com vc ,sera que vc poderia tirar minhas duvidas a respeito dos medicamentos? estou novamente com hipertireoidismo tratei a doença durante cinco anos com tapazol ate virar hipotireoidizmo por exesso de medicamento parei de tomar o remedio por seis meses mais ou menos e adivinha o que aconteceu estou novamente com a doença a questão é o medico me receitou 20mg de tapazol por dia ou seja 10mg de 12 em 12 hs e tambem me passou propranolol de 40mg a cada 12 hs moral da historia amiga eu não tenho coragem de tomar o propanolol pois eu tenho tido quedas terriveis de pressão e se eu tomar esse remedio é bem capaz que eu morra de hipotençaõ mas e agora o que faço com essa taccardia que me ataca principalmente pela mãnha eu só sei dizer que estou desesperada tenho consulta marcada com outro medico daqui a tres dias mas até la…outra coisa que tambem notei foi uma leve irritação na garganta não doi apenas parece que tem uma areinha e toda hora me faz tossir sera que o tapazol esta me fazendo mau obrigada pela atenção um abraço.

    • Gisele,
      a chance de você ter uma complicação pela pressão baixa é INFINITAMENTE menor do que você ter uma compicação por conta de pressão alta ou taquicardia…

      Minha sugestão é tomar o propanolol sim. Se sua pressão estiver caindo DEMAIS e você não tiver como contactar o médico, tome meia dose 2x ao dia, mas TOME. E avise ao médico quando puder contactá-lo que a pressão está caindo demais, que você reduziu a dose, como reagiu a essa redução etc. Ele irá ajutar a dose do beta-bloqueador ou dar outro medicamento que ajude na taquicardia sem baixar (tanto) a pressão arterial. Agora, ficar com taquicardia não é algo que vc possa fazer, porque esse é o PRINCIPAL RISCO do hipertireoidismo: um dano permanente no coração por ele estar trabalhando demais…

      Já a dor de garganta em começo de tratamento principalmente, é assunto sério. Não precisa ficar alarmada, mas sugiro ir num PS ou algo assim e pedir uma guia para homograma e fazer com urgência. O que é preciso olhar:

      Glóbulos brancos baixos – SUSPENDA IMEDITAMENTE O TAPAZOL
      Glóbulos brancos altos – é uma infecção. Vá a um especialista para ver como tratar da amigalite e não esqueça de levar o exame e mencionar que tem hiper e está tratando com tapazol e propanolol
      Glóbulos brancos normais – é um resfriado ou uma irritaçãozinha. Continue com o Tapazol normalmente.

      Sempre que a dor de garganta voltar (ou piorar) é PRECISO fazer um hemograma. Um dos efeitos colaterais possíveis (raros, mas possíveis) do tapazol é agranolocitose, uma doença que mata os glóbulos brancos, deixando você sem resistência para qualquer doença. É grave, e é preciso suspender o que a está causando imediatamente. Como disse, é bem raro, mas por sua gravidade, todo paciente que faz uso do tapazol, principalmente nos primeiros meses de uso (quando, embora ainda raro, seja mais comum) precisa suspender o tapazol e fazer um hemograma sempre que tiver dor de garganta e/ou febre. 99,9999999999999999% das vezes não é nada, mas…

  28. sheila limma diz:

    oi boa noite,tudo bem?gostaria de saber,se tomando tapazol de 10mg que o medico passou,posso correr o risco dos meus olhos soltar pra fora?e saber se ele passou tapazol 2 comp pela manha de 10 mg.por que é grave ou ñ bjs linda

    • Sheila,
      os olhos saltados são um sintoma da doença de Graves, que causa isso, o mixedema pretibial e o hipertireoidismo, não necessariamente ao mesmo tempo. Não há correlação entre o tapazol e esse sintoma em especifico, nem pra mais, nem pra menos. O Tapazol trata o hipertireoidismo. Caso os olhos comecem a ficar esbugalhados, o médico irá receitar corticóides e/ou outros medicamentos específicos, indicar um oftalmo, etc… Parece existir uma correlação leve entre casos de Doença de Graves tratadas com iodo e a exoftalmia (os tais olhos pra fora), mas não é direta, obrigatória ou certa…

      Sua dosagem de Tapazol é exatamente a mesma que a minha, e como estou bem, vamos julgar como ‘não grave’ … :P A dosagem padrão é mais ou menos essa. :)

  29. Gisele diz:

    Oi Adriana tudo bem?estou um pouco preocupada pois estou tomando propranolol 10mg 3vezes as dia mas principalmente a noite quando vou dormir e quando acordo de manha meu coração esta acelerando muito,tenho medo ate de me mexer,e tambem ja fui parar no pronto socorro mas chegando la esta tudo normal o engraçado que é só quando eu deito é que ele acelera ai nmelevanto ando um pouco e ele vai diminuindo até aumentei a dose por conta própria de propranolol estou tomando 15mg 3x ao dia Estou tratando o hipertireoidismo a 23dias tomando tapazol 10mg de 8em8 sera que devo tomar o tapazol de uma vez ou seja as 20mg ou sera que a dosagem do propranolol esta baixa se voce puder me ajudar ficarei muito grata pois estou muito angustiada,obrigada.
    Responder

    • Gisele, pedir calma numa hora dessa é irritante e parece piada, mas calma. Embora o betabloqueador (propanolol e atenolol) sejam de ação rápida, 23 dias é muito pouco. Então vamos por partes:

      a) NUNCA aumente a dosagem por conta própria. Ou diminua. Ligue para o médico, apareça lá e peça para ser atendida de emergência, sei lá… Ainda mais no caso do beta-bloqueador (não estamos falando de vitamina ou aspirina, embora mesmo esses medicamentos não devem ser tomados fora da prescrição… mas de um remédio pro coração), aumentar ou diminuir a dose pode não dar em nada, mas pode ter consequências a curto, médio ou mesmo longo prazo que você não vai querer ter que lidar. Então se sentir que a dosagem está errada (porque médicos não são mágicos, eles estão testando a dosagem padrão para cada caso, mas nem sempre é a certa!), converse com seu médico.

      b) Se a taquicardia está acontecendo quando você deita, não esqueça de mencionar isso pro médico. Tente dormir recostada, com vários travesseiros… não é a posição mais confortável do mundo e a sua coluna pode se ressintir, mas melhor do que não conseguir dormir com a taquicardia, certo? Não fique preocupada se vai conseguir dormir ou não. Recoste na cama, leia um livro, pense em coisas legais, veja um filme água com açucar, sei lá, algo que goste, e se dormir bem, se não, bem também… Ficar ansiosa sobre a insônia que acompanha o hipertireoidismo faz da hora de dormir algo super estressante, e pode estar acelerando seu coração.

      c) Converse com seu médico sobre a forma de tomar o Tapazol. Eu tomo uma vez ao dia (tanto o tapazol quanto o betabloqueador). Alguns médicos prefererem que seja tomado em doses quebradas. Acho que também depende de cada caso, e da própria dosagem. As vezes certa dosagem é muito grande (praquele caso) para ser tomada de uma vez só, ou o próprio metabolismo acelerado vai absorver tudo muito rápido deixando a vida útil do remédio curta e por isso, melhor repartir a dose para garantir ter remédio circulante o dia todo… mas é cada caso, cada médico, cada história…

      Não existe uma exatidão muito grande e eu sei que isso parece desesperador. Mas vai melhorar!!!!!! Deixe seu médico SEMPRE informado de tudo. Muita coisa ele vai achar que é exagero, seus nervos, ou o que for. Ignore e conte assim mesmo. Eu sei que é super desagradável quando alguém menospreza algo, no caso um sintoma, que está nos incomodando muito, mas é melhor fingir que não notou e contar, e pecar pelo excesso do que pela falta. Primeiro porque ele é médico mas não é deus e não tem hipertireoidismo, então por mais que ele ache que sabe, ele não sabe de tudo e vai aprender com o seu caso (depois de ouvir a mesma queixa que ele acha que é exageiro de vários pacientes diferentes, ele vai começar a entender que o buraco é mais embaixo!) e segundo porque por medo ele desconsiderar o que vamos falar, podemos deixar de falar algo importante, um sintoma sério (mesmo que não nos pareça tão sério perto dos outros), um problema que ele pode perceber e a gente, por não ter o conhecimento técnico, não…

      E exercite o que mais nos falta no hipertireoidismo: PACIÊNCIA. As coisas vão melhorar, só é preciso dar tempo ao tempo!

      Qualquer coisa, estamos por aqui.

  30. joelma diz:

    oi Adriana descobrir q tenho hipertireoidismo mas ainda nao comecei a fazer o tratamento pois meu medico esta vijando,ate agora só recebi os resultados e fiquei um pouco assustada com o resultado do trab,pois lá diz q se for maior q dez o resultado é positivo e o meu deu 51,00.Gostaria de saber se deu muito acima do normal.A minha medica passou pra mim o propanolol de 10mg duas vezes ao dia antes mesmo de saber o resultado pois minhas frequencias cardicas estavam um pouco acelerada.Se puder me responder o mais rapido possivel lhe agradeço pois estou mais ansiosa.bjs

    • Joelma,
      antes de mais nada, a ansiedade e o nervosismo é parte do quadro, então não vai adiantar muito eu falar, mas calma. Como eu moro no fim do mundo e meu quadro era muito claro ,com os sintomas todos muito clássicos, eu não fiz o Trab então nem sei qual é a dosagem aceitável, mas isso não diz muito, ok? O trab é feito para saber a etiologia da doença. NA presença de anti-corpos, fica configurado um quadro de doença auto-imune, possivelmente basedow-graves (que é a causa mais comum de hipertireoidismo). Só isso. Não sentencia gravidade, ou nada que você precise ficar assustada.

      Não deixe de tomar o propanolol, porque dos sintomas do hipertireoirismo, o mais grave é o aumento do ritmo cardíaco. Então mesmo que vc não possa começar o tratamento mesmo imediatamente, já que o médicos está ausente, pelo menos já vai estar tratando de alguns dos sintomas, como a taquicardia, o tremor, e até parte da ansiedade. Sugiro, se não tiver, a compra de um aparelho de pressão digital, para acompanhar de perto tanto os batimentos cardíacos como a pressão mesmo, porque isso vai ajudar no ajuste do beta-bloqueador (propanolol ou atenolol), possiveis doses maiores ou menores, ajuste nos horários de tomar, e tudo mais. No começo é legal medir umas 3 ou 4 vezes ao dia, e depois, vc mesma vai sentir quando algo está estranho e é melhor ver como está o coração ou a pressão.

      Se o/a medico(a) for demorar muito pra voltar, talvez seja melhor consultar outro nesse meio tempo. Mas se for uma ausência rápida, não é uma sangria desatada… quanto mais cedo começar o tratamento, melhor, mas se já está no beta-bloqueador, pode esperar mais alguns dias.

      Qualquer outra dúvida, se eu souber, estou a disposição!

  31. Alexandre B G - olá, tudo bem? diz:

    Olá, voltei. tudo bem?

    andei sumido desde o meu primeiro posto em 25 de março até agora….na verdade até escrevi uma vez, mas bem na hora que ia postar, fui chamado no nextel pela minha cunhada informando que ela e meu cunhado tinhm acabado de se acidentar e precisavam de ajuda, daí já viu né, tive que desligar tudo e sair correndo…mas no final deu tudo certo com eles, digo nao se machucaram, que é o que interessa..
    Resolvi escrever aqui pois voce falou que tem outro homem o Thiago que tambem tem Doença de Graves e que se maifesta aqui nete posto..quem sabe ele tambem tenha alguns comentários para fazer sobre o sofrimento dele….
    Aliás, quanto a escrever aqui neste, site, twiter, nem sei direito como posso chamar, serei sincero com voce, ao dizer que apesar de lidar com computador, emails, internet diariamente no meu escritório, fora dele, no cliente, no fórum etc….em função da profissão, sou COMPLETAMENTE ignorante no que diz respeito a algumas coisas que leio aqui como “post”, blog, twitter, orkut. etc….confesso que não tenho nada disso, nem sei direito o que é, o que siginifica, como funciona, etc…portanto, me desculpe pela ignorância cibernética, na verdade acho que sou um analfabeto ou semi analfabeto cibernético, e nem sei se neste exato momento estou escrevendo no “lucar ” certo de seu site, ou seria blog, sei lá…
    Enfim, penso que posso escrever em qualquer lugar dele, certo? neste caso tenho uma dúvida: pelo o que vejo, diariamente voce receber muitassss mensagens, digo as pessoas em geral escrevem nos mais variados lugares do seu site, certo??? e me pergunto: como você faz para ter acesso, digo ler tudo aquilo que as pessoas teclam? e pior ainda a ter paciência de responder a todos sempre de forma muito carinhosa, bem humorada e técnica?
    Digo isto pois para mim, e acho que talvez seja também a opinião de outros colegas de doença e que aqui se manifestam ou desabafam, voce já é praticamente uma médica endocrinologista, de tantos detalhes técnicos e acertos em suas respostas. Parabéns.
    Enfim, falando da minha doença de graves, diagnosticada em fevereiro deste ano, no mes de abril, acho que lá pelo dia do meu aniversário, voltei a me consultar com aquele primeiro e único endocrinologista que não havia gostado muito do atendimento dele quando da primeira vez, talvez pelo preço da consulta que foi R$ 300,00, rrsrsrsrsr, lembrando que tambem não tenho plano médico, por opção própria, por achar que para mim, homem com 35 anos, machismos a parte, não valeria financeiramente a pena, seria como dar lucro de graça para o plano médico; isto é, sempre fiz as contas para ver o custo-benefício da coisa e concluía que mesmo fazendo uma medicina preventiva, pagando do bolso eventuais consultas e check ups de rotina anual, me custou e custa menos do que pagar mensalmente por um bom plano de saúde, que alias pago para minha esposa, afinal mulher dá muito mais manutenção que homem concorda???? rsrsrsrsrs……e olhá que essa tal de Graves já me custou uma graninha em exames, consultas médicas e remédios desde fevereiro até agora heim….., por favor não me interpretem mal, quero dizer que creio que o corpo feminino é muito mais complexo que o do homem; e creio que com razão tem de ser mesmo, pois afinal a mulher é a única que consegue conceber a vida, e voces são maioria ESMAGARDORA POR AQUI; ao passo que nós, humildes e reles homens, estamos quilometros atrás em evolução comparados a vocês, em diversos sentidos, a começar por este do corpo…., mas falando sério, que a minha esposa não leie isto, mas acho realmente que as mulheres em geral, é claro que como tudo há exceção, dão um banho nos homens em diversosssss sentidos..
    Enfim, quanto ao meu tratamento tudo transcreve aparentemente BEM segundo meu médico Dr. Tambascia, ele me disse que diante dos ultimos que mostrei na segunda e ultima consulta de finalde abril, ele tem CERTEZA de que tenho Graves e que os índices de TSH, T4 etc…, já apontam uma pequena alteração positiva o que significa resposta ao tratamento que deve durar mais um ano aproximadamente com os mesmos remedios iniciais, quais sejam atenolol (1 comprido de 25mg) e Tapazol (2 comprimidos), ambos pela manhã e juntos no café da manhã ou em jejum.
    Confesso que devido ao trabalho massificante em um ritmo alucinante e que só aumenta, tive o mês de abril e maio mais dificieis da minha vida, portanto, em função de algumas viagens de trabalho, fiquei sem medicação por uns 7 dias (os remédios haviam acabado), e senti uma baita diferença sem eles, parece que regredi. Entao comprei um bo estoque de tudo para não ficar mais sem e voltei a tomar tudo certinho, e mesmo assim leveis mais umas duas/tres semanas para me sentir “normal uns 90%” de novo. Alias, concordo muto com o que voce e outras colegas escrevem quando dizem que não se sentem 100%, é pura verdade. No melhor dos meus dias, acho que chego a 90%, pois ainda sinto diriamente ainca mais se tiver um dia agitado, o que ocorre diariamente, uma certa aceleração cardiaca, tremedeira graças a deus só nas mãos, antigamente era em todo o corpo (por dentro e por fora), sudorese, insonia e lapso de memoria.
    Alias, percebo que se eu sinto algum efeito colaterial oriundo dos remedios, deve ser o lance da falta de memória e dificuldade de concentração por muito espaço de tempo……o que bate com o que tenho lido em alguns casos por aqui…as vezes acho até que enburreci do inicio do ano para cá…..ou que estou envelhecendo (sendo que tenho 35 anos) sei lá….isso tem me encucado um pouco eu confesso, sobretudo pelos esquecimentos alguns idiotas, alguns IMPORTANTES que tenho sofrido ultimamente. Mas no geral, estou levando a doença numa boa, ou melhor do que imaginava que seria.
    Como principais aspectos negativos que sofro desde 2007 segundo um exame de consciência sobre o inicio dos sintomas, destaco: o excesso de vontade de urinar, basicamente continuo indo ao banheiro no máximo a cada 2 ou 3 horas, mesmo quando não bebo agua, pois se beber e vivo SEMPRE COM SEDE a coisa pior mais ainda, o que é terrível, pois RARAMENTE CONSIGO TER UM BOM SONO, mesmo tomando medicação para dormir, que alias parei a uns 2 meses atras e já avise o medico.
    Explico: eu durmo todas as noites, as insonias praticamente pararam GRAÇAS A DEUS, Mas o problema é a qualidade e a quantidade do sono, QUE SÃO RUINS, pois vou dormir lá pela meia noite uma hora da manhã, acordo religiosamente 1 vez às 4:00/5:00 da manhã para ir ao banheiro urgente antes que eu faça na cama rsrsrsrs até parece piada eu dizer isto, e depois disso não consigo mais dormir e fico rolando na cama, quado então levanto as 6:00 com o pique total… Mas durante o dia, seja de manha, tarde ou noite, dou sinais claros de sono e cansaço, daí preciso acionar a minha bateria de emergencia, tipo espinafre para o popeye ou a criptonita do superhomem, para dar conta dos 3 turnos de trabalho, por meio da ingestão de comida, lanches, chocolate ou doces e salgados em geral e agua, muita agua ou refri, e olha que na descoberta da doença no inicio deste ano, eu havia emagrecido quase 9 quilos em uns dois meses, mas agora, depois do inicio do tratamento, já recuperei uns 5 e estou no peso certo, talvez até meio barrigudinho de novo, mas dá pro gasto..
    Vamos nos falando e abraços a todos.

    • Olá Alexandre.
      Folgo em saber que o acidente não tenha sido grave! Só o susto já é super chato, né?

      Essa história de não ter plano de saúde é super traiçoeira. A gente coloca no papel, custo-benefício, etc, ainda mais quando se é bem saudável ou não se tem mania de ir ao médico por qualquer coisinha, e acaba achando que está tendo vantagem em não ter um. Aí fica doente, com algo crônico, de longa duração, que exige muitas consultas e exames… Sei lá, acho que é um investimento que vale a pena. Pode não precisar (e torcemos pra nunca precisar), mas se algo acontecer, tá lá… Eu até tenho um plano de saúde, que não funciona onde moro (é do trabalho do meu marido, que mora aqui e trabalha em outro estado… ), mas pelo menos sei que se algo piorar, ou se as crianças precisarem, posso ir pra um lugar onde o plano cubra e não me estropiar toda, pagando exames, hospitais, etc…. Mas infelizmente, isso é o tipo da coisa que a gente aprende meio que na marra, quando precisa e não tem! Meu pai fez a mesma coisa. Pagava o plano de saúde da minha mãe e quando ele precisou, descobrimos que ele mesmo não tinha nenhum. Lá se foi uma fortuna em exames, pra ele aprender a deixar de ser marrento! :) :) :) :) :) :)

      De novo, outra coisa aprendida da pior maneira possivel: os remédios fazem efeito, mas não necessariamente significa que a cura chegou ou está logo alí… é só parar de tomar e TUDO volta. Pode não voltar de uma vez, mas se vc tivesse ficado mais tempo sem tomar, ia descobrir que TUDO volta… O que o tapazol faz é dizer pra tireoide não produzir tanto hormônio. MAs ele tá lá, todo dia, dizendo isso. SE não tomarmos, talvez em um golpe de sorte, a tireoide já tenha aprendido quanto precisa produzir (que é o que se espera do fim do tratamento), mas o mais provável é que ela produza o mesmo tanto que nos deixou doente com todos os sintomas…

      Engordar também é ”’normal”’ conforme o remédio vai fazendo efeito. Até porque é dificil mudar os habitos alimentares e durante a crise de hipertireoidismo, temos que comer mais que o normal… mas com um pouco de disciplina, trocando os engordativos por coisas mais saudáveis e se exercitando, se equilibra isso. Ainda estou longe disso… engordei tudo que perdi e mais um bocado! Mas eu sei o que preciso fazer, só não fiz. Ainda. :P

      Aqui você pode escrever onde quiser. É um blog, e tem posts fixos como esse, e os diários (se eu tivesse escrevendo diariamente! :) ) e as pessoas escrevem em diferentes lugares porque ou chegaram lá por busca e/ou é o post (artigo) mais próximo do assunto que querem tratar ou ainda porque começaram uma conversa que já nem tem haver com o assunto do post, mas continua-se por alí mesmo. Eu acho onde as pessoas escrevem porque cada vez que alguém comenta por aqui, recebo um email avisando. Normalmente não tenho tempo de vir na mesma hora responder, mas deixo no meu email até responder, e só então apago, o que me dá algum controle de comentários sem resposta ainda, etc… E não sei muita coisa não, Alexandre. Só que passei/passo ou li a respeito, quando notei que ninguém sabia me informar nada direito, o médico só falava por alto e eu tinha milhões de dúvidas que me agoniavam. Então criei esse espaço, na tentativa de reunir num só lugar tudo que eu fosse achando sobre o assunto, onde as pessoas pudessem trocar informações e não se sentirem desamparadas ou sozinhas, que é a pior parte quando a crise está no auge: toda aquela agonia de sentir todo tipo de sintoma, e não saber se é normal, não ser compreendido por ninguém que não tenha a mesma coisa, sem saber a gravidade do que está se passando.

      Então tento responder todo mundo, no meu proprio ritmo, esperando ser de alguma ajuda, nem que seja simbólica. Já que quanto eu estava mesmo mal, foram os comentários aqui, e poder partilhar com outras pessoas sem me sentir louca de pedra, o que mais me ajudou. Estou só tentando retribuir. Nada mais. :)

      • ABG cansado e de saco cheio, deve ser culpa da "tire". diz:

        oiiii. fico muito feliz com a sua dedicação ao blog, sobretudo porque faz bem para você, acaba te ajudando a lidar com a doença, e por tabela, também ajuda a todos nós por tabela..hehehehe
        Ultimamente, tambem tenho estado meio de saco de cheio do trabalho, compromissos, obrigações etc…e olha que ainda não tenho filhos…..mas vamos a luta. Acho que deve ser por causa da “tire”, quer dizer apelidei a minha glândula carinhosamente de “tire” e as vezes percebo que ela realmente não tem se comportado muit bem, mesmo tomando os remedios religiosamente de uns meses para cá…acho que preciso levar um papo sério com a minha “tire”…
        Enfim, nada como um dia atrás do outro, ainda que haja noite de trevas entre eles…
        abraços para todos

  32. Márcia Cristina Carneiro diz:

    Olá Adriana!

    Meu nome é Marcia e tenho 24 anos e a uns 2 anos atras descobri que estava com vitilico e minha medica disse que poderia ou ñ ser devido a tireóide…então comecei a fazer exames para tereóide e até então não tinha dado alteração nenhuma. Até a uns meses atras que refiz os exames e estou com hipertireoidismo. A médica me receitou o tapazol…estou com meu olho direito inchado e sinto muitas dores á noite, gostaria de saber se só o “tapazol” cuidando do hipertireoidismo automaticamente tbm resolve esse problema dos olhos.

    Obrigada….e adorei seu blog…bjus

    • Márcia,
      perdão pela demora.

      O Tapazol vai resolver, a médio prazo (e com sorte curar a longo) os sintomas do hipertireoidismo. O olho inchado, boa parte das vezes, é uma outra coisa associada ao hipertireoidismo, no caso, a doença de graves, que é o hipertireoidismo auto-imune (e faria sentido com o vitiligo que pode ser auto-imune associado) e se caracteriza por 3 sintomas: hipertireodismo (com todos os seus sintomas) e/ou exoftalmia (olhos inchados, saltados, lacrimejando, irritados, etc) e/ou mixedema pré-tibial (um inchaço no pé que é diferente do inchaço circulatório ”’normal”’ ). Essas coisas podem estar juntas, aparecerem em tempos diferentes ou só uma ou duas delas aparecerem.

