O povo pergunta, a gente responde (14)

Como sempre, compilamos as dúvidas sobre Tireóide (e similares) que aparecem aqui no site. Destaque dessa edição: consequências do uso de hormônio tireoidiano sintético sem necessidade (e de doses erradas), opção para a troca do Tapazol, Tireoidectomia na gravidez e Tapazol não causa tremores.

uso de euthyrox e aparecimento de hipertireoidismo / reações do euthyrox se eu nao precisar?

Eu sei que já falei disso, mas quero ter certeza absoluta que qualquer um que pesquisar por isso ache a resposta:
Euthyrox e Puran T4 são os nomes comerciais do hormônio tireoidiano sintético. Usado nos casos de HIPOTIREOIDISMO eles não apresentam nenhuma reação ou contra-indicação mais significante, pois eles visam REPOR o hormônio que a tireóide não está mais produzindo na quantidade correta.
Entretanto, se a dose estiver acima do indicado (nesse caso é só procurar o médico, fazer os exames de TSH/T4 e seu endocrinologista irá reajustar a dosagem) OU se for tomado por pessoas que não possuem problema de tireóide, esses medicamentos induzem o hipertireoidismo.
Algumas pessoas usam esses hormônios com o propósito de emagrecer: entretanto é uma grande furada.
Pra começar, o Hipertireoidismo emagrece sim, é verdade. Entretanto não acontece em todos os casos. Como há também o aumento do apetite e dos níveis de ansiedade, a perda de peso pode não ser significante ou nem mesmo acontecer. Alias, há relatos de pessoas com hipertireoidismo que não só não perderam nenhuma grama, como GANHARAM peso! Somente em casos de hipertireoidismo grave há perdas maiores, entretanto, você não conseguiria VIVER dessa forma: os outros sintomas, que incluem taquicardia, suor, calor excessivo, palpitação, pressão alta, irritabilidade extrema, tremores, aumento da atividade intestinal, perda de cabelo, alterações na pele, bócio, alterações no ciclo menstrual, perda da memória e da concentração, entre VÁRIOS outros, se não lhe matarem (taquicardia e pressão alta são fatores de alto risco pra infartos fulminantes, AVCs e várias outras complicações), irão transformar sua vida em um inferno na terra. E você vai ter que procurar um endocrinologista e se medicar.
Ao se medicar, como a perda de peso foi obtida via desequilíbrio hormonal, TODO O PESO PERDIDO DURANTE O HIPERTIREOIDISMO tem a tendência de voltar, exceto é claro se você entrar em um programa intensivo de exercícios (o que durante o hipertireoidismo é desaconselhável) e dieta restritiva (o que durante o hipertireoidismo é impossível, dada a fome e a ansiedade). Mas aí, se você vai fazer dieta e exercício, você já iria perder peso, né? Então colocou sua vida em risco a toa, por uns poucos quilos que iriam voltar…
Não faça isso. Já está mais do que provado que emagrecer as custas do hipertireoidismo não é definitivo além de colocar sua vida (e a sua qualidade de vida) em altíssimo risco. O que você vai ganhar (a doença e depois todos os quilos perdidos de volta) não compensam o peso que eventualmente (e nem é certo que aconteça!) você vai perder!

***

qual remedio na troca do tapazol? / Tapazol me faz mal. E agora?

O substituto do Tapazol é o PTU (  propiltiouracil ). Entretanto, se você está desenvolvendo efeitos colaterais que justiquem a interrupção do tratamento com tapazol, possivelmente aconteceria o mesmo com o PTU, que inclusive, tem um risco de complicações hepáticas maior do que o Tapazol.
Quando o Tapazol não funciona ou está causando efeitos colaterais graves (os ‘suaves’ eu aconselho a engolir em seco e viver com eles por um tempo… mas converse com seu médico), é hora de conversar com seu endocrinologista sobre a possibilidade da troca do tratamento pela Radioterapia com Iodo ou a cirurgia de remoção parcial (ou total) da tireóide.
Pode haver alguns poucos casos além da gravidez que compensem a troca do Tapazol pelo PTU, mas os efeitos colaterais de ambos são praticamente os mesmos.

***

dosagem errada de tiroxina aumenta a pressão arterial.

É possível pois há simulação dos efeitos do hipertireoidismo quando a tiroxina está em dose elevada. Converse com seu endocrinologista e peça para refazer os exames laboratoriais. Se o seu nível de hormônios tireoidianos estiverem ok, ao menos serviu para descartar essa causa. Se não for a dose da tiroxina, procure um cardiologista para investigar a causa da elevação da pressão, e não esqueça de mencionar o seu hipotireoidismo.

***

mordi minha língua, o que devo fazer?

