Luz no fim do túnel (ou cabelo no alto da cabeça)

Eu sei que ainda é cedo, e longe de mim querer induzir alguém ao erro, então admito que tudo pode não passar de sandices da minha cabeça (e literalmente NA minha cabeça), mas reparei algo curioso que quero compartilhar com vocês.

São 25 dias de Pantogar, e eu estava lá no espelho e dei um pulo para trás, e outro pra frente, pra observar mais de perto. Eu lembro claramente de no dia em que pintei o cabelo, ter procurado exaustivamente por fios brancos que a tinta não pegou. Contei 3, todos escondidos. Mas estava eu no espelho e quando a luz bateu, eu vi um monte de fios brancos. Primeiro pensamento: PORCARIA DE TINTA VAGABUNDA! Mas fui olhar mais de perto, e o branco era bem juntinho da raiz, coisa de milímetros, seguidos do fim do fio na cor em que pintei o cabelo. Além disso, tinha alguns fios totalmente brancos, mas que tinham esse comprimento de milímetros e terminavam alí. A conclusão: cabelo crescendo HORRORES e cabelo novo aparecendo horrores. Alguns brancos, mas fazer o quê? A velhice, e a genética, são implacáveis!

Continuei reparando, e lembrando que pintei o cabelo tem pouco mais de uma semana, e já tenho raiz tecnicamente para retocar (o que não vou fazer agora, espera dar um mês ou quase isso pelo menos!), então parece que é oficial: o cabelo está crescendo MUITO rápido. Eu podia continuar apostando que a culpa é da tinta, mas como não conheço tinta que saia de parte do fio e não dele todo, acho melhor descartar a hipótese da tinta magicamente estar saindo de partes do fio…

Nem tudo são rosas… O cabelo continua melhorando, caindo pouco e menos seco, mas não está tão bom como no dia que pintei. Tá macio mas fino demais, o que faz com que qualquer cacho que ameace formar, se desfaça só com a resistência do ar, que dirá com o vento e outras intemperes. Mas o que não é rosa não é isso: é que notei uns sintomas estranhos.

De novo, nenhuma intenção de induzir ao erro: pode ser só coincidência… Mas como apareceu um hit por aqui perguntando justo uma dessas coisas, comecei a pensar se não é efeito colateral do pantogar, apesar de não dizer nada disso na bula do oficial (o meu, como já contei aqui, é manipulado) do remédio!

Desde que comecei a tomar o Pantogar, tenho notado duas coisas desagradáveis: tontura posicional e azia. O primeiro tem sido MUITO chato mesmo. Estou deitada na cama e resolvo virar pro outro lado. Pronto, é o que basta pro mundo rodar na minha frente. Levantar da cama então? Tenho que ir levantando bem devagarinho ou fico completamente tonta. Agora deu pra aparecer isso se eu estou sentada e viro a cabeça um pouco mais rápido, ou me levanto de sopetão.

E tem a azia. Esse pode ter outra causa. Desde que fui na nutricionista, tenho tentado controlar a ansiedade e comer o que ela me indicou ser a quantidade ideal pra mim. Tem dia que funciona, tem dia que sinto mais fome e como um pouco mais. Quando como mais, lá vem a azia… Acontece que nutricionista e início do pantogar foram na mesma época, e as vezes não preciso comer mais pra sentir a azia. Então realmente não sei qual a causa.

Pode não ser nada relacionado ao remédio, ou ser outro efeito colateral do Tapazol ou do Atenolol. Ou ser algo completamente diferente… E embora chatos, nenhum deles é assim nada que tenha me tirado do sério, só incomodado um pouco. Mas estou de olho e espero lembrar de perguntar para alguém mais entendido em uma próxima consulta médica. Alias, estou devendo visita ao endócrino, mas ainda não fiz os exames, então, estou literalmente enrolando…

Alguém que já tomou pantogar sentiu algo estranho do tipo tonturas e azia?

Esta entrada foi publicada em Indo devagar com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

27 respostas a Luz no fim do túnel (ou cabelo no alto da cabeça)

  1. Pingback: Enquanto isso, ainda em um lugar não muito distante… « The Middle of Nowhere

  2. rubens diz:

    Boa noite Adriano, comecei tomar pantogar a cinco dias. logo no primeiro dia comecei a sentir os memso sintomas relados: “Estou deitada na cama e resolvo virar pro outro lado. Pronto, é o que basta pro mundo rodar na minha frente. Levantar da cama então? Tenho que ir levantando bem devagarinho ou fico completamente tonta. Agora deu pra aparecer isso se eu estou sentada e viro a cabeça um pouco mais rápido, ou me levanto de sopetão”. Tenho quase certeza que foi reação ao remédio.