      No caso do inchaço dos olhos, normalmente se trata com corticóides injetáveis. Converse com sua endócrino sobre isso para saber se no seu caso essa seria uma prescrição interessante. Óculos escuro e algo pra tapar os olhos à noite ajudam no desconforto.

  33. Camila Lima diz:

    Oi, meu nome é Camila e tem mais ou menos 2 anos que faço tratamento para doença de Graves. Fiz o radiodo e realmente tenho dúvidas se isso realmente vai resolver meu problema. Tenho 22 anos e perdi minha mãe por conta da doença aos 13. Sinto muito taquicardia, fiz um holter e o apice do meu coração foi 170. Tenho medo de que isso me causa problemas posteriores no coração, já meu médico me falou que existem casos de insuficiência cardiaca após o tratamento. Gostaria que tirasse minha dúvida. Obrigada.

    • Camila,
      perdão pela demora.

      Vc está tendo taquicardia depois do iodo??????? Normalmente a taquicardia melhora e muito com o beta-bloqueador associado ao anti-tireoidiano, e quando não funciona, o iodo resolve isso ‘queimando’ a tireóide e colocando-a no funcionamento normal (raro) ou hipotireóidica. A taquicardia deveria ter passado. Converse com seu endócrino e com um cardiologista para que isso possa ser investigado mais a fundo. Boa sorte, e qualquer coisa estamos por aqui (as vezes demoro, mas tendo responder sempre!!!)

  34. Mônica diz:

    Que bom, Adriana! Deixei um comentário em outra parte do seu blog, mas reparei que você não postava comentários lá há algum tempo… Volto a dizer que fiquei muito feliz em ler os comentários , pois percebi que minha angústia e preocupações não eram só minhas e sim comum a todos que passam por esta situação : estar com hipertireoidismo. Agora sei que já tenho a doença há bastante tempo sem nunca ter sido diagnosticada, com piora há quase dois anos… O médico disse que por esse motivo o Tapazol não vai mais adiantar no meu caso (por eu estar há muito tempo doente e sem tratamento) e me indicou o iodo radioativo. Estou assustada mas resolvi encarar. Não aguento mais. Preciso me livrar logo desta coisa horrorosa… Espero ter uma resposta sua. Parabéns pelo blog! Um abração. E…como vai você? Controlou?

  35. Mônica diz:

    Ah! O médico agora cancelou o Tapazol (pois vou fazer a aplicação de iodo) e mandou eu continuar só com o Inderal (aumentou para 3 comprimidos de 4o mg, ao dia) , já que meus batimentos estavam 110 pm na última consulta.

    • Mônica,

      Médicos normalmente tem mta pressa pra passar logo pro Iodo (já discuti isso aqui algumas vezes, que é uma pressa que me incomoda), mas sempre há casos e casos. Não conheço o inderal, ele funciona como um beta-bloqueador? Porque se afirmativo, e mesmo medicada esse sintoma não foi controlado (e é o mais sério dos sintomas do hipertireoidismo, e por isso controlado paralelamente sempre que preciso com um beta-bloqueador ou similar), talvez seja caso mesmo pro Iodo, já que não é negócio deixar o coração sendo sobrecarregado pro caso remoto do medicamento funcionar no prazo de 2 anos de tratamento…

      Não precisa ficar assustada com relação ao iodo. O PIOR que pode acontecer é desenvolver hipotireodismo que é bem mais tranquilo, fácil de ser tratado e com medicamento sem efeitos colaterais (hormônio sintético de tireóide). O ideal e sonhado é sempre o eutireoidismo (funcionamento normal da tireóide) e por isso muitos pacientes enfrentam o tapazol pelo tempo necessário pra ver se a tireóide toma jeito ( ;) ) mas quando há muitos riscos, como no caso de taquicardia resistente a ser controlada, é melhor mesmo uma solução mais definitiva pro problema.

      Qualquer coisa estamos pro aqui (as vezes demoro a responder, pelo que me desculpo, mas tento sempre responder todo mundo! :) )

  36. Mônica diz:

    Obrigada , Adriana! Ontem, 02 de agosto, tomei a dose de iodo (8mci), e estou aqui em casa meio de molho. Meu filho mais novo foi para a casa da avó, pois achei melhor assim. Estou afastada do trabalho porque sou professora . Lá na hora, fiquei muito nervosa, com vontadede sair correndo, mas não teve jeito… encarei. Agora é esperar , pedindo a Deus que me socorra. Apesar dos médicos dizerem que é melhor ir logo para o hipo, fico sonhando com o eutireoidismo. Mas agora é só esperar… Daqui a um mês faço o exame de sangue para fazer a verificação. Um abraço!

  37. Mônica diz:

    Ah! O Inderal é um betabloqueador sim. :)

  38. Mônica diz:

    Sabe, Adriana , meu médico não prescreveu esse exame chamado TRAB. Nem sempre é necessário?

  39. Mônica diz:

    Quanto a demorar para responder , sem problema. Afinal isso nem pode ser chamado de demora ! E sei muito bem o que é essa correria… Vc respondeu dia 21 de julho e só hoje pude ler. No momento estou ansiosa para ver o que vai acontecer comigo, como a Poderosa ( a tireoide) vai se comportar… Na segunda-feira fiquei sabendo (segundo o angeologista que visitei) que ela pode ser a culpada por minhas pernas estarem cheeeeias de vasos , isso em tempo recorde ! Se já não bastasse a taquicardia, a queda de cabelo, a tremedeira, as unhas se esfarelando, as pernas que dobram quando caminho, a fome de louco, a diarreia, os 0enjôos, a coceira pelo corpo, um monte de espinhas, a falta de concentração e de memória, o choro desnecessário e mais nem sei o que … É… mas vai melhorar! E espero que melhore para todos. :)

  40. Mônica diz:

    Adriana , como estou em casa desde ontem, consegui ler mais um pouco do seu blog (que bom!) e fiquei intrigada com algumas coisas que li: urinar muito, acordando inclusive à noite para tal é um dos sintomas do hipertireoidismo? Dores na parte posterior do pescoço (região da nuca) também? Meus olhos podem saltar após ter tomado o iodo radioativo?! ?Ai! Não aguento!!!!! :(

  41. Mônica diz:

    Nos meus últimos exames , no inicio de julho, tive estes resultados: T4: 5,0- TSH : inferior a 0,011 – T3 :349 – TPO: 492,1. Que tal, Adriana ?

  42. Vamos lá… eu devia começar respondendo pelo comentário mais antigo na fila, pq acho que não vou conseguir responder muitos hoje, mas a preguiça reina, então vamos ao seu que é o que estava mais a mão… :P

    Mônica,
    Eu tb não fiz o TRAB. Ele é usado no diag. diferencial pra Graves, mas em alguns casos a Doença de Graves está tão óbvia ou descartada, então os médicos não pedem o TRAB. É só um complemento no diagnóstico.

    Sim, qualquer problema circulatório pode ser causado ou agravado pelo hipertireoidismo. De novo, como sempre digo, o hiper faz seu corpo trabalhar em excesso, e isso é TODO o seu corpo, todos os sistemas: nervoso, digestivo, circulatório, muscular, etc etc etc… então por isso ela tem um grupo de sintomas mais comuns (em algum post lá pra trás eu falo deles) mas vários outros possiveis sintomas paralelos. O que é outra coisa muito complicada do hipertireoidismo, porque vários outros problemas de saúde podem ou ser mascarados (é dificil descartar que não seja o hiper em ação) ou agravados pela tireóide.

    Ir ao banheiro muitas vezes também é um sintoma. Antes de ser diagnosticada, como eu ia ao banheiro de 5 em 5 minutos e tinha mta dor nas pernas, achei que era diabetes, de tanto que eu fazia xixi…! :P

    As dores na nuca eu já não sei. Pode ser que sim, mas não custa dar uma olhadinha num neurologista, né?

    Olhos inchar… bem, se o seu caso é Graves, eles podem inchar meio que independente do Iodo. Eu li em algum lugar que há uma correlação, mas ela não me pareceu assim tão significativa. A idéia é: um dos sintomas da Graves é a exoftalmia (olhos saltados, ou inchados, ou ardendo e lacrimejando ou tudo isso junto), e ela não é parte do hipertireoidismo embora possa acontecer simultaneamente. Infelizmente, nada impede que, uma vez tratada a hiper, com iodo, remédio ou operação, a causa da Graves, que é imuno, acabe causando a exoftalmia. Embora esteja tudo relacionado, elas são condições independentes, consegue entender? Se vier a acontecer, logo no começo, a cortisona injetável tem um ótimo resultado, então ao invés de se preocupar, só fique atenta, e se sentir qualquer coisa nos olhos (o que inclui perda da qualidade da visão, vista dupla, vista embaçada ou notar que está com os olhos muito arregalados ou inchados) procure tanto o endócrino como um oftalmo e dificilmente isso progrediria pra um caso mais sério, tanto em termos de vista como de estética mesmo.

    Numa primeira olhada, TSH baixo, T4 alto, bem típico… mas estou sem meus exames a mão pra ver os ideais e tudo mais. De qualquer forma esses são pré-iodo, né? Vamos ver como vai ficar pós iodo! :))))))

  43. Mônica diz:

    Oi, Adriana! Olha eu aqui de novo! Até que ficar isolada em cas por 72 horas tem seu lado bom!:)
    Quando meu médico (meu e da torcida do Flamengo, porque como tem gente com problema de “tire” !) me examinou, disse que não havia risco dos meus olhos saltarem (tenho pavor!) mas minha visão fica meio embaçada de vez em quando, e esqueci de comentar isso com ele. É… o jeito é esperar pelos próximos capítulos da novela, como disse antes. Obrigada mesmo por sua atenção.

  44. Cleide diz:

    Olá Adriana, tudo bem?

    Pesquisando sobre propiltiouracil, acabei encontrando seu blog, e resolvi postar meu depoimento, para que alguma mãe não cometa o mesmo erro que eu. Bem, vamos aos fatos: meu filho sempre teve muita dificuldade na escola, não aprendia, não prestava atenção, mas sempre achei que fosse sua personalidade, mas resolvi levá-lo ao psicólogo. Lá disseram que seria problema emocional, pois era filho único e tinha ganhado uma irmãzinha, na época ele tinha quase 7 anos e estudava em escola pública. Resolvemos colocá-lo na particular, mas por não conseguir fazer amizades, trocamos novamente por uma mais “rígida”. Lá ele piorou, e a professora pediu para levarmos a um neurologista, que o examinou e disse que não havia nada errado com ele.
    Aceitamos o diagnóstico, mas meu filho só piorava, não se concentrava nos deveres, não conseguia assimilar as lições, ficava extremamente nervoso, chorava muito, e eu com hipotireoidismo, não tinha paciência. Nossa casa se transformou numa guerra, eu chorava de nervoso, por vezes até dava umas palmadas nele, mas nada resolvia. Numa dessas discussões eu o coloquei sentado numa cadeira e mandei ele se acalmar, ele começou a se debater, pedindo socorro, perdendo totalmente o controle. Disse que estava com dor no peito, e eu achando que era “manha”, não acreditei.
    Resolvi voltar ao psicólogo, agora ele estava com 10 anos. Lá novamente disseram que era emocional, mas resolveram encaminhá-lo para a psiquiatra para ela avaliar também. A psiquiatra desconfiou que fosse déficit de atenção e pediu vários exames para poder entrar com medicação. Num destes exames, o T4 dele estava em 5,8 e o TSH 0,0005 e ela imediatamente o encaminhou para um endócrino para uma consulta de encaixe.
    Na outra semana, fomos à consulta, e a médica perguntou o motivo que me levou a procurar o médico, e eu disse que era por problemas na escola. Ela me questionou se eu nunca percebi nada de diferente nele, respondi que somente o nervoso extremo.
    Foi quando ela me pediu prá olhar para as mãos dele, e vi que ele tremia muito, suava muito, o coração estava super acelerado. Meu mundo caiu, me senti a pior mãe do mundo. Como meu filho estava tão doente e eu só me preocupava com os estudos! Naquela noite ele pediu que eu dormisse com ele, estava assustado com a consulta e com o que ele ouviu sobre a doença, e eu passei quase toda noite acordada o observando. Ele se mexia muito, o coração parece que ia sair pela boca, acelerava, acalmava… e assim foi durante toda a noite.
    A médica pediu para repetir o exame e pediu outros complementares, e na outra semana recebi o diagnóstico confirmado: era a Doença de Graves, e os exames estavam completamente alterados. Ele teve que tomar 3 comprimidos de propiltiouracil por dia, a dose máxima permitida, além de propanolol para controlar os sintomas. Nas minhas pesquisas, descobri que apenas 5% das crianças tem essa doença, e somente 1% são meninos. Por quê justamente o meu filho? Eu chorava muito, mais triste ainda de saber que meu filho quase morreu por negligência minha. Foram semanas seguidas indo ao médico. Graças a Deus encontrei essa médica maravilhosa, um anjo que ele colocou no meu caminho, tão preocupada com ele, e muito prestativa conosco. Enfim, são 4 anos de tratamento, muita preocupação, pois na idade dele essa doença é muito pior, pois pode afetar seu desenvolvimento. No ano passado, ela preocupada, informou que se a doença não entrasse em remissão ele teria que fazer o iodo radioativo. Pedi muito a Deus para que isso não viesse acontecer. No final do ano passado ele foi viajar e deixou de tomar os comprimidos durante uns 15 dias. Mas no resultado dos exames, os níveis estavam normais e a médica pediu para parar com os medicamentos e depois de 01 mês repetir os exames, pois ela desconfiava que havia entrado em remissão. Em maio quando retornamos à consulta e mostramos os exames ela se mostrou super feliz e aliviada, pois estava tudo normal. Foi um grande alívio! Ele está sem os medicamentos agora, ela só me orientou a prestar atenção a qualquer sintoma da doença e levá-lo imediatamente ao hospital se algum aparecer, pois há chance da doença voltar. Graças a Deus, ele está bem, menos nervoso, sente frio… Enfim, tenho muita coisa prá contar, mas acho que já ocupei demais seu espaço. Isso foi um desabafo, mas também serve de alerta prá quem acha que essa doença é só para adultos, como eu achava. Foi muito tempo de sofrimento, pois quando é no filho a gente sofre em dobro.
    Um abraço e que você também consiga superar tudo isso.

    • Eu sei que estou devendo resposta pra muita gente, mas os comentários novos são emails novos na minha mailbox e mais fácil de acessar nessa falta de tempo. Então peço desculpa por estar furando a fila com os comentários novos, tá gente? Espero poder regularizar as respostas em breve.

      Cleide,
      Não se sinta mal. Embora seja uma doença cheia de sintomas, os sintomas muitas vezes são mascarados, parecem outra coisa, podem passar desapercebido quando é conosco, ainda mais no caso, percebe-los em outra pessoa.
      A doença de Graves é rara em crianças, normalmente acometendo depois dos 30/40 anos, e mais rara ainda no sexo masculino, mas acontece. O lado bom é que em crianças normalmente o prognóstico é até melhor, com grande chance de ceder rapidamente com os medicamentos (embora por ainda ter muitos anos de vida, haja mais chance de reincidência, mas normalmente muito muito mais a frente, e por já ter tido a doença, é mais facil de perceber se ela teimar em voltar, então relaxa, não fica pensando nisso… só achei que era uma informação que era bom você ter).

      Continue levando ele regularmente ao endócrino, e seguindo a medicação e calendário de exames a risca. Mesmo depois dele estar 100% bom, lembre de de tempos em tempos fazer uma consulta com um endócrino, ou mesmo pedir pro pediatra prescrever os exames de TSH e T4 pra acompanhar as taxas hormonais mesmo depois de não haver mais nenhum sintoma da doença.

      De resto, sorte, e estamos torcendo por ele (e por você) pra que isso tudo logo vire um passado remoto! :)

  45. Gisela diz:

    Tive o diagnostico há menos de um mês. Estava irritadíssima, com o coração disparado, sem menstruar. Como tenho 48 anos, tanto o endo quanto a ginecologista consideraram que eu também estou na menopausa. Tomo 20 mg de Tqpazol, 40 de Propranalol e faço reposicao do estradiol. Já noto um aumento do peso. Será que é efeito do Tapazol ou da reposicao ovariana? Meu médico mandou que eu fizesse novos exames em meados de setembro. Obrigada pelo conteúdo do blog. estou com insônia, veja o horário que escrevo. Mas é bom poder falar com quem sabe o que é ter doenca de Graves.

  46. Mônica diz:

    Ih… vou ficar atenta com as crianças lá da minha escola… Sabe lá… Tenho um conhecido que está internado por causa do hipertireoidismo. Vão provocar uma infecção nele, para ter uma subida na taxa de glóbulos brancos que está muito baixa . É isso, Adriana? Isso é causado pelo Tapazol? Abraço.

    • agranolucitose ou algo parecido com isso é um POSSIVEL (embora RARO!!!!) efeito colateral do tapazol e de VARIOS OUTROS MEDICAMENTOS… é uma queda brusca dos glóbulos brancos. Como é um mal sério, qualquer dor de garganta e ou febre logo após começar a tomar tapazol (costuma aparecer logo depois, mas é bom não bobear e olhar mesmo as que acontecerem bem depois) deve ser imeditatamente verificada, com exame de sangue de urgência para ver a taxa de glóbulos brancos. Se estiver normal, a dor de garganta não foi nada. Se estiver alta possivelmente é uma amigdalite ou coisa assim e se estiver baixa aí é que é o perigo. Suspender o tapazol e procurar o médico são as condutas.

  47. Mônica diz:

    Oi, Adriana! Oi, pessoal!
    Aqui estou eu pós-iodo radioativo. Acho que estou melhorando… Fiz meu primeiro exame de sangue após a tomada do iodo e o resultado foi: TSH – inferior a 0,05 mUI/L e T4 livre 1,7. Estou melhorando mesmo, Adriana? Vou ao médico semana que vem. Parei de emagrecer, essa semana deu uma tranquilizada nos batimentos, estou menos cansada, comendo menos… Dizem que estou com aparência melhor, sem cara de morta. rsrs (era como eu estava, parecia uns cinco anos mais velha)Só que semana passada me deu uma crise de choro do nada, menina! De repente… Mas continuo achando que estou melhorando. Abração.

    • Mônica. Demora um pouquinho a estabilizar. Até pela descrição ai das taxas, quando vc escreveu, estava com o TSH ainda muito baixo… então oscilações de humor são normais até achar o equilibrio de produção de T4 e uma quantidade decente de TSH circulante. Espero que agora já esteja tudo perfeitinho! :)

  48. Mônica diz:

    Ih, o meu conhecido continua internado . Acho que estão “meio enrolados” com o caso dele… Estou preocupada. Recomendei a minha amiga que entrasse no blog para conversar com você. Outro abraço.

  49. Amanda diz:

    Olá,
    Primeiramente parabéns pelo blog!
    Há mais ou menos 2 meses descobri que tenho hipertireoidismo, então fui ao endocrino para avaliar melhor meu caso e fazer mais exames. Foi diagnosticado que tenho a Doença de Graves e estou tomando o Tapazol (10 mg – 2 comprimidos ao dia) desde 27/10/2011. Até agora, com 2 semanas de uso do medicamento, não tive reações adversas. Porém, tenho algumas dúvidas. Minha menstruação é regulada, mesmo depois de ser diagnosticado o hipertireoidismo, mas agora, era para ela vir dia 05/11, e não veio ainda, está atrasada. O Tapazol pode fazer com que atrase a menstruação? É normal? Regulariza depois?
    Gostaria de saber também, quanto tempo depois de iniciar o tratamento com o Tapazol aparecem os resultados de que a medicação está fazendo efeito? E quais são os sinais de que o medicamento está dando resultado? Pode ainda aparacer alguma reação adversa?
    Abraço e Obrigada!

    • Você já deve ter a achado suas respostas em outros cantos, mas vamos lá…
      No hipertireoidismo a menstruação tende a espaçar e o fluxo fica menor. No hipo o contrário. Então a principio o tapazol ,ao melhorar seu hiper, não deveria estar fazendo esse efeito, mas cada corpo é um corpo, que reage de forma diferente a medicação e mesmo à doença. O atraso pode ser um sintoma tardio da hiper, mas não custa conversar com seu endócrino e com seu gineco.
      A mesma lógica serve para ‘fazer efeito’… o que você vai sentir é uma paulatina redução dos sintomas que você tinha. Até que todos sumam. Acompanhamento médico e exames laboratoriais junto com essa redução de sintomas é o que vai dizer se está dando resultado e como está sendo esse resultado.
      Reações adversas sempre podem aparecer, com praticamente qualquer medicamento. O melhor conselho é ficar de olho no seu corpo, sem neurose mas com atenção, e qualquer coisa que fuja ao habitual, procurar imediatamente pelo seu médico.

  50. Greicy diz:

    Os efeitos do Tapazol foram sentidos por mim um mês depois de iniciar o tratamento. Minha ansiedade melhorou muito, minha fome diminuiu, meu intestino regularizou e até emagreci um pouco, pois tinha engordado com o hiper. A única reação adversa que tenho é queda de cabelo.
    Quanto à menstruação, não sei te dizer se o tapazol interfere ou não. Tomo um anticoncepcional específico para não menstruar, já que minha TPM era muito forte por conta do hiper. Sendo assim, para aliviar meu sofrimento naqueles dias, minha ginecologista achou melhor suspender o sangramento. A única coisa que posso dizer é que, quando eu estava descompensada, minha menstruação vinha muito pouco.

  51. Mônica diz:

    Cadê vc , Adriana? :)

    • Desculpa. Vida muito, muito, muito corrida. Estou aqui no trabalho, esperando algumas informações que interromperam meu trabalho, e por isso estou tentando responder o que ficou pendente aqui no blog. Mas no geral está impossível, pois saio de casa muito cedo, o dia é cheio no trabalho, chego em casa muito tarde, e dá a maior preguiça de sentar no computador, e responder pelo tablet é insuportavel, então sempre fico me dizendo ‘amanhã respondo’ e nunca dá tempo! :( :)

  52. GIGI diz:

    ola!! em primeiro parabens pelo seu blog!!aqui meu resultado tsh deu <0,052 o medico achou baixo acha que estou com hiper mas passsou tapazol 5 mg mas estou com medo de tomar pq tenho problemas de figado minha boca amanhece amarga todos os dias , to com medo de tomar o remedio e piorar

    • Greicy respondeu logo abaixo. NÃO DEIXE DE TOMAR O REMÉDIO. peça pro seu médico acompanhar via exames suas taxas do fígado se isso for te tranquilizar, mas não deixe a medicação por conta própria só por medo de algo que pode não ser real…

      pra vc ter uma noção, eu tinha uma alteração bizonha em uma das taxas. nunca foi uma preocupação minha muito grande porque era em uma taxa só, mas se eu fosse ficar neurótica, podia jurar que o tapazol estava comendo meu fígado vivo… Pois é, médico diferente, aumento da dose de tapazol, e meu fígado está ótimo; quem estava bagunçando as taxas era o hipertireoidismo e não o remédio… ou seja, o remédio, que sim, tem o potencial de atacar o fígado, estava na verdade curando meu fígado. Cada caso é sempre um caso, e tomar decisões sem pensar nas possibilidades e acompanhar com médico e exames, quase nunca é uma boa idéia! :)

  53. Greicy diz:

    Não se preocupe. É raro acontecer reações graves com o Tapazol. O que seu médico pode fazer é solicitar TGP periodicamente, um exame que serve para checar se há alterações no fígado. Eu também tinha medo, fiz esse exame e deu normal.

  54. Mônica Clarice diz:

    Oi, descobri recentemente que tenho hipertireoidismo a endocrinologista receitou 2 comprimidos de tapazol de manhã, aí eu fiquei com medo dessa dosagem ser muito forte. O que vc acha? É normal?

    • De novo, Greicy respondeu logo abaixo, mas:
      Cada caso é um caso, as suas taxas hormonais mais seu histórico médico mais a abordagem do médico é que determinam a dose… mesmo que seja de 10 mg, não, não é alta. Eu tomei 2 por mais de 2 anos. hoje tomo 3, que foi a dose que me causa o eutireoidismo medicamentoso (tireoide normal via medicação). Para algumas pessoas é preciso mais que isso. Ou menos. Não há uma receita.

