Sintomas 1by1 04 – Tremores

E esse deve ter sido meu primeiro sintoma. Suponho que nunca tenha sido a mão mais firme do planeta: ser cirurgiã não era propriamente uma opção de carreira, mas de repente as pessoas começaram a notar e comentar que eu tremia.Primeiro quando sob forte stress, depois bastava uma emoção qualquer e finalmente, sem nenhuma razão aparente.

Eu não sentia nada de diferente. Foi depois que o calor, o cansaço desmedido, a falta de ar e a palpitação vieram fazer parte da sintomatologia. No começo, talvez a irritação, mas nada que pudesse ser separado como algo realmente fora do normal. E eu tremia. Minha vontade era de pular no pescoço de quem notava e falar ” Tremo sim e daí? ” Mas isso já era outro sintoma falando. Eu é que não sabia.

O tremor é um movimento oscilante, involuntário e rítmico produzido quando os músculos contraem e relaxam repetidamente. Todo mundo apresenta um certo grau de tremor, denominado tremor fisiológico, embora, na maioria dos indivíduos, ele seja muito discreto para ser percebido. Os tremores são classificados de acordo com sua velocidade e ritmo, com a sua localização e sua freqüência e com a sua gravidade.

O fato de saber que tremer pode ser inespecífico demais e minha recusa em prestar atenção no discurso alheio por conta da irritação, me impediram de notar que eu tremia demais. E quando eu o fiz, estava a beira de perder a capacidade de escrever (legível já não era mais), assinar, e mesmo pegar um copo na mão sem derrubar todo seu conteúdo. Já era tão gritante que quando fui ao médico (taquicárdica, suando, empolada, sem dormir direito há meses, irritada, com dores musculares, etc etc ), escolhi o tremor como queixa principal.  Tremer estava começando a me incapacitar. E quanto mais eu tremia, mas nervosa eu ficava. e quanto mais nervosa eu ficava, mais eu tremia.

Aparentemente o beta-bloqueador realmente ajuda no controle dos temores, já que o Tapazol foi suspenso no 3o dia e retomado e retomado no 10o, enquanto o Atenolol foi tomado initerruptamente após o diagnóstico. Hoje embora ainda seja possivel perceber um certo tremor, há mais controle nas mãos estendidas, e já sou capaz de escrever com mais facilidade, entre outros sinais de melhoras. Ainda tremo muito, mais que o normal, quando agitada por alguma razão, mas já não tremo mais se não tiver um motivo, o que já é um imenso avanço.

Tremer além de claramente debilitante, é algo que nos expõe. Tente não mostrar seu nervoso a alguém, e há inumeras situações em nossa vida onde não revelar nossas emoções é mais do que um desejo, é um mecansmo de defesa, então, tente não mostrar seu nervoso a alguém quando suas mãos tremem muito e sem parar. Eventualmente, nem nervosa você realmente estava, mas é esta a imagem que você imprime no mundo, quando sua mão só sabe tremer…

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Depressa demais, Tentando Entender com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Sintomas 1by1 04 – Tremores

  1. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (3.1) « Indo devagar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s