De vez em quando eu fico pasma com as perguntas que aparecem, e não é uma única vez, são várias, espaçadas mas várias… Sem ofensa, mas se você mordeu sua língua e está só doendo, não faça nada… Daqui a pouco passa. Se não passar em 24 horas (ou até menos se estiver doendo MUITO ou inchada a ponto de não conseguir engolir), procure um médico. Se ao mordê-la você se cortou e está sangrando, vai no pronto socorro mais próximo. Bom senso básico, só isso…

***

personalidade de pessoas com hipertireoidismo

Mais uma da série de perguntas MAS HEIM? Se você está procurando alguém famoso com hipertireoidismo, não fico procurando pra saber então, nem idéia. Se está querendo saber como fica a personalidade de pessoas que tem hipertireoidismo, a resposta é igualzinho a como era antes, apenas eles ficam mais nervosos, ansiosos e irritados, mas não mudam de personalidade…

***

gravidez e tireoidectomia parcial

Exceto em casos muito graves, a tireoidoctomia não é indicada na gravidez, por ser, em última análise, uma cirurgia, e portanto, um risco. Mas se outras opções de tratamento são descartadas e em especial, se há suspeita confirmada (ou quase) de câncer na tireóide, pode ser o caminho escolhido pelo seu médico. Só lembrando que a radioterapia complementar à tireoidectomia terá que ser adiada até o término da gravidez.
Se a dúvida era gravidez em pessoas que já fizeram tireoidectomia, não há maiores problemas: possivelmente você se tornou portadora de hipotireoidismo e precisa tomar o hormônio sintético regularmente e fazer os exames de níveis do hormônio da tireóide de forma um pouco mais regular do que vinha fazendo. Converse tanto com seu obstetra como com o seu endocrinologista e se possivel, faça os dois conversarem entre si…

***

tapazol X tremedeira

Não há nenhuma referência na bula do tapazol  (ou do propiltiouracil) como causador de tremor em um possível efeito colateral. O tremor é um efeito do hipertireoidismo em si, e normalmente, como o tapazol  (ou o PTU) controla os hormônios tireoidianos a médio / longo prazo, se há a presença de sintomas como tremor, taquicardia e pressão alta, o endocrinologista pode prescerver um beta-bloqueador a ser usado em conjunto com o Tapazol que irá suprimir esses sintomas a curto prazo. Converse com seu médico sobre isso.

***

Posts anteriores dessa série:
O povo pergunta a gente responde
O povo pergunta a gente responde (2)
O povo pergunta a gente responde (3)
O povo pergunta a gente responde (3.1)
O povo pergunta a gente responde (4)
O povo pergunta a gente responde (5)
O povo pergunta a gente responde (6)
O povo pergunta a gente responde (7)
O povo pergunta a gente responde (7.1)
O povo pergunta a gente responde (8)
O povo pergunta a gente responde (9)
O povo pergunta a gente responde (10 – Edição Especial Hipertensão)
O povo pergunta a gente responde (11 – Edição Especial Ciclo Menstrual)
O povo pergunta a gente responde (12)
O povo pergunta a gente responde (13)

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Tentando Entender com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

7 respostas a O povo pergunta, a gente responde (14)

  1. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (15) | Indo devagar

  2. Pingback: O povo pergunta, a gente responde (16) | Indo devagar

  3. ANTONIA PAULA MELLONARI diz:

    GOSTARIA QUE VOCÊ ME RESPONDE:
    MEU EXAME ANTI-TIREOGLOLINA RESULTADO 660,6 REF.115
    T4 LIVRE 0,89 VALOR REFERENCIA 0,93A 1,70NG
    TSH 3,22 REF.0,27 A 5.50

    A MEDICA MANDOU TOMAR PURAN 25 MCG-ESTOU COM TREMOR

  4. Seu caso é hipo e não sei mto sobre hipo. Acho estranho o tremor que é sintoma clássico de hiper, mas seu t4 esta baixo e seu tsh dentro da faixa de normalidade o que de fato descarta a hiper…

    exceto se o tremor veio depois do puran, o que pode querer dizer que seu corpo reagiu bem demais ao remédio e está simulando uma hiper medicamentosa, então você tem que voltar na médica para ela ajustar a dose!

  5. Bom dia, quero relatar que como disse anteriormente, comecei tratamento com tapazol, porem evolui p/ uma hepatite medicamentosa leve, apos 3 meses sem o tapazol ( por indicação medica), refiz os exames e voltei ao normal. No retorno do medico, o mesmo sugeriu o radio-iodo, porem com risco de possível crise tireoxica, por não sentir seguro, ele me sugeriu o tratamento preventivo com PTU , apos a remissão dos hormônios faria o radio-iodo. Pergunto? quem já fez o iodo? qual é a possibilidade de ter uma outa doença, que não seja a hipo, sinceramente, acho que ” estou no mato sem cachorro” ou ” se correr o bicho pega se ficar a hiper destroi “. tenha um bom dia. Pedro

  6. Greicy diz:

    Pedro, há uma participante deste blog que fez o iodo recentemente.
    É só fuçar um pouco nas postagens que você encontrará o depoimento dela.
    Boa sorte!

  7. jessica leite diz:

    Olá descobri que tinha hipotireoidismo no começo da gravidez , porém a médica que estava fazendo meu pre natal so me encaminhou ao endocrinologista no final do meu terceiro mês . O meu hipotioedismo era fortíssimo e então procurei um medico e estou tomando levoid de 75. Hoje estou com outra medica fazendo o pre natal junto de uma endocrinologista . Estou no sexto mês e gostaria de saber as consequencias disso para o meu meu bebê?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s