  55. Greicy diz:

    Ela te receitou de 5 mg ou de 10 mg?
    Não existe remédio forte, o que existe é a dosagem correta para cada caso.
    Como você está iniciando o tratamento, tem que ver como seu organismo vai reagir à medicação. E tem que ter paciência, pois tudo pode acontecer: as taxas podem normalizar rápido, assim como pode demorar. E não se esqueça de que tem que repetir os exames conforme a orientação do médico, para ver se a dosagem está mesmo correta ou se precisa aumentar ou diminuir.
    Neste momento, recomendo paciência, pois você ainda sentirá sintomas da disfunção. E aguarde uma nova dosagem hormonal, para saber se a dose do tapazol está correta. Boa sorte e força!

    • Gisela diz:

      Greicy,

      Deixei para fazer as taxas amanhã. Creio que amanhã mesmo já tenha o resultado, pela internet. Eu lhe aviso. Também estou ansiosa. Mas, ontem, esqueci e quebrei o jejum. Resolvi fazer em jejum, por via das dúvidas. E você, como está com a nova dosagem? Já sente algum efeito?

  56. Greicy diz:

    Talvez seja cedo para dizer, mas estou sentindo muito sono. Hoje dormi até as dez horas da manhã. Ontem, comecei a ler um livro e, quando me dei por conta, estava cochilando.
    Minha fome diminuiu e meu humor melhorou, só não sei até quando. As pessoas estão dizendo que estou mais magra. Espero que seja verdade!
    De qualquer forma, irei ao psiquiatra e falarei sobre o aumento da dose do antidepressivo, nem que seja para ver como vou ficar. Se não der certo, volto para os 20mg.

  57. Gisela diz:

    Greicy,

    Fiz o exame hoje de manhã. Acabo de ver o resultado pela internet. O hipertireoidismo voltou, acredita? Meu TSH está 0,01 o T4 livre 2,32 e o T3 – 208. Ou seja…Estaca zero. Liguei para o meu endocrinologista e ele mandou retomar o Tapazol (20 mg) e o Propranolol (40 mg). Bem que eu estava estranhando a minha insônia e a taquicardia…Bem…Pelo jeito, vamos ter vários papos por aqui. Até a próxima.

  58. Greicy diz:

    Seu TSH está igual ao meu. E o T3, está nas alturas!
    E as alterações hormonais continuam… hoje, por exemplo, meu humor piorou de novo. Tive que tomar um calmante (rivotril 0,25, bem fraquinho) e tudo indica que a dose da paroxetina terá que ser mesmo aumentada.
    Vida amargurada! mas vamos manter o otimismo. Com o propranolol, a taquicardia vai passar logo. E tomara que o TSH não demore muito a normalizar. Me diga uma coisa: qual o seu diagnóstico mesmo: doença de graves ou tireoidite autoimune? O meu é de tireoidite…

  59. Gisela diz:

    O TRAB deu 14%, daí foi considerado que tenho Graves, de uma forma leve. Depois de ter feito ultrassom e punção foi que veio a dúvida se não seria uma tireoidite. Por coincidência, senti uma espécie de dor de garganta há algumas semanas. Pode ter sido da tireóide (mantendo a hipótese de tireoidite). Mas…Vamos ver, não é? Mandei um torpedo para uma grande amiga que é médica e teve Graves. Ela respondeu dizendo que tinha achado precipitada a retirada do Tapazol. Confesso que forcei um pouco a barra para que o médico tirasse. Li o resultado, no fim de outubro, pelo telefone. E notei que ele ficou meio receoso. Depois disse que eu tirasse, mas que fizesse exames em um mês (eu tinha requisição dele). E deu no que deu. Até passou um pouco de um mês. Não vou pirar. Os sintomas estão mais leves do que quando tive o diagnóstico (em julho passado). Nós vamos vencer essa doença! Feliz da doença que tem remédio. Essa tem!

  60. Greicy diz:

    Mas se você estava com hipo, tinha que tirar o tapazol para ver no que dava. Havia o risco de a doença voltar, e foi o que aconteceu.
    O negócio agora é manter a calma. E não se esqueça: hormônios tendem a ser imprevisíveis!

  61. Gisela diz:

    É complicado. Tive um choque ao ver os exames ontem aqui no micro. Pensei até que tinha aberto o exame de julho, os números são praticamente idênticos. O que me consola é que não cheguei a ter grandes distúrbios emocionais, como da primeira vez. Claro que o humor oscila. O médico, antes de desligar, falou em seis semanas para uma reavaliação. Creio que, se as taxas estabilizarem, deve talvez reduzir o Tapazol. Mas não vai tirar tão cedo. Aliás, não vou nem pensar nisso. Prefiro o Tapazol, como já disse, ao iodo. Vou lutar até o fim. Adriana pensa, ou pensava assim, até um tempo atrás. Agora que sumiu…Pode ter feito o iodo. Gostaria que ela desse uma opinião.

    • Oie… então, tô no limbo, entre o tapazol e o iodo… Cansei de tomar 4 comprimidos dia (3 de tapazol, 1 de atenolol) por um lado, Por outro tá confuso resolver a coisa do iodo. Acho que vai de cada um, de cada momento. Esse é um momento meu que estou exercitando o despreendimento. Até da doença que de alguma forma ficou sendo parte do que eu era… Mas acho válido ir de medicação, mesmo. Tanto que fiz isso até agora. Só estou querendo coisas diferentes no momento. Sei lá. Não racionalizei muito a respeito não. :)

  62. Greicy diz:

    Nem me fale em distúrbios emocionais…. antes do tapazol, vivia numa ansiedade tremenda, mesmo tomando antidepressivo. Depois, meu humor tem oscilado, com extremos de agitação e depressão. Acho que está na hora de eu parar de resistir ao tratamento, como meu psiquiatra falou.
    Nem pense em iodo por enquanto. Também acho que a Adriana deve ter aderido à ele, pois nunca mais postou…

    • Oie… então, tô no limbo, entre o tapazol e o iodo… Cansei de tomar 4 comprimidos dia (3 de tapazol, 1 de atenolol) por um lado, Por outro tá confuso resolver a coisa do iodo. Acho que vai de cada um, de cada momento. Esse é um momento meu que estou exercitando o despreendimento. Até da doença que de alguma forma ficou sendo parte do que eu era… Mas acho válido ir de medicação, mesmo. Tanto que fiz isso até agora. Só estou querendo coisas diferentes no momento. Sei lá. Não racionalizei muito a respeito não. :)

      Só ofereço uma informação técnica para ajudar na decisão (e que foi o meu estopim de decisão)… A cada recidiva da doença, mais dificil da cura medicamentosa. O corpo tende a repetir padrões, inclusive esses de efeito sanfona hormonal, compensando na presença do medicamento, e descompensando na ausencia dele, as vezes com picos mais drásticos,

      Então meninas, não ‘abandonei a causa’ ao estar caminhando pro Iodo, só tomei uma decisão consciente baseado no meu estilo de vida, nas mudanças que implentei e quero implementar no meu cotidiano e no fato deu ter tido uma recidiva violenta, assustadora, num dos piores momentos da minha vida pra isso acontecer. E não quero que aconteça de novo. Simples assim. E como a cada volta é mais provável que o efeito de eutireoidismo não sobreviva à retirada do tapazol, assumi que PARA MIM a cura via medicação não foi possível. Mas é um dado estatístico, um número, uma possibilidade, que vai diminuindo a cada vez mas para alguns ainda vale a pena lutar por, para outros não… simples assim. :)

      Ainda acho mesmo que é uma escolha pessoal Mas que seja sempre uma escolha instruida, baseada em informações gerais e específicas (do comportamento normal e do nosso próprio caso), e nunca baseada no medo ou no desconhecimento.
      :)

  63. Gisela diz:

    Eu não estou pensando no iodo, Greicy. Mas confesso que a recidiva me pegou de surpresa. Claro que temo esperar um tempão e…Terminar no iodo. Se bem que o médico, como já lhe disse, falou em reavaliar em seis semanas. Pelo jeito, temos um caminho longo. Tomara que estejamos erradas sobre Adriana. E que ela tenha só dado um tempo do blog. Melhor do que pensar que ela tenha aderido ao iodo. Sobre sua ansiedade…Não resista ao tratamento. Já pensou em fazer terapia? ajuda muito, viu? Eu estou fazendo desde agosto.

  64. Greicy diz:

    Eu já fiz dois anos de terapia, e ajudou muito na ansiedade. Talvez eu precise voltar a fazer.
    Meu caminho também é longo, e, assim como você, nem penso em iodo, até porque minha endócrino não fez qualquer referência a ele. Paciência de jó com essa doença, não?
    Seu caso me deixou com medo de parar com o tapazol, e me conscientizou da necessidade de seguir à risca o tratamento!

    • Gisela diz:

      Sim. As taxas, entre julho e o início de outubro, ficaram normais. O médico resolveu reduzir a dose para 10 mg de Tapazol. Só que eu, munida de outra requisição, de outro médico, fiz novos exames no fim de outubro, e as taxas se aproximavam do hipo. Daí…Você já sabe o que aconteceu. Liguei para ele e resolvemos arriscar. Uma amiga, médica, questionou. Disse que o Tapazol é de uso de médio/longo prazo. Como já disse, prefiro ficar no Tapazol que partir para o iodo. Desta vez, nada de precipitações, juro. Engraçado é que, desde quarta-feira, quando vi o resultado, observo que estou sempre com calor, vou ao banheiro várias vezes por dia, mesmo comendo pouco, e ando irritada. Ou seja…O hiper voltou mesmo.

  65. Olá

    Quando fiz minha cintilografia, fiquei 10 dias sem tapazol (tomava 4 doses de 10mg ao dia) e mantive o propanolol de 40mg ao dia, confesso que não tive sintomas, mas qdo repeti o exame meu T4 ja esta com 4,o.Quando inicie meu tratamento meu t4 era de 9.0. Agora tenho vontade de diminuir minha dose pra fazer meu metabolismo acelerar pra perder peso, ganhei os 10 kilos perdidos em 2 meses.Uma loucura completa!!!!!!!!!

    • A perda de peso do hipertireoidismo, quando acontece, é acompanhada além de possiveis danos nos músculos cardíacos, perda da qualidade de vida, perda de massa muscular, labilidade emocional que pode chegar a simular disturbios psico-emocionais graves e até desencadea-los,… devo continuar????
      Sério, não há NADA mais irresponsável que a perda de peso aumentando propositadamente o metabolismo com o risco de desencadear uma crise de hipertireoidismo… :/

  66. Greicy diz:

    Denise, só diminua a dose com ordem médica. Você pode tantar emagrecer de outras maneiras, sem sentir os sintomas de hiper. Eu, por exemplo, engordei, já que a ansiedade gerada pela doença me fazia comer feito louca. O tapazol tira minha fome e me ajudou a emagrecer um pouco. Não pare com o tapazol por conta própria, já que hormônios são imprevisíveis e, mesmo que seu T4 tenha diminuído, ele pode voltar a subir sem o remédio e daí começa tudo de novo… veja o caso da Gisela.

  67. Márcia Pinheiro diz:

    Olá,meu nome é Márcia,tenho 32 anos,há 6 meses descobri que tenho hipertireoidismo,fui ao médico e ele me receitou Propanolol e Tapazol.Minha dúvida é,se normalmente sou uma pessoa ansiosa e comilona,começando o tratamento eu irei engordar?

  68. Gisela diz:

    Márcia,
    Na teoria, o hipertireoidismo emagrece. Na verdade, é um falso emagrecimento. A doença dá uma ansiedade grande e…Terminamos comendo mais. Com a medicação e a estabilização hormonal, que começa a ocorrer em cerca de um mês, mas varia de pessoa para pessoa, a tendência é que a ansiedade diminua. Se você está comendo muito, tente comer coisas menos calóricas e, quando os hormônios estiverem mais “quietos”, faça atividade física. O pior que pode acontecer é você deixar de tomar a medicação. Nem pense nisso. É um horror viver com hipertireoidismo. Boa sorte!

    • Greicy diz:

      No meu caso, eu emagreci, pois o tapazol tira minha fome e aquela ansiedade maluca que me fazia comer em excesso. Essa história de que hiper emagrece é controversa mesmo, pois eu engordei sete quilos com a doença, e tenho uma amiga que tem hipo e emagreceu, pois começou a entrar em depressão por conta da falta de hormônio.
      A Gisela tem razão… jamais deixe de tomar o tapazol, pois o pesadelo mesmo não é engordar, e sim viver com uma disfunção hormonal que atrapalha sua vida.

  69. Neila diz:

    Adriana,
    Foi um alívio conhecer seu blog, me esclareceu muitas coisas. Há menos de um mês tive diagnóstico de hiper, e o médico me passou 40mg de tapazol por dia (20mg no café da manhã e 20mg no jantar). Antes sentia muito cansaço, fraqueza, indisposição, depressão, queda absurda de cabelo, engordei, irritação, sudorese,… Há 20 dias tomando tapazol nada mudou, aliás parece que piorou, mais falta de ar, mais taquicardia, mais inchaço apesar de estar fazendo dieta, e não to conseguindo levantar da cama pra tocar minha vida. Tudo e todos me irritam. Até falar me cansa. Fora que o médico me impediu de chegar perto de alcool, e eu AMO tomar uma cervejinha com os amigos, estou arrasada por isso, tentando achar uma saída (tipo não tomar a medicação no dia que vou beber). Estou desesperada, deprimida. Queria saber que saída vc arrumou pra queda de cabelo. E se no inicio do tratamento é esse inferno todo mesmo.
    Grata,
    bjus, Neila.

  70. Greicy diz:

    Oi Neila
    Também tenho diagnóstico de hipertireoidismo e no início do tratamento me senti muito bem; agora, relembrando, acho que era psicológico, algo assim: estou tomando tapazol e vou melhorar. Lá pelo mês de novembro, comecei a piorar de novo, e minha médica aumentou a dose do tapazol de 5 para 10 mg. É que minha disfunção é leve, mas o suficiente para atrapalhar bastante minha vida.
    Não fique assustada com o que está sentindo: é perfeitamente normal. O tratamento com tapazol é uma caixinha de surpresas, e hormônios também tendem a ser imprevisíveis. Pode ser que você precise de mais ou menos tapazol para se sentir bem, ou seja: a dosagem tem que ser a correta para seu organismo, e isto só se descobre tomando o remédio e fazendo exames periódicos. Você está tomando propranolol ou atenolol? Eles ajudam a controlar os sintomas do hiper, como taquicardia, palpitações e nervosismo. Quanto ao álcool, o tapazol tem toxicidade hepática, então é desaconselhável beber mesmo, ainda mais com a dosagem que você está tomando. Creio que seu organismo possa estar se ajustando à medicação, por isso você sente uma piora nos sintomas. Não estou falando nada disso para te assustar, não sou médica e muito menos especialista no assunto, mas como tenho a disfunção falo com uma certa experiência. De qualquer forma, não deixe de informar seu médico o que está sentindo, pois ele é a melhor pessoa para te orientar.
    Quanto à queda de cabelo, não tenho muito o que dizer, só que meu cabelo passou a cair depois que comecei a tomar tapazol, mas nada muito grave.
    Desejo um feliz ano novo e determinação para enfrentar o hiper. Força!

  71. Kelle diz:

    Infelizmente muitas pessoas não acreditam no sofrimento que passamos por causa da tireoide. Após tantos anos de alívio volto a sofrer desta terrível doença.

  72. Greicy diz:

    O que você está tomando?
    É hipo ou hiper?
    Minha mãe descobriu recentemente sofrer de hipo, e terá que fazer tratamento!
    Tenho a impressão de que é hereditário, pois eu tenho hiper e minha avó tinha hipo…

  73. Ad. diz:

    Comecei a ler o seu site hoje, pois descobri na minha ferias ao brasil que estou com tyroide,
    hipertiroisdismo..aproveitei muito e comi tudo que tinha direito e acabei engordando 9 kilos.. um horror.. como eu ja estou de volta, estou bem preocupada, fui ao medico aqui , e fiz o exame de sangue outra vez.. nao sei ainda como esta o resultado.. pois tenho certeza que vou ter outra medicacao…pois faz 40 dias que estou tomando o tapazol ( 2 comp. de 10mg.) ainda estou tendo palpitacoes nao coracao e muito cansada… gostaria de saber o que realmente significa hipertiroidismo e doenca de graves.. que foi positivo no meu exame la no brasil.
    estou apavorada e muito desanimada por ter engordado tanto assim nas ferias… agora estou na sopinha neste frio brabo daqui e sei que nao vou conseguir levar esta sopa por muito tempo entende? esta tal hipertiroisdimo faz engordar tambem? e o tapazol.. tambem faz engordar?
    obrigada pela atencao..
    beijo
    Ad.

    • Gisela diz:

      Ad,
      As palpitações são um dos sintomas da doença. Normalmente, os médicos prescrevem Propranolol (eu tomo 40 mg dividido em duas tomadas de 12 em 12 horas) para que isso não incomode. Fale com o seu endocrinologista. O hipertireoidismo é uma desordem da tireóide. Cai o TSH e sobe o T3 e o T4 livre. O Tapazol deve ser tomado sempre na hora certa. O tratamento é de médio/longo prazo. Quando os níveis desses hormônios estabilizarem, a tendência é que sua ansiedade por comida diminua. Aí você emagrece. Mas procure orientação com um bom endocrinologista. Isso é fundamental. Boa sorte!

  74. Greicy diz:

    Eu engordei sete kg com o hiper e o tapazol me tirou a fome, fazendo com que eu emagrecesse. Mas cada caso é um caso. Geralmente o hiper emagrece, mas não foi o que aconteceu comigo.

    • sirlene diz:

      Olá Greicy!! Eu por exemplo perdi 15 Kgs sem saber que estava doente, havia diminuido muito na comida e achava que era o regime, depois comecei a sentir muita fome e comia muito, mas não engordava. Agora depois de 06 meses de tratamento engordei 13 kgs, meu médico falou que o Tapazol retem muito liquido em algumas pessoas. As vezes fico desesperada com peso, este mês meus exames mostraram que estou com hipo pode ser por este motivo que engordei muito neste mês 06 Kgs. A médica diminui para 10mg até 20 dias depois vou tomar 0,5mg por mais 20 dias. Vamos ver o que vai dar. Tenho fé em Deus em conseguir estabilizar meus hormonios não quero sentir os sintomas da hiper novamente principalmente a queda de cabelo.

  75. Kelle diz:

    Há dois meses venho sentindo um sono incontrolável durante o dia todo, no entanto não consigo dormir. A noite acordo sentindo um sono terrível como se meu cérebro estivesse muito cansado, mas mesmo assim não consigo voltar a dormir, e me sinto terrivelmente mal. Quando tive uma crise de hipertiroidismo a uns quinze anos não tive esse sintoma apesar de que os outros sintomas foram tão terríveis. Além do mais sinto uma pressão enorme nos olhos. São verdadeiros momentos de terror. Meus exames de tsh e demais estão todos normais. Será uma manifestação do hipertiroidismo novamente? Vale lembrar que na época em que apresentei o problema na tireoide tive os exames todos normais apesar de não conseguir ter uma vida normal, como por exemplo ir até a esquina. Faculdade nem pensar. Ficava o dia todo fraca, comendo muito, falta de ar, dificuldade de engolir, taquicardia, dificuldade de enxergar emagreci 12 quilos. Fui a um clinico geral, e meus exames estavam todos normais em 12/08/1996. Ele me receitou um medicamento para dilatar o esôfago, já que minha falta de ar era intensa, e ainda um calmante fraquinho. Mas os sintomas só aumentaram e já não conseguia me levantar mais da cama. Me indicaram um outro clínico geral, fiz a consulta, e refiz os exames em 19/02/1997 e para surpresa minha o TSH = 0,008 mUI/mL sendo os valores normais para o laboratório: 0,4 a 4,0mUI/mL. O T4 Livre = 3.1 ng/dl (normais: 0,8 a1,9 ng/dl. T4=13,6ng/dl(normais: 4,5a 12,5 ng/dl e T3 = 223ng/dl (normais: 82 a 179 ng/dl). fiz também uma cintilografia e o laudo foi nódulo hipercaptante. Foi me receitado Propiltiouracil e em dois meses não apresentava mais nenhum sintoma. Anos depois apresentei novas crises mas os exames deram normais, sofri um pouco sem medicaçao mas as crises passavam . Agora com todos esses sintomas eu pergunto o que fazer porque de acordo com os exames que estão normais eu não posso tomar remédios, mas fico sem entender porque os exames apresentaram normais e depois de alguns meses deram muito alterados. Além do mais os sintomas podem se confundirem com outras doenças e nem sempre os médicos conseguem diagnosticar corretamente. Alguém pode me dar uma luz?

    • Além de tentar repetir os exames, só posso torcer pra que tudo se resolva. Infelizmente, hipertireoidismo tem alta taxa de reincidência, e assim como pode ser assintomático (alterações no exame mas sem sintomas) pode ser sub-clínico (com sintomas mas sem alteração no exame) e todas as combinações dessas possibilidades. Infelizmente é uma doença pra lá de cretina, e mesmo a falta de paciência sendo um sintoma, paciência é tudo que nos resta.

  76. elisangela diz:

    Ola Adriana, ha um ano e meio atras como nao engravidava o medico pediu a dosagem dos hormonios da tireoide meu hormonio TSH apresentou valores baixissimos menor que 0,005 uUI/ml, com T3 e T4 normais, fui a endocrino e ela me receitou 5 mg de tapazol, depois de dois meses repeti o exame e TSH continou menor que 0,005 uUI/ml e os demais normais. Ela aumentou a dose para 10 mg de tapazol, apos tres meses refizemos o exames e o valor do TSH se ficou menor que 0,02 uUI/ml, T3 . Passei a tomar 15 mg de tapazol e apos tres meses o T3 livre 4,9 pg/ml e T4 livre 2,13 ng/ml refiz os exames e o TSH voltou a ficar menor que 0,005 uUI/m com T4 livre 1,36. Estou cada dia mais nervosa e ansiosa, pois se nao conseguir aumentar o nivel de tsh nao conseguirei engravidar. Questionei a medica se nao deveriamos mudar o medicamento e ela nao quis mudar apenas mudou a dose para 20 mg, mas se com 15 a tireoide passou de responder o que adiantara tomar mais dose deste remedio. Sera que isto e normal? existe outro medicamento que possa ser utilizados nestes casos? Obrigada pela ajuda.

    • Na verdade, o outro medicamento possivel, fora iodo radioativo (e precisaria esperar pelo menos um ano antes de engravidar) e cirurgia de remoção (que também precisa do iodo radioativo, então, também coloca um prazo antes de uma gravidez) é um que juro, me foje o nome agora, mas tem uma toxidade hepática maior que a do tapazol e normalmente só é usado em caso de hipertireoidismo e gravidez (porque apesar da toxidade hepática, ele tem menos poder de passar pela barreira placentária), então, infelizmente, o curso de tratamento está, ao menos tecnicamente, correto.
      Queria ter uma boa notícia pra te dar, mas nem todo mundo reage da mesma forma ao tapazol. Em alguns casos acontece isso mesmo (no meu caso por exemplo, o T4 baixou vertiginosamente, mas o TSH não saiu do lugar), em outros o tempo de ação é mais lento e em outros casos, não faz efeito e é preciso passar para outras abordagens de tratamento (iodo e cirurgia).
      Sei que tentar manter a calma é quase que fisicamente impossivel (até porque a falta de calma é um sintoma) e que há muito em jogo pra você, mas tente ter paciência, e converse com sua médica pedindo franqueza e clareza, pois quanto mais informada você estiver, melhor poderá decidir sobre o que fazer e como lidar com a situação.
      Boa sorte.

      • O nome do remédio é propilracil ou propiltiouracil…
        Eu uso esse medicamento à uns anos. O problema é que paro no meio do tratamento, prq ele não é um remédio fácil de se encontrar…E qnd encontro é apenas uma caixa por farmácia.
        Estou na fila esperando iodo radioativo, ja que o tapazol não fez efeito nenhum pra mim e o propilracil só fez no começo, agora estou com bócio enorme e esperando já a dois meses me chamarem pra fazer o iodo, como não tenho convênio e dependo do SUS estou aguardando. mas não estou nada bem, iclusive meus olhos estão muito saltados e eu estou depressiva…
        Moro em SP e se alguém souber me falar sobre o iodo e sobre esse procedimento feito pelo sistema único de saúde agradeço.
        Bjus meninas e saúde a todos

  77. Greicy diz:

    O nome é remédio é propiltiouracil, Adriana.

