Contato de Emergência

Pausa na nossa programação normal: Eu não faço forward dos emails recebidos. Tem uma coisa em mim que entende como spam embora eu não importe em receber as toneladas de emails de piadas e causos e tudo mais que recebo. Mas achei esse importante, e ao invés de passar o email adiante, coloco aqui a solicitação da SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para que os contatos de emergência sejam claramente especificados em nossos celulares.

SAMU - Contato de Emergência

É algo simples, não custa nada, e pode fazer muita diferença no tocante a informações importantes que seus familiares podem fornecer durante uma emergência.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Cotidiano. ligação permanente.

3 respostas a Contato de Emergência

  1. Prezado Blogueiro,

    Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.

    A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

    Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

    O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia. Basta ligar para 192 e a ligação é gratuita.

    Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    • Ok. Esclarecido então.

      Entretanto, no meio de tudo isso, não vejo mal nenhum, só benefícos, em se deixar explicitado no celular qual é o seu contato de emergência, mesmo que essa solicitação não tenha vindo do SAMU ou do Minstério da Saúde, conforme constava no email (alias, várias cópias, vindas de várias fontes rediredionando o mesmo email) que recebi .

      Normalmente é isso que me impede em dar forward em mensagens recebidas: além de chegar aos meus contatos como correspondência não pessoal e não solicitada, é impossível atestar a fonte real da mensagem, mesmo que lhe tenha chegado por fontes confiáveis (entre os quais, uma amiga enfermeira). Mas no caso, como acredito que mal não vá fazer (até penso em alguns maus usos pra essa informação estando de fácil acesso, mas o benefício suplantaria o risco), divulguei. No caso por exemplo de uma vitima de acidente que não esteja em condições de dar essa informação por si mesmo (e por tanto, não esteja em condições de procurar por tratamento que seria o indicado, segundo descrição do procedimento padrão, ou mesmo de tomar decisões concernentes ao seu tratamento), e que esteja sem identificação que possibilite localizar familiares, não seria interessante que por hábito, essa informação estivesse em nossos celulares?

  2. liliana collina fernandes diz:

    o que acontece se ao inves de tomar puran 25,eu tomar puran 50

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s