    • SE quer a boa notícia, em mim pelo menos, passou quase que completamente. Ainda fico tonta aqui ou alí, mas comparativamente, é um quase nada agora… E os resultados de qualquer forma, ao menos pra mim, compensaram e muito. E olha que as vezes na correria eu esqueço de tomar meu pantogar um dia ou outro, e ainda assim, a queda é praticamente nula agora, além de muitos fios novos e mais saudáveis. 🙂 Então recomendo persistir, mas converse com seu dermatologista se as tonturas começarem a ficar muito fortes, muito frequentes ou de alguma forma debilitantes. 🙂

      Boa sorte!

  3. alexandrina diz:

    meus cabelos estão muito fracos no alto da cabeça, eu coloquei mega rrer mas continuou do mesmo jeito ate pior, não sei mas o que faser

  4. alexandrina diz:

    o que devo faser

    • Converse com um dermatologista. Veja se o Pantogar é indicado no seu caso. Como é um medicamento, não tome sem conversar com um médico, mas se for indicado, costuma fazer maravilhas dando força aos cabelos novos, agindo justamente na raiz que parece ser o seu problema.

  5. Van diz:

    Eu tambem estou tomando o pantogar ha cerca de uma semana e estou sofrendo com a tontura e as náuseas… Com quanto tempo esses efeitos colaterais passaram em voce? è muito chato mesmo… Beijo

    • Oi Van,

      em cerca de 1 mês mais ou menos eu parei de ficar tonta. As nauseas também, mas quando já está no fim da embalagem, porque ele fica com um forte cheiro de levedo de cerveja ou algo assim, eu enjoo de novo. Mas pode ser por ser intolerante a esse cheio em específico e não pelo remédio em si, sei lá.

      • Van diz:

        Obrigada pela resposta! Realmente ja passou tudo que eu tava sentindo e agora tomo numa boa… tb to usando essa estrategia de tirar da embalagem pra dissipar um pouco do cheiro mesmo… rs

  6. paula diz:

    depois que comecei a tomar pantogar , fico tão tonta que pareço estar em outra dimensão ,pensei ate em parar de tomar o remedio ,mas como dizem que o efeito passa,acho que vou continuar tomando ,

    • Van diz:

      passa sim! nao pare nao! no começo eu tava tomando menos por dia ate me acostumar mas logo passa e vale a pena! rs

      • A idéia é essa mesma… depois de algum tempo, a tontura passa. A azia, por conta do cheiro forte do levedo de cerveja, é que dura mais tempo, principalmente se o medicamento já está em uso há algum tempo (final da caixa…). Mas gostei da idéia da Van de deixar ele dissipar o cheiro um pouco antes de tomar, deve ajudar bastante! 🙂

  7. Dryka diz:

    Pôxa, esses comentários me deixaram mais tranquila, pois eu estava para pirar com tanta queda de cabelo e a minha médica simplesmente me disse q não era do efeito da hiper, tava tomando pantogar, mais não regularmente, por isso a queda nunca parava, tô com pouco cabelo, agora vou procurar tomar o medicamento direitinho, mesmo c muita queda estou feliz , pois sei q tem uma solução….

  8. Dryka diz:

    gostaria de saber Adriana se o seu cabelo caia muito? e em quanto tempo parou de cair com o efeito? tomando o pantogar e que bom poder encontrar alguém q nos entenda.

  9. Vanda diz:

    Uso pantogar para unhas fracas e fiquei surpresa,pois tinha muita dor no corpo não conseguia fazer nada nem levantar do sofá. Hoje faço de tudo,levanto cedo disposta e muito feliz grças ao pantogar

  10. Fabi diz:

    Euuuu! Tomando há dez dias e com mta azia!

  11. mari diz:

    Eu comecei a tomar pantogar agora e sinto muita tontura, como ja faz dois anos do teu post gostaria de saber como foi teu tratamento. Conseguiu continuar ate o final ou teve que interrompe-lo? Deu tudo certo? Vc engordou?

  12. ROSA MARFIA PETTINELLI diz:

    TAMBÉM SINTO TONTURAS E ENJOO,, ACHEI QUE FOSSE UM PROBLEMA DO MEU ORGANISMO, OU EFEITO DO REMÉDIO PANTOGAR MISTURADO COM OUTROS REMEDIOS QUE SOU OBRIGADA A TOMAR. TENHO UMA QUEDA MUITO GRANDE DE CABELOS, PARA SER SINCERA ESTOU FICANDO CARECA, E DESESPERADA COM ESTA SITUAÇÃO. NÃO SEI OU QUE FAÇO …

  13. Rejane s h diz:

    Sou hipertensa mas tambem tenho uma grande queda de cabelo eles estao quebradiços sem brilho e finos de mas o pontogar faz mal para quem e hipertenço?