  78. Greicy diz:

    Eu fui checar no google antes de postar. Nominho esquisito, mesmo.

    • É…eu que queria tmb ter que checar pelo google…
      Mas infelizmente esse é um nome que ja me acompanha a anos e mesmo que eu queira não consigo esquecer nenhum dos dois nomes que se dão a esse medicamento.
      Aff…saúde pra vcs ….♥

  79. gisa diz:

    Olá tenho hipertiroidismo, estou tomando tapazol 5 mg duas vezes ao dia e atenolol 25mg pela manhã,há quase 2 meses , quando tomo o remédio ou mesmo qdo faço uma refeição é como se já fizesse a digestão, meu intestino solta,só tenho peerdido peso.Por favor alguém passou por isso?

  80. Gisela diz:

    Gisa,
    Um dos sintomas do hipertireoidismo é o aumento do número de evacuações. A quantidade de fezes também aumenta. O Tapazol é tratamento. O que precisa ser avaliado pelo seu médico é se a dosagem está correta para o seu caso. Eu comecei tomando 20 mg de Tapazol e, quando a taxa melhorou, o médico reduziu para 10 mg. Talvez esteja na hora de falar com ele. O emagrecimento também é um sintoma da doença, junto com a ansiedade – particularmente por comida. Mas há muita gente que engorda com o hipertireodismo. O importante é tomar a medicação corretamente e fazer seus exames regularmente. Boa sorte!

  81. Fernanda Maria diz:

    Ooooi Leio teu blog sempre! Tenho 25 anos e sou acometida por Graves a 2 anos! Me admiro a quantidade de pessoas que sofrem com essa doenças chata. Fiz o tratamento com o tapazol estava tomando 5 comprimidos de 10mg ao dia e me deu uma P…. alergia ( dermatite) foi punk. Agora estou na Dieta para fazer a iodoterapia, minha dose será 15 mci. Não tive exoftalmia. Mas meu mixedema nas pernas de bem importante. Gostaria de saber como será a vida após a iodoterapia? Tem risco de meu olho saltar ainda? Medo…

    • Fernanda,
      não fiz o Iodo (ainda, sei lá…) mas o que posso te responder, pelo tantão que já li a respeito, é que , não vou te dizer que não haja a menor chance, porque “infelizmente” essa parte do Graves é razoavelmente dissociada da tireoide (isso e o mixedema), então há casos sim, que mesmo a tireoide sendo tirada da equação, os outros sintomas possam aparecer. Mas não acredito que a chance seja maior, significativamente maior, pelo menos, de acontecer tratando com Tapazol… ou seja, não deve ser algo com o qual você deva se preocupar.

    • Nossaaa menina…sorte sua. Fico muito feliz por seus olhos estarem aí no lugar…os meus dois estão saltados.
      Estou aguardando a iodo tmb…Onde vc fará?
      É convênio ou SUS…
      Muita saúde pra vc…td de melhor…Um grd bju

  82. carol diz:

    Gente, amém , encontrei pessoas que o mesmo problema que o meu. Tava achando que essa doença era tao rara que só eu tinha- rs. Tenho 28 anos e fiz radioiodoterapia. Hj tenho hipo. Tomo puran t4 de 150 mg. Mas o que me preocupa no momento são as dores nas juntas, e o inchaço na perna. No frio quase morro de dores nas articulações. Alguem está assim???

  83. Cristiane Marcia Reis Carneiro diz:

    meu nome é Cristiane carneiro
    gostaria de saber se olho depois da pesquisa do corpo inteiro,volta anormal?e quanto tempo leva?

  84. Carla diz:

    Eu tô tomando atenalol de 25mg duas vezes ao dia e Sintocalmy. Mas acabou e aqui nas farmacias só tem atenalol 50mg, ai eu queria saber se tem algum problema eu tomar só a metade do remedio como se fosse 25mg ou tomar só um como se fosse os dois que eu tomo ao dia de 25mg..
    Me ajude ai..

  85. Greicy diz:

    Que eu saiba, não há problema, Carla. Isso aconteceu comigo aqui em Curitiba. Tomo propranolol de 40 mg mas só achei na farmácia o de 80. Daí o jeito foi repartir o comprimido….

  86. Tatiana diz:

    meninas!! me tirem uma duvida.
    Descobri que tenho Graves ha um mês, estou fazendo tratamento com tapazol 30mg por dia a 3 semanas, uns 3 dias tenho sentido uma dor de garganta insuportavel, fui e emergencia o medico de plantão, suspendeu o tapazol, meu medico só vota na quarta, pq é feriado amanha aqui, de ontem pra hjm minhas mão incharam muito, os dedos, ta vermelha e quente, alguem ja teve isso??

  87. Tatiana diz:

    fiz hemograma completo, o resultado deu dentro do normal, porem nos limites, a medica de plantão, continuou o tapazol suspenso, pra ajudar minha boca ta cheia de aftas gigantes, estou com uma irritação na pele, pelo corpo todo, coça e faz uns vergões vermelhos…to muito desanimada, eu estava me sentindo super bem com o tapazol. Meu medico só vota de viagem na quinta ( 21/06 ) tá dificil viu., sem contar a insonia, a irritação, o mudança constante de humor…
    bjinhos meninas

  88. Ligiane Leite diz:

    Tatiana, vc falou com seu médico dia 21? eu finalmente consegui consulta com a clínica geral e ela pediu t3 t4 tsh… vamos ver… mas sinto tremores no corpo inteiro e muuuuito nas mãos, cansaço, tristeza, choro fácil, evacuação 2 x dia, muito xixi, dores nos músculos e na nuca enfim… a médica pediu um TC a sela túrcica pra ver a hipófise. bjux

    • Tatiana diz:

      meu medico sumiu ¬¬ simplesmente se mudou para o Piaui, tive que mudar pra outro profissional, pediu novos exames, resultado, comecei do zero =(

      • Tatiana diz:

        fiz novos exames, depois de 3 meses de tapazol
        T3 Livre: 2,76
        T4 Livre 1,22
        (ta dentro da normalidade) pelo ao menos o tapazol não baixou somente minha imunidade =/
        TSH = Intacto, <0.01mIU/mL, não mudou nada, k droga, não entendi nada oras

  89. beatriz diz:

    oi noa noite…
    a mais ou menos 6 meses descobri que tenho hipertireoidismo, em 3 meses tomando 2 tapzol por dia fiz novos exames o tsh continuava baixissimo e o T4 aumentou, então meu endocrinilogista mandou que tomasse 3 comprimidos por dia durante um mes (ele disse que pra dar um susto algo assim), e depois voltasse para 2 tapazol de 10m, e pediu que retornasse com novos exames depois de tres meses.
    Gente fiz os novos exames agora, to apavorada teve ter algo errado comigo..hehe
    Olhem os resultados:
    HORM TIREOESTIMULANTE…..: 29,36 µUI/ml

    Material: Sangue

    Metodo..: Quimioluminescência VR: 0,34 a 5,60 µUI/mL

    Obs.: CONFIRMADO E LIBERADO.

    TIROXINA LIVRE – FT4……: 0,40 ng/dL

    Material: Sangue

    Método..: Quimioluminescência VN 0,54 a 1,24 ng/dL

    Gente cheguei até ligar pro laboratorio, pra ver se eles colocaram que eu estava usando medicamento por que interfere no resultado.eles me disseram que sim e estava correto.
    POr esse resultado de Hiper eu passei pra Hipo né…vou no medico na quarta feirra dessa semana…
    Alguem ja passou por isso.????

    Aguardo retorno.

    • lucia costa diz:

      OI Beatriz,
      Eu já passei por isso , sim! E, a essa altura, vc já deve ter voltado ao consultório e o médico deve ter lhe explicado. A sua dosagem de tapazol foi alta, por isso, o T4 baixou tanto e o TSH subiu horrores. O meu, chegou a altura de 32 UI/ml. Quase pirei!
      No meu caso , pra equilibrar a endocrinologista fez associação com PuranT4.
      Fiquei 7 meses com hipertireoidismo…. era péssimo, porque as minhas taxas subiam e desciam muito rapidamente, e com elas alteradas os sintomas não me deixavm em paz. Precisava ir ao médico quase toda semana. Um horror!
      Não se descuide, tá?
      Em set de 2010, fiz tireoidectomia total. Estou muito bem!
      Um cheiro e boa sorte!

  90. Gisa diz:

    Estou tomando 30mg de tapazol ao dia, meu tsh esta 1,18 com 2 meses de uso que era tsh 0,15,mais nao consigo ganhar peso e estou com uma dor de garganta horrivel,(haa pra ajudar tenho 3 cistos na tireoide, fiz punção são benignos)…

  91. Mary Ferreira diz:

    Olá!!! Gostaria de algumas informações. Fiquei grávida….minha gravidez ocorreu bem…não tinha problemas com a Hiper…aliás…nunca tive. Logo após o parto…comecei a ter i Intestino solto….tarquicardia….e perdi muito peso. Voltei ao meu peso normal. Fiz há 1 mês uma bateria de exames que constatou alto o meu ts4 e baixíssimo…0.001 o tsh ultra sensível..fui diagnosticada com hipertiroidismo….estou iniciando hj 30 mg de topazol 1 vez ao dia…e 25mg de atenolol 1 vez ao dia. Não precisarei tomar nenhum diurético por conta do atenolol? Farei daqui 15 dias o exame de cintilografia da tiróide com iodo radioativo. Será que estou com esta doença por causa da gravidez? Estou com mt medo….é para o resto da vida? E o diurético….não é necessário? Obrigada desde já….Mary ferreira!

  92. Josseline Capua Rodrigues Sanches diz:

    Olá, Que bom que achei seu Blog, a minha história é parecida com outras tantas que eu li. Meu diagnóstico é de hipertiroidismo auto-imune.Estava sendo medicada com Topazol 10mg 3 comprimidos ao dia pela manhã. Ontem comecei com uma coçeira enorme pelo corpo, sei que é errado mas me mediquei, tomei Alegra D, 1 comprimido pela manhã, e até melhorou. Quando chegou a noite, a coceira aumentou muito, Tomei mais um Alegra D, na madrugada piorou muito, não conseguia dormir, e apareceram muita urticária pelo corpo todo. As 5 da manhã me encaminhei para o Hospital, e a medica de plantão me receitou uma injeção de corticóide e dos anti-alérgicos 1 pela manhã Loratadina 10 mg e a noite. Minhas mãos estão inchadas, por conta do tamanho do edema alérgico, e agora começou a adormecer. Liguei para o meu médico e ele suspendeu o Topazol. Estou me sentindo muito mal, cheia de sintomas, e dá impressão que vou morrer de tanto desorganizado que sinto meu organismo.
    Provavelmente vou passar pela radioterapia de iodo, mas estou super com medo pois tenho alergia a iodo.
    Obrigada pelo desabafo

    • lucia costa diz:

      Oi Jô!,
      Se vc tem alergia ao iodo, certamente, vão te indicar a cirurgia… Não te preocupa! Eu me submeti a tireoidectomia total em 2010, e estou muito bem. De verdade!
      Um cheiro! e, Boa sorte!

  93. MARIANA VICHIER diz:

    OI sou Mariana,descobri que tenho hipertiroidismo a 2 meses, no começo adorei pq perdi 9 kilos, só que começaram aparecer a parte ruim da doença, meu exame deu :T4:415-TSH Inferior 0,008-ANTI_TPO :12,5-ANTI-TIROGLOBULINA <20.vOU COMEÇAR A TOMAR TOPAZOL 10 MG 3 CAPSULAS DE MANHÃ E PROPRANOLOL 40 MG 2 X AO DIA.TO SUPER PREOCUPADA COM AS REA ÇÕES E EPLO QUE E LI , O MEDICO NAO TERIA QUE TER ME PEDIDO UM ULTRASSON?

    • Mariana, é sempre bom um ultrasom com dopler em casos de problemas na tireoide, mas não necessariamente nao ter sido solicitado é um indicativo ruim… Comverse com seu medico e nao fique sem ser medicada de forma alguma!

  94. Janaina diz:

    Olá, Josseline!

    Também fui diagnosticada com hipertireoidismo tem cerca de um mês e meio, o médico me indicou o Tapazol 15 mg em jejum. Tomei por 15 dias quando tive todas as reações descritas por vc. Fiquei mto preocupada e nervosa com o quadro de alergia tão severo que tive, como o médico não pôde me atender suspendi eu mesma a medicação e fui ao dermatologista por conta das reações alérgicas, ele me medicou e em dois dias estava ótima, mas o inchaço ainda persistiu por mais dois dias. Agora estou bem, mas não estou fazendo uso de nehum medicamento, pra ser sincera estou até com medo de voltar ao médico. Irei repetir os exames de sangue pra ver como está o tsh.
    Não sei se tenho alergia ao iodo e tmb tenho receio qto esse tratamento.

    Alguém mais passou por isso? Qual foi o melhor procedimento para o tratamento?

    • Janaina diz:

      Olá Adriana!
      Como pode ver no dia 23 de agosto coloquei aqui todos os problemas que vinha enfretando com a doença de graves. Após um mês que tive os problemas alérgicos e sem o uso de nenhum medicamento, refiz os exames e para meu espanto e acredito que seja um milagre deram todos normais. Acredito agora que posso ter sido diagnosticada erradamente e que meu caso seria subclínico.
      Com o seu conhecimento sobre o assunto, você acredita que meu diagnóstico tenha sido errado?

      • Janaina,

        seria bom fazer um terceiro lote de exames para tirar a prova. Quanto deu seus primeiros exames? E esses? Haviam sintomas? Quais? Os sintomas permanecem?

        sempre é possível um erro de diagnóstico, mas normalmente há algo que justifique, certo? Dificil saber sem dados e detalhes! :)

        • Janaina diz:

          Olá Adriana, obrigada pela sua atenção.

          Na verdade os únicos sintomas que tive foi o calor excessivo e olhos secos sem protusão, pescoço normal. E quanto ao calor agora melhorou bastante e no olho não tive mais nada. Meu tsh era de 0,07 e agora no último exame deu 0,47 e os demais todos dentro dos valores normais.
          É importante como você disse realizar os exames e farei-os novamente, mas acredito que o pior já passou.

          É possível que com a utilização do tapazol, mesmo que por 15 dias apenas, tenha estimulado minha glândula a reagir positivamente?

  95. Mariana diz:

    Unica coisa que estou tendo é boca seca e rachada(queimada)e o solo do pé descascando e super sensivel….será que é um sinto de hispertiroidismo ou é a reação do remedio?

  96. Andre Pereira diz:

    Bom dia Adriana.

    Minha esposa engravidou com 2 á 3 meses de gestação ela mudou drásticamente ficando com depressão, rejeição comigo, sem paciência, muito irritada e outros sintomas que eu entendia ser por causa da gravidez onde a mulher passa por grandes transformações no organismo, apesar de ser difícil ao extremo tanto para ela como para mim.
    Minha filha nasceu e ela vai fazer 1 ano agora em setembro de 2012 e minha esposa não voltou a ser a pessoa que ela era, ela continuou com os mesmos sintomas que descrevi acima e não entendia o porque disso, falava com ela para procurar um tratamento e ela não agia nada não tinha atitude de tentar resolver o problema. Isso foi muito complicado pra mim não conseguia ser feliz nem eu nem ela, muita discução e vida atordoada.
    Graças a Deus sou muito paciente apesar de muitas discuções mas seguro a onda até hoje com ela e rezo todos os dias para que ela se recupere.
    Tem uns dois meses ou mais que ela descobriu que está com hipertireoidismo onde veio a explicação de tudo o que ela vem apresentando comigo e à família. Descobri o seu blog e achei perfeito para o que estou passando e peço a você com sua grande experiência no assunto dicas para eu lhe dar melhor com ela e me confortar também porque é muito difícil conviver com a pessoa que está com o hipertireoidismo.
    Obrigado

  97. Josseline diz:

    Olá Janaina e Adriana, depois da alergia eu fiquei sem medicaçao, houve a indicaçao de uma radioiodoterapia, e começei o preparo para os exames. Nesse periodo, meu endocrinologista, me encaminha para um oftalmo, para avaliar a exolftamia (olhos saltados), o oftalmo, disse que neste caso, a radio seria contra-indicada. Agora, restou a cirurgia. Estive no Hospital do cancer para marcar a cirurgia com um médico cabeça e pescoço e eles atráves do ultrassom descobriram um nódulo do lado esquerdo. Mas vamos lá né..sem desanimar.

  98. gisa diz:

    Olá pessoal, estou aflita,há um mês fiz novos exames e meu tsh está 76,28 sendo que há 3 meses atrás estava 1,18 e meu t4 esta 0,45 e estava normal,estou tomando 20mg tapazol por dia, sem contar que estou passando mal direto vou ao pronto socorro e só me passam dramim para tontura nada mais,e fiz um hemograma minhas plaquetas estão 126,000( baixas), e defesa do organismo está baixa, estou sem tratamento pois estou sem convênio, nao tenho como pagar particular, no SUS não tem vagas e simplesmente não sei o que faço, qdo fui ao PS os medicos brigam comigo e me assustam pq dizem que e mt serio ficar sem tratamento e isso e grave,ai fico mais desesperada e não posso mexer no remedio…me deem uma luz pleaseeee!

  99. lucia costa diz:

    Gisa,

    Quando vc foi ao médico , depois do resultados destes exames quando seu TSH deu 76,28, ele, o médico, não baixou a dosagem do tapazol? Ou vc ainda não foi atendida porque não há vaga… ou outro absurdo qualquer que impede o atendimento?

    Olha, quando se tem hipertireoidismo e se toma um remédio para controlar a produção de hormônios da tireóide, o acompanhamento médico é INDISPENSÁVEL, porque as taxas ficam alteradas para mais ou para menos… dependendo da DOSAGEM de medicamento que vc ingere. Então os sintomas são terríveis. Controlando a s taxas, dá tudo certo…
    E, isso, só o médico pode fazer. MAS, VC TEM QUE SER ATENDIDA!

    Já que não lhe atendem, por que vc, ou alguém da sua família não vai, imediatamente á PROMOTORIA da sua cidade, denunciar? Você tem esse direito! Hipertireoidismo é doença, séria! Não perca mais tempo, querida!

    cheiro!

    • gisa diz:

      Lucia, desde junho não consigo vagas no SUS (endocrino), tenho ido ao pronto socorro pois me sinto mt mal e os medicos falam isso que eu tenho que ser atendida de qualquer jeito, não sei mais o que faço!

      • lucia costa diz:

        Gisa, tente mais uma vez no SUS e se não o conseguir, diga que vai ao Minstério Público . E, vá mesmo, se não tiver outro jeito! Quem sabe eles lhe arranjam uma vaga relâmpago…A atitude das pessoas quase sempre muda, quando se fala em Justiça.
        Algum médico precisa cuidar de vc ! Vc NÃO pode esperar!! Boa sorte!
        cheiro!

        • Gisa diz:

          Lucia mais uma vez aqui,dúvidas rrsrs.
          Sinto muuuuita tontura, chegar a desmaiar,falta de ar, fiz o TGO esta normal só que alem de nao sentir fome, qdo como alguma coisa a sensação é que estou com fígado inchado sei lá que é isso, e mt tristeza,choro do nada, as vezes estou na rua, ônibus e começo chorar do nada…nossa é horrível!

          • lucia costa diz:

            Ah, minha amiga , sei perfeitamente como vc se sente. Eu só não tinha tonturas e nunca desmaiei, graças à Deus! Mas, olha, eu chorava horrores! Morria de vergonha de sair na rua pq, de repente, lá estava eu, chorando feito uma desvalida. Muitas vezes eu já acordava chorando. Tudo isso Gisa, é o descontrole da tireóide.

            Adriana , a dona do blog, é que diz: não é vc que está fazendo isso, é a sua tireóide! rsrsr

            O tapazol pode afetar o fígado, sim… Essa tb foi uma das razões que fizeram com que a endócrino indicasse a minha cirurgia. Minhas taxas se elevaram muito. À princípio não, mas depois, tanto a TGO quanto a TGP e a GAMA GT. É um médicamento tóxico e alguns organismos se ressentem com asua utilização.

            Agora, vc precisa ir a um médico decente, amiga! Esses sintomas estão ficando sérios e, isto quer dizer que vc deve estar num grau de descontrole bastante elevado. Quando digo elevado é levando em consideração a sua individualidade, pq cada pessoa é diferente e tem que ser tratada como tal.

            Eu tb me sentia muito mal, com falta de ar. .. e quando ia a uma emergência cardiológica, (tenho pressão alta), todas as vezes que isso acontecia, os médicos depois de me examinarem, diziam : vá ao endocrino pq sua pressão NÃO está alta. É descontrole da tireóide. Eu ia … a endocrino solicitava os exames e não dava outra: tireoide enloquecida
            , mesmo. Arrumava as dosagens do tapazol e dava tudo certo por alguns poucos dias, é claro! Depois, lá estava , eu de novo! Uma loucura!

            Portanto, Gisa, vá ao médico o mais rápido possível. Tireóide descontrolada pode trazer sérios prejuizos à saude de qualquer pessoa.
            Um cheiro!

            • Gisa diz:

              Mt obrigada Lucia, é mt bom conversar com pessoas que já tiveram ou tem Hiper, pq por mais que vc converse com o médico, ele não sente o que vc está sentindo…
              E é que tomo os remédios direitinho,pq quero ficar boa dessa “doença” que não é fácil mesmo.
              Indico as pessoas que têm não deixarem de tomar o remédio, seguir a risca o que o médico orientar, pq no final vai dar td certo…

              Bjssss

              • Gisa diz:

                Lúcia, tem uns tres dias que estou vendo meu pescoço, suuper, hiper inchado, eu que sou magra, meu pescoço sempre foi fino rs, e agora está bem inchado…é normal? alias normal não é né, mais estou mais aflita ainda…Bjs

                • lucia costa diz:

                  Oi Gisa,

                  Olha, a glândula fica assim mesmo, entumecida, dependendo do tipo de doença que acomete a tireóide. Eu, apesar de ter tido tb Graves, não tive muitos dos sintomas característicos, como, por exemplo, bócio, olhos inflamados, etc.

                  O motivo deve ter sido pelo fato, de eu estar sempre fazendo exames por conta dos nódulos, então assim que a tireóide deu sinais de hiperatividade, comecei a ser medicada.

                  E aí está mais uma razão pra vc ser consultada por um especialista, né? Já conseguiu marcar a consulta?
                  Tem que ser pra ontem, viu menina!…rsrsr

                  Boa noite, querida e BOA SORTE!

            • gisa diz:

              Estou esperando pelo sus a consulta com endócrino,e mais uma vez eu indo ao PS…

              • lucia costa diz:

                Oi Gisa,

                Não tem jeito mesmo de vc ir ao um endócrino particular…só dessa vez?
                Se vc continua tomando o tapazol , com aquela taxa de tsh nas alturas, desde setembro , quando vc precisaria voltar ao médico, o seu metabolismo deve estar lentíssimo. E, aí, as complicações todas que vc está sentindo .

                O remédio, é a dosagem do tapazol se revista….Se a sua tireoide está produzindo pouco hormônio, como continuar o bloqueio, nos mesmos níveis?

                cheiro!

                • gisa diz:

                  Luciaa, desculpe demora em responder.,então segunda-feira vou estar indo ao endócrino gracias, espero ter uma noticia boa que me faça sorrir.
                  Estarei aqui qdo retornar da consulta contando as novis…

                  cheiro!

