Mas Dr., eu vou sobreviver? Veremos… veremos!

Antes minha ida ao médico em breve, aproveitando a insônia já instalada, conto que foi essa história de parar o remédio por minha conta.

Uma das drogas possíveis para controlar a produção de hormônios tireoidianos é o Tapazol, um simpático medicamento cujos efeitos colaterais viram página . Ok, todo remédio no fundo é assim, mas o Tapazol é  um desses medicamentos que podem causar agranulocitose. Se existe uma doença a qual é ok se apavorar, agranulocitose é uma já que sem glóbulos brancos fica complicado viver. Portanto, paciente sob uso de Tapazol devem ser monitorados sobre qualquer sintoma de agranulocitose, e dor de garganta é um deles.

Eu sou uma pessoa acostumada a dor de garganta. Passei minha infância a base de antibióticos para amigdalite recorrente. Depois de adulta parei de sofrer desse mal, mas reconheço uma garganta inflamada muito antes dela começar a doer de verdade. E 5a feira, 3 dias após começar a tomar Tapazol ela começou a doer. Não preciso dizer que eu surtei. O pior é que o médico só estaria acessível na 2a ou na 3a, dia que fiquei de voltar lá.

No fim das contas, era aparentemente uma gripe. Coisa que também não pego tem séculos. E depois de 2 dias de dor de garganta, restou a dor de cabeça, a sinusite, a tosse os espirros. Mas sexta eu suspendi o Tapazol e resolvi ficar assim até ver um médico de novo. Ia hoje, mas como a consulta “marcada” (é SUS minha gente, então marcada é relativo) era 3a, e 2a é um dia horrível para compromissos não planejados, resolvi acalmar.

Até porque, se, 1,2,3 isola, for agranulocitose:

a) 3 dias de remédio não podem ter feito tanto estrago assim, então, não há motivo para pânico

b) Eu estava meio receosa do Propiltiouracil , droga alternativa do Tapazol, porque li em algum lugar que ele causa sérios danos na função hepática mas descobri que o Tiamazol faz o mesmo (ehhhhh! viva!),

Então, ferrada, ferrada e meia. O que quer que o médico ache melhor amanhã, será meu curso de ação, e acho que fiz bem em suspender em caso de ser o pior, pra prevenir e não ter o que lamentar depois.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Depressa demais, Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s