  14. Fernanda diz:

    Boa noite, comecei a tomar pantogar ontem, por conta própria, meu cabelo está muito ressecado e caindo muito e as três vezes que ingeri o comprimido, tive bastante náusea e tontura. Resolvi pesquisar na internet, já que na bula do pantogar (o próprio, não o genérico bem manipulado) não diz nada a respeito.

    • Danielle diz:

      Eu também tô tendo muitas reações, acho que vou parar de tomar o remédio de vez, infelizmente. Pior que tinha investido bastante, comprei logo a caixa com 90 comprimidos. No primeiro dia de tratamento, tomei os 3 comprimidos como manda a bula e já nesse dia, senti muitos gases, mas já suspeitava que fosse sentir algo assim porque tenho gastrite e imaginei que meu estômago fosse reagir de alguma forma. No segundo dia, algo pior aconteceu. Tomei o primeiro comprimido logo após o café da manhã (e sempre como bem, não tinha me alimentado mal), aí quase perto da hora do almoço comecei a ter taquicardia e pressão baixa, fiquei desesperada. Tremi muuuito e tive que sair do trabalho e ir pro hospital. Chegando lá, não fizeram algum exame profundo pra diagnosticar se algum componente do Pantogar tinha me feito mal (essas emergências de hospital são uma droga), mas o médico acreditou que tenha sido o remédio mesmo e pediu pra eu suspendê-lo por 1 semana e voltar a tomar pra ter certeza que foi ele. Voltei com o Pantogar há 2 dias e tomei no final de semana, pq se tivesse que passar mal, pelo menos estava em casa! Não passei mal como da outra vez, mas senti um pouco de enjôo sim e uma leve fraqueza que não sabia explicar. Hoje estou no 3° dia de Pantogar depois que havia suspendido da primeira vez que passei mal.. e continuo sentindo uma fraqueza inexplicável, um pouco de enjôo e uma leve tremedeira também. Geeente.. que RAIVA dessas reações que estão acontecendo comigo! Nunca tive problemas com nenhum remédio, de verdade! Mas Pantogar não dá mais. Vou procurar pelo “PILL FOOD”, pq quero muito que meu cabelo pare de cair. Infelizmente tive uma despesa enorme com o Pantogar que foi em vão, não tive nem oportunidade de saber os milagres que ele faz no cabelo, porque realmente não aguento mais me sentir mal =/

  15. tania cristina adamo de araujo diz:

    Eu estou usando o Pantogar a 20 dias, estou sentindo um enjoo tremendo, não estou tendo fome, mas os cabelos estão crescendo e a queda parou bastante.

  16. edlucia diz:

    estou tomando pantogar a um mes estou sentindo muita tontura mas não quero parar pois já estou vendo resultado

  17. Estou tomando Pantogar, agora o manipulado, que fica bem mais em conta. E estou tendo taquicardia. Mas minhas unhas (o motivo de eu procurar o remédio) realmente pararam de quebrar e fortaleceram. Achei que o que estava dando taquicardia era a capsula de maca peruana, pois é energético, mas parei a maca e continua a taquicardia. Tenho prolapso da válvula mitral. Será que é por isso?

    • Janaina diz:

      Ola, eu tive uma taquicardia bem chata em março deste ano. Fui pra cardiologista, fiz exames e tals. No fim apareceu uma arritima, mas nao importante. Na época eu toava pantogar.

  18. Mônica diz:

    Olá,
    estou tomando Pantogar a um pouco mais de um mês, e mais um complemento de zinco pois estou com anemia. Tenho sentido enjoo todos os dias, chegando até vomitar, dores no estomago e muita queimação, tontura e fraqueza então, nem se fala.
    Não posso creditar tudo ao remédio, já que estou com anemia, mas antes de começar a fazer o tratamento não me sentia assim, além disso tive mais de duas vezes escamações nos pés e nas mãos. Procurei a respeito disso na internet e vi que poderia ser reação medicamentosa. Comprei a segunda caixa do remédio, pretendo tomar mais um mês para ver se me acostumo, pois quero muito que dê certo. Por causa da minha anemia perdi muiiiiito cabelo, e o pouco que fiou está fraco, fino e quebradiço, mas estes sintomas tem me prejudicado muito no meu dia dia a ponto de ter que ficar de cama, passar mau na academia e tudo mais. Espero que valha muito a pena, pois é extremamente caro além do mau estar que provoca.

  19. Talita dos santos diz:

    Oi eu também estou tomando pantogar e no caso em dois meses já tive resultados satisfatórios porem comecei a sentir tonturas não era todo dia mas agora q já estou completando 4meses de uso as tonturas parece q ficaram mais fortes por eqto irei continuar ate completa os 6meses ,quero termina o tratamento direitinho

Deixe uma Resposta