                • Gisa diz:

                  Oiiiiii Luciaa, qto tempo rs. Então finalmente essa semana conseguiii passar no endocrino, Como estava com o TSH muuuuito alto, ja estava com Hipo so que continuei tomando os remedios pois so havia pegado o resultado dos exames e nao tinha retornado com o especialista, fiquei com um bócio enoooormee,agora ela suspendeu toos os meus remedios,vou fazer o Trab e ficar 45 dias sem tomar Tapazol,ai faço os exames e vmos ver o que vai dar,mais graças a Deus não estou sentindo nada agora.depois de muitas noites sem dormir,passando mt mal,esses dias que estou sem tomar remedio esta t tranquilo. Logo mais volto por aqui!!!
                  ahhh e aprendi mt coisa tbm sobre essa doença terrivel,aqui no blog são esclarecidas todas as duvidas mesmo.Fico mt grata… Bjs

  100. Aline diz:

    Olá, meu nome é Aline, tenho 17 anos….tenho a doença de Graves e estou iniciando o tratamento agora com Tapazol 10mg, 1 comprimido pela manhã.
    Costumo tomar o remédio, durante a semana as 6h30 e aos finais de semana as 8h30/9h, no entanto, hoje acabei perdendo a hora e fui tomar o remédio somente 11h30, esperei um tempo, tomei café da manhã e passei MUITO mal o resto do dia, meu coração ficou muito acelerado, fiquei com ânsia e enjôo o dia inteiro, irritabilidade, tontura etc., como se os sintomas normais da doença tivessem aumentado.
    Gostaria de saber: essa alteração do horário, para tomar o medicamento, foi o que acarretou nesses sintomas ou no “não efeito” do remédio?

  101. lucia costa diz:

    Oi Aline,

    Eu tomei tapazol durante 7 meses.. período em que estive com hipertireoidismo.
    Não tinha uma hora certinha para o ingerir… era sempre pela manhã, mas isso não quer dizer nada porque cada organismo reage de forma diversa diante da mesma situação, né?

    Tive muito problema quanto à DOSAGEM do tapazol porque a minha sensibilidade era muiiiiiito grande. Aí, a dosagem foi alterada, pela endocrinologista, várias vezes.

    Como vc está com todos esses sintomas, talvez a sua dosagem esteja insuficiente. Vá ao médico rapidinho, tá?! Rapidinho, mesmo!
    cheiro!

    • Aline diz:

      Olá Lúcia, muito obrigada, já estava pensando que foi por irresponsabilidade minha :/
      Meu retorno com o endócrino está para o dia 22 de outubro, vou levar novos exames de sangue para ele regular a dosagem!

      Beijos

  102. lucia costa diz:

    Olha, Aline, caso não dê pra esperar até o dia 22.10, isto é , se vc continuar se sentindo mal , vá antes. Não espere tanto tempo, até pq hoje, ainda, é dia 6. É muito tempo pra se sofrer ,né mesmo? Eu, quando sentia que não estava bem, corria pra endócrino, e, não dava outra, as taxas estavam malucas , mesmo… ela modificava a dosagem e, por alguns dias, eu ficava bem.
    cheiro

  103. Ana paula diz:

    Oi Adriana eu mim chamo Ana paula é eu gostaria de fazer, parte do seu blog. eu tenho hipertireodismo e ñ mim sinto, bem. se deus quiser eu vou, ficar melhor. gostaria de fazer unas perguntas, mas não agora. um beijo adorei tirar umas duvidas que DEUS nus abencoe.

  104. lucia costa diz:

    Oi Ana,

    Eu sou Lucia. Também já tive hipertireoidismo e sei o que sente. Vc tem ido ao médico? Toma os remédios direitinho? Nunca deixe de ir ao médico, tá? Quem tem hipertireoidismo tem que ter muito cuidado, porque é uma doença que precisa ser acompanhada de perto pra que a pessoa não sofra tanto.
    E, claro que vc vai ficar melhor! Continue lendo o blog da Adriana. Aqui, além de ter informações muito importantes, a gente não se sente só, como é muito comum quando se tem essa doença.
    Um grande abraço! Boa Sorte!

  105. Ana paula diz:

    Oi Adriana eu mim chamo Ana paula é eu tenho hipertireoidismo. descobrir esse ano no começo de março. então a( medica endocrinologista) passou TAPAZOL de 10mg, e mandou eu tomar 3 compr: pela manhã e 1 compr: de proponalol pela manhã, e 1 compr: a noite.tomei, durante um mês: e não mim sentir bem. o que ocorreu? sentir uma dor forte no peito, não conseguia dormir direito: falta de ar : então por conta propria, eu parei de tomar, os remedios. consequecia? eu fiquei pior durante duas semanas, eu fiquei com uma dor muito forte no peito. nada fazia passar; aquela dor horrivel. então eu pensei! eu vou morrer. Minha irmã resouvel, mim levar no medico espirita: chegando no consultorio ele mim examinou, e disse! vc não tem nada só e estresse; que vc passa de mais. falei do meu problema, ele mandou continuar com o remedio. cheguei em casa fui e tomei, o proponalol. resultado aliviou ador no peito.então voltei a tomar, os remedios. ador foi embora. mais com um tempo, voutou a dor no peito e a falta de ar: entao parei de tomar o proponalol e o tapazol. Como eu tinha consulta marcada com o endroc: falei tudinho a doutora ela mim disse. suspenda o proponalol, e tome só o tapazol. (curioso) durante o tempo que, eu estava tomando o proponalol, a tremedeira e a palpitação no coração tinha parado.fiquei um bom tempo sem ter isso. Então eu comecei tomar só o tapazol não sentia dor no peito não sentia nada. entao eu relachei. começavar a toma de segunda e ia até sexta. finais de semana eu começava beber. e assim ia. com um tempo parei. comecei a tomar outro remedio. para uma bacteria no estomago (h pilory) fiquei durante um mês, com o tratamento. resultado eu não estou mim sentindo, bem. vou comerçar amanhã a tomar o tapazol. pergunta: eu posso durante o tratamento beber? não direto. assim uma vez no mês, estravagar? eu espero a sua resposta. BEIJOS ADOREI O SEU BLOG!

  106. leeley2008 diz:

    Oi Lucia
    Sabe ainda ando as voltas com essa ex-tireóide. Bom virei hipo muito rápido sem saber, engordei uns 7 kilos, no retorno estava com TSH de 65.94 e T4 0.2, Cansada, deprimida, com os olhos inchados e inflamados ai o médico me passou para iniciar 50 mg de levoid por 10 dias e passar para 75 mg até a consulta que será no dia 24 de outubro. Fiz novos exames e o meu TSH esta 8,71 e um T4 1,37 (normal) mas continuo cansada, não tenho vontade para nada, olhos inchados, ainda estou hipo espero que ele aumente a dose. Será que vou emagrecer Lucia, vou voltar ao normal?
    Um cheiro

  107. lucia costa diz:

    Oi leeley,

    Será que vc não esperou muito tempo pra voltar ao médico? Quanto tempo vc conseguiu aguentar um T4 de 0.2? O meu, quando estava em tratamento com o tapazol, chegou e 0.9 . Comecei a sentir-me cansada … aí corri pra endo.

    Bom, tenho observado que quando um paciente é submetido ao iodo , é um pouco mais complicado chegar à dosagem certa da levotiroxina. Isso, pq, na verdade , ninguém sabe quanto restou da tireóide. Digo isso, pq, depois que fiz a tireoidectomia total , nem cheguei a ter sintomas de hipo. Imediatamente, a levotiroxima foi prescrita numa dosagem pequena… 25 mcg por uma semana… depois, outra semana de 50 … .+ 15 dias de 75 mcg…aí fiz exames. Como ainda estava abaixo do meu normal o T4, foi-me prescrito por 30 dias : 100.mcg. Aí, ficou um pouquinho acima e desci pro de 88 mcg. Hoje, tomo perto de 88mcg, e também o T3 prescrito por uma ortomolecular. Em relação ao peso, não notei diferença nenhuma, sabe. Mas, olha, quando se tem hipo , sem tratamento adequado, claro, o metabolismo fica muito lendo e a queima das gorduras fica prejudicada.

    Quando o médico encontrar a sua dosagem certa de levotiroxina, claro que vc vai perder esses quilinhos a mais. Só acho que vc , assim que sentir qualquer sintoma diferente, deve voltar ao consultório imediatamente e não esperar pela consulta que foi marcada pra tal data , etc., pq não deixa de ser uma urgência , né mesmo? Afinal, Se vc toma um medicamento que altera o seu metabolismo completamente, o seu médico tem sempre que estar a par do que lhe acontece pra reverter o quadro e vc não sofrer tanto sem necessidade!

    Um cheirinho e Boa Sorte!

  108. Querida Lucia
    Eu acho que fiquei bem mal, mais não tinha outro jeito, meu marido teve uma crise convulsiva (teve um tumor no cérebro há 3 anos), caiu e acabou tendo um traumatismo craniano, ficou muito mal e ainda está e eu me arrastando mas sem levar em conta meu problema.
    O médico tinha marcado a consulta para meados de julho e eu não pude ir.Mas eu tenho quase certeza que entrei em hipo 2 meses após a iodoterapia (01 de fevereiro), exatamente em abril qdo o fato aconteceu.
    Estou com 75 mcg e amanhã volto ao médico e espero que ele aumente e volte ao normal.
    Incrível que experimentei o extremo dos dois lados e ainda administrando problemas piores.
    Vida que se segue, 0 de diversão e 100% de problemas, uma conta que não fecha!!!!!!!
    Obrigada pelo carinho.
    Um beijo e um cheiro!

  109. lucia costa diz:

    Oi Denise,

    Que bom q vc volta pro médico amanhã. Eu não sei como é a relação com ele, mas que tal se ele lhe desse logo uma requisição pra que vc , assim q perceber algo errado, faça, imediatamente, as dosagens dos hormônios, no laboratório?

    Nós , que já passamos pelos dois extremos, sabemos identificar, com precisão, o que é ” sentir-se bem”‘ , né mesmo? rsrsr

    Lamento pelo seu marido, amiga, e veja este episódio, como mais um motivo pra vc se cuidar, pois , com os hormônios no lugar a ajuda poderá ser bem melhor pros dois. Portanto, cuide-se! Fique bem! Quem define a hora de voltar pro médico é vc e não ele, por mais que ele, o médico, ache o contrário….

    Desejo-te boa sorte!
    cheirinho!

  110. Maria Tereza Radetic da Fonseca diz:

    Adriana, eu sou Tereza, tenho doença de Graves e descobri em agosto agora. De tudo o que eu pesquisei na internet, o seu blog é o mais esclarecedor, foi muito legal ver os depoimentos, a força que vc dá às pessoas que passam tb por isto, enfim, é completo.
    É o único que explica de fato como a doença cursa, como as pessoas se sentem, que na verdade eu me incluo nisso tb.
    Um grande beijo,
    Tereza

  111. SimoneFaustino diz:

    Oi Dri,Fui ao medico cirurgião ontem e ele quer retir minha tiroide, achei muto cedo pois descobri que estou com hipertiroidismo desde do final de agosto,fiz um segundo exame de sangue e estou tomando 30mg de tapazol por dia e 80mg de propanolol 40mg de manhã e 40mg a noite.Falei com ele e ele me deu a opção de fazermos o radioiodo 13, pois parece que há uma pequena possibilidade.Gostaria de mais detalhes sobre isso tudo,pois ainda não consegui entender bem td o que esta acontecedo.Tive um bebê em agosto de 2010 e comecei a emagrecer emagreci 25k mas achei que era o processo de amamentação e cuidados com o bebe.Depois comecei a ter tremedeiras em excesso e finalmente taquicardia e sudorese onde fui ao hospital e eles me diagnosticaram com doença de Graves.Será que não da pra ficar com a minha tireóide tomando remédios para controlala, será que tenho mesmo que retir-la, será que a o radio iodo pode me ajudar?Se vc puder me dar algum esclarecimento ficarei muito grata. Um abraço.
    Simone

  112. Lucia
    Exatamente o que farei, pq sei identificar os sintomas e analisar os exames, afinal amiga ja somos PHD , Então, voltei e ele aumentou para 88mcg e por incrível que parece 13 mcg para mais fizeram uma diferença enorme. Hoje estou normal, mas tenho muito medo de me descompensar emocionalmente e dar o start e ter outros desdobramentos. Hoje me sinto mais magra e espero que tudo volte ao normal pq para mim já deu!!!!!!!!!!!
    Cheiros e beijos
    Denise
    PS: Obrigada amiga por tudo!!!!!!!!!!

  113. lucia costa diz:

    oiiiiiiiiiiii!

    Ah, que bom, que já esta se sentindo melhor, Denise! Mas… é assim mesmo, viu!
    É muito mais fácil cuidar do hipo… com poucos microgramas ( a mais ou a menos) da levotiroxina e a gente já se sente melhor… e em poquíssimo tempo, né?

    É por isso que assim que sentirmos algo diferente, devemos correr pro médico, pois não dá pra esperar um Mês…ou coisa parecida, como eles nos dizem quando saimos do consultório.. rsrsr
    Um cheiro, querida e Tudo de bom!
    lucia

  114. Alexandre Meireles diz:

    Boa noite a todos.
    Tenho lido os comentários aos poucos, que tem me ajuda bastante a entender e controlar os meus processos.
    Fui diagnosticado em meados de setembro/2012 com hipertireoidismo e estou na fase inicial medicamentosa, utilizando 10mg do Tapazol , uma vez ao dia e pela manhã, meus sintomas melhoraram sobremaneira, as dores diminuíram bastante, o mal estar foi controlado, não tenho mais tremedeiras. Venho trabalhando psiquicamente as questões de ansiedade e alteração de humor, através da auto-terapia de controle das energias dos chakras. Acredito que o meu lado espiritualista tem me ajudo bastante.
    Estou com uma ultrasonografia doppler marcada para o dia 6 deste mês, tenho que refazer alguns exames de sangue por volta do dia 16 e retorno à endocrinologista no dia 20.
    Acredito que o principal é não ter medo do desafio e não encarar a doença como um inimigo, é apenas um aviso da vida que algo precisa entrar novamente nos eixos.
    Desejo sucesso a todos e estarei daqui vibrando por todos nós.
    Adriana, parabéns por sua coragem e inciativa.
    Um abraço fraterno a todos.
    Alexandre

  115. jakeline diz:

    Olá? Há uns seis meses começou surgir uns inchaços em meus pé e pernas que não passavam mais,logo depois começaram inchar meus dedos e minhas mão! Fui ao psf e ao verificarem minha pressão ela sempre estava alta,16/10 16/12 então me deram quadro de hipertensão arterial,então,passaram hidroclorotiazida de 25mg para eu tomar um por dia,a partir daí minha pressão normalizou e eu comecei a desinchar,só que meus batimentos cardíacos eram aceleradíssimos mesmo minha pressão normalizada,aí eu comecei também a notar meu pescoço inchado,foi quando eu fui ao endócrino por conta própria e ele me passou os exames e acusou hipertireoidismo,então ele me receitou tres tapazol de 10mg pela manhã e um atenolol de 50mg a noite,comecei a sentir melhoras,só que de vez em quando eu esqueço de tomar e ultimamente eu sai alguns finais de semana e bebi cerveja,a partir daí as palpitaçoes voltaram,sempre quando eu me deito pra dormir meu coração acelera,mesmo eu tendo tomado o atenolol de 50 aí eu fico com medo e tomo outra metade,é quando dá mais uma aliviada,mas estou tendo muita falta de ar…agora no dia 28 de novembro completará tres meses de tratamento e é quando repetirei os exames,só que o endócrino não me falou se era doença de graves,afinal,não falou nada sobre minha doença,apenas receitou o tapazol.Minha pressão desde aquele tempo não subiu mais,só que eu continuo tomando o hidro de manhã,pois se eu ficar sem tomar meus pés incham novamente! Minha dúvida é a seguinte: Eu serei hipertensa para sempre ou a hipertensão foi só por conta da tireóide?Meus olhos ficam vermelhos e levemente inchados e meus pés inchados também,sem falar no bócio,esses tem cura com o tratamento com tapazol? O que acontece quando eu deixo de tomar o remédio ou tomo em horários errados? Me ajuda amiga,tenho muitas duvidas e não tenho com quem conversar! Muito obrigada viu…fica com Deus!

  116. lucia costa diz:

    Oi Jakeline,

    Com todos esses sintomas, eu NÃO esperaria pra voltar ao médico só no final do mês.
    Por que vc não tenta uma consulta antes? Quando o médico nos diz pra voltarmos em tal data , é pq ele supõe que os medicamentos receitados, far-nos-ão bem…. só que, pela sua descrição, parece não ser o caso.
    Olha, volta lá o mais rápido possível, tá? …..Ele, certamente, vai alterar alguma coisa pra que vc se sinta melhor .

    E, tente fazer o tratamento direitinho, certo? Isto quer dizer: Não esqueça de tomar os medicamentos da forma prescrita… não altere as dosagens… Só o médico pode fazer isso, tá?
    cheiro! BOA SORTE!

  117. Boa noite a todos.
    Fiz ontem o meu exame de ultrassonografia doppler e graças a Deus não foi localizado nenhum nódulo em meu pescoço e nenhuma irregularidade também em minha tireoide, o médico informou que ela estava trabalhando normalmente e sem alterações, possivelmente o tapazol tem feito a parte dele e o corpo vem reagindo bem ao tratamento.
    As dores musculares diminuíram sobremaneira, não sinto mais tremores, o mal estar que tinha em alguns períodos do dia estão diminuindo bastante, e hoje em particular passei um dia normalíssimo, com a Graça do alto que tem me ajudado bastante.
    Tenho exames de sangue remarcados para o dia 16/11 e volto a médica em 20/11.
    Tenho feito diariamente exercícios físicos e a noite faço meditação e auto-terapia alternativa de mentalização para fortalecimento dos meus plexos nervosos (chakras), tenho trabalhado bastante pelo menos dois deles, o laríngeo para o reequlibrio da tireoide e o Plexo Solar (região do estômago), que está de certa forma ligado ao equilíbrio do laríngeo.Tenho me sentido bem melhor desde que a médica diagnosticou a doença.
    Tenho estado bastante otimista com o tratamento e não tenho pressa, estou aprendendo a não lutar contra a doença que “não é minha”, estou aprendendo o que este processo quer me ensinar.
    Que Jesus nos abençoe.
    Tenham todos uma excelente noite.
    Abraços,
    Alexandre

  118. lucia costa diz:

    Oi Alexandre,

    Que bom que vc está conseguindo passar por essa doença com tranquilidade. Claro que cada pessoa tem uma forma diferente de sentir. Umas se descontrolam mais, outras, menos.
    O fato de você fazer meditação deve ajudar ajuda muiiiiiiiito.. .

    Desejo que o tratamento com o tapazol seja suficiente para que você se recupere o mais rápido possível.
    BOA SORTE!
    Um grande abraço!

  119. lucia costa diz:

    Gisa,

    Estou feliz em saber que conseguiu a consulta .
    Desejo-lhe tudo de bom, minha querida.
    cheiro!

  120. sandra diz:

    olá,eu também tive hiper ,que depois passou para hipor e que agora esta controlado.Tomo puran t4 25mg.Mas o que me deixou mais chateda é que a palpebra do meu olho caiu 2mm,a endocrina disse que volta , mas já estou com 8 meses de tratamento e nada…já fui em em 2 oftamos que não quizeram fazer cirurgia …dizem que é pouco para indicar um cirurgia,já fui em esteticista para fazer eletroestimulção e radiofrenquencia ,para ver se melhora ,mas não me garatiram…disse que para este fim não sabem se resolve além de ficar caro o tratamento . Estou pensando em ir ao cirurgião plastico ,quem sabe ele faz uma reparação.Sera que isto volta ao normal sem cirurgia?Alguém já viu esse tipo de queda da palpebra e voltou?Por favor se alguem souber algo ou alguma providencia que seja boa me fale….quando ao meu peso nada mudou até melhorou estou no peso que sempre quiz ,antes eu inchva muiiito,depois do tratamento mantive meu peso 53 kg.
    No mais aguardo retorno de alguém…

  121. Lienne diz:

    Olá! Gostaria de informação com o tratamento p/ ajudar minha mãe. Já está com 2 meses q ela toma o tapazol, mas só o que melhorou foi a taquicardia e tremor, ela continua indo várias vezes ao banheiro (intestino solto) chega a evacuar até 6x ao dia e teve febre também e sente muita dor no pescoço. Esta tomando 30 mg toda noite. Gostaria de ajuda. Obrigada

  122. lucia costa diz:

    Oi Lienne,

    Não seria bom voltar ao médico? Ele, além de solicitar os exames de sangue, provavelmente solicitará uma ultrassonografia pra ajudá-lo a descobrir o motivo dessa dor.
    Quando se toma tapazol, é necessário que o médico acompanhe bem de perto o tratamento, pois as dosagens poderão ser alteradas a qualquer momento, de acordo com o resultados dos exames. E só quem pode alterá-las é ele.

    No meu caso o tapazol atuava muito rapidamente, de maneira que eu quase toda semana estava sendo atendida, porque os sintomas eram horríveis. E era um tal de elevar ou diminuir a dose, que vc nem imagina!

    Leve-a logo, Lianne! Mesmo que ainda não seja o tempo da volta determinada pelo médico.
    Ela, deve estar sofrendo muito.
    Boa sorte!
    cheiro!

  123. maria madalena diz:

    olá eu sou maria madalena estou fazendo um tratamento de hipertiroidismo há 5 meses com tapazol e estou sentindo uma frauesa muito grande na memória,muito sono e muita preguissa as vezes não tenho coragem para nada isto é normal ou não?

  124. lucia costa diz:

    Oi Maria Madalena,

    Você, durante esse período, voltou ao médico?. Se não, VOLTE o quanto antes, porque ele certamente vai alterar a dosagem do tapazol . Sentir-se assim, NÃO é normal,
    pode ter certeza!
    Eu também já tive hiper, infelizmente!

    NUNCA SE ESQUEÇA de que, a pessoa que faz tratamento de hipertireoidismo tem que ser acompanhada pelo médico COM FREQUÊNCIA, pois quando os sintomas mudam (HIPER PARA HIPO E VICE-VERSA) as dosagens dos medicamentos também precisam ser alteradas. Quando se consegue este equilíbrio, dá tudo certo e a gente não sofre tanto, tá?
    cheiro !

  125. maria madalena diz:

    eu estou com muita coceira nos olhos e inchado a volta dos meus olhos eu estudo muito pois curso a faculdade logo agora no fim do ano minha cabeça começou a ficar muito ruim será que é por causa da tireode ou por causa tapazol ou sera que tenho que fazer um exame de vista? minha doutora esta de lincença maternidade só volta em janeiro alguem pode me dar uma resposta estou apavorada

  126. Josefa diz:

    Oi tudo bem?estava lendo vários coméntarios e me vi em algum deles.tenho hipertireoidismo e tomo poran de 50mg tomo atenolol e por motivo de umas alergia muito grande que me deu eu tomei 4 injeção de corticoide e eu não sei se qual deste medicamento me deixou com o queijo bastante inchados bom meu corpo todos mais acabou o inchaço do corpo mais o de baixo do queixo não quem sabe me disser por que estou assim
    fiz um plano de saude mais so vou poder passar provavelmente no ano que vem e ja estou mais de um mês assim ,se tiver alguem qua esteja nesta situação ou esteve por favor me falem obrigado !!meu imal é pepita_ni@hotmail.com mande imail pra mim obrigado!!!

  127. jakeline diz:

    Olá…estou em tratamento de hipertireoidismo há três mêses,tomo três tapazol todas as manhã, o endócrino me pediu todos os exames de sangue incluindo os de hormônios e eu os fiz esta semana,o resultado me surpreendeu pois o TSH e o T4 LIVRE deram normais…já o ANTI-TPO deu o resultado 42,00 UI/ML referência (9,00)…não entendi nada…alguém pode me ajudar? meu TSH deu : 1,23 referência (0,34 a 5,60) e T4 livre 0,70 referência (0,54 a 1,24) Muito obrigada.

  128. Ricardo diz:

    Desde de Fevereiro que em um exame de sangue tive o resultado que estava com hipertireodismo, fiz outros exames e iniciei o Topazol, mas me deu alergia e as enzimas do figado ficaram alteradas e tive que parar, acabei que até agora não tomei mais nada e os níveis estão se regularizando, me último exame de T4- 1.2, TSH – 0,43, T3 total, 93, TRAB- 3,4. A 6 meses comecei a ter visão dupla na vertical, mas varia muito durante o dia, normaliza e do nada da esta visão dupla, mas ainda não tenho o olho estufado para fora, é só o nervo repuchando por causa do Hiper. Já fiu a vários oftalmologistas e não podem fazer nada, pois a doença ainda esta no meu corpo, mesmo com os exames quase normalizados. Queria saber se alguém já teve este sintoma e quando isto acaba? será que se eu remover a tireoide resolveria? A minha Endo acha que devemos esperar já que a tireoide esta se normalizando. ??? Alem disto a minha pressão esta difícil de normalizar, estou tomando mais remédios que antes para regularizar, mas continua mais para alta que normal, já fiz exame de tudo e esta tudo normal, deve ser por causa do Hipertireodismo.

    • Tamara diz:

      Olá Adriana…andei lendo este blog e ne identifiquei com algumas coisas. A mais ou menos 5 meses estou sentindo tremores nas pernas e nos braços, acompanhado de alguns musculos de vez em quanso “pulando” fiz vários exames relacionado a neurologistas mas não deu nada…estou desesperada e assustada pois andei lendo alguns artigos na net que me assustaram… qual especialidade posso procurar?? Sinto tremores parece que na carne como disse uma colega acima…não sinto dores nem nada nos olhos o que mais me incomoda são os tremores e o desanimo frequente…tenho 29 anos, poderia me ajudar a esclarecer as minhas dúvidas?

  129. Tamara, boa tarde.

    Para os casos que você leu neste blog, que é também o meu caso, consegui diagnósticos interessantes com médicos na área de endocrinologia. Consulte um endocrinologista, acredito que se for algo ligado à questões hormonais e também ligados á sua tireoide, seria o especialista indicado para lhe ajudar.
    Abraços,
    Alexandre

    • Tamara diz:

      Olá Alexandre…nossa jamais pensaria neste especialista…mas com certeza já irei marcar uma consulta, estou realmente preocupada, como não sinto dores apenas essas sensações nada que procuro se encaixa melhor…Obrigada.

      • Oi Tamara, quando iniciei minha busca, estive primeiramente em um Cardiologista, porque estava tendo alguns sintomas estranhos : dormência nas mãos e pés do lado esquerdo do meu corpo, tremuras na pele, um pouco de dor na musculatura da coxa e um cansaço diferente com poucos esforços, achei que estava enfartando..rssss . O cardiologista fez os exames de rotina e não constatou anomalias na área dele e pediu alguns exames de sangue. No resultado dos exames de sangue ele identificou algumas taxas anormais e me encaminhou para endocrinologista e desde então estou tratando de hipertireoidismo.
        O importante é manter a calma mesmo e tomar as providências que você já vem tomando. E pode também não ser nada, apenas algum período de pequeno estresse.
        Espero que tenha sucesso em sua consulta!
        Mande noticias!

  130. Oi Tamara, quando iniciei minha busca, estive primeiramente em um Cardiologista, porque estava tendo alguns sintomas estranhos : dormência nas mãos e pés do lado esquerdo do meu corpo, tremuras na pele, um pouco de dor na musculatura da coxa e um cansaço diferente com poucos esforços, achei que estava enfartando..rssss . O cardiologista fez os exames de rotina e não constatou anomalias na área dele e pediu alguns exames de sangue. No resultado dos exames de sangue ele identificou algumas taxas anormais e me encaminhou para endocrinologista e desde então estou tratando de hipertireoidismo.
    O importante é manter a calma mesmo e tomar as providências que você já vem tomando. E pode também não ser nada, apenas algum período de pequeno estresse.
    Espero que tenha sucesso em sua consulta!
    Mande noticias!

    • Tamara diz:

      É, as vezes sinto até taquicardia de repente, muitas pessoas falam e nossa cabeça fica a milpensando várias coisas, as vezes sinto até coisas que não existem, mas vou procurar um endocrino o quanto antes…Mando notícias sim, assim que tive mais informações…Muito obrigada pela dica! E com certeza vou acompanhar o blog.

  131. Flavia diz:

    Oi Adriana, tenho 30 anos e há 10 meses tive uma tireoidite que evoluiu para um hipotireoidismo. Comecei a tomar syntroid 75 , depois abaixei pra 50 segundo orientação da endocrinologista. desde então tenho crises d ansiedade com compulsão alimentar,o q me deixa mto mal . Li no seu blog q essa crise e do hipertiteoidismo,por causa do excesso do hormônio,mas pode dar no hipo tb? O q eu faço na hora da compulsao?

    • Vamos lá, o syntroid é hormônio de tireóide sintético. Se tomar demais, equivale a uma dose mais alta que o necessário de t4 no organismo, então sim, você pode ter sintomas de hiper medicamentoso tendo hipotireoidismo, assim como pode ter hipo medicamentoso (muito tapazol bloqueando a produção da tireóide) tendo hiper. É tudo uma questão de ajuste de dose, por isso, qualquer disfunção tireoidiana exige acompanhamento de perto pelo endocrinologista e exames laboratoriais frequentes.

      O que faz na hora da compulsão? Se descobrir conta pra gente. A resposta padrão é sublima, vai fazer outra coisa, etc… mas como faz isso, nem idéia.

      Mas vá no médico ver se a sua dosagem de syntroid não precisa de ajuste!!!

      • Flavia e Adriana , bom dia.
        Uma dica que pode ajudar. Talvez você encontre bons recursos na medicina complementar alternativa, com trabalhos relacionados a meditação, acupuntura, yôga, florais,etc. A ciência da terapia holística tem crescido bastante e já temos excelentes e confiáveis profissionais neste serviço.
        Acredito mesmo que tem me ajudado bastante, estou tratando de hipertireoidismo e a meditação tem sido a minha grande aliada.
        Um abraço e excelente semana.

      • ana rosa diz:

        Olá Adriana, além do blog vc tem face? Gostaria muito de poder conversar com mais regularidade com vc, bj.

  132. jakeline diz:

    É Adriana…infelizmente vc não respondeu a minha pergunta,num momento em que eu tenho mais dúvidas! Tudo bem …obrigada!

  133. Gisela diz:

    Jakeline,

    Você deve ter Hashimoto. É uma doença autoimune, que provoca hiper e hipotereoidismo. Você ainda não voltou na sua médica desde apostatem da pergunta para Adriana? Não sou médica, mas tenho Doença de Graves. Creio que a sua médica deve retirar o Tapazol, já que você está com hipotereoidismo. Volte logo para a sua médica. Espero ter ajudado. Um abraço.

  134. Renata Marcele diz:

    Olá Adriana,
    Antes de mais nada gostaria de parabeniza-la pelo excelente post, esclarecedor e informativo.
    O que me passa? Foi procurando entender o que esta acontecendo comigo, que acabei por encontrar seu post.
    Vou contar um pouco da minha historia que nao é nada nada pequena, desde dos meus 14 anos de idade que sofria de pressao alta, indo ao serviço medico do colegio pelo mal estar que sentia, aos 18 anos conheci o meu esposo, quase dois anos juntos, decidimos ter um filho, mais nao consegui, tinha irregularidades no ciclo mestrual, e por conta disso fomos verificar juntamente com ajuda medica para saber o que estava acontecendo, quando descobri que estava com (SOP) Sindrome dos Ovarios Policisticos, e que deveria fazer tratamento por conta disso, e fiz com 20 anos e 3 meses angravidei, na verdade fiz exame de Beta HCG e deu positivo, logo corri para fazer o meu pré-natal, quando tomei um susto na minha primeira ultrasonografia, onde encontrava-se o saco gestacional vazio, sem feto… Aff Q banho de “ÁGUA FRIA”, mais logo acompanhada por um excelente obstetra, fui muito bem orientada, tive todas as minhas preocupações, duvidas e medos superados, e depois de duas semanas lá estava o Feto… FELICIDADE TOTAL… Mais digo, uma gravidez dificil, pois tive inumeras vezes indicio de aborto, pressao desde entao sempre muito alta, enjoos constantes, e entre muitas coisas, algo me tirou um pouco sono, todos os meus exames de pré-natal eu havia feito e um deles me deixou com ” Uma Pulguinha Atras da Orelha” e foi o exame de T3 o valor obtido foi 2,96 ng/ml, t4 0,77 e tsh 0,57. O medico olhou e me disse que a gravidez bole com todo o corpo da mulher e que no momento isso nao era preocupante e que estava dentro das normalidades ja que eu estava gravida, de momento aceitei o fato, primeiro filho, mae de primeira viagem, mudanças constantes em meu corpo, sinceramente nem sabia quando ou com o que de fato deveria realmente me preocupar, diante de tudo nao procurei saber mais informações sobre o assunto, e o que me conteceu foi que tive pré-eclampse, meu parto foi cesario, de alto risco, recebe anestesia geral, por conta de tudo o que me passava naquele momento, conclusao: meu filho nasceu pré-maturo, com ecterisia, tive que ficar no hospital para que ele pudesse ficar na phototherapia, e entre esses dias algo de muito ruim me aconteceu, meu coração entrou em desparada, a enfermeira me acolheu aferindo logo a pos a minha pressao e logo em seguida me desceram as pressas para a sala de urgencia, no momento nao me disse o que realmente estava acontecendo, só me perguntaram varias vezes, por diferentes profissionais, se eu era cardiopata, CARA nem sabia o que era isso! Fui Tomada de uma curiosidade enorme sobre o que estava acontecendo comigo, e ja que ninguem conversava comigo, falavam sobre mim como se eu nao estivesse ali, entao logo que encontrei uma brecha fui eu ver o meu prontuario e vi muitissimo rapido que a minha pressao arterial estava 23×12 e alguma coisa arritimia cardiaca, confesso que no momento nao estava muito sobria, nem responsavel sobre mim, mais disso me lembro perfeitamente. Confesso que de imediato nada disso veio a me assustar, só queria ver e ficar perto do meu filho, entao, acalmei-me e mais tardar eu pude subir e ficar perto do meu bebê. No outro dia recebe a visita do cardiologista, que logo me perguntará se eu tinha alguem na familia que fosse cardiopata, responde que nao, (grande mentira) meu pai era cardiopata, e ele explicou-me que por eu ter feito uma cirurgia e por conta das varias camadas de musculaturas (acredito que foi isso que ele me disse) meu exame poderia ter dado alterado, mais pela minha idade 20 anos, nao era nada preocupante, e tambem por nao ter nenhum caso na familia com problemas de coração. OBS: na epoca estava pesando +- 105kg. repeti o meu exame mais umas tres vezes a pedido do cardiologista, e por nao aguentar mais aquele clima de hospital, e de ver meu filho naquela luz com os olhinhos vendados, assim que a pediatria deu alta ao meu pequenino eu decide por conta propria que iria embora, sem ao menos saber o que deu de fato os meus exames, sai por rebelia mesmo sendo orientada a ficar, e orientada sobre todos os riscos em que estava disposta a correr!
    Antes do meu filho fazer oito meses, no mes de novembro, passei por uma situação de Horror, HORROR MESMO, Algo de muito ruim estava me acontecendo seu eu entender, começou da seguinte forma, sente um frio, um frio tremendo, sem de fato estar fazendo frio, e sente uma onda me alcançar no lado esquerdo como se fosse uma radiação, logo apos uns zumbidos no ouvido, tremor, coração em disparada total, sensação de falencia total, meu rosto do lardo esquerdo tambem estava com esses sintomas, mas, o braços era onde eu mais sentia essa onda, as minhas vistas ficaram turvas, uma situação complicada de se controlar, um desespero, uma ansiedade, uma sensação de impotencia, de HORROR mesmo, e comecei a perder o controle da minha urina, urinava o tempo todo, e tive diarreia, meu metabolismo estava acelerado, tudo era de fato muito rapido, coração, intestino, bexiga, Nossa me senti de um modo cuja qual até hoje nao sei de fato explicar o que realmente me passava, e logo apos surgiram outras crises parecidas como essas, e comecei a ter idas e mais idas ao centro de urgencia, onde de fato nunca me disseram o que realmente estava provocando isso, só trataram dos sintomas e nao as suas causas, e me deram Diazepam e dois Sinvastatina, e é o que estava me acontecendo ainda hoje, todas as minhas idas ao pronto socorro de urgencia, eu fui medicada com Diazepam, estou sendo acompanhada por um cardiologista, onde tomo metildopa de 500, apresolina de 50, bensilato de anlodipino 5 e selozok de 25, sao medicamentos antigos e que nao interferem tanto na lactação ja que dou de mama. fiz varios exames de coração e o resultado do ELETRO e ECO deram valores Normais, quanto aos outros exames de coração ainda irei pegar o resultado, o exame de t3 atualmente deu 0,9 e t4 8,8 acredito eu que esteja normal, nao fiz o tsh, de fato estou sem entender o que me acontece, sei que problemas no coração pode ser uma serie de coisas, mais acredito eu que ainda assim seja algo na minha tireoide, ja que alem de todos os sintomas citados acima, eu me encontro com dificuldade de respirar, de engolir e meu Bocio atualmente esta enchado visivelmente aos olhos. Gostaria muito de uma orientação, minha proxima consulta ao cardiologista só me sera feita 12 de janeiro de 2013, e por conta disse marquei uma consulta com um endócrino para maiores esclarecimentos. Ressalvo que a maioria desses sintomas sinto quando estou tendo taquicardia, e quando nao estou tendo, sinto-me ansiosa, qualquer coisa me irrita, um tanto quanto impressionada com tudo o que esta a me passar e que estou com medo com muito medo, a sensação é que ninguem sabe o que tenho, e que nao ira dar tempo de saber e que vou acabar morrendo, por falta de rapidez ao que eu estou passando. Acredito que apesar de escrever muito, ainda estar faltando algo, mas, o que me recordo no momento realmente é isso!
    Desde Já Grata pela Atenção.

    • lucia costa diz:

      Oi Renata,

      Sei que é difícil, mas tente uma consulta com um endocrinonologista o quanto antes, pois 12 de janeiro ainda está muito longe. Até lá, vc já terá sofrido muito e, ninguém merece, né?
      Também tive uma tireóide maluca !Livrei-me dela , há dois anos.
      BOA SORTE!

      • renata marcele diz:

        Brigada Amor, ja estou indo ha uma consulta com endocrinonologista, faço nessa sexta uma ultrasson e exame de tsh. Brigada!

      • gisa diz:

        Oi Lucia, eu aqui d novo,estive passando na endocrino e fiz um ultrassom,os cistos estão no mesmo tamanho,mais a glandula deu alterada, esta com 19,04cm;,estou com consulta já para mes que vem es tou com um exame chamado Trab,como e e para que serve esse exame?
        Estou ansiosa, por favor me responde….
        bjs

  135. carol guimaraes diz:

    Olá renata. O meu caso é parececido com o teu. A doença foi desencadeada após o parto. Fui em vários médicos até descobrirem a minha doença. Vá em um endocrinologista, faça o exame de sangue, em poucos dias sanará essa dúvida. Bjus

  136. vera Del Bonne diz:

    Adriana,
    Tenho todos os sintomas mas meus exames estao dentro da normalidade, tHS 0,69 e T 132.
    mas minha medica me mandou tomar 15 mg de topazol no decorrer do dia.
    o Propranelol nao consigo tomar sinto fortes dores de estomago, posso tomar rescue (floral) para baixar a taquicardia?

    grata

    Vera DelBonne

  137. Gisela diz:

    Adriana,

    Depois de um ano e meio de Tapazol e Propanolol, deu negativo o exame do Trab. SErá que estou livre da Graves?

  138. Gisela diz:

    Vera,

    Seu TSH não estál normal. Não entre nessa de tratamento natural para tratar hipertireoidismo. Vá a outro médico, caso não confie nessa que lhe prescreveu Tapazol e Propanolol. Boa sorte

  139. renata marcele diz:

    Meu Exame de Proteinuria deu elevado 499! Estou Preocupada, pode ser por causa da tireoide? pelos remedios? Meu Deus Minha medica faltou e minha consulta sera quarta q vem… estou preocupada!

    • Só vi agora. Infelizmente é impossivel responder todo mundo com meu novo ritmo de vida! ESpero que não tenha sido nada
      Mas para referencias futuras, nunca se apavore por um único exame alterado. Vá ao médico sim, mas não se apavore, porque a grande maioria dos exames pode dar alteração pelos mais variados motivos, as vezes até por erro. Então só no contexto do tratamento, dos outros exames e de exames complementares é que se pode ter uma noção mais real do quadro.

  140. Boa tarde a todos!
    Estou agora no que considero a quarta etapa de todo o meu processo desencadeado pelos sintomas de hipertireoidismo:
    1º sintomas ( tontura, dores no peito, dores na músculo da coxa, dores no pescoço, falta de ar, dormência nos membros superiores e inferiores, tremedeira e mal estar )
    2º diagnóstico confirmado através de exames de sangue , tsh alterado e inicio de medicação. Usando tapazol 10 mg no primeiro mês e 5 mg do segundo mês.
    3º Medicação fez bastante efeito, desapareceu sintomas e exames de sangue apontando migração da hiper para hipo.
    Realizei filmagem e ultrassom da tireoide, que mostrou ausência de cistos e nódulos, além de mostrarem minha tireoide funcionando normalmente e vasculando bem.
    A médica solicitou a retirada de todo o medicamento no inicio de Janeiro/2013 e novos exames serão realizados no final de fevereiro.
    Na segunda semana após a retirada do medicamento achei que meu corpo estava estranho. Esta semana estou bem e continuo acompanhando.

    Abraços a todos!

    • lucia costa diz:

      Feliz por vc , Alexandre!

      Agora, como final de fevereiro ainda está muito distante, a QUALQUER sinal de hiper CORRA AO LABORATÓRIO, mesmo que seja para pagar os exames, tá?
      Tb tive hiper e minha resposta ao tapazol era como a sua… muito rápida… e, por ser assim, às vezes, os sintomas nem me davam tempo para esperar por uma consulta, pode acreditar. De posse dos resultados já ligava pra Endócrino e ela, então, me atendia… alterava a dosagem para menos , e ainda, simultaneamente, incluia a levotiroxina, dependendo da situação. Em 2010, fiz a cirurgia, pois tinha nódulos não captantes. Desde aquela época, estou ÓTIMA!

      Desejo-lhe Boa Sorte e um grande abraço!
      Fique de olho!

  141. marisa antunes diz:

    tb tenho hiper e tomo tapazol, e não levo muito a serio, pq sou pessima para tomar remedio , por isso não tenho horario fixo ,então qualquer hora do dia que eu lembro e a hora de tomar, mas, o que mais me encomoda e a falta de ânimo, sempre fui eletrica e dinâmica pra tudo e agora não tenho forças … e é horrivel…

    • lucia costa diz:

      Oi Mariza!

      É bom minha amiga que vc leve a sério, sim, esse tratamento. E, além de tudo, sempre estar atenta aos sintomas que se lhes apresenta. Se vc era meio elétrica e de repente, tornou-se apática é hora de saber como estão as suas taxas, pra, talvez, alterar a dosagem , antes que TUDO fique insuportável, tá? HIPERTIREOIDISMO , minha amiga, é uma doencinha desgraçada e, ou a gente aprende a domá-la com ela se instala e “esculhamba” a vida da gente e de todos que nos rodeiam….rsrsr BOA SORTE!
      cheiro!

      • marisa antunes diz:

        oi Lucia, bom falar com vç, mais disse muito pouco … me fala mais sobre este assunto… por favor, e o que vç quiz dizer com… fique insuportavel…me oriente pq agora fiquei preocupada… so tenho treis meses de tratamento mas a um ano tenho os sintomas sem saber…

        • lucia costa diz:

          Oi Mariza,
          Olha menina, eu tive hiper por 7 meses. Foram os piores momentos da minha vida!.Como eu tinha nódulos na tireóide – descobertos há alguns anos -, sempre acompanhava a função dela com os exames de sangue e até 10/ 2009 estavam normais. Quando fiz novos exames no começo de 2010 descobri que as taxas estavam alteradas para mais. Já havia começado o sofrimento! Taquicardia, irritação , dores horríveis pelo corpo, principalmente nas pernas e nos pés…um horror!. Mas o pior era o descontrole emocional…chorava á-tóa! Um drama, enfim!

          Quando a gente tem hipertireoidismo Mariza, os medicamentos precisam ser tomados com muita seriedade, até pq tratamento é tratamento, né mesmo? Vc não quer ficar boa?Então, faça direitinho o que o endócrino mandar e, quem sabe, só com esse tratamento utilizando o tapazol, a sua tireóide volte a funcionar normalmente (?). Digo isso, porque , dependendo do caso, o paciente pode ser submentido ao tratamento com iodo, ou ainda a cirurgia, que foi onde me inincluí.
          Eu NÃO me dei bem com o TAPAZOL, e NÃO ia adiantar tomar o IODO (IODOTERAPIA) pq os meus nódulos eram NÃO captantes de iodo.. .então, sobrou-me a CIRURGIA… que foi feita assim que houve um equilíbrio mínimo das taxas do T4, T3 e TSH.. Em setembro de 2010, fiz tireoidectomia total , e com a minha tireóide enloquecida, lá se foram os sintomas horrorosos!

          Estou muito bem de saúde, mas garanto-lhe que tomo o hormônio sintético da forma prescrita pela endocrinologista. Tenho muito cuidado com a minha saúde, e foi, por isso que fiquei preoocupada quando vc disse que não levava muito a sério seu tratamento.

          Outra coisa: há pessoas que tem uma absorção muito rápida quando medicadas, como é o meu caso, então, se o endocrinologista lhe disser que vc vai tomar tapazol durante 3 ou 4 meses com a dosagem tal e vc durante esse tempo começar a não se sentir muito bem volte a ele, pq , pode ser que o bloqueio da produção dos hormônios, que é c omo o tapazol atua no seu organismo, esteja além ou aquém do que vc precisa. Então ele solicitará novos exames e, certamente ajustará as dosagens à sua nova necessidade, tá?
          Um cheiro e Boa Sorte!

  142. Gisela diz:

    Marisa,

    Lúcia deu um alerta para que vc faça novos exames para ver como estão suas taxas. TSH e T4 livre. A falta de ânimo pode ser um quadro de hipotereoidismo. E, se for, vc teria que parar com o Tapazol. Mas só saberá como está a situação se fizer exames. Quer um conselho? Fixe um horário – tipo: assim que acordar, para tomar o Tapazol. Um hipertireoidismo tratado negligentemente pode redundar em problemas cardíacos, ósseos e psiquiátricos. Boa sorte

  143. marisa antunes diz:

    oi gente … brigadú … ( pelos conselhos )… qdo disse que não levava a serio foi pq o medico não me orientou , sobre a gravidade de doença, nem o horario dos remedios. Meninas assim vçs me assustam… na realidade morro numa fazenda, longe de todos os recursos, qdo preciso de medico só em belo horizonte, e esse medico peguei o nome na internert, pq , não conheço ninguem por aqui que tem essa doença. como eu disse anteriormente so tenho 3 meses de tratamento é é assim, de qualque jeito pq não sabia até então da gravidade da coisa…Acho que precisa trocar de medico…rsrsrs

    Pelas pesquisas que fiz na internet, que aqui não é todo dia que tem sinal… …a hipo e hiper tem o sintoma de desânimo do mesmo jeito pras duas doenças… ou tô
    errada ?
    outra coisa que tá me afligindo é a insoônia e uma tal de dor na canela que parece que é no osso, pq não consigo indentificar de tanto que doi,,, é assim mesmo ??? tá bom falar com vçs, contunuem me ajudando, abçs…

  144. lucia costa diz:

    Pois é, Mariza! O médico que cuida de hipertireoidismo é o ENDOCRINOLOGISTA, tá? Um clínico não é o ideal pra cuidar do caso, pode ter certeza, a não ser que não tenha mesmo um endócrino. Agora, saiba que , normalmente, eles, os médicos não conversam com a gente, infelizmente, a não ser que leiamos muito sobre o assunto , e façamos zilhões de perguntas . rsrsr … Aí, eles não tem pra onde correr e acabam nos explicando o que queremos saber. O blog da Adriana é perfeito pra isso, pq tem muitos depoimentos. Isto, pra mim, foi de uma ajuda sem igual! Será pra vc tb! Procure se informar sempre… Leia tudo que vc puder em todos os tópicos. Sempre se aprende alguma coisa e isso é fundamental pro tratamento pq a gente, no fundo, sabe, pelo menos por alto, o que está nos acontecendo e, consequentemente, acaba se sentindo mais segura quanto ao tipode tratamento a que estão nos submetendo. Por mais doloroso que seja , é pior não saber nada, concorda?

    O desânimo de quem tem hipo é diferente do de quem tem hiper. O primeiro é pq o metabolismo fica muito lento e a gente fica sem vontade de fazer qualquer coisa que seja. … No segundo , o metabolismo do corpo fica tão rápido que ficamos muito cansados só em pensar de fazer qualquer atividade.Não deixa de ser um desânimo… é só mais agoniado, se é que isso existe!
    É brabo, minha amiga!
    Eu tb tinha muitas dores nas pernas. Insônia, não… aliás , nunca tive, graças a Deus! Mas, é assim mesmo: nem todos os sintomas acometem todas as pessoas. Melhor assim, não?rsrsr .

    Olha, quando vc voltar ao médico peça-lhe pra solicitar um exame pra ver a quantas anda a sua VITAMINA D, tá? E até lá , sempre que der sinal na internet, leia também sobre esse assunto , tá?
    cheiro e BOA SORTE!

  145. Gisela diz:

    Marisa,

    As dores nas pernas são do hipertireoidismo. Parece que a gente fez uma longa caminhada,mnão parece? Há ótimos endocrinologistas em BH. Procure um e peça os exames. TSH, T4 Livre, a vitamina D e cálcio. O hiper detona a absorção da vitamina D. Eu estou fazendo reposição. A revista Veja fez, há algumas semanas, uma matéria de capa sobre a “vitamina do sol”. Na verdade, ela é um hormônio. Leia tudo o que puder e se cuide. A luta é diária e há médicos e médicos. Eu estou om um, famoso e caríssimo, mas vou pedir outra opinião. Um abraço

    • lucia costa diz:

      Oi Gisela,

      Eu tb estou fazendo reposição de vitamina D. há mais de um ano!
      É verdade que a minha saúde não era ruim – a não ser quando tive hipertireoidismo – , mas, mesmo assim, tenho notados mudanças incríveis.
      O melhor é que, de qualquer forma estamos aproveitando o site da Adriana, para que as pessoas que o acessam, se inteirem da sua importância, uma vez que a maioria dos médicos , nunca lhe deram o devido valor, apesar de ser um hormônio e não apenas uma vitamina, como se pensava há algum tempo atrás. Os que SEMPRE falam sobre o assunto são praticantes da medicina antienvelhecimento, e segundo eles ( que são estudiosos), a Saúde Pública deveria ser a primeira a se interressar para que os níveis de Vit D na população, ficassem em torno de 50 ng/nL, pois só assim muitas doenças seriam evitadas e, certamente, não estaríamos nesse caos.
      Eu tenho chamado a atenção da minha família e de meus amigos e, até hoje, todos os que se submeteram aos exames, por incrível que pareça, tinham deficiência e, claro, estão fazendo reposição.
      Caso vc ainda não tenha visto , procure no YOUTUBE um dos vídeos do Dr. Lair Ribeiro: MUDE SUA ALIMENTAÇÃO, MUDE A SUA VIDA, tá? TEm tb o Blog do Dr. Victor Sorrentino.
      Bom, desejo-lhe BOA SORTE!

      cheiro !

  146. Gisela diz:

    Lúcia,

    Obrigada. Vou olhar o blog. Este de Adriana foi um achado, em 2011, quando descobri estar com hiper devido à Doença de Graves. Com as coisas que aprendi aqui, pude até interferir na conduta do meu endócrino. Agora em dezembro, diante de um TSH de 5,45, ele queria que eu suspendesse o Tapazol ( eu tomava 10mg). Argumentei que seria menos traumático reduzir a tomada para 5mg diários e repetir os exames para ver como meu metabolismo havia reagido. Ele concordou. E, para minha surpresa, o TSH caiu. Para 2,45. Ou seja….Meu metabolismo está meio maluquinho ainda. Mas, diante disso, resolvi ouvir outra opinião. O meu médico estava praticamente me empurrando para a iodoterapia, mas nunca solicitou exames para saber se a minha tireóide iria absorver o iodo, nunca pediu uma cintilografia…Gerou insegurança, entende? Creio também que a alimentação tem a ver. Estou evitando coca-cola zero, por exemplo, que tomava muito. Você tomava? Um abraço.

  147. marisa antunes diz:

    oi meninas… andei sem tempo , mas agora tô de volta… vcs me assustaram tanto, pq eu tomava o tapazol de qualque jeito, e tratava a doença como uma gripe qualquer… que : resolvi fazer tudo direitinho, qdo falei com vçs pela primeira vez eu ja tinha feito a cintilografia , sentia todos os sintomas do hiper mas eu sem noção, deixei pra lá, depois que falei com vçs tudo mudou, Agora sei que aqueles sintomas horriveis é da hiper, eu não sabia de onde era o meu cansaço, e como sempre fiu muito eletrica queria continuar sendo, e qdo sentia aqueles calores, fraqueza, que mal podia continuar em pé, taquicardia, ou qualquer outro sintoma, eu continuava trabalhando sem dar importancia ao que eu estava sentindo. Qdo digo trabalhar é no serviço pessado, lembro certo dia que na fazenda eu cozinhava pra uns trinta piões e sentia aqueles sintomas todo até taquicardia , suadeira e continuava encima dos panelões , até passar a crise e depois tinha que lavar aquelas vasilhas todas , gente… hoje penso que não era eu …pq hoje a fraqueza é tanto que ja entreguei os pontos. Tenho outra agravante que não contei, há oito anos atrás fiz cirurgia e redução de estomago, preciso tomar vitaminas todo dia, e como o tapazol
    tb não tomava direito, agradeço muito a vçs que me alertaram, daquele dia pra ca tenho melhorado bastante porque agora tomo os remedios todos os dias e na hra certa, obrigado mesmo…

  148. Patríca diz:

    Olá Adriana, comecei sentindo fortes dores no pescoço, depois comecei com dor na garganta, fui ao otorrino e ele diagnosticou uma faringite, comecei o tratamento com antibióticos, de repente meu pescoço inchou, votei ao otorrino e ele me pediu exames de dosagem de hormônios, meu pescoço desinchou do lado esquerdo mais o direito ainda esta inchado, vou apanhar o resultado do exame agora dia 12 para levar para o endócrino. O que devo ter? estou preocupada.
    Obrigada

  149. Patríca diz:

    Desculpem, me direcionei a Adriana, mas recebo orientações de todas as participantes do blog. Esqueci de mencionar que o otorrino apalpou meu pescoço e disse não ter avaliado com o exame clínico nenhum nódulo.

  150. Ana Luisa diz:

    Estou com dor nas palpebras quando abro e fecho os olhos o que sera

  151. maria madalena diz:

    olá sou eu aqui de volta fiz novamente todos meus exames deram quase todos normais apenas o exame de anti corpos ainda esta muito elevado, mas eu ainda estou me sentido muito mal sinto muita dor no pescosço e ando muito desanimada a doutora me passou um anti depressivo, estou tomando a mais de vinte dias não melhorei muito sera que alguem tambem ja se sentiu assim ou é só eu?

  152. Maria Madalena, boa tarde.
    Para que você não se sinta só em sua luta, estou passando pelo mesmo processo. Em Janeiro os exames deram normais, então a médica suspendeu a medicação que estava apenas a base de tapazol 5mg. Inicie o diagnóstico de hipertireoidismo sem setembro/2012, e tratando e fazendo os exames mensais.
    Em fevereiro repeti os exames e novamente deram normais, e a médica decidiu por manter o procedimento de observação sem medicação.
    Tenho alguns sintomas ainda, obviamente bem menores que quando iniciei o tratamento: desânimo, cansado, às vezes com a cabeça um pouco confusa, algumas dores pelo corpo,algumas pontadas esporádicas no pescoço.
    Estou com o retorno previsto para final de Abril, só que além dos exames habituais para os hormônios “TS” e outros, vou dosar também B12, potássio, cálcio e outros.
    Bom tratamento e tudo de bom!
    Abraços,
    Alexandre

  153. maria madalena diz:

    oi alexandre muito obrigada por responder ao meu questionamento porque somente quem esta passando por este tratamento sabe o que sente, as vezes eu fico apavorada achando que isso não é normal e encontro muito dificuldade, mas quando temos alguem com quem podemos conversar a gente fica muito mais tranquila se Deus quiser e eu assim creio todos nós vamos vencer um dia esta grande luta abraços

  154. paula diz:

    tenho hiper as vezes esqueço de tomar o remédio isto pode alterar alguma coisa no tratamento?
    sem falar que depois que comecei a tomar o tapazo engordei 5 kg sera que e reação dele

  155. maria madalena diz:

    oi paula também tenho hiper e já engordei 4 kg e uma coisa vc nunca deve esquecer de tomar seu remedio por nada se vc não lembra melhor é deixar um lembrete na porta da geladeira com um horario fixo,não deixe de tomar seu remedio hiper é coisa muito seria não é brincadeira eu sei por que sei o quanto eu sofro com esse problema.
    abraços maria madalena

  156. paula diz:

    obrigada pela força maria madalena
    vou fazer o o maximo para não esquecer de tomar os remedios .
    sabe me diser se poso fazer alguma dieta para perder peso
    ou nao posso fazer ? nao sinto mais o coração acelerado e o intestino controlou.
    mas ainda me sinto muito inrritada com as coisas as veses e sinto dor no pescoço quando canto o falo muito abraços Paula

  157. Rosana Souza diz:

    Ola..bom..queria mesmo era entender algumas coisas que na correria acabamos não perguntando ao medico….Então…fazendo alguns exames de rotina..para dar continuidade a uma viagem para fora do país,o reumatologista que olhou meus exames de sangue me disse”procure um endocrino”…pois tem uma pequena alteração…..feito isso 1semana depois ja estava sentada em frente a medica…(fiquei preocupada,pois minha irmã tem hipo,…..então ela pra tirar algumas duvidas me pediu mais um monte de exames…q fiz ali no laboratorio da clinica mesmo….1 semana depois peguei os resultados ,mais a medica entrou de ferias…fiquei tão apreensiva q procurei um outro…q me pediu para repetir tudo de novo”':/(pois ela tava achando q era um problema transitorio..)……então fiz os exames tudo novamente’,,dali 10 dias peguei os exames…fui ao medico..e neste dia meu chão sumiu”….ela me receitou tapazol 5 mg…sendo 2. Comp pela manha…e mais nada…(ela
    E disse q a tal hiper…viria a ser hipo””então viajei..chegando aqui em dezembro e ja medicada….mais 1mes de remedio e comecei a pirar..”tipo eu pensava…eu nao vou tomar isso..vou morrer desse jeito”….e parei….por 1 mes….e ai ficou tudo pior’….passei mal…fui internada..e com pedidos para novos exames…q deram este resultado :…..anticorpos/antireceptor(Trab)-3,8 ui/l……..T3-..7.70……e T4-…2.15…..TSH-…<0.015MuI/l……..medica me receitou neomercazole 20 mg….2 compr aao dia….e proponalol 40 mg..sendo metade cedo e metade a noite….senti uma leve melhora…pois a taquicardia estava me tirando a paz…..o que me deixa intrigada ė que……a uns 3 anos que eu vinha sentido que um suor excessivo me atrapalhava em tudo…..uma falta de ar descontrolada….tremores….e sempre fazia exames e dava tudo normal…..a 3 meses saiu uma bolinha no meu olho direito q parece terçol….mais ja usei remedinho e não sara….estou triste..porque a medica não me disse qual risco corro..nem o q comer ou não comer…se posso fazer ginastica…ou quanto tempo tomarei estes remedios…o beta-bloqueador(fiquei morrendo de medo de tomar)….com medo de ter um troço…..não estou no BRasil…..e nem sei se isso vai passar….ou quando vai passar…..ela me disse(pelo q entendi q tenho hiper)…..a lingua francesa não é mole de entender……..estou tomando a medicaçao a 3semanas……me da uma luz querida',??……tenho 41anos…não notei emagrecimento…(pois to gordinha)…..abraço.Rosana.

    • Primeiro, hipertireoidismo é uma doença muito séria SE NÂO TRATADA, então não pare com a medicação por sua conta. E eu estou falando muito sério, ok? Aqui todo mundo sabe como é complicado, todo mundo tem relatos de efeitos colaterais, ou dúvida sobre o tratamento, enfim, conhecemos a história. Mas ouça: sem tratar, é como uma máquina usada além da sua capacidade: vai quebrar, só não sabemos quando, mas provavelmente em breve.
      Tratado, é só uma doença chata. Simples assim.

      Os exames apontam para hiper sim. E grande parte dos sintomas que você mencionou, são típicos de hiper, que você já devia estar tendo há muito tempo, e só diagnosticou agora. As vezes vocÊ pode ter o sintoma e ainda não ter as alterações laboratoriais.

      Você pode comer tudo, mas deve evitar alimentos e medicações com iodo, se possivel. Mas varia muito. Se controlado, comer peixe de água salgada (eu hoje como quase todo dia!) não faz muita diferença, mas para algumas pessoas, basta um tiquinho de iodo e as taxas se descompensam todas, mas você vai ter que comprender como seu corpo reage ao seu hipertereidismo, porque isso varia de pessoa pra pessoa.

      Logo depois de começar a tomar beta-bloqueador (propanolol ou atenolol) a sintomatologia melhora muito, pq eles controlam os piores sintomas (taquicardia, tremor, excesso de ansiedade), ma se parar de tomar, tudo volta, então vá acompanhando com o médico e fazendo exames e só pare qualquer medicação com o conhecimento e aval do médico que estiver lhe acompanhando. No momento ai fora, mas em algum momento, arrume um endócrino fixo que você confie.

      Se tiver mais dúvidas a gente tenta responder, mas não garanto rapidez. Infelizmente – ou felizmente – hoje em dia meu tempo é qse inexistente, e quando dá tento responder alguns comentários, mas as vezes demoro muito tempo para aparecer e alguém responde por mim ou fiz, infelizmente, sem resposta mesmo… mas tento, ok?

      • rosana souza diz:

        Obrigada Adriana….já retornei ao tratamento…como disse…neo _mercazole.20 mg..(como um tapazol)…e propanolol.40 mg..sendo metade de manha e metade a noite….já senti alguma melhora…mas ainda sinto o coração meio q saindo do lugar as vezes…tipo umas batidas fortes demais…logo passa…mais é ruim…confesso q to bem triste com tudo isso…perdi um pouco o meu animo…estou tensa o tempo todo…intolerante..se subo uma escada de 10 degraus..adeus respiração….e assim..estive na endócrino…ela consultou..pediu exames..mais nem tocou no meu pescoço…(normal isso??)….e também tive q dominuir o ritmo de tudo…e isso esta me atrapalhando…dia 14/4…tenho q levar novos exames de sangue,,pra saber se mudou algo…..mais assim…te juro…oh vontade do medico falar…”vamos arrancar isso..”….sempre fui sadia..super ativa…e agora parece q to sempre bloqueada…horrível mesmo…sinto meu coração bater nas costas….enfim…te agradeço pelo tempo dedicado q vc da a todos q te procuram aqui….suas explicações são melhores q dos médicos…com certeza..se eles tivessem a mesma paciencia..e carinho ..seriamos melhores tratados…vou aqui …levando…levando…..(e morrendo de medo de ter um troço…)……..bjo carinhoso…e Jesus te abençoe…

        • Falta de ar, pressão alta, etc é tudo ainda sintoma da Hiper. Vai melhorar, mas as vezes demora.
          A consciência das batidas do coração, a tal da palpitação, as vezes é até pior que a taquicardia, em termos de sensação, e as vezes parece que estamos com taquicardia mesmo sem estamos. Essa as vezes demora mais pra passar, mas calma, vai melhorar.
          Tenha paciência, e persista. Seja qual for o curso de ação do tratamento escolhido, há vantagems e desvantagens é é preciso esperar do curso de ação.
          Seu endócrino deveria ter apalpado a tireoide sim, assim como te pesado, medido a pressão e os batimentos cardíacos como parte do exame de rotina.

          • rosana souza diz:

            Ola linda Adriana…..então….tenho medico dia 14…ai vou conversar de tudo q tenho duvida….ainda não to bem….as “palpitações me deixam tão nervosa….mas assim…graças a Deus meu marido ta entendendo..e tem muita paciencia….ontem..de manha senti minha garganta tão salgada…(muito estranho)….;/……já engordei uns 3 kilos em 3 semanas de remedio…..sera normal..???to me sentido uma baleia….:(……..um pesadelo isso tudo….mas obrigada …de coraçao…logo volto com noticias,….:)

            • rosana souza diz:

              É..Adriana….tempos ruins….indo na emergencia daqui a pouco…2 dias com garganta ruim..queimando..uma sensação de sufocamento…agora saiu manchas escuras no meu queixo e perto da boca…assim do nada…minha pele é clarinha…quase tive um troço…porque a gente fica tão sensivel…q qualquer dor parece q vai matar a gente…sinceramente..to depressiva…acho q isso é complicado de gerar ne??…..me sinto como se fumasse a 30 anos…sendo q nao fumo..pessimo..pessimo….e esses sintomas horriveis…bom…vou la….ver do q se trata…..(remedios talvez)…mas nem sei…..bjo.

  158. paula diz:

    qual a diferença de rachissmo para hiper

  159. Boa tarde.Ha dois anos apos estar emagrecendo demais e tendo cres cido um ovo do lado direito do pescoco q desapareceu antes mesmo de passar pela recepcao do hospital onde moro.Passando por endocrina no hosp.das clinicas foram feitos todos os exames inclusive cintiloscopia e uma ressonancia magnetica de quase duas horas e meia.Mais exames iguais estao sendo pedidos agora pela clinica geral das clinicas.dizem elas que o quadro esta estabilizados.Tenho varios nodulos pela garganta.Falaram em cancer cirurgia eta..!Sinto hà dois anos dores nos dois olhos que variam de intencidade.As vezes sao terriveis e fico por cerca de dois dias um pouco estrabica e voltam ao normal depois.Minha visao piorou mto.Tenho retorno na neurooftalmo em maio de 2013.Ansiedade exacerbada canssaco(Sou tabagista) fibromialgia,sindrome do tunel do carpo e artrose lombar ciatica.Sinto dores pelo corpo todo todo o tempo.manco um pouco.tomo tapazol e sertratalina.Esta havendo uma paralizacao dos nervos q regem os movimentos dos olhos.Diagnostico parcial dado pela equipe da neurooftalmo do hosp.das clinicas.Preciso saber mais por achar que os medicos q N querem operar a vista a tireoide estao indo mto devagar.Ja tenho 69 anos.Grata pela atencao.cleide torso cuba

    • Por partes,

      não sou médica, então certas coisas prefiro não palpitar porque não sei.
      o que posso te dizer é que a doença de graves tem toda uma sintomatologia oftalmológica, mas ela não causa nódulos (é chamada de bócio difuso).
      Também posso lhe dizer que câncer de tireóide é um dos de melhor prognóstico.
      E também que cirurgia, não importa o quão de rotina, é sempre cirurgia, então nem sempre é a indicação, principalmente se há outros complicadores de saúde.

      O melhor que posso lhe aconselhar é procurar outro médico, e outro, e outro até achar um que lhe explique de forma satisfatória a sua condição e que embarque com você naquilo que você acredita que seja o melhor curso de ação pra sua doença (ou vice versa, você embarcar no que ele acredita), porque nada é mais importante que a confiança na relação médico paciente.

      No mais eu lhe desejo sorte.

  160. Rosana Souza diz:

    Alguém para me responder?……pliss….;)

  161. paula diz:

    TIREOIDITE DE HASHIMOTO
    e Hipertiroidismo qual a diferença

  162. marcela santos guedes caterino diz:

    OLA ADRIANA PRECISO DE AJUDA TENHO PROBLEMA NA TIREIODE DESDE 14 ANOS HJ TENHO 31 TIVE UMA FILHA E VIVI COM ISSO ATE AGORA VEZES TRATANDO VEZES NAO MAIS DE 6 MESES PRA CA COMEÇARAM AS BATEDEIRAS INSONIA FALTA DE AR…ENFIM TD ANO PASSADO FIZ ULTRA E DERAM BOCIO DEIXEI PRA LA ESSE MES FUI NA ENDOCRINO E TA TUDO ALTO ELA PEDIU 40 MG TAPAZOL 20 MANHA E NOITE,SO QUE TO COM DOR DE GARGANTA DOI PESCOÇO E MUITO PAREI. O QUE ACHA PORQUE TAPAZOL DA DOR DE GARGANTA E É PERIGOSO??ELA PEDIU OUYRO UKTRASSON TO NERVOSA TENHO MEDO DE TA COM ULGUMA COISA GRAVE.BJOS

  163. paula diz:

    Ola Adriana to com uma duvia
    tenho hiper ,e de uns tempo para ca tenho ficado muito ansiosa e tive um aumento de peso
    eu tomo clonazepam 0;5 mg somente para dormir o clonazepam pode ter aumentado meu peso?
    sera que eu poço trocalo para fluoxetina porque com clonazepam fiquei muito ansiosa e comendo ate sem fome e ganhando peso a cada dia .a hiper pode virar hipo ?
    desde de já obrigada aguardo resposta
    paula

  164. virginia diz:

    oi Adriana descobri a pouco tempo que tenho hiper minhas taxas deram super altas e depois que comecei a tomar o tapazol ja me sinto um pouco melhor exemplo eu nao podia dormir e agora ja durmo sem ter que tomar remedio para dormir e a taquicardia melhorou bastante. sempre leio seu blog pq aqui sempre encontro muita força mas eu vi que vc assim como eu teve queda de cabelo de cair tufos e tufos e isso ta acontecendo comigo em 2 meses perdi muito muito cabelo a ponto de ficar com falhas que não dá pra esconder ja fui pra varios dermatologista e nada se vc poder me falar como vc resolveu o sua queda de cabelo me fala por favor pq isso ta acabando comigo bjs virginia

    • virginia diz:

      obrigada por responder querida ja tomo o pantogar fui pra dermato desde que a queda de cabelo começou ela disse que era extresse mas creio que é essa droga de tireoide vou comprar o vitasenior obg por responder um abraço adriana

  165. Carla Faleiros diz:

    Olá, descobri que tenho nodulos tireoidianos e estou em tratamento com Tapazol e Ablok. Tive muita queda de cabelo e ainda cai muito apesar de tomar um complexo vitamínico para o cabelo receitado pelo dermato. Gostaria de saber se com o tempo, o tratamento ajuda na diminuição da queda de cabelo, estou muito deprimida por causa disso. bjs.

  166. Paty diz:

    Boa tarde.
    No mês de abril/2013 descobri que estava com hipertiroidismo, o meu pescoço tinha crescido bastante, fiz a ultrassom e somente acusou tireoide aumentada, sem presença de nodulos.. Então passei com um endocrinologista no qual me receitou Tapazol 2 ao dia e propanolol 1 ao dia e uma bateria de exames para eu fazer antes do dia 21/05/2013. No sabado realizei alguns exames onde ainda consta a minha THS 0,005 e T4 2,05. e também os anticorpos deram acima do normal mais ou menos 1.000, e os exames ecocardiograma e eletro esta tudo ok, hemogramas também.
    Para tirar minha duvida ontem passei no clinico geral e o mesmo me falou q devo estar com doença de graves, sei mais ou menos o que é devido a leituras.
    Como já dito acima antes do tratamento meu pescoço estava inchado por fora, fazem mais ou menos 2 semanas meu pescoço desinchou demonstravelmente bem, acredito que os remédios devem estar começando a fazer efeito.
    Estou com dúvidas pois tenho 30 anos e sou casada.
    1) Queremos ter filhos isso nos impedira?
    2) Se for necessário o IODO radiação poderei me prejudicar para poder ter um filho?
    3) Isso tem cura?

    Me ajuda por favor.

  167. janaina martins diz:

    Ola, boa noite, estou muito preocupada com minha saude fui diagnosticada com hipertireoidismo o medico mandou tomar 4 tapazol ja tres semanas e estou cheia de manchas vermelhas pelo corpo qse tdo coçando muito e em alguns lugares com manchas roxas por favor me ajudem ja fui ao hospital 5 vezes tomei varios remedios contra alergias mas depois de 20 min volta td oque pode ser? o que faço?

  168. Silvia diz:

    Olá Adriana,procurando hoje por informações a respeito de cirurgia de pálpebras(uma das infelizes heranças adquirida pela doença de graves),me deparei com seu blog.Maravilhosa iniciativa de criar um espaço de informações,e ao mesmo tempo dividir um pouco do que sentimos durante o tratamento de uma doença que muitas vezes muda nossas vidas,e dos que nos rodeiam de forma tão profunda.Tratei do hipertireoidismo por 7 anos,não podia operar,nem fazer o iodo radioativo porque a arritmia cardiaca não permitia.Os sintomas aumentavam e as dosagens não controlavam o hipertireoidismo.Cheguei a ponto de não poder sair de casa por causa das diarréias constantes e de não poder varrer minha casa por causa da arritmia.Perdi muito peso,meu psicológico foi pro espaço,virei a moça das balinhas jujuba e das bolachas recheadas.rsrsr.Não parava de comer,muito,o dia todo.Dormia colada na parede porque não aguentava o calor.Graças á Deus pela minha familia.Literalmente,sem ter opção,meu endocrino fez o iodo num momento de ou vai,ou vai.E foi,levei 6 meses para atingir o hipotireoidismo,Eu não estou relatando toda minha expêriencia,e não quero deixar ninguém apavorado,pelo amor de Deus,rsrsrsr.Eu sei que o meu caso foi uma excessão,e não regra.Mas eu queria colocar a importãncia de se levar a sério os sintomas,e procurar um médico que te oriente,e que esse tratamento seja feito com muita seriedade.É uma glândula,que normalmente você nem toma conhecimento que está alí,mas ,que quando resolve se manifestar,precisa ser levada á sério.Que Deus abençoe a todos que estão neste processo de cura!!

  169. Francisco Emidio Soares Mota diz:

    oi bon dia, a hipertireoidismo causa também nos homens? Gostaria de receber a resposta no meu email.

  170. andreia fatima berretta diz:

    adriana,fiz exames rotineiro de sangue e meu tsh deu alterado,ainda nao levei para nehum medico ver,estou com meus dentes cariados e preciso ir ao dentista,so ki o mesmo nao ker me anestesia porque tem medo,mesmo sem saber o tipo da minha tireiode posso tomar anestesia para tratar canal???Estou com medo,mesmo porque tenho tontura e um pouco de falta de ar quando me movimento ….pesquisei sobre bocio mergulhante e tenho sintomas muito parecidos…sera que vc pode me ajudar???

  171. Anaa diz:

    ola meninas(os).
    eu tambem tenho hiper e ao 1° tenho eu os meus 13anoq foi muito dificil mas para agora ja me estou sentido melhor o pior eu o calor, mas isto e uma doença de altos e baixos o que resta e esperar sempre os resultador
    beijinhor e melhoras para todor e muito bom o site obrigada

  172. Ana Paula diz:

    Olá, boa tarde era para perguntar se o iodo radioativo me vai prejudicar em alguma coisa pois tenho hipertiroidismo(Doença e Graves) e se as minhas analises continuarem erradas irei ter que passar a esse passo.
    o meu remedio é metibasol de manha e a noite e o eutirox de manhã em jejum
    Obrigada, e espero pela sua resposta

  173. Nathalia diz:

    Olá Adriana,
    Tenho um amigo, que apresenta todos os sintomas desta doença, HIPERTIROIDISMOS,
    que estar afetando principalmente seus olhos, e recentemente, ele estar sofrendo uma crise,
    que acho que é uma crise. Apresenta dores no corpo, febre alta e constante e dores de cabeça… Foi levado ao Hospital, foi realizado exames de sangue e urina, e não foi detectado nada, apenas apresentou que estava com uma infecção, não informou onde. Sendo, que foi comunicado a Médica, que ele estava com todas as suspeitas de Hipertiroidismo, mas por ser uma pessoa irresponsável, não procurou tratamento. Então, a médica passou mais exames de sangue, ( ASO + VDRL ) que é de artrite e sífiles, ai fiquei sem entender, pelo menos esperava ela pedir os exames relacionados a Tireoide. Adriana, será mesmo que esta crise poderá ser de Hipertiroidismo, ou será outra doença mais seria?

  174. Ianne diz:

    Oi! Estou com um ano que tomo Tapazol, uma vez com muita raiva, peguei e tomei um cartela toda no mês de Julho de 2013, nisso não tive nenhuma reação. O que gostaria de saber, é pq eu fiquei com 4 dias sem tomar em agosto o remédio e esta com 8 dias que a menstruação não veio, tem algum efeito?

    • maria madalena diz:

      olá pessoal estou eu aqui de volta, fiz de novo meus exames e eles estão respondendo muito bem ao tapazol, só que os meus anti corpos ainda estão bastante elevado e a minha endrocrina me disse que só pode tentar a retirada da medicação quando eu completar no máximo dois anos de tratamento que é em junho de 2014. eu estou tomando apenas um comprido de 10mg, só que sábado passado minha pressão subiu muito foi a 17×16 eu mandei um email para minha doutora ela disse para mim tomar denovo meu remdio de pressão que é o ablok e eu comecei a tomar mais estou me sentido mal sinto dor do lado esquerdo do pescoço e da cabeça e um pouco de falta de ar e fico tonta o dia todo como se eu estivesse em constante sono, ela me pediu para repetir os exames suspeitando que pode ter havido uma alteração nos meus hormônios
      estou preocupada por isso gostaria que alguem que lesse essa mensagem e senti algo parecido possa me responder abraços

  175. Maria de Fátima T. de M. da Silva diz:

    Olá Meu Nome é Maria de Fátima , Tenho 29 anos e descobri que tenho hipertireoidismo no inicio do ano passado, meus sintomas foram sensação de desmaio, taquicardia , diarreia e manchas na perna, calor, falta de sono ,emagrecimento, menstruação atrasada, queda de cabelo, irritabilidade, olhos protuberantes.
    O médico me indicou inicialmente 40 mg de tapazol e nas primeira semanas de uso eu comecei a perceber uma melhora , mas eu comecei a ficar um pouco inchada, mas o médico disse que era normal do remédio.
    Agora ele me falou pra diminuir a dose para 10mg só que eu fiquei mais inchada porque será?

  176. Dê uma lida neste artigo, talvez lhe ajude até a Adriana lhe dar mais algumas dicas.

    Drauzio – Vamos ressaltar os principais sintomas do hipotireoidismo?

    Marcello Bronstein – No hipotireodismo, diminui a produção de hormônios da tireoide e como eles são fundamentais para a ativação do metabolismo ocorre uma diminuição geral da atividade do organismo. Decrescem a atividade cerebral e a frequência do batimento cardíaco. A pessoa pensa mais lentamente, tem tendência à depressão e à sonolência. Há também maior deposição de líquidos no corpo, o que provoca o edema característico do mixedema. O aumento de peso deriva mais desse edema do que propriamente do acúmulo de gordura. A pele fica fria e seca e os reflexos, mais vagarosos. Além disso, verificam-se alterações menstruais e na potência e libido dos homens.

    Matéria completa veja heim : http://drauziovarella.com.br/drauzio/hipotireoidismohipertireoidismo/

  177. diz:

    Tenho doença de Graves. Descobri há três semanas quando meus olhos mudaram de forma. É assustador você se olhar no espelho e não se reconhecer. Não pela vaidade senão que pela certeza de que algo vai mal. Então procurei um Oftalmologista que fez o exame clínico e disse que meus olhos estavam perfeitos, porém ele conseguia ver nitidamente minha tireóide. De fato uma borboleta inflada estava desenhando meu pescoço. A perda de peso não foi o mais significativo, foi leve. Mas meus cabelos caem ais montes, sintoma típico de doença auto-imune. Fui ao Endocrino que me receitou 30 mg de Tiamazol ao dia. Agora espero por um resultado positivo. Com certeza aa vontade de melhorar e prosseguir rumo a remissão da doença é um ponto importante para vencer uma enfermidade somatizada, genética ou adquirida.

    • Siga firme no tratamento, a nossa vontade e atitude frente a doença faz toda a diferença. Continuo firme do meu tratamento e sem medicação(tapazol), e com controle médico, desde de Janeiro deste ano, graças a Deus!. Tenho retorno na minha médica em Fevereiro/2014, mas fiz os exames este mês e os harmónios estão dentro da faixa.
      abraços e sucesso!

    • Acho que a minha foi adquirida porque da família do meu pai ninguém tem da minha mãe somente minha tia mais a da minha tia e da pessoa engorda, eu não sei da onde eu tirei a minha.

  178. fernanda Leite diz:

    Olaa!!!! Ameii esse site, obrigada pelaa informações! !!
    Após um ano de tratamento para o hipertiroidismo, minha médica me encaminhou para fazer um tratamento definitivo : a radio iodoterapia!! Aqui em sao paulo, só faz esse procedimento em 3 hospitais!! E talvez por isso, nao achei nada na Internet sobre esse tratamento que aos meus olhos para ser “milagroso”…viver sem tomar 5 compridos de tapazol por dia, para mim é um sonho! !
    Se tiver maia informações sobre esse tratamento, ru agradeço Adriana!
    Essa semana marcarei o procedimento e volto aqui para relatar! !!
    Boa sorte a tds!! E nunca esqueçam. ..temos um Deus maravilhoso, capaz de nos curar, pq Ele levou sobre Si as nossas dores!!! Fe e perseverança

  179. Gleicy diz:

    Olá … Estou em medicação com Tapazol á um mês e meio e venho tendo problemas de coceiras pelo corpo! Alguém já sentiu isso! A médica aparentemente até duvidou que fosse do remédio… Mas não estou usando nada diferente!

  180. janaina diz:

    Gleicy, é o tapazol sim e vai aumentar muito cuidado fiquei assim coçando foi so piorando fui parar no hospital com intoxicacao muito forte a unica maneira foi tomar iodo, amiga si cuida troca de medico sei la, mas eu qse morriusando tapazol e tomava 4 comprimidos por dia. estou a disposição
    bj

    • nayara diz:

      Oi Janaina meu nome é Nayara tenho 32 anos e tenho hipertireoidismo, minha medica me receitou a iodo terapia porém estou com muito medo tenho dois filhos uma de quatro e um de dois anos.

  181. MARLENE BORBA diz:

    OI MEU NOME É MARLENE EU TENHO 56 ANOS MEU SINTOMA É MAU ESTAR NAS VISTAS PELA MANHA E TONTURA EU NÃO SEI O QUE FAZER PARA CURAR BEIJOS

  182. rosania diz:

    ola ,eu queria saber se eu ficar dois dias sem puran T4 eu corro algum risco maior.

    • paula diz:

      Eu ja faço tratamento a 14 anos.Fiz tratamento com iodo e hj tenho hipo trato com euthirox de 100mg.meus olhos sempre foram esbugalhados e nunca melhorou infelismente,pois me sinto muito mal com isso ate hj.O fato e que agora eu percebo que meu olho direito esta piorando nao sabia que isso podia acontecer..meu endocrino diz que ta tudo normal.mas nao esta nao.eu sinto doer e ta pior sim.qual remedio pode melhorar isso?

  183. Eliane Maria diz:

    Olá, faz 2 semanas que comecei com uma dor insuportável nas pernas, depois nos ombros e muito suor, minha pele ficava molhada o tempo todo. Tinha dor ao engolir e do lado de fora do pescoço quando apalpava. Também me deu febre não muito alta e minha medica receitou ibuprofeno para a dor e febre. Fiz os exames: TSH 0,048 uUI/mL, T4 15,80 ug/dL e T3 263,50 ng/dL
    Estou tomando Tapazol de 5mg, mas sinto palpitações e ansiedade e não tenho paciência com nada. Se fico sem tomar o ibuprofeno de 8x8hs a febre volta.
    Estou com muita olheira e emagreci 3 kg.
    O pior é que tenho que cuidar sozinha da minha mãe que tem Alzheimer.
    Está bem difícil pra mim, mesmo porque a minha médica não disse o que tenho, apenas pediu mais exames que poderei fazer so no mes que vem.
    Alguém sabe me dizer se a febre é um sintoma do hipertireoidismo?
    Será que tenho a tireoidite de Quervain? Ou tireoidite sub aguda?
    Me deem uma luz.

    • marisa antunes diz:

      Com Tapazol é ruim, sem ele é pior ainda… Parei de fazer o tratamento a um mês a pedido do medico, pra ver se já poderia ficar sem o remédio… mas voltou todos os sintomas… calor excessivo , cansaço, desanimo total, e uma irritabilidade, que men eu to me aguentando. hô doencinha danada….

  184. cristiane diz:

    tenho hipertirioidismo e tenho muitas manchas nas pernas o que faco obrigado

  185. Joyce diz:

    Oi Adriana,

    Descobri a dois meses que tenho hiper.
    Só não sei a causa…

    Meu TPO deu negativo
    Anti TG deu 375ug/L
    Anti trab ainda nao saiu o resultado.

    Será que tenho graves?

    Estou muito preocupada, estou toamndo tapazol 10mg 3Xdias.

    abs,

    Joyce

  186. Bom eu estou meia que desesperada com hipertireoidismo , pois em dezembro de 2013 comecei com uma dor no pescoço dor horrível, junto veio uma dor muscular em todo o rosto no começo achei que era dos dente, pois tinha trocado minhas restaurações, tomei vários comprimidos de Tandrilax para dores musculares, no rosto fui parar o hospital umas duas vezes me aplicavam remédios na veia eu melhorava ia para casa ficava uns dois dias sem dor ai voltava tudo de novo , e na policlínica perto da minha casa, perdia quantidade de vezes que fui lá, até que uma medica que nunca tinha me atendido examinou minha garganta estava toda dolorida, ai ela pediu uma ultrassonografia e os exames de tsh lh t4 livre eu fiz os exames, meu t4 livre estava 5,84 nesse ponto já sentia minhas pernas moles não querendo me obedecer cansaço fora do normal fora palpitação do coração, ai ela me encaminhou para um endocronologista, gastei com medico que me receitou propanolol 40mg para controlar as batedeiras do coração que mais parecia uma escola de samba e prednisona tomei todos os sintomas sumiram, mais sempre me dava algumas dores fortíssimas na garganta e comecei a inchar de mais o pescoço, ao ler a bula vi que podeira subir a pressão ocular podendo causar glaucoma ai parei com o tratamento, porque já tive problema na vista alguns anos atras sendo que não exergo mais 100% da vista direita, resolvi parar de vez com o tratamentode prednisona 20mg o procurei o medico ele me disse que não existia outro medicamento para hipertireoidismo ai bati boca com o medico e procurei outro endocronologista, ai descobri que não estava fazendo o tratamento adequado, ai o medico me passou topazol 10mg tomando um de manha outro a noite e continuando com propanolol 40 mg de 12 em 12 horas, comecei com topazol 10 mg ontem hoje estou melhor mais minha garganta as vezes ainda doí muito ai fico me perguntando sera que é normal? Somente segunda feira para esta ligando para a clinica e pedindo para secretaria perguntar para ele, agora ficar de olho pra ver se não vou ter febre, só sei que essa bosta de hipertireoidismo é um saco.
    achei uma matéria interessante e resolvi compartilhara aquihttp://www.minhavida.com.br/saude/materias/12463-descubra-as-diferencas-entre-hipotireoidismo-e-o-hipertireoidismo#.Uu13NefRAzY.facebook

  187. AMO BATATA FRITA COM ALHO E JÁ REPAREI QUE QUANDO COMO QUASE MORRO DE DOR NA MINHA GARGANTA, SALAMINHO TBM ME CAUSOU DOR NA GARGANTA , MAIS HJ NÃO COMI NADA DISSO E ELA DOE POUCO MAIS DOE.

  188. Leila diz:

    Anestesia de Dentista com Hipertireoidismo alguém teve problemas?
    Meninas eu também me descobri com hipertireoidismo no final de Dezembro T3, 13,90 T4 3,75 e TSH 0,005 e TRAb 13,96. No dia que o médico avaliava com que dose eu começaria, fui ao dentista, tomei anestesia e fiquei muito mal, tive duas taquicardias no consultório horríveis e não pararam mais de 200bpm. A Endocrino disse que a anestesia piora os sintomas, ela entrou com Atenolol 25mg dia, sendo que dividia metade do comprimido de 12/12 horas para não ficar com muita moleza e comecei com dose de 15mg por dia de Tapazol, depois 30mg por dia, e agora estou com 45mg de Tapazol há 10 dias. Meu T4 caiu para 2,18 o TSH não se mexe 0,005 sei que o TRAb é que não deixa ele subir, e para tanto o TRAb tem que descer. Estou em tratamento há 5 semanas. Perguntei a médica se como meu T4 livre já está caminhando para o normal se a dose não poderia ser reduzida. Ela disse que minha dose já estava alta e que ela não iria ficar mexendo, que isso faria muito mal pra mim.
    Isso aconteceu , porque cheguei no consultório dela vinda de outro médico com essa dose.
    Ela quer que eu fique mais 20 dias com 45mg, assim com essa dose, continuando a cair como a taxa que vem caindo, em 20 dias o meu T4 será 0,50 e assim devo ficar com la estar de Hipo também. Gostaria de saber se tem alguém com T4 livre em torno de 2,20 que usa 45mg de Tapazol e como foi o esquema de redução de Tapazol em relação as taxas dos exames, para quem já passou por isso.
    Agora uso somente 1/4 de Atenolol de 25mg. Porque os batimentos estavam bem baixos, recomendação da Endocrino.
    Eu também tive uma péssíma experiência com alimentos que são ardidos, cebola roxa crua, me deu a maior taquicardia, porque esquenta é termogênico.
    Amigas essa é um pouco da minha história.
    Muito Obrigada,

  189. Aparecida diz:

    AH..eu fiz uns exames e meu tsh estava 0,09, repetir os exames e fiz o TRAB que estavam de 1.933,00. Estou tomando 10g de tapazol a duas semanas e agora meus pés estão ficando inchados…

  190. Rosi diz:

    Olá!!!!
    Estou fazendo tratamento de hipertireoidismo desde out/2013, após 4 meses de tratamento estou me sentindo super. bem fisicamente, já parei de tomar o atenolol só estou tomando 1 comp. de propil/dia, porém apesar de minha tireoide estar aparentemente normal estou com inchaço ao redor dos olhos será que pode evoluir? ou ficar normal novamente? Estou ficando deprimida que apesar do tratamento estou apresentando esse sintoma.

    Obrigada!!!!!!

  191. Gabriel S. Moreira diz:

    Ola,
    eu já sofri traumatismo craniano no final de outubro de 2012, e já estou uns três sem tomar meus remédios regularmente, aí de um tempo pra cá venho sentindo fortes dores de cabeça e uma forte pressão no olho deixando ele vermelho, mais eu já senti isso antes, mais não eram com tanta frequência porque no mesmo dia passava aí depois não sentia mais, só que agora tá diferente, foi três vezes na semana já.

  192. Tatiane Lima diz:

    Foi diagnosticado hipertireoidismo a dois anos. Alguém tem tremores internos? E por favor, alguém pode relatar sobre aplicação de iodo? Beijos, obrigada pelas informações. Deus nos abençoe e nos cure em nome de Jesus.

    • leila.aguieiras@gmail.com diz:

      Oi Tatiane, Eu tinha um pouco essa sensacao tambem depois foi melhorando. E dificil explicar determinadas coisas q sentimos, so quem ja passou. Eu tinha sensacao q estava com o coracao tremendo tb. Vc sabe qual o valor do seu ultimo exame de T4L? Eu N fiz iodo mas tenho um amigo no meu trabalho q fez e esta muito bem. Ao contrario q as pessoas falam q engorada ele esta normal nem gordo e nem magro. Espero ter ajudado. Abs, Leila
      Enviado pelo meu aparelho BlackBerry® da Vivo

  193. lucilene diz:

    ola, estou com todos os sintomas de hipertiroidismo, na minha familia é hereditária, há mais de 20 anos meu pai sobre com problemas na tireoide e recentemente minha irma descobriu que tem o mesmo problema, as vezes penso que vou morrer quando me dá crises, meu coracao dispara e automaticamente fico sem ar, o nervosismo ataca, fico cansada muito rapida, sem falar na irritação, fiz o teste, mas o endócrino disse que deu negativo, acontece que não tive muita confiança na clinica, e ai o que faço?

  194. Johnk863 diz:

    Where To Buy Cheap Generic Cefuroxime 250mg in Baltimore gdfkbeecdedd

  195. Johna649 diz:

    Hello, i think that i saw you visited my blog thus i got here to return the choose.I am trying to to find issues to enhance my site!I guess its adequate to use a few of your ideas!! kfddbgecdddc

  196. Johne999 diz:

    I gotta favorite this internet site it seems handy very useful abgadcacabfg

  197. Ivone diz:

    Bom Dia Adriana, tenho hipertireoidismo e não paro de engordar, faço exame de 15 em 15 dias e minha taxa TSH e o restante dos exames ainda estão baixos, tomo tapazol de 10 já faz 1 ano q estou em tratamento, agora esta quase normal ,mas mesmo assim não paro de engordar. Vc poderia por favor me ajudar a entender ?

  198. Gisela diz:

    Ivone,

    Boa tarde,
    Você está fazendo exames de 15 em 15 dias o que já demonstra como está a sua ansiedade. Converse com seu endocrinologista, você vai ver que a indicação é dar pelo menos dois emes de intervalo entre os exames. O TSH demora a reagir. Quanto ao fato de estar engordando, o hipertireoidismo, por aumentar a ansiedade, provoca isso também. Sugiro que vá ao seu médico e peça ajuda. Talvez, por já fazer um ano que toma 10 mg de Tapazol, esteja na hora de aumentar a dosagem. Mas só ele poderá dizer isso, diante dos seus exames. Um abraço. Espero ter ajudado.

  199. Brunna diz:

    Oi Adriana. São muito esclarecedoras suas explicações. O meu caso esta no inicio e espero não precisar enfrentar dois anos de tratamento pra hiper.Meus cabelos começaram a despencar sem parar, tomei vitaminas indicadas por farmaceuticos e blogs, porem quando procurei um medico fui ao dermatologista, até pq não sabia o que eu tinha. Fiz exames e estou com efluvio me medicando a dois meses com espironolactona e outro manipulado contendo piridoxina, graças a Deus a queda esta quase normal, inclusive o medico me disse que na vitamina q me indicaram havia um componente que faz com que caia mais o cabelo. Nos meus exames deu que estou nos limites pra dar hiper entao daqui um mes volto a fazer exames e retorno ao medico para saber se melhorei ou desenvolvi a hiper. O desagradavel que alem dos cabelos cairem, estou com muitos sintomas de tontura, a cabeça parece que vai explodir, irritaçao, menstruaçao desrregulada, (chegou a vir duas vezes ao mes nesses dois meses), taquicardia, aumento do apetite e emagrecimento absurdo.O hipertireoidismo então tem cura?
    Tudo de bom pra vc no seu tratamento e obrigada pelos esclarecimentos. bjj

  200. geisa diz:

    oi meu nome é geisa e fui ao endócrino e ele mandou fazer exames e no exame meu deu tireoperoxidade,anticorpos anti-tpo resultado 43,00 método quimioluminescencia valor de referencia 9,00 poxa eu estou com hipo ou hiper

  201. Luciana diz:

    Meu nome e Luciana e gostaria de saber se quem tem hipertireoidismo pode viajar de avião??

  202. Luciana diz:

    Meu nome e Luciana e gostaria de saber se quem tem hipertireoidismo pode viajar de avião?? Vou viajar e estou com medo
    Tomo Tapazol e Atenolol

  203. diana diz:

    ola.tenho hiper e ja fiz o tratamento com iodo a doia meses meu tsh ainda ta alto.To nervosa,ansiosa,irritada tremendo e
    mais.e agora?o meu endocrino mandou esperar mais ta dificil com tudo que sinto me ajudem.

  204. Markinhos diz:

    Oi descobri que tenho Hipertiroidismo a 1 ano e tomo 30mg de tapazol por dia e 80mg de propranolol de 8/8horas e as vezes ainda me sinto mal as vezes apos tomar os remédios parece que vou desmaiar sera que isso é normal.

  205. Gisa diz:

    Olá meninas, não sei se alguém lembra de mim mais,há uns 3 anos atrás descobri que tenho hipertiroidismo, fiz o tratamento correto com Tapazol e de Hiper, virou Hipo, mais sem ganhar peso…tinha vários cistos, fiquei 1 ano e meio tomando Tapazol e acompanhando os cistos…agora tenho 1 Cisto e um deles virou nódulo (5x4x4mm). Qdo fui fazer o Ultrassom, a médica disse que tinha algo estranho só que não me disse, mandou agilizar a consulta, recebi o resultado que deu:
    lobo direito 59x15x19mm
    lobo esquerdo 55x13x19mm
    istmo 3,8 mm, aumentou pq era 0,2mm…e Vascularização central maior que periférica do nódulo.nódulo Padrão Tipo IV de Chammas…
    Alguém já teve ou entenda esse resultado??
    Aguardo resposta!